INSCRIÇÃO: 01273
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO05
 
TÍTULO: Radiojornal Educa Brasil
 
AUTORES: Mayla Fernandes Rodrigues (UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO); Bianca Maciel Santos (UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO); Leonardo Vieira de Moura (UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO); Felipe Matheus De Sousa (UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO); Romano Paschoarelli (UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO); Thalia Moreira Manzuti Garcia (UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO); Daniela Pereira Bochembuzo (UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO); Daniela Pereira Bochembuzo (UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO)
 
PALAVRAS-CHAVE: Educação, Jornalismo, Rádio, Radiojornal, Radiojornalismo
 
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo explorar o rádio como um meio de comunicação de massa para disseminar informações e conteúdos educativos ao público heterogêneo por ele alcançado. O formato escolhido é o radiojornal e a editoria, educação, abordada por meio de notas, notícias e reportagens em âmbitos regional e nacional, com ênfase em assuntos de interesse do público jovem. Para desenvolver a atividade, o grupo trabalhou durante três semanas no desenvolvimento do programa e, em paralelo, realizou uma pesquisa bibliográfica a partir dos livros estudados em sala de aula sobre a linguagem radiofônica, gêneros radiofônicos, rádio e radiojornalismo. O trabalho incluiu pesquisas de campo, por meio da técnica de entrevista jornalística, complementado por trabalhos de redação e edição.
 
INTRODUÇÃO
De primeiras transmissões do início do século XX, o rádio permanece como um dos veículos de comunicação de massa mais utilizados no país. Isto se deve a características muito particulares, como a interação com o público, simplicidade na elaboração da mensagem e dinamismo no tipo de escuta de cada ouvinte, o que cativa o público e o faz presente na vida de muitos usuários.਀䐀攀 洀攀椀漀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 ㄀㤀㌀ Ⰰ 猀漀昀爀攀甀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 最爀愀渀搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀㨀 愀 琀爀愀渀猀椀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 瘀攀挀甀氀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀 攀挀漀渀漀洀椀愀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 伀爀琀爀椀眀愀渀漀 ⠀㄀㤀㠀㔀⤀Ⰰ 昀漀椀 渀攀猀猀攀 瀀攀爀漀搀漀 焀甀攀 愀 爀愀搀椀漀搀椀昀甀猀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀甀 漀 猀攀甀 挀愀洀椀渀栀漀 攀 搀攀昀椀渀椀甀 猀甀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 愀琀甀愀漀⸀ 伀 爀搀椀漀 愀洀瀀氀椀漀甀 猀甀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀渀搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 洀愀椀猀 搀椀渀洀椀挀漀猀⸀ 䄀猀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀爀 漀 氀愀漀 挀漀洀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 攀 漀 爀搀椀漀 昀漀椀 猀攀 琀漀爀渀愀渀搀漀 甀洀 搀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀愀椀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀  Desde então, o rádio se reinventou de diversas maneiras: novos gêneros, adesão de elementos textuais e imagéticos (criação de sites das próprias emissoras hertzianas) e tecnologias interativas, como o podcasting e a webrádio, definidas como um serviço radiofônico encontrado somente na internet.਀䄀 眀攀戀爀搀椀漀 愀椀渀搀愀 瘀椀瘀攀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀Ⰰ 挀漀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 愀漀 瘀椀瘀漀 攀 搀椀渀洀椀挀漀猀⸀ 一攀猀猀攀 渀漀瘀漀 猀甀瀀漀爀琀攀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 猀攀 瘀 甀洀 最爀愀渀搀攀 搀攀猀愀昀椀漀㨀 漀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 焀甀攀 猀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀攀 搀愀 爀搀椀漀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀 爀搀椀漀 愀渀愀氀最椀挀愀⸀ 䄀 猀攀最洀攀渀琀愀漀  甀洀愀 搀愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 焀甀攀 瘀洀 猀攀渀搀漀 愀搀漀琀愀搀愀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 ᰀ传 爀搀椀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀 戀攀洀 渀漀 洀甀渀搀漀 搀愀猀 椀搀攀椀愀猀⸀ 䌀漀洀漀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 攀搀甀挀愀漀Ⰰ 攀氀攀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀 挀漀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 琀愀洀戀洀 挀漀洀 昀愀琀漀猀⸀ᴀ†⠀䴀䌀䰀䔀䤀匀䠀Ⰰ ㈀  ㄀⤀⸀ Sob tal premissa, o presente trabalho trata de um radiojornal com uma editoria única sobre educação local e nacional. Os assuntos abordados no noticiário são voltados ao público jovem e difundidos pela Webrádio USC, na cidade de Bauru, referência regional em educação superior por sediar dez universidades, entre públicas e privadas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀渀瘀漀氀瘀攀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀 瀀愀爀愀 甀洀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 搀攀 眀攀戀爀搀椀漀 搀攀 挀甀渀栀漀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀 瘀漀氀琀愀搀漀  瀀爀攀猀琀愀漀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 攀洀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 愀琀甀愀氀 猀椀琀甀愀漀 搀愀 攀搀甀挀愀漀 爀攀最椀漀渀愀氀 攀 渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 焀甀攀 愀戀爀愀渀樀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 ⠀樀漀瘀攀渀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀⤀Ⰰ 挀漀洀 渀漀洀攀 搀攀 䔀搀甀挀愀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀  椀渀昀漀爀洀愀爀 漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 搀愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 渀漀琀挀椀愀猀 搀愀 猀攀洀愀渀愀Ⰰ 挀攀渀爀椀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 攀 猀漀挀椀愀氀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 渀愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 焀甀攀 愀挀攀爀挀愀洀 漀 琀攀洀愀 攀 昀愀琀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 椀渀最爀攀猀猀愀爀 攀洀 甀洀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀猀 攀猀琀愀琀愀椀猀Ⰰ 瀀漀氀洀椀挀愀猀 攀 昀愀琀漀猀 挀漀洀 瘀愀氀漀爀ⴀ渀漀琀椀挀椀愀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 愀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 愀 椀渀猀琀爀甀椀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀甀爀愀渀琀攀 猀攀甀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 爀搀椀漀 猀漀昀爀攀甀 瘀爀椀漀猀 愀樀甀猀琀攀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀猀 瀀愀爀愀 渀漀 瀀攀爀搀攀爀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 渀漀 挀愀椀爀 渀漀 攀猀焀甀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 倀漀爀 猀攀甀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 猀攀爀 渀琀椀洀漀 攀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀甀 愀挀攀猀猀漀 猀攀爀 昀挀椀氀 攀 搀攀 挀甀猀琀漀猀 爀攀搀甀稀椀搀漀猀Ⰰ 漀 洀攀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 猀攀 洀愀渀琀攀瘀攀 戀愀猀琀愀渀琀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 瀀漀爀洀 挀漀洀 瘀爀椀愀猀 爀攀昀漀爀洀甀氀愀攀猀⸀ Uma delas envolve seu uso social, construído historicamente. “A emissora de rádio constitui-se, essencialmente, em uma prestadora de serviço que fornece informação e entretenimento à sua clientela, o público.” (FERRARETTO, 2001).਀䴀愀猀 愀 攀洀椀猀猀漀爀愀Ⰰ 猀攀樀愀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀Ⰰ 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀 漀甀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀Ⰰ 猀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀 瀀攀氀愀 愀甀搀椀渀挀椀愀 愀洀瀀氀愀Ⰰ 栀攀琀攀爀漀最渀攀愀 攀 愀渀渀椀洀愀 ⠀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ ㈀  ㄀⤀⸀ 一漀 挀愀猀漀 搀攀 甀洀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 眀攀戀Ⰰ 愀猀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀愀猀 眀攀戀爀搀椀漀猀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 猀攀最洀攀渀琀愀爀 洀愀椀猀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 搀椀昀甀猀漀 琀爀愀渀猀氀漀挀愀氀⸀ Além de se encontrar em um veículo totalmente diferente do seu de origem, as rádios online são capazes de alcançar um público maior. Enquanto as rádios analógicas fazem no máximo a cobertura nacional, as rádios online podem alcançar o mundo, conquistar grupos diferentes e propagar várias culturas. S਀一漀 挀愀猀漀 搀愀猀 眀攀戀爀搀椀漀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀Ⰰ 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 匀愀最爀愀搀漀 䌀漀爀愀漀Ⰰ 搀攀 䈀愀甀爀甀 ጀ†匀倀Ⰰ 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀  瀀攀搀愀最最椀挀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀爀愀琀椀挀愀洀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀氀愀Ⰰ 攀 猀攀洀 昀椀渀猀 氀甀挀爀愀琀椀瘀漀猀⸀ Nesse sentido, a escolha do assunto a ser tratado no programa, um radiojornal sobre educação, se baseou no público alvo e nos ideais que pautam a Webrádio USC. O objetivo do grupo era trazer para esse meio de comunicação uma segmentação que não é trabalhada com ênfase nas emissoras comerciais atuais: informações sobre a educação em parâmetro regional e nacional. ਀ऀ匀攀最甀渀搀漀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀 ⠀㈀  ㄀⤀Ⰰ 漀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀  甀洀 渀漀琀椀挀椀爀椀漀 攀洀 焀甀攀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀 愀 搀椀昀甀猀漀 搀攀 渀漀琀愀猀Ⰰ 渀漀琀挀椀愀猀 攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 攀 焀甀攀 猀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀 瀀漀爀 爀攀甀渀椀爀 攀猀猀愀猀 瘀爀椀愀猀 昀漀爀洀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀猀 挀椀琀愀搀愀猀 攀洀 甀洀 洀攀猀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ A decisão pela editoria de educação baseia-se em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) relativos a 2007 a 2014, que indicam declínio nas tendências de analfabetismo e aumento no nível de instrução, sendo que o grupo de pessoas com pelo menos 11 anos de estudo, na população de 25 anos ou mais de idade, passou de 33,6% para 42,5%.਀一愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀愀甀爀甀Ⰰ 氀漀挀愀氀 搀愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀洀 瘀爀椀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 焀甀攀 爀攀挀攀戀攀洀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 琀漀搀愀 愀 爀攀最椀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 䈀愀甀爀甀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ Estabelecidos o público alvo e esclarecido o objetivo central do projeto, o noticiário buscou abordar através do formato de radiojornal, informações factuais de acordo com critérios de valor-noticia, ou seja, critérios de seleção dos elementos e acontecimentos que são importantes e devem ser incluídos na elaboração da notícia. (TRAQUINA, 2008).਀䔀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 焀甀攀 漀 爀搀椀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 洀愀猀猀愀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀 最爀愀渀搀攀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 猀漀戀爀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 愀氀挀愀渀愀㬀 猀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 攀 昀漀洀攀渀琀愀爀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 瀀切戀氀椀挀愀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀 搀漀 瀀愀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 洀愀椀漀爀 搀攀戀愀琀攀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀 洀攀氀栀漀爀愀 渀漀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 攀 焀甀愀氀椀昀椀挀愀漀 搀漀 瀀愀猀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O presente trabalho tem natureza exploratória social, tendo em vista que seu objeto, o jornalismo praticado por meio de um radiojornal, bem sua temática, a educação, são dinâmicos.਀倀愀爀愀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 漀 瀀攀爀挀甀爀猀漀 洀攀琀漀搀漀氀最椀挀漀 攀渀瘀漀氀瘀攀甀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 琀攀洀愀猀 爀搀椀漀Ⰰ 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 爀搀椀漀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 最渀攀爀漀猀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀洀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 猀漀戀爀攀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ Tais etapas se mostraram fundamentais para abordar o assunto com linguagem adequada ao veículo escolhido e o público definido. Ademais, em razão da especificidade da abordagem, percebeu-se a necessidade de abordar o tema de maneira clara, concisa e coesa.਀䤀猀琀漀 琀爀漀甀砀攀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 攀 氀漀挀甀琀漀爀攀猀 愀 洀椀猀猀漀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 攀爀愀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 挀漀洀 攀搀椀琀漀爀椀愀 昀椀砀愀Ⰰ 挀漀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 戀愀猀攀愀搀漀 攀洀 渀漀琀愀猀Ⰰ 渀漀琀挀椀愀猀 攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 搀攀 挀愀爀琀攀爀 搀攀 瀀爀攀猀琀愀漀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀 攀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀⸀  Seguindo a produção de acordo com as instruções e aprendizado adquiridos nas aulas de radiojornalismo, o grupo pesquisou assuntos relacionados à educação, produziu as pautas e realizou entrevistas. Como a temática tem objetivo de alcançar jovens e adolescentes, a linguagem usada foi a informal, para que fosse de fácil interpretação de público alvo. ਀䤀猀琀漀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀漀爀焀甀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䴀攀搀椀琀猀挀栀 ⠀㈀  㠀⤀Ⰰ 愀 椀渀漀瘀愀漀 琀挀渀椀挀愀 搀愀 爀搀椀漀 愀瀀漀爀琀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 愀 愀爀琀攀 搀攀瀀攀渀搀攀 搀愀 椀洀愀最椀渀愀漀 攀 搀愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀⸀ ਀伀 爀搀椀漀 琀攀洀 甀洀愀 搀椀洀攀渀猀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 挀漀洀漀 琀愀氀 搀攀瘀攀 猀攀爀 搀椀渀愀洀椀稀愀搀漀爀 搀攀猀猀愀 洀攀猀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 愀洀瀀氀椀愀爀 愀 猀甀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 最攀爀愀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 挀甀氀琀甀爀愀 洀攀搀椀愀渀琀攀 愀 攀砀椀最渀挀椀愀 搀愀 洀砀椀洀愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀 挀愀搀愀 甀洀 搀攀 猀攀甀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀⸀ 䤀猀猀漀  漀 焀甀攀 搀愀爀 愀漀 爀搀椀漀 漀 椀洀瀀甀氀猀漀 爀攀渀漀瘀愀搀漀爀 瀀愀爀愀 漀 昀甀琀甀爀漀 攀 渀漀 洀攀爀愀 爀攀瀀攀琀椀漀 搀攀 昀漀爀洀愀猀 爀攀渀琀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 栀漀樀攀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀爀攀猀甀洀瘀攀氀Ⰰ 攀猀最漀琀愀搀愀猀 愀洀愀渀栀⸀ ⠀䴀䔀䐀䤀吀匀䌀䠀Ⰰ ㈀  㠀⤀⸀ ਀匀漀戀 琀愀椀猀 瀀爀攀洀椀猀猀愀猀Ⰰ 挀愀搀愀 洀攀洀戀爀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 昀椀挀漀甀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 攀洀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 甀洀 戀漀氀攀琀椀洀Ⰰ 焀甀攀 搀攀爀愀洀 挀漀爀瀀漀 愀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Ferraretto (2001) define o radiojornal como uma versão radiofônica dos periódicos impressos, reunindo várias formas jornalísticas, como boletins, comentários, editorias, etc. O produto-piloto, objeto desse trabalho, tem formato educativo-cultural e trata de várias formas jornalísticas sobre acontecimentos recentes na área da educação.਀匀漀戀 愀 搀攀渀漀洀椀渀愀漀 䔀搀甀挀愀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 攀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 刀愀搀椀漀昀渀椀挀漀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 攀 洀攀猀琀爀愀 䐀愀渀椀攀氀愀 倀攀爀攀椀爀愀 䈀漀挀栀攀洀戀甀稀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 最爀愀瘀愀漀 攀 攀搀椀漀⸀ 䄀渀琀攀猀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 ጀ†切氀琀椀洀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 ጀ†漀 最爀甀瀀漀 爀攀愀氀椀稀漀甀 漀甀琀爀愀猀 搀甀愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 挀漀洀 搀甀爀愀漀 椀渀昀攀爀椀漀爀 愀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀焀甀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀⸀ 一攀猀猀攀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 猀攀渀搀漀 瀀攀爀挀攀戀椀搀漀猀 焀甀愀椀猀 攀爀愀洀 漀猀 愀樀甀猀琀攀猀 焀甀攀 猀攀 昀愀稀椀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀  瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀 漀爀搀攀洀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 椀渀猀攀爀攀猀 猀漀渀漀爀愀猀⸀ 䄀 猀攀氀攀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀攀 瀀愀甀琀漀甀 渀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 猀椀琀攀猀 搀攀 渀漀琀挀椀愀 搀攀 䈀愀甀爀甀 攀 渀漀猀 瀀漀爀琀愀椀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 洀愀椀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 愀瀀甀爀愀搀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 昀漀渀琀攀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀愀椀猀 氀漀挀愀椀猀 攀 爀攀最椀漀渀愀椀猀⸀ Em relação à locução, todos do grupo participaram, de modo a promover um programa dinâmico, intercalando voz feminina e masculina, a partir da constatação sobre a heterogeneidade do público alvo. O formato escolhido contemplou um locutor, comentarista, além de reportagens, boletins e notas. Tais decisões ampararem-se na avaliação de que o rádio਀ Trata-se de um meio cego, mas que pode estimular a imaginação, de modo que logo ao ouvir a voz do locutor o ouvinte tente visualizar o que ouve, criando na mente a figura do dono da voz. [...] o rádio proporciona a agradável sensação de um discreto pano de fundo, ou então o foco para uma total absorção, além de relaxar e induzir ao prazer, à nostalgia, ao entusiasmo ou à curiosidade. (MCLEISH, 2001).਀ Em relação à identidade sonora, por conta do perfil do público, a opção foi por inserções compostas por efeitos rápidos, como cortinas, que permitiram melhor identificação dos tópicos abordados.਀䌀漀洀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀椀搀琀椀挀愀 攀 挀漀洀 渀昀愀猀攀 渀漀 最渀攀爀漀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀琀椀瘀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䔀搀甀挀愀 䈀爀愀猀椀氀 琀攀洀 琀爀椀渀琀愀 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 搀甀爀愀漀 攀  挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 猀攀琀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 猀攀琀攀 渀漀琀愀猀Ⰰ 搀漀椀猀 戀漀氀攀琀椀渀猀 攀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Em consideração aos critérios de noticiabilidade, o público alvo e o veículo em que foi transmitido, realizar o Radiojornal Educa Brasil de maneira dinâmica, ampla e rica em curiosidades e informações relevantes foi fundamental para sua melhor execução e para alcançar seus objetivos frente ao ouvinte. ਀伀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀 䔀搀甀挀愀 䈀爀愀猀椀氀 昀漀椀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀漀 瀀攀氀愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㜀 攀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀ⴀ氀漀Ⰰ 最爀愀瘀ⴀ氀漀 攀 攀搀椀琀ⴀ氀漀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 洀瀀愀爀 搀攀 瀀爀愀琀椀挀愀爀 愀 琀攀漀爀椀愀 愀瀀爀攀渀搀椀搀愀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 攀 攀砀攀爀挀攀爀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 瀀爀攀挀攀椀琀漀猀 琀椀挀漀猀Ⰰ 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 攀 愀琀攀渀漀 愀 甀洀 戀攀洀 焀甀攀 洀攀爀攀挀攀 洀愀椀猀 稀攀氀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 最漀瘀攀爀渀漀猀Ⰰ 愀 攀搀甀挀愀漀⸀ O grupo avalia que, por meio de um radiojornal sobre educação, é possível sensibilizar o público ouvinte de maneira crítica sobre a importância do ensino formal como elemento de transformação social, econômica e política do país.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 圀攀戀爀搀椀漀 漀甀 刀搀椀漀 漀渀氀椀渀攀⸀ 倀漀爀琀愀氀 刀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀爀㜀愀渀愀氀椀琀椀挀漀⸀ 眀漀爀搀瀀爀攀猀猀⸀挀漀洀⼀㈀ ㄀㌀⼀㄀㄀⼀㈀㐀⼀愀ⴀ栀椀猀琀漀爀椀愀ⴀ搀愀ⴀ眀攀戀爀愀搀椀漀ⴀ漀甀ⴀ爀愀搀椀漀ⴀ漀渀氀椀渀攀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀  漀甀琀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀搀甀挀愀漀⸀ 䤀䈀䜀䔀 ጀ†䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䜀攀漀最爀愀昀椀愀 攀 䔀猀琀愀琀猀琀椀挀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀戀爀愀猀椀氀攀洀猀椀渀琀攀猀攀⸀ 椀戀最攀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀攀搀甀挀愀挀愀漀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀  漀甀琀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀⸀ 刀搀椀漀 ጀ†伀 瘀攀挀甀氀漀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀 琀挀渀椀挀愀⸀ ㈀ 攀搀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 匀愀最爀愀 䰀甀稀稀愀琀琀漀Ⰰ ㈀  ㄀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀⸀ 刀搀椀漀㨀 吀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀椀猀琀爀椀愀 搀漀 刀搀椀漀⸀ 吀漀搀愀 䴀愀琀爀椀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀琀漀搀愀洀愀琀攀爀椀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀栀椀猀琀漀爀椀愀ⴀ搀漀ⴀ爀愀搀椀漀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀  漀甀琀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䌀䰀䔀䤀匀䠀Ⰰ 刀漀戀攀爀琀⸀ 倀爀漀搀甀漀 搀攀 刀搀椀漀㨀 唀洀 最甀椀愀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀吀匀䌀䠀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀⸀ 伀 刀搀椀漀 渀愀 䔀爀愀 搀愀 䤀渀昀漀爀洀愀漀㨀 吀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀漀 渀漀瘀漀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ ㈀ 攀搀⸀ 䌀漀椀洀戀爀愀Ⰰ 倀漀爀琀甀最愀氀㨀 䴀椀渀攀爀瘀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀儀甀愀猀攀 洀攀椀漀 猀挀甀氀漀 搀攀瀀漀椀猀⸀ 䄀戀攀爀琀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀戀攀爀琀⸀漀爀最⸀戀爀⼀眀攀戀⼀椀渀搀攀砀⸀ 瀀栀瀀⼀㈀ ㄀㌀ⴀ 㔀ⴀ㈀㈀ⴀ㄀㌀ⴀ㌀㌀ⴀ㄀㤀⼀㈀ ㄀㌀ⴀ 㘀ⴀ 㤀ⴀ㈀㄀ⴀ㌀㠀ⴀ㈀㈀⼀琀攀挀渀椀挀愀洀攀渀甀⼀椀琀攀洀⼀㈀㌀㔀㈀㤀ⴀ焀甀愀猀攀ⴀ洀攀椀漀ⴀ猀攀挀甀氀漀ⴀ搀攀瀀漀椀猀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀  漀甀琀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀