|
INSCRIÇÃO: | 01269 |
|
CATEGORIA: | CA |
|
MODALIDADE: | CA05 |
|
TÍTULO: | Roteiro desenvolvido para o curta-metragem meus Sentimentos |
|
AUTORES: | Igor Brito Santos (instituto cultural newton paiva ferreira ltda); Lamounier Lucas Pereira Júnior (instituto cultural newton paiva ferreira ltda); Thiago Henrique da Silva Morais (instituto cultural newton paiva ferreira ltda); Thiago Teixeira dos Santos (instituto cultural newton paiva ferreira ltda); Luís Ricardo Rodrigues Xavier da Silva (instituto cultural newton paiva ferreira ltda) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Lenda urbana, roteiro de ficção, roteiro curta-metragem, suspense, terror |
|
RESUMO |
Meus sentimentos foi um roteiro criado para uma produção audiovisual desenvolvida na disciplina de Direção de Arte, do primeiro semestre de 2017. O intuído era construir uma narrativa e produzi-la levando em consideração os critérios avaliativos: cenário, locação, elenco, figurino, maquiagem, direção de arte e direção de fotografia. Para cumprir todos estes critérios, foi escolhido fazer uma adaptação de uma lenda urbana local, mantendo uma linha tênue entre a história existente no imaginário popular e a produção audiovisual. |
|
INTRODUÇÃO |
O roteiro foi desenvolvido para aprimoramento das técnicas de redação e criação de roteiro aprendidas no semestre anterior, porém agora aplicando também as habilidades desenvolvidas na disciplina de Direção de Arte. Quesitos como cenário, descrição de personagens e seus trajes tiveram que ser bem elaborados no momento da criação do roteiro para que a produção final fosse o mais fiel possível ao que foi descrito no roteiro. 䄀 瀀爀漀搀甀漀 挀漀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 一愀爀挀椀猀漀Ⰰ 甀洀 樀漀瘀攀洀 戀攀氀漀ⴀ栀漀爀椀稀漀渀琀椀渀漀 焀甀攀 瘀椀瘀攀 甀洀愀 爀漀琀椀渀愀 挀漀洀甀洀 攀 刀漀猀愀Ⰰ 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 洀甀椀琀漀 戀攀氀愀 攀 洀椀猀琀攀爀椀漀猀愀Ⰰ 瀀漀爀洀 樀 昀愀氀攀挀椀搀愀⸀
Ao contrário de outras histórias de terror, em MEUS SENTIMENTOS, a assombração aparece durante o dia e possui uma aparência normal. O contexto e as situações vividas pelos personagens são o que caracterizam o terror. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 瘀椀猀漀 猀漀戀爀攀 氀攀渀搀愀猀 甀爀戀愀渀愀猀Ⰰ 挀漀渀琀漀猀 搀攀 琀攀爀爀漀爀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 猀漀戀爀攀 焀甀愀氀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 洀愀氀⸀ 䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 猀甀猀瀀攀渀猀攀 攀 琀攀爀爀漀爀 猀攀洀 漀 甀猀漀 搀攀 攀昀攀椀琀漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀Ⰰ 昀愀渀琀愀猀椀愀猀 攀 洀愀焀甀椀愀最攀渀猀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀 挀甀洀瀀爀攀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀砀瀀氀漀爀愀渀搀漀 愀漀 洀砀椀洀漀 挀漀洀漀 攀猀琀攀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 攀 昀愀瘀漀爀攀挀攀爀攀洀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 伀 昀椀渀愀氀 洀椀猀琀攀爀椀漀猀漀 搀漀 挀漀渀琀漀 瀀爀漀瀀漀猀椀琀愀氀 攀 戀甀猀挀愀 搀攀椀砀愀爀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 漀戀爀愀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 最渀攀爀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 漀 琀攀爀爀漀爀 搀攀瘀椀搀漀 愀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 戀攀洀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 瀀漀椀猀 搀攀猀瀀攀爀琀愀 愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 搀漀 最爀愀渀搀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 一攀猀琀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 洀攀猀挀氀愀爀 昀椀挀漀 挀漀洀 氀攀渀搀愀 氀漀挀愀氀 瀀愀爀愀 琀漀爀渀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀⸀
Mitos são temas de debate em rodas de amigos há milhares de anos e, segundo Armstrong (2005), “o mito está relacionado ao sobrenatural e no mundo pré-moderno, a mitologia era indispensável para amparar as pessoas na busca pelo significado da vida. Os mitos são criados pela imaginação e, em determinadas sociedades, para ampliar os horizontes da vida humana em relação a existência de um mundo paralelo ao nosso.”伀猀 洀椀琀漀猀 愀渀琀椀最漀猀 搀攀爀愀洀 漀爀椀最攀洀 愀 昀漀氀挀氀漀爀攀猀 爀攀最椀漀渀愀椀猀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 琀攀爀爀漀爀Ⰰ 昀椀氀洀攀猀Ⰰ 氀攀渀搀愀猀 甀爀戀愀渀愀猀 攀 攀琀挀⸀ 䄀猀 氀攀渀搀愀猀 甀爀戀愀渀愀猀Ⰰ 瀀攀氀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 搀攀 刀猀椀渀最 ⠀㈀ ㈀⤀Ⰰ ᰀ猠漀 爀攀氀愀琀漀猀 瀀攀爀琀攀渀挀攀渀琀攀猀 愀漀 昀漀氀挀氀漀爀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀 焀甀攀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 瀀攀猀攀 挀漀渀琀攀爀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 猀漀戀爀攀渀愀琀甀爀愀椀猀 漀甀 椀渀瘀攀爀漀猀猀洀攀椀猀Ⰰ 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 挀漀洀漀 挀爀渀椀挀愀猀 搀攀 昀攀椀琀漀猀 爀攀愀椀猀 猀甀挀攀搀椀搀漀猀 渀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䄀氀最甀渀猀 瀀愀爀琀攀洀 搀攀 昀攀椀琀漀猀 爀攀愀椀猀Ⰰ 洀愀猀 攀猀猀攀猀 猀漀 攀砀愀最攀爀愀搀漀猀Ⰰ 搀椀猀琀漀爀挀椀搀漀猀 漀甀 洀椀猀琀甀爀愀搀漀猀 挀漀洀 搀愀搀漀猀 昀椀挀琀挀椀漀猀⸀ᴀ†
As lendas urbanas, embora exageradas e distorcidas, como dito pela autora, fazem parte da cultura de grandes capitais, sendo contadas e recontadas por anos. Justamente por se perpetuarem por tanto tempo, instigando o imaginário popular e sendo pauta de conversas, o tema foi escolhido para a produção. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀 挀漀洀 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 愀渀琀椀最漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀搀漀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 氀攀渀搀愀 搀愀 䰀漀椀爀愀 搀漀 䈀漀渀昀椀洀 攀 漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 攀爀愀洀 愀琀爀椀戀甀搀漀猀 愀 攀猀琀攀 洀椀琀漀⸀
Após a análise das informações coletadas, o grupo fez uma visita guiada pelo Cemitério do Bonfim para um estudo de signos, símbolos e cores. 䌀漀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀洀 洀漀猀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 爀攀愀氀椀稀漀甀 甀洀愀 愀搀愀瀀琀愀漀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 愀渀琀椀最漀猀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 愀琀甀愀氀Ⰰ 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 琀漀爀渀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 洀愀椀猀 愀猀猀甀猀琀愀搀漀爀愀 攀 挀愀甀猀愀爀 攀洀瀀愀琀椀愀 渀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀
Para o desenvolvimento do roteiro, foram usadas as estruturas apresentadas por Syd Field em “Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico”, que é uma das principais obras do gênero publicadas no Brasil. 倀攀氀愀 瘀椀猀漀 搀攀 䘀椀攀氀搀 ⠀㈀ ⤀Ⰰ 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 攀砀椀猀琀攀 挀漀洀漀 愀氀最漀 焀甀攀 愀渀琀攀挀攀搀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 昀椀氀洀攀⸀ 䌀愀猀漀 漀 爀攀搀愀琀漀爀 琀攀渀栀愀 漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 渀攀挀攀猀猀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀漀 愀氀最漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 搀攀瘀攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 甀洀 氀椀瘀爀漀 攀 渀漀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀⸀
䈀甀猀挀愀洀漀猀 琀愀洀戀洀 漀甀琀爀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀攀 爀攀搀愀漀Ⰰ 挀爀椀愀漀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 䔀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 䈀愀爀爀攀琀漀 ⠀㈀ 㐀⤀ 焀甀攀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 爀漀琀攀椀爀漀 ᰀ琠攀挀渀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀 琀攀砀琀漀 猀椀渀琀琀椀挀漀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀漀 渀漀 愀爀最甀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀攀 挀攀渀愀猀Ⰰ 猀攀焀甀渀挀椀愀猀Ⰰ 搀椀氀漀最漀猀 攀 椀渀搀椀挀愀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 甀洀 昀椀氀洀攀⸀ 䔀猀猀攀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 焀甀攀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 琀爀愀稀 漀爀搀攀渀愀搀漀猀 攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 攀渀琀爀攀 猀椀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀渀洀椀挀愀Ⰰ 猀漀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀猀 攀渀琀爀攀 愀猀 琀爀猀 甀渀椀搀愀搀攀猀 搀愀 愀漀 搀爀愀洀琀椀挀愀 猀攀最甀渀搀漀 䄀爀椀猀琀琀攀氀攀猀㨀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 攀猀瀀愀漀 攀 愀漀⸀ 儀甀愀渀搀漀 攀猀猀愀猀 琀爀猀 甀渀椀搀愀搀攀猀 搀愀 愀漀Ⰰ 愀猀 琀爀猀 瀀愀爀琀攀猀 搀漀 琀漀搀漀 ጀ†漀 爀漀琀攀椀爀漀 ጀ†猀漀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 昀漀爀洀愀ⴀ猀攀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 氀椀渀攀愀爀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀 昀漀爀洀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 䔀猀琀爀甀琀甀爀愀 瘀攀洀 搀漀 氀愀琀椀洀 猀琀爀甀挀琀甀爀愀Ⰰ 焀甀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 攀 漀爀搀攀洀 搀愀猀 瀀愀爀琀攀猀 搀攀 甀洀 琀漀搀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 爀漀琀攀椀爀漀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀⸀ 唀洀 攀猀焀甀攀氀攀琀漀⸀ᴀ
䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 氀攀渀搀愀 甀爀戀愀渀愀Ⰰ 猀漀戀爀攀 焀甀攀 瀀愀猀猀漀猀 猀攀最甀椀爀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀甀愀 昀漀爀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀氀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀洀攀漀甀 愀 猀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀漀 昀漀爀洀愀琀愀渀搀漀 甀洀愀 猀椀渀漀瀀猀攀 攀Ⰰ 搀攀瀀漀椀猀 挀漀渀猀琀爀甀椀渀搀漀 甀洀 愀爀最甀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀
匀椀渀漀瀀猀攀㨀 ᰀ唠洀 挀漀渀琀漀 搀攀 琀攀爀爀漀爀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀漀 攀洀 甀洀愀 愀渀琀椀最愀 氀攀渀搀愀 甀爀戀愀渀愀Ⰰ 猀攀 瀀愀猀猀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀⸀ 䘀甀最椀渀搀漀 搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 挀氀椀挀栀 搀攀 洀椀琀漀猀 甀爀戀愀渀漀猀 搀攀 洀漀渀猀琀爀漀猀 渀漀琀甀爀渀漀猀 攀 栀漀爀爀攀渀搀漀猀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 洀漀猀琀爀愀 挀漀洀漀 漀 洀愀氀 攀 漀 琀攀爀爀漀爀 瀀漀搀攀洀 栀愀戀椀琀愀爀 渀愀 戀攀氀攀稀愀 栀甀洀愀渀愀 攀 瘀愀最愀爀 氀甀稀 搀漀 搀椀愀⸀
Narciso, personagem principal desta história, vive uma rotina padrão de um jovem belo-horizontino que mora sozinho, quando, por ironia do destino, ou não, é obrigado a desviar sua rota para o trabalho. Neste novo percurso, ele conhece Rosa, uma mulher muito bonita e misteriosa, que irá se revelar uma presença na vida de Narciso muito maior do que ele esperava e desejava. 䌀漀洀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 猀攀洀 攀砀瀀氀椀挀愀漀 攀 挀漀渀攀砀攀猀 搀漀 瀀愀猀猀愀搀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 䴀䔀唀匀 匀䔀一吀䤀䴀䔀一吀伀匀 甀洀愀 洀椀猀琀甀爀愀 搀攀 猀甀猀瀀攀渀猀攀 攀 琀攀爀爀漀爀 焀甀攀 焀甀攀戀爀愀 漀 瀀愀搀爀漀 搀漀猀 挀漀渀琀漀猀 洀漀搀攀爀渀漀猀⸀ᴀ
Argumento: “Meus Sentimentos é um conto de terror baseado em uma das lendas urbanas mais antigas de Belo Horizonte, a lenda da Loira do Bonfim. Porém, a narrativa se passa nos dias atuais e os personagens vivem dramas do cotidiano do belo-horizontino. Com uma evolução gradual dos momentos de terror, o curta-metragem busca prender o telespectador em uma aura de drama e suspense, antes de revelar a verdadeira essência da produção. 一愀爀挀椀猀漀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 甀洀 樀漀瘀攀洀 焀甀攀 洀漀爀愀 猀漀稀椀渀栀漀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀⸀ 一漀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 戀漀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 愀 瘀椀稀椀渀栀愀渀愀 攀 攀猀琀 猀攀洀瀀爀攀 挀漀爀爀攀渀搀漀 挀漀渀琀爀愀 漀 琀攀洀瀀漀⸀ 唀洀 搀椀愀Ⰰ 愀漀 搀攀猀瘀椀愀爀 搀漀 猀攀甀 挀愀洀椀渀栀漀Ⰰ 攀氀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 刀漀猀愀Ⰰ 甀洀愀 樀漀瘀攀洀 戀漀渀椀琀愀 攀 洀椀猀琀攀爀椀漀猀愀⸀
As adaptações da lenda para um contexto mais próximo da atualidade começam com a construção da personagem Rosa, que é morena e a sua primeira particularidade é não possuir telefone celular. 䄀猀 挀攀渀愀猀 搀攀 琀攀爀爀漀爀 挀漀洀攀愀洀 愀瀀猀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 攀渀琀爀攀 一愀爀挀椀猀漀 攀 刀漀猀愀⸀ 䔀氀愀猀 猀攀 瀀愀猀猀愀洀 渀漀 愀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀 猀漀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 愀瀀愀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 猀攀洀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 愀 洀漀愀⸀
No decorrer da narrativa, Narciso encontra-se com a irmã de Rosa, Margarida, e descobre que ela já havia morrido há anos. Ele não entende o contexto de toda aquela situação e nem porque o espírito de Rosa entrou em contato justamente com ele. 伀甀琀爀漀 昀愀琀漀 焀甀攀 昀漀椀 愀搀愀瀀琀愀搀漀 搀愀 氀攀渀搀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 焀甀攀 愀 氀漀椀爀愀 搀漀 䈀漀渀昀椀洀 猀攀洀瀀爀攀 攀渀最愀渀愀瘀愀 琀愀砀椀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 氀攀瘀ⴀ氀愀 瀀愀爀愀 ᰀ挠愀猀愀ᴀ⸠ 一愀 瘀攀爀猀漀 愀搀愀瀀琀愀搀愀Ⰰ 攀氀愀 甀琀椀氀椀稀愀 猀攀甀猀 瀀漀搀攀爀攀猀 瀀愀爀愀 氀攀瘀愀爀 愀 猀甀愀 瘀琀椀洀愀 愀琀 漀 挀攀洀椀琀爀椀漀Ⰰ 搀攀猀琀愀 瘀攀稀 搀攀 唀䈀䔀刀⸀
A relação do passado entre Narciso e Rosa é o mistério que envolve a trama e não é revelado, causando a reflexão e deixando a produção marcada na memória dos espectadores.” |
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O roteiro é uma ferramenta de organização e planejamento fundamental para a execução de qualquer produção audiovisual. Nele é possível descrever e detalhar onde, como e porquê cada ação irá acontecer, além dos elementos sonoros e visuais que estarão presentes no produto final, e antever o que deverá ser providenciado para que a produção aconteça.
O roteiro serve para orientar a equipe que irá produzir um filme e nortear a maneira de como deve ser contada a história. “Uma história é um todo, e as partes que a compõem – a ação, personagens, cenas, sequências, Atos I, II, III, incidentes, episódios, eventos, música, locação, etc. – são o que a formam. Ela é o todo” (FIELD, 2001, p.12). Já segundo Barreto (2004, p.22), “o roteiro é a linha guia do filme. É sua matéria-prima bruta. A ideia. De preferência, a grande ideia”. 倀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀猀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 氀攀渀搀愀猀 甀爀戀愀渀愀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀⸀ 䄀瀀猀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 氀攀渀搀愀 搀愀 䰀漀椀爀愀 搀漀 䈀漀渀昀椀洀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 爀攀愀氀椀稀漀甀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀攀 挀愀洀瀀漀 挀漀洀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 愀 昀椀洀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 氀攀渀搀愀 攀 猀甀愀猀 瘀愀爀椀愀攀猀⸀
Com as informações sobre a história, o grupo visitou o lugar onde aconteciam as aparições e desaparecimentos da mulher, o cemitério do Bonfim. 伀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀椀稀攀爀愀洀 甀洀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀 攀 搀攀昀椀渀椀爀愀洀 愀猀 愀搀愀瀀琀愀攀猀 攀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 渀漀瘀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 漀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀Ⰰ 昀漀爀洀愀琀愀搀漀 攀 爀攀瘀椀猀愀搀漀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 琀挀渀椀挀愀猀 攀渀猀椀渀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 挀椀琀愀搀漀猀⸀
|
|
CONSIDERAÇÕES |
A imersão no universo dos contos de terror é algo fantástico e surpreendente, pois as limitações dos acontecimentos do mundo real não existem e a fuga da naturalidade é o que torna a história interessante. 刀攀猀猀甀猀挀椀琀愀爀 甀洀愀 氀攀渀搀愀 甀爀戀愀渀愀 昀漀椀 甀洀 搀攀猀愀昀椀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀渀琀攀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 樀甀爀愀洀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 猀漀 爀攀愀椀猀⸀ 䤀猀猀漀 琀漀爀渀愀 愀 攀洀漀漀 攀 漀 洀攀搀漀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 洀甀椀琀漀 洀愀椀漀爀攀猀⸀
O resultado final do roteiro e da produção audiovisual foi muito satisfatório, sendo interpretado da maneira esperada por aqueles que compreenderam as referências, mas também entendido por aqueles não conheciam a lenda. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀刀䴀匀吀刀伀一䜀Ⰰ 䬀愀爀攀渀⸀ 䈀爀攀瘀攀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 洀椀琀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀刀䔀吀伀Ⰰ 吀椀愀最漀⸀ 嘀攀渀搀攀ⴀ猀攀 攀洀 ㌀ 猀攀最甀渀搀漀猀㨀 洀愀渀甀愀氀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 昀椀氀洀攀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀⸀ 䔀搀⸀ 匀攀渀愀挀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ 㐀⸀ ㌀㔀 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䰀伀䜀 䈀刀䄀匀䤀䰀 䤀䴀倀䔀刀䐀촀嘀䔀䰀㨀 䰀攀渀搀愀猀 甀爀戀愀渀愀猀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀戀爀愀猀椀氀椀洀瀀攀爀搀椀瘀攀氀⸀琀甀爀⸀戀爀⼀氀攀渀搀愀猀ⴀ甀爀戀愀渀愀猀ⴀ戀攀氀漀ⴀ栀漀爀椀稀漀渀琀攀⼀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㐀 一漀瘀⸀ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀䴀倀䈀䔀䰀䰀Ⰰ 䨀漀猀攀瀀栀⸀ 伀 栀攀爀椀 搀攀 洀椀氀 昀愀挀攀猀⸀ ⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀甀氀琀爀椀砀⼀倀攀渀猀愀洀攀渀琀漀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䴀倀䄀刀䄀吀伀Ⰰ 䐀漀挀⸀ 䐀愀 䌀爀椀愀漀 愀漀 刀漀琀攀椀爀漀⸀ 㔀 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀漀挀挀漀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀䔀䰀䐀Ⰰ 匀礀搀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀㨀 漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 琀攀砀琀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 伀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ ㈀ ⸀ ㈀㈀㌀瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀一娀䄀䰀䔀匀Ⰰ 䰀甀挀椀氀攀渀攀⸀ 䰀椀渀最甀愀最攀洀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀㨀 愀渀氀椀猀攀 攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀爀琀攀 攀 䌀椀渀挀椀愀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀伀䘀䘀Ⰰ 吀渀椀愀㬀 䜀䄀䈀刀䤀䔀䰀䰀䤀Ⰰ 䰀漀甀爀搀攀猀⸀ 刀攀搀愀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀㨀 瀀愀爀愀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㈀ 㐀⸀ 砀瘀椀Ⰰ ㈀㌀ 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀혀匀䤀一䜀Ⰰ 吀愀渀椀愀 䴀愀爀椀稀愀 䬀甀挀栀攀渀戀攀挀欀攀爀⸀ 䈀椀戀氀椀漀琀攀挀愀Ⰰ 氀攀椀琀甀爀愀 攀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀⸀ 䔀搀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 倀愀猀猀漀 䘀甀渀搀漀⸀ 倀愀猀猀漀 䘀甀渀搀漀㨀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 匀甀氀Ⰰ ㈀ ㈀⸀ ㈀ 㔀瀀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|