ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01270</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha digital Duo Duo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Victor Augusto de Moura Xavier (CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA); Tauane Neves Ferreira Da Silva (CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA); Flavyanne Eloisa Souza de Jesus (CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA); Lamounier Lucas Pereira Júnior (CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA); Douglas Magno Alves dos Santos (CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA); Marcelo Pereira da Silva Júnior (CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA); Ubiratam Homem de Melo (CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA); Carla de Melo Gonçalves Castro (CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA); Lucas Costa Silvosa Huertas (CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Criação para mídias digitais, Publicidade Social, Sustentabilidade, Terceiro setor, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As peças apresentadas neste são parte da campanha de publicidade que integra o Plano de Comunicação que é objeto da convergência das atividades desenvolvidas nas disciplinas "Criação de Campanhas" e "Comunicação e Cidadania" do sexto período da graduação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Newton Paiva com o objetivo de participar do 20º Festival OPUS Universitário. A proposta era selecionar uma OSC - Organização da Sociedade Civil - como cliente de uma agência experimental e criar um produto que pudesse ser comercializado com o objetivo de se tornar uma fonte de renda da Instituição e elaborar uma campanha factível para a divulgação do produto e que aludisse importância da causa da instituição. Visto isso foi escolhido como cliente a Casa de acolhimento Casa Lucas e foram desenvolvidas as peças digitais apresentadas e descritas neste.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As peças digitais apresentadas neste são parte da campanha integrante do Plano de Comunicação que é objeto da convergência das atividades desenvolvidas nas disciplinas Criação de Campanhas e Comunicação e Cidadania do sexto período da graduação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Newton Paiva com o objetivo de participar do 20º OPUS Universitário. Além dessa participação a campanha fez parte do trabalho de conclusão das disciplinas citadas em que foi solicitado que os alunos se dividissem em grupos - que tornaram agências experimentais - e que, cada um desses, buscasse uma organização da sociedade civil interessada em se tornar cliente, para o desenvolvimento de um plano de comunicação composto por duas campanhas, sendo, uma de propaganda da causa defendida pela instituição e outra de divulgação de um produto desenvolvido com o objetivo gerar renda para essa instituição. O grupo optou pela escolha da Associação Lucas Magalhães Karam  CASA LUCAS, uma instituição sem fins lucrativos localizada no bairro Dona Clara, em Belo Horizonte, que, segundo o seu vice-presidente Luis Marcelo Karam, acolhe crianças de 0 a 6 anos, em situação de risco pessoal e/ou social, vítimas de violência doméstica (negligência, violência psicológica, física e sexual), sob medida de proteção determinada pela Vara da Infância e da Juventude e Conselhos Tutelares. A instituição surgiu como forma de preencher o vazio causado pela partida do menino Lucas, filho do vice-presidente, que faleceu com apenas dez anos de idade, e de acolher outras crianças com o amor que seus idealizadores. O lar está em funcionamento desde 2013 e sobrevive com por via de um convênio com a Prefeitura do município e doações da sociedade. As crianças acolhidas possuem atendimento psicológico, acesso à saúde e educação pública. A Instituição atua como lar provisório, amparando provisoriamente até o retorno às famílias de origem ou até direcionamento à um lar adotivo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho proposto contou com a criação de uma agência experimental - Casa Cinco - que realizou atividades práticas da disciplina "Criação de Campanhas". Durante o semestre o primeiro objetivo foi oferecer os serviços de comunicação esperados de uma agência real para a ONG. Visto isso iniciamos as atividades da Agência Casa Cinco, após a devida seleção e adesão, agendamos uma primeira reunião com os responsáveis pela Casa Lucas como foco na elaboração de um briefing completo capaz de guiar nossos esforços no atingimento dos objetivos da instituição e do que foi proposto pelos docentes. Muitas informações importantes foram extraídas dessa reunião, como o fato que, apesar de depender da também da colaboração da sociedade para oferecer seus serviços, eles nunca se sentiram à vontade para vender produtos, visto que, na concepção deles, as contribuições devem partir de forma espontânea. Outro ponto importante foi a preocupação do cliente para que a campanha não despertasse o sentimento de pena para com as crianças, como é visto em muitas campanhas do terceiro setor. Sabendo disso e levando em consideração as habilidades dos membros da agência e recursos da instituição estabelecemos os seguintes objetivos: i) Propor um produto atrativo pelo seus atributos tangíveis e intangíveis ii) Criar peças acessíveis à pessoas de todas as idades, que comuniquem a venda mas que convidem para o engajamento à causa social; iii) Elaborar peças adequadas ao produto e à parceria com a empresa que contribuiu com os investimentos da campanha e do produto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Visto que a campanha desenvolvida deveria ser adaptada a um contexto fictício, porém factível, buscamos entender a realidade e necessidades da Casa Lucas e com base nisso, definimos como parceiro patrocinador o Global Fashion Group, holding multinacional do segmento de comércio eletrônico que promove iniciativas de apoio social. Fazem parte desse grupo as lojas virtuais Dafiti, Kanui e Tricae. Apesar desse apoio relevante, foi um trabalho criativamente desafiador, tanto pelo teor da campanha - segundo a Pesquisa Doação Brasil (2015), os brasileiros preferem doar bens do que adquirir produtos ou fazer doações em dinheiro - quanto pelas expectativa do cliente em relação à campanha, visto que nunca optou pela venda de produtos como fonte de renda. É importante ressaltar a relevância social deste trabalho, já que o tempo que passamos em contato com os responsáveis e as crianças da Casa Lucas para a elaboração desta campanha contribuiu para que os integrantes do grupo voltassem o olhar para esta causa social. Um fato que contribui na validação dos esforços é que nos meses seguintes à apresentação no 20º OPUS Universitário, a agenda de visitação da instituição ficou bastante movimentada.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Inicialmente levantamos dados quanto à realidade e as necessidades do cliente para assim sugerimos um produto e desenvolvermos uma campanha que além de atendê-los fosse compatível com sua realidade e expectativas. Após reuniões de briefing e aprovação foi definido que o produto a ser desenvolvido seria uma camisa dupla face com tecido versátil que poderia ser utilizada em diversas ocasiões e ambiente e, posteriormente foi nomeada de Duo Duo, um trocadilho com a possibilidade de uso dos dois lados. Após a definição do produto, foi realizada uma pesquisa mercadológica. O objetivo era entender quais públicos seriam pertinentes e quais os comportamentos de consumo de produtos e conteúdos deste, visando a segmentação adequada dessa campanha. Com base na pesquisa identificamos que o produto alta abrangência no mercado, independente de sexo e idade. Segundo o Canaltech(2016), o Brasil possui cerca de 78,1 milhões de usuários de redes sociais, visto isso optamos por veicular as peças em campanhas patrocinadas no Facebook, Instagram e Spotify, devidamente segmentadas para homens e mulheres de 18 a 65 anos de idade com interesse em moda, atividades físicas, causas sociais e possuem o hábito de compra pela internet. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após a definição do produto, público alvo e mídias digitais, buscamos espaços de display que valorizassem o produto, a mensagem e que fossem facilmente consumíveis pelos usuários das mídias. Foram definidos anúncio em vídeo, com o VT do produto, carrossel no Facebook e Instagram, que consistem em uma publicação com legenda principal e uma sequência de imagens deslizáveis com legendas individuais, que possibilitam comunicar com o público a mensagem central do anúncio e ressaltar atributos tangíveis e intangíveis do produto, foi definido também anúncios no serviço de streaming de músicas Spotify, que, segundo a SimilarWeb(2018), é o mais acessado da internet na categoria de artes e entretenimento musical. No Spotify optamos por banners na página principal do site e aplicativo, bem como capa de sessão patrocinada, uma mídia quadrada que acompanha um spot informando que a Instituição estaria oferecendo os próximos trinta minutos de uso sem propagandas na versão gratuita do serviço. Visando divulgar dentro do ponto de venda, criamos um banner na página principal no site da Dafiti e um banner no site institucional da Casa Lucas, ambos direcionam para a página de compra. Após a definição dos espaços de mídia desenvolvemos as peças digitais de maneira atrair visualmente o público alvo, demonstrando o produto e ressaltando os atributos intangíveis oferecidos por ele. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A partir das diversas pesquisas conceituais e execução, acreditamos as peças publicitárias apresentadas e descritas neste cumpriram o propósito de comunicar com o público alvo pretendido e ,dessa forma, garantiram um desdobramento saudável da mensagem da campanha, valorizando o produto, mas, sempre trazendo a mensagem da instituição beneficiada pelos lucros das vendas, sempre em harmonia com os objetivos da parceria com a Global Fashion Group. Além das entregas satisfatórias, esse trabalho contribuiu para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos membros da agência experimental, mostrando que a nossa profissão consegue abranger diversos mercados e também é de extrema importância na difusão de causas sociais, promovendo o engajamento da sociedade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">IDIS. Pesquisa Doação Brasil. Disponível em: http://idis.org.br/pesquisadoacaobrasil/ (acesso em 23/04/2018). <br><br>CANALTECH. Brasil é o país que mais usa redes sociais na América Latina. Disponível em https://canaltech.com.br/redes-sociais/brasil-e-o-pais-que-mais-usa-redes-sociais-na-america-latina-70313/ (acesso em 23/04/2018)<br><br>SIMILARWEB. Top Music And Audio Websites in the world. Disponível em> https://www.similarweb.com/top-websites/category/arts-and-entertainment/music-and-audio (acesso em 23/04/2018)<br><br> </td></tr></table></body></html>