ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01233</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Fotografia publicitária desenvolvida para o anúncio do produto fermento em pó Royal</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bruna Luiza Souza da Silva (Centro Universitário Newton Paiva); Lamounier Lucas Pereira Júnior (Centro Universitário Newton Paiva); Ewerton Eduardo da Silva (Centro Universitário Newton Paiva)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Royal, Publicidade, Fotografia, Ensaio, Anúncio</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse paper retrata o processo e produção da  fotografia publicitária desenvolvida para o anúncio do produto Fermento em Pó Royal", idealizado pelos alunos do quinto período do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Newton Paiva para a disciplina Fotografia Publicitária, ministrada pelo professor Luiz Augusto Muniz Santos. O projeto foi realizado em um cenário alegre, repleto de referências ao estilo de época, o que fez com que a temática do trabalho fosse enriquecida e valorizasse a fotografia publicitária criada para o fermento em pó Royal. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após a realização de um ensaio fotográfico, nossos orientadores nos propuseram a escolher uma das fotos para a criação de uma fotografia publicitária. Após ideias e pesquisas, observamos que uma das fotos casaria perfeitamente como anúncio do fermento pó Royal, por ter a personagem do ensaio fotográfico segurando um bolo e também, pela temática do trabalho que retrata uma pin-up em uma cozinha. Além disso, as pin-ups surgiram no início dos anos XX, bem como a marca Royal se tornou conhecida pelo mundo.  O fermento em pó ROYAL, ícone da culinária brasileira e mundial, é presença garantida em milhões de cozinhas pelo mundo afora. Afinal, há mais de um século, donas-de-casa criam receitas deliciosas e meninas aprendem a fazer bolos apetitosos usando o produto, em sua tradicional lata vermelha com letras em branco (MUNDO DAS MARCAS, 2018). Tendo seu emblema conhecido mundialmente a partir dos anos XX, a Royal é uma figura presente no cotidiano das donas de casa pela sua variedade de produtos culinários, como sobremesas, gelatinas, pudins etc. Mas, a força maior da Royal é o seu fermento em pó. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do trabalho era de desenvolver um ensaio fotográfico em que os princípios da direção de arte (maquiagem, figurino, objetos de cena, cenário e locação) fossem potencializados para gerar um ensaio com, no mínimo, 12 fotografias. O propósito era personificar um personagem particular que foi sorteado e revelado para os alunos na noite anterior ao dia de fotografia do projeto. Além disso, o ensaio fotográfico buscou mostrar a diversificação dos padrões de beleza por meio da pin-up plus size, que representa a mulher contemporânea e independente, que não se afeta com as pressões sociais e está feliz com suas características pois a sua autoestima fala mais alto. E, a partir desse ensaio fotográfico, eleger uma das fotos e idealizar uma fotografia publicitária. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A fotografia publicitária se justifica por dois motivos, um do ponto de vista temático e o outro do ponto de vista das obrigatoriedades e limitações técnicas impostas pelos dois professores das disciplinas Direção de Arte e Fotografia Publicitária. Do ponto de vista das obrigatoriedades e limitações, o foco do ensaio fotográfico deveria ser os princípios da direção de arte já mencionados aqui. Além disso, o grupo teria (como de fato o teve) apenas 24 horas para produzir todo o ensaio fotográfico, descontando deste tempo apenas a etapa posterior de tratamento de imagem. Dessa forma, a proposta se justifica pelo viés metodológica da aprendizagem foram do espaço da sala de aula e buscando aproximar, o mais fielmente possível, o aluno da realidade do mercado da produção audiovisual, sobretudo com seus prazos às vezes tão apertados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ideia do ensaio foi de registrar momentos de felicidade e divertimento de uma pin-up em um ambiente bem-humorado. Por isso, o Ateliê Marina Sepúlveda, em Belo Horizonte, foi escolhido como locação por ser um lugar agradável e condizente com a proposta do ensaio. Paredes coloridas, mobiliário de época (sobretudo com referência nos anos 1950), quadros e objetos charmosos ajudaram na composição das fotos e integração da personagem ao ambiente: "[...] o termo composição se refere ao ato de organizar na tela da câmera os elementos visuais do tema que você pretende fotografar, incluindo o principal, o periférico e elementos de fundo. O processo envolvido na composição da imagem é a base para a criação de uma cena e, como tal, depende da sensibilidade do fotógrafo." (CANON COLLEGE, [20--]). As fotografias foram realizadas por uma equipe composta por três alunos, com o auxílio de professores do curso de Publicidade e Propaganda. A câmera utilizada para a realização do ensaio foi a Canon T2i, lente objetiva 50mm no foco manual, modo automático e manual, sem o uso do flash e outros recursos. Utilizamos de iluminação natural, não usamos nenhuma iluminação artificial. As fotos foram editadas no software Adobe Photoshop.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na véspera do ensaio fotográfico, foram sorteados para seis grupos da disciplina Direção de Arte do quinto período de Publicidade e Propagada do Centro Universitário Newton Paiva, perfis de personagens diversos: A Pin-Up Plus Size, A noiva Cadáver, O Cozinheiro Canibal, Frida no Manicômio, A Vice Miss Universo e A Datilógrafa Psicopata. Os alunos tiveram das 19 horas da sexta-feira até as 8 horas da manhã seguinte para fazer toda a pré-produção, incluindo a seleção de casting (escolha de um ator ou figurante para interpretar o personagem), decisões acerca de maquiagem, figurino, locação, objetos de cena, acessórios de figurino e composição do personagem, etc. No dia do evento, houve uma fala de diversos profissionais do cenário audiovisual mineiro que compartilharam suas experiências com os alunos a respeito de produção, direção de arte, etc. Após essa fala, os alunos tiveram até as 18h para compor um ensaio fotográfico cujo foco seria a valorização dos aspectos da direção de arte. Nesse tempo, a responsabilidade dos alunos era de encontrar uma locação apropriada, produzir o ator/modelo, organizar o cenário e pensar de forma criativa para que as fotos ficassem com a melhor qualidade possível. O grupo composto por três alunos, que se dividiram da seguinte maneira: Ewerton Silva foi responsável pela escolha da modelo e também atuou na produção e direção de arte. Bruna Luiza cuidou de toda a produção estética da modelo: montagem da personagem, cabelo, figurino e maquiagem. Jéssica Munhoz realizou as fotos que foram registradas com a câmera Canon T2i, lente objetiva 50mm no foco manual, modo automático e manual, sem o uso do flash e de outros recursos. O projeto foi coordenado por dois professores: Lamounier Lucas Pereira Júnior, professor da disciplina Direção de Arte e Luiz Augusto Muniz Santos, professor de Fotografia Publicitária. O tratamento da foto foi realizado em Adobe Photoshop CS6, trabalhamos os brilhos, curvas, níveis e contrastes. Copiamos somente a imagem do bolo para uma segunda layer para retrabalharmos a imagem e destaca-lo, usando duas layers separadas. Após isso, as duas imagens foram mescladas e um filtro de iluminação chamado  vinheta foi aplicado, criando um círculo preto esfumaçada em toda foto, deixando o fundo mais claro. A marca  Royal foi escolhida após uma reunião dos integrantes do grupo e pesquisas realizadas sobre a marca para a escolha da foto viria a se tornar a fotografia publicitária. Analisando a fotografia da personagem com o bolo em mãos, logo nos veio a ideia de utilizar disto como publicidade para fermento pó Royal, uma vez que a marca se tornou mundialmente conhecida no início dos anos XX, assim como as pin-ups. O anúncio foi idealizado para meia página de revista, cartaz ou banca de revista.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto propiciou aos alunos a oportunidade de executar as habilidades de produção, direção de arte e fotografia de um ensaio fotográfico, além de exigir criatividade de cada um dos integrantes do grupo em diversos sentidos, como escolha dos figurinos, direção de ator, maquiagem adequada, locação, produção de acessórios, enquadramento das fotos etc. A produção deste trabalho foi muito importante para colocar em prática as técnicas aprendidas na disciplina de Direção de Arte e também no conhecimento adquirido durante o curso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">O MUNDO DAS MARCAS. Disponível em: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/07/royal-abra-booooca-royal.html. Consultado em 23/04/2018<br><br>CANON COLLEGE. Técnicas de aprimoramento em Fotografia. s.n.t.<br><br> </td></tr></table></body></html>