INSCRIÇÃO: 01287
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP05
 
TÍTULO: Jingle Irmão Sol
 
AUTORES: Ingrid Báo Ferreira dos Santos (Centro Universitário Newton Paiva); Felipe Moreira de Macedo (Centro Universitário Newton Paiva); Caroline Silva Generoso (Centro Universitário Newton Paiva); Ana Carolina Rocha Freire (Centro Universitário Newton Paiva); Pedro Henrique Emílio da Trindade (Centro Universitário Newton Paiva); Fernando Lima (Centro Universitário Newton Paiva); Anna Luiza Lima Souza (Centro Universitário Newton Paiva); Barbara Caroline Vielmi Nascimento (Centro Universitário Newton Paiva); Priscila Zocratto da Silveira Santos (Centro Universitário Newton Paiva); Rayane Natália Pimenta de Paula (Centro Universitário Newton Paiva); Larissa Alves Santana (Centro Universitário Newton Paiva); Cristiane Rocha e Silva (Centro Universitário Newton Paiva)
 
PALAVRAS-CHAVE: Jingle, Publicidade, Propaganda, Rádio,
 
RESUMO
Este projeto visou relatar o processo de criação de um jingle produzido para a Associação Irmão Sol, no contexto de interdisciplinaridade do sexto período de publicidade do Centro Universitário Newton. A peça audiofônica, criada na disciplina de Produção de Rádio, buscou divulgar a causa de uma instituição social, a Associação Irmão Sol, escolhida devido à afinidade do grupo – aqui configurado como agência - com os projetos criados pela mesma e pela percepção da carência que eles possuem quanto a serviços de comunicação. O foco no produto de áudio foi trabalhar o combate ao preconceito vivenciado por essas crianças e jovens ao se encontrarem em um contexto social pejorativo que estereotipa as crianças que vivem em abrigos. O jingle integra a campanha de divulgação da causa, buscando conscientizar o público da existência delas, de forma lúdica, por meio do contexto da mágica.
 
INTRODUÇÃO
A IRMÃO SOL foi criada em 1989 com o propósito de abrigar crianças e adolescentes em situação de risco social ou negligência familiar. Há uma tentativa de reintegração familiar para que eles regressem às suas casas. Caso não seja possível, tenta-se uma possível adoção. A entidade conta com 5 casas em Belo Horizonte, separadas por categorias e idades e interligada por coordenações, nas quais trabalha-se para benefício e com a comunidade. O grupo/agência criou uma campanha publicitária, para divulgar a Coleção do livro "No circo da vida as crianças são o espetáculo". Este produto/livro foi criado pelo grupo para se tornar uma fonte de renda para a ONG. Esta coleção seria vendida no site do Itaú Social, de forma que uma parte do valor destas vendas fosse revertida/doada à Associação. O Banco Itaú foi escolhido para patrocinar a causa, devido ao fato de já possuir, estrategicamente, ações de marketing social que visam a contribuir com causas similares. Neste sentido é que o nome deste braço social da instituição foi incorporado pelo grupo, também se atentando às questões mercadológicas que envolvem a produção de materiais de áudio. A campanha quer levar o ambiente circense para dentro de casa por meio desta coleção de livros e incentivar que o espetáculo seja visto por um adulto pelos olhos de uma criança. A abordagem escolhida para produção do Jingle foi emotiva e característica que a causa costuma despertar nas pessoas. O conceito foi o circo contracenado por crianças, já que foram elas que escreveram o livro. A questão de despertar o artista circense no público está em destaque na campanha. O intuito foi mostrar que, além de a plateia se identificar com o artista e com a modalidade circense, ela pode se tornar o artista, levando o cenário do livro para sua casa, por meio da coleção. Um dos focos mais importantes da associação é estruturar essas crianças e jovens, contando desde assistência nas necessidades básicas a preparo para o mercado de trabalho e sociedade.
 
OBJETIVO
O objetivo geral do trabalho foi produzir uma peça tradicional de áudio que transmitisse emoção ao ouvinte, a partir do trabalho realizado pela agência com a Associação Irmão Sol. O trabalho teve como proposta que o grupo se organizasse como uma agência de publicidade, a fim de proporcionar, a uma instituição do terceiro setor, serviços de comunicação para a evolução da organização e fortalecimento dos seus ideais. Em outro contexto, o trabalho também visou a desenvolver um projeto prático, onde seria possível aos alunos desenvolver o conteúdo teórico ministrado pelos professores em sala de aula. Especificamente, o trabalho buscou pesquisar a importância do jingle como elemento de comunicação, apresentando-o como um dos formatos da publicidade, buscando transmitir determinadas mensagens ao receptor, por meio da utilização de texto/interpretação, trilhas musicais e de efeitos sonoros. A peça foi utilizada para despertar o interesse ao público alvo de realizar a compra do produto, por meio de uma canção, com a trilha animada (composição da música e trilha elaborada pelos integrantes do grupo).
 
JUSTIFICATIVA
A temática do abandono e do acolhimento em relação à criança e ao adolescente vem sendo objeto de discussão e reflexão da sociedade atual. Por muito tempo, a prática de atendimento às crianças e adolescentes abandonados esteve ligada ao atendimento institucional. E a qualidade deste serviço, oferecido pelas instituições, já foi também objeto de crítica. Silva (2004) chama a atenção para a importância do funcionamento das instituições, que trabalham com a proposta de abrigo, proteção, amparo e formação do jovem como cidadão. Acredita-se que o projeto contribui para o aprendizado acadêmico e principalmente humano, visto que é motivação em prol do voluntário o desenvolvimento de todos os integrantes de diversas formas, mas que são também de extrema importância para a formação do profissional. Neste sentido, vale ressaltar a importância do projeto acadêmico Opus Universitário, criado pelo Centro Universitário Newton Paiva. Este projeto busca incentivar, nos alunos, o despertar para a questão da responsabilidade social. Neste contexto, são realizados trabalhos visando a divulgar a causa social de instituições não governamentais, a partir da criação de uma campanha de publicidade, uma campanha de propaganda e a criação de um produto que gere renda fixa para a ONG ou ASSOCIAÇÃO escolhida, gerando visibilidade e reconhecimento. O fato de o grupo ter criado um jingle deve-se não somente à exigência da disciplina de Produção de Rádio, mas também ao fato de que esta peça se mostra efetiva na transmissão de mensagens. Quando a mensagem é ouvida em forma de música, se torna mais leve, trabalha com o lado emocional do indivíduo, o que leva o cérebro humano a assimila com maior facilidade e rapidez a mensagem que se busca transmitir. O risco de o ouvinte se cansar ou de não captar o texto se torna menor (VIANNA, 2004). Sabendo disto, foi definido pelo grupo criar e produzir um jingle. A elaboração de uma música de acordo com o perfil do público-alvo, adequada ao veículo de comunicação e somada à letra animação e movimento ao produto/serviço do seu anunciante, melhora assim a assimilação da mensagem transmitida. A música também facilita a fixação de ideias e com uma melodia bem trabalhada, juntas, é possível aperfeiçoar a principal mensagem, como slogan ou o próprio nome da empresa. O jingle é capaz de dar personalidade ao produto além da exclusividade. É fácil lembrar-se de anunciantes como bancos, lojas de roupas, bebidas, brinquedos e redes de fast-food que possuem marcas fortes na cabeça das pessoas. Se cria uma ligação afetiva entre o ouvinte e o produto/marca (VIANNA, 2004, 2017).
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O trabalho se iniciou por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscando conhecer um pouco mais sobre a situação real de crianças e adolescentes que vivem em situação de risco social no Brasil. O grupo pesquisou leituras sobre o assunto, entre elas, a Lei 8069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com as questões que envolvem a sua proteção integral. Também foram feitas leituras sobre autores que se mostram favoráveis ao trabalho realizado em abrigos, com o intuito de proteger a criança e o adolescente e de reinseri-lo na sociedade. Para tanto, autores como Silva (2005) foram citados neste trabalho. Já para explicar o jingle e a sua relevância como formato de publicidade radiofônica, o grupo embasou sua leitura nos livros publicados por Vianna (2004, 2017), que tratam dos jingles e spots como objetos de estudo, bem como sobre a sugestão de sentido criada por este tipo de produção na publicidade feita na mídia rádio. Foi utilizada neste trabalho, uma metodologia qualitativa. Conforme já exposto neste projeto, o grupo realizou algumas visitas à Associação para conhecer a estrutura, seu funcionamento e algumas crianças atendidas pela instituição. A partir das visitas feitas à Associação, foi possível conhecer algumas crianças, conhecê-las e possibilitar que elas contassem um pouco sobre as suas histórias de vida. A partir deste contexto, pensou-se que seria possível criar o livro como produto e que este produto poderia ser divulgado para o público pretendido por meio da criação de um jingle, que transmitiria o conteúdo com uma mensagem lúdica. O jingle foi produzido no estúdio de rádio da instituição acadêmica, com o auxílio do técnico de áudio, a partir da criação de um roteiro. Este roteiro técnico, aprovado pelo professor da disciplina, foi produzido com os textos escritos em caixa alta, contemplando o lado esquerdo para as especificações de gravação e o lado direito para inserir as locuções a serem feitas para o jingle. A letra da música foi escrita pela redatora do grupo. A melodia escolhida foi inspirada na canção "Cigarros e Capitais", de Esteban Tavares (YOUTUBE, 2018).
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A melodia do jingle foi composta pelos integrantes do grupo com os instrumentos: teclado e violão, auxiliados pelo técnico de áudio da instituição, que também é músico. Assim, foi possível fazer um arranjo autoral, inspirado na melodia já citada. Foram escolhidas, para compor a peça musicada, duas vozes, sendo uma feminina e uma voz masculina, ambas suaves. O texto do jingle transmite uma ideia emocional (VIANNA, 2017), sugerindo uma construção de sentido para o ouvinte, transferindo a ideia de que, se uma pessoa quiser ler em seus momentos do dia ou em descanso, ela pode se inspirar naquela leitura, feita a partir das histórias contadas por crianças que vivem em abrigos. E que, a partir da audição daquelas histórias, que integram a coleção de livros, as pessoas podem se inspirar na causa e quererem ajudar. Isto é evidenciado no trecho: Um "livro onde o espetáculo são crianças que têm o que falar..." Como o conceito da campanha é que uma criança transmita uma mensagem ao ouvinte, optou-se, no segundo momento da peça, por integrar a locução de uma integrante do grupo, cuja voz soa de forma bastante infantil. A ideia era, exatamente, reforçar a mensagem da ajuda à criança e do adolescente. Não foi, sequer, necessário produzir efeitos sobre esta locução, uma vez que a voz era muito próxima do contexto lúdico e infantil que se esperava para aquele momento do jingle. O jingle se finaliza com uma locução que apresenta a assinatura da instituição e da parceria com a empresa que é responsável pelo aporte financeiro àquela causa, para fins de veiculação de mídias. As veiculações são voltadas para o público escolhido estrategicamente pelo grupo, nas rádios CBN, BAND NEWS, RÁDIO ALVORADA, CDL, 98 FM, JOVEM PAN, ANTENA 1, LIBERDADE, BH FM, por serem rádio que atingem o público adulto-contemporâneo ou o público jovem. Como planejamento de mídia, o grupo pensou em 6 inserções diárias nos 7 dias da semana, em horários entre as 07h e 19h. A gravação do jingle teve a duração de 7 horas, apenas para arranjos musicais e gravação com os cantores. Para produção do roteiro teve a duração de 3 horas, de modo que a redatora conseguisse encaixar o conceito da campanha dentro da música de referência mencionada na descrição acima. Para a edição do jingle, foram necessárias 4 horas, para que o técnico de áudio conseguisse deixá-la no tom certo sem nenhum ruído.
 
CONSIDERAÇÕES
O OPUS por um todo foi um trabalho que nos possibilitou colocar em prática o conhecimento acumulado até o 6° período. Convivemos como agência durante semestre para dar vida a uma campanha inteira, desde a estruturação de mídias a produção de peças, entendendo a importância de cada função dentro da mesma. Ainda mais interessante que isso foi trabalhar o lado social que a Publicidade pode oferecer, já que nem sempre estamos inclinados a incentivar o consumismo e sim ajudar quem realmente precisa. Estar em contato com a Associação durante o semestre foi de extremo aprendizado, conhecer como esta se sustenta, como trabalha e a forma como existem pessoas que se doam para preservar a vida de crianças e adolescentes que são vítimas da sociedade, fortificaram não só profissionalmente como também emocionalmente. Foi possível que cada um desenvolvesse sua habilidade dentro da área de comunicação, fazendo o que mais se identifica. Aprimoramento, flexibilidade e trabalho em equipe foram, com certeza, a base para concluir todo o projeto com êxito, especialmente o Jingle, que demorou horas para concluir as fases de produção, criação de roteiro, enredo e trilha sonora. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀夀伀唀吀唀䈀䔀⸀ 䔀猀琀攀戀愀渀 吀愀瘀愀爀攀猀 ⴀ 䌀椀最愀爀爀漀猀 攀 䌀愀瀀椀琀愀椀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀眀愀琀挀栀㼀瘀㴀最氀㌀䘀伀 洀伀倀嘀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㈀ 搀攀 匀攀琀⸀ ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开⸀ 䤀洀愀最攀渀猀 猀漀渀漀爀愀猀 渀漀 愀爀㨀 愀 猀甀最攀猀琀漀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀 渀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⸀ ㈀㄀㔀瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䄀一一䄀Ⰰ 䜀爀愀稀椀攀氀愀 嘀愀氀愀搀愀爀攀猀 䜀漀洀攀猀 搀攀 䴀攀氀氀漀⸀ 䨀椀渀最氀攀猀 攀 匀瀀漀琀猀㨀 愀 洀漀搀愀 渀愀猀 漀渀搀愀猀 搀漀 爀搀椀漀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀㨀 一攀眀琀漀渀 倀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀  㐀⸀ ㄀㤀㘀瀀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䔀渀椀搀 刀漀挀栀愀 䄀渀搀爀愀搀攀 搀愀 ⠀䌀漀漀爀搀⸀⤀⸀ 伀 搀椀爀攀椀琀漀  挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀 攀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀㨀 漀猀 愀戀爀椀最漀猀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ ㈀  㐀⸀  ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀䤀䐀匀 䈀伀伀䬀 䤀吀䄀唀 䌀刀䤀䄀一윀䄀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀攀甀氀攀椀漀瀀愀爀愀甀洀愀挀爀椀愀渀挀愀⸀挀漀洀⸀戀爀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀  搀攀 䴀愀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀吀䄀唀 匀伀䌀䤀䄀䰀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀椀琀愀甀猀漀挀椀愀氀⸀漀爀最⸀戀爀⼀瀀琀ⴀ戀爀⼀瀀爀漀最爀愀洀愀猀⼀洀漀戀椀氀椀稀愀挀愀漀ⴀ猀漀挀椀愀氀⼀椀琀愀甀ⴀ挀爀椀愀渀挀愀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 搀攀 䴀愀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀匀吀䄀吀唀吀伀 䐀䄀 䌀刀䤀䄀一윀䄀 䔀 䐀伀 䄀䐀伀䰀䔀匀䌀䔀一吀䔀 ⴀ 䰀攀椀 㠀 㘀㤀⼀㤀  簀 䰀攀椀 渀먀 㠀⸀ 㘀㤀Ⰰ 搀攀 ㄀㌀ 搀攀 樀甀氀栀漀 搀攀 ㄀㤀㤀 ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀爀攀猀爀攀瀀甀戀氀椀挀愀⸀樀甀猀戀爀愀猀椀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀氀攀最椀猀氀愀挀愀漀⼀㤀㄀㜀㘀㐀⼀攀猀琀愀琀甀琀漀ⴀ搀愀ⴀ挀爀椀愀渀挀愀ⴀ攀ⴀ搀漀ⴀ愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀ⴀ氀攀椀ⴀ㠀 㘀㤀ⴀ㤀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀ 搀攀 䄀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀