INSCRIÇÃO: 01288
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA02
 
TÍTULO: Dama de Barro
 
AUTORES: Lucas Lunguinho Soares (Universidade Municipal de São Caetano); Luciano de Souza (Universidade Municipal de São Caetano); André Luis Braun Schmeing (Universidade Municipal de São Caetano); Beatriz Cascardi Moreira (Universidade Municipal de São Caetano); Thays Alves Cordeiro (Universidade Municipal de São Caetano); Gabriel Rodrigues Pereira (Universidade Municipal de São Caetano); Márcio Roberto do Nascimento Filho (Universidade Municipal de São Caetano); Vinícios de Souza Gonçalves (Universidade Municipal de São Caetano)
 
PALAVRAS-CHAVE: Documentário, mulher, negra, moradia, direitos humanos
 
RESUMO
O documentário Dama de Barro narra a trajetória de vida de Cleide do Amaral, de 55 anos que participa ativamente da ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo/SP, organizada pelo MTST (Movimento do Trabalhador Sem Teto). A partir de entrevistas e imagens de Cleide trabalhando na cozinha da ocupação, o documentário aborda os aspectos mais íntimos da vida de Cleide, como sua criação, relação com pais e irmãos, a vivência como mulher negra e de baixa renda no mercado de trabalho, as dificuldades com seus filhos e a falta de moradia, e, para além desses, a esperança da casa própria e de dias melhores para ela e seus filhos.
 
INTRODUÇÃO
Dados do IBGE apontam que 32 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil (SILVA, 2017), ainda dentro deste quadro, o problema da moradia abordada pelo movimento abrange questões muito mais amplas: atualmente, mais de 11 milhões de pessoas vivem em favelas ou em moradias precárias no pais, ainda de acordo com o órgão. ਀ऀ伀 䴀吀匀吀 攀 愀 氀甀琀愀 瀀漀爀 洀漀爀愀搀椀愀 搀椀最渀愀 最愀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀洀漀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 猀漀 搀椀瘀漀爀挀椀愀搀愀猀 漀甀 猀攀瀀愀爀愀搀愀猀 搀攀 猀攀甀猀 洀愀爀椀搀漀猀 攀 挀漀洀瀀愀渀栀攀椀爀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 猀攀爀攀洀 洀攀猀 攀 猀攀爀攀洀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 挀爀椀愀漀 攀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀渀挀椀愀 搀椀最渀愀猀 搀攀 猀攀甀猀 昀椀氀栀漀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 氀甀琀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀猀琀 椀渀琀爀椀渀猀椀挀愀洀攀渀琀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 挀漀洀 愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀爀漀琀攀漀 攀 瀀爀漀猀瀀攀挀漀 搀攀 甀洀 昀甀琀甀爀漀 洀攀氀栀漀爀Ⰰ 渀漀 猀 瀀愀爀愀 攀氀愀猀Ⰰ 洀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 猀攀甀猀 昀椀氀栀漀猀⸀  䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀攀 䐀椀爀攀椀琀漀 搀愀 唀䘀倀䔀 攀 愀琀甀愀氀 挀漀氀甀渀椀猀琀愀 搀漀 䴀搀椀愀 一椀渀樀愀Ⰰ 䰀椀愀渀攀 䌀椀爀渀攀 䰀椀渀猀Ⰰ 攀猀挀爀攀瘀攀甀 攀洀 猀甀愀 挀漀氀甀渀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀漀爀琀愀氀 搀漀 䴀吀匀吀㨀  “Ocupações são protagonizadas por mulheres, quase sempre negras. E o que eu, você e a juíza Aline (Juíza que deu o veredito para a reintegração de posse na Ocupação Lanceiros Negros em Novembro de 2015) temos em comum com as mulheres das ocupações é algo muito forte, talvez a coisa mais importante das nossas vidas: somos mães. E como mãe nós somos leoas. Assim como as mães das ocupações. Leoas. Mulheres fortes em defesas de seus filhos e sua família. Elas ocupam muitas vezes para sair da rua, onde seus filhos estão vulneráveis e podem ser agredidos a qualquer tempo. Ou para sair de casa, onde os maridos as espancam e elas podem vir a morrer.”਀ O “Dama de Barro”, fala sobre quem de fato é Cleide do Amaral, negra, viúva, ex empregada doméstica e ocupante. Como foi sua criação familiar, a relação com o marido alcoólatra, como criou os seus filhos nesse contexto pouco privilegiado, quais momentos marcaram sua vida e como, hoje em dia, ela enxergar o mundo e a esperança em relação a moradia. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀洀瀀愀爀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 愀爀琀椀最漀 ㄀㜀먀 搀愀 䐀攀挀氀愀爀愀漀 唀渀椀瘀攀爀猀愀氀 搀漀猀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 漀渀搀攀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 琀漀搀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀 瀀漀猀猀甀椀 搀椀爀攀椀琀漀 愀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 攀 焀甀攀 漀 洀攀猀洀漀 渀漀 猀攀爀 瀀爀椀瘀愀搀漀 搀攀 猀攀甀 氀愀爀 ⠀伀一唀Ⰰ ㄀㤀㐀㔀⤀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 琀攀洀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 琀爀愀琀愀爀 漀 琀攀洀愀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀⸀  A observação prática do embasamento teórico realizado para a pesquisa foi através do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) e a ocupação Povo Sem Medo em São Bernardo do Campo, onde foi desenvolvida uma linguagem documental híbrida do participativo junto ao observativo.਀ऀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀    琀爀愀琀愀爀 攀昀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀Ⰰ 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 洀愀椀猀 栀甀洀愀渀愀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀㨀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 戀愀椀砀愀 爀攀渀搀愀Ⰰ 洀愀樀漀爀椀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 搀攀 戀愀椀砀愀 攀猀挀漀氀愀爀椀搀愀搀攀 攀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 搀攀 愀氀甀最甀攀氀 ⠀瘀椀搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⤀ 攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 琀爀愀琀攀 搀漀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀Ⰰ 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀漀琀椀挀愀Ⰰ 猀攀洀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 挀漀洀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀愀 洀攀猀洀愀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀⸀
 
JUSTIFICATIVA
A questão moradia digna e direito à propriedade do Brasil ainda não foi muito explorado, principalmente pelas grandes mídias. Em busca de referenciais, o documentário Ocupados, dirigido por Eduardo Neco é um dos poucos projetos desenvolvidos. Baseado na carência de produtos audiovisuais que tratem de maneira humana, focando na trajetória de vida dos mesmos. ਀ऀ䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 伀挀甀瀀愀漀 倀漀瘀漀 匀攀洀 䴀攀搀漀 攀洀 匀漀 䈀攀爀渀愀爀搀漀 搀漀 䌀愀洀瀀漀Ⰰ 挀椀搀愀搀攀 焀甀攀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀漀 䄀䈀䌀 倀愀甀氀椀猀琀愀Ⰰ  愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 愀 洀愀椀漀爀 漀挀甀瀀愀漀 搀漀 瀀愀猀Ⰰ 昀愀琀漀 焀甀攀 琀漀爀渀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 栀椀猀琀爀椀挀愀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 䄀䈀䌀Ⰰ 焀甀攀 挀愀爀攀挀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 䈀爀愀猀椀氀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀Ⰰ 攀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 氀甀琀愀 瀀漀爀 洀漀爀愀搀椀愀⸀  O documentário tem como ponto forte sua personagem principal: uma mulher negra e de origem pobre, o que, automaticamente, a tira de diversos espaços de fala e de reconhecimento, afinal, mulheres negras são a parcela social que é menos privilegiada.਀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A principal referência utilizada para a produção do projeto foi o documentário Babilônia 2000, de Eduardo Coutinho. ਀ऀᰀ䈠愀戀椀氀渀椀愀 ㈀   ᴀ† 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 琀漀搀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 甀洀 切渀椀挀漀 搀椀愀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀琀甀爀愀 攀洀 挀愀瀀琀愀爀 漀 挀氀椀洀愀 搀攀 爀攀渀漀瘀愀漀 焀甀攀 瀀攀爀洀攀椀愀 漀 氀漀挀愀氀⸀ 一漀 ᰀ䐠愀洀愀 搀攀 䈀愀爀爀漀ᴀ†攀猀猀愀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀瀀琀甀爀愀爀 愀 猀椀琀甀愀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 漀 洀砀椀洀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀愀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀  瀀漀猀琀漀 攀洀 瀀爀漀瘀愀⸀ 吀攀渀琀愀洀漀猀 猀攀洀瀀爀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀爀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀洀 甀洀 瀀氀愀渀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 焀甀攀 洀愀椀猀 愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀瘀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀 ⠀猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀氀椀 搀攀渀琀爀漀Ⰰ 猀攀甀 戀愀爀爀愀挀漀 漀甀 愀琀 洀攀猀洀漀 漀 氀甀最愀爀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 琀攀洀瀀漀⤀⸀ Coutinho também conduz entrevistas diretas, claramente querendo chegar ao ponto da emoção o quanto antes, construindo apenas o pano de fundo necessário pra essa emoção ser realçada ainda mais. Com um documentário de curta duração essa mesma estratégia foi adotada, fizemos perguntas diretas e pontuais, direcionando que o foco era a história de vida da personagem e sua relação com uma ação tão única quanto a de ocupar um terreno em busca de moradia para si ou para terceiros. As perguntas sempre foram direcionadas à pessoa entrevistada e não ao movimento em que ela participava.਀ऀᰀ传挀甀瀀愀搀漀猀 ጀ†伀 䘀椀氀洀攀ᴀⰠ 搀攀 䔀搀甀愀爀搀漀 一攀挀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 猀攀爀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 漀戀猀攀爀瘀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀 渀漀猀猀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 攀猀琀攀 挀漀渀猀攀最甀攀 攀瘀漀挀愀爀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 猀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀攀 甀洀愀 漀挀甀瀀愀漀Ⰰ 漀 搀椀愀 愀 搀椀愀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 猀甀愀猀 爀攀氀愀攀猀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 愀猀 瀀愀猀猀攀愀琀愀猀 攀 洀愀爀挀栀愀猀 挀栀攀椀愀猀 搀攀 琀攀渀猀漀⸀ 䄀 漀挀甀瀀愀漀 愀椀渀搀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 挀漀瀀愀 搀漀 洀甀渀搀漀 搀攀 ㈀ ㄀㐀Ⰰ 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 焀甀攀 最攀爀愀 甀洀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀渀椀漀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 昀漀爀琀攀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 愀氀椀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀漀猀猀愀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 瘀攀洀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 搀愀 瀀愀爀琀攀 洀愀椀猀 栀甀洀愀渀愀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀爀 漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 焀甀攀 琀漀爀渀愀洀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 切渀椀挀愀猀 攀 琀攀渀琀愀爀 爀攀最椀猀琀爀ⴀ氀漀猀⸀  O filme também mostra bem como se manter distante o suficiente e ainda estar presente, onde se posicionar em uma conversa, o momento certo de trocar o foco ou de achar enquadramentos pontuais que consigam mostrar toda a dimensão da situação. Também nos foi útil o modo como o documentário expõe os momentos de diversão e entretenimento dos ocupantes, mostrando que às vezes uma simples brincadeira ou um sorriso pode dizer mais que um depoimento.਀ऀ倀愀猀猀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 氀愀搀漀 洀愀椀猀 椀渀琀椀洀椀猀琀愀 攀 搀椀渀洀椀挀漀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ䰠愀攀爀琀攀ⴀ猀攀ᴀⰠ 搀攀 䰀礀最椀愀 䈀愀戀漀猀愀 搀愀 匀椀氀瘀愀 攀 䔀氀椀愀渀攀 䈀爀甀洀Ⰰ 爀攀琀爀愀琀愀 漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀愀 挀愀爀琀甀渀椀猀琀愀 搀愀 䰀愀攀爀琀攀Ⰰ 洀甀氀栀攀爀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀 搀攀 㔀㜀 愀渀漀猀Ⰰ 焀甀攀 攀渀昀爀攀渀琀愀 搀椀氀攀洀愀猀 挀漀洀 漀 挀漀爀瀀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀搀愀搀攀 攀 挀漀洀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀   O nos foi útil, é o fato de Laerte ser a única personagem do documentário. Logo, o foco é sua trajetória de vida, pessoal e profissional, e em qual momento ambas as coisas se encontram. E também, mesclando os momentos passados com os atuais, com as reflexões da Laerte sobre diversos temas.਀ऀ伀 昀椀氀洀攀 琀爀愀稀 甀洀 琀攀漀爀 渀琀椀洀漀Ⰰ 焀甀愀猀攀 攀砀瀀漀猀琀漀 瀀愀爀愀 䰀愀攀爀琀攀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 愀戀爀攀 猀漀戀爀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀⸀ 一漀 䐀愀洀愀 搀攀 䈀愀爀爀漀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 焀甀攀 搀攀椀砀愀猀猀攀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀 氀椀瘀爀攀 瀀愀爀愀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀愀椀猀 搀攀氀椀挀愀搀愀 焀甀攀 猀攀樀愀⸀ 
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Logo após a decisão do objeto de estudo (MTST, Ocupação Povo Sem Medo), a equipe foi em campo para coletar informações básicas sobre o Movimento e os participantes da ocupação. Ao chegar ao acampamento, buscamos informações na barraca principal, na qual os organizadores se reúnem. ਀ऀ䨀漀愀渀愀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀愀猀 搀漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 渀漀猀 搀攀甀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀攀 琀攀洀愀猀 最攀爀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 攀爀愀 漀 䴀吀匀吀Ⰰ 挀漀洀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀 漀猀 愀挀愀洀瀀愀洀攀渀琀漀猀 攀 挀漀洀漀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 昀甀渀挀椀漀渀愀瘀愀 愀 伀挀甀瀀愀漀 倀漀瘀漀 匀攀洀 䴀攀搀漀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 最攀爀愀氀 搀攀 渀切洀攀爀漀猀 搀攀 昀愀洀氀椀愀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 愀挀愀洀瀀愀搀愀猀 愀氀椀Ⰰ 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀 挀漀洀 漀猀 挀漀渀搀漀洀渀椀漀猀 愀漀 氀愀搀漀 攀 挀漀洀 愀 瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 匀漀 䈀攀爀渀愀爀搀漀 搀漀 䌀愀洀瀀漀⸀ Mel, também organizadora, foi a segunda entrevistada e levou a equipe para caminha pela ocupação, explicando sobre a divisão de cozinhas, sobre a montagem de barracas e sobre as rondas feitas durante a noite. Mel acompanhou grande parte do processo de desenvolvimento do documentário Dama de Barro, disponibilizando seu contato telefônico para possíveis duvidas ou emergências. ਀ऀ䄀氀洀 搀攀 甀洀 洀愀椀漀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 昀漀椀 瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀氀 愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 焀甀攀 攀渀昀爀攀渀琀愀爀愀洀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀㨀 猀漀氀漀 搀攀 琀攀爀爀愀 戀愀琀椀搀愀 攀 椀爀爀攀最甀氀愀爀Ⰰ 挀愀氀漀爀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀猀 氀漀渀愀猀 搀愀猀 戀愀爀爀愀挀愀猀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀渀猀 搀椀愀猀Ⰰ 漀 猀漀氀 昀漀爀琀攀⸀ Mesmo com um direcionamento não tão bem consolidado, a equipe continuou indo a campo para coletar imagens e se conectar com possíveis entrevistados, e participando do evento polêmico que envolveu Caetano Veloso e outros artistas. ਀ऀ吀愀洀戀洀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 䔀氀椀愀渀攀Ⰰ 愀瀀攀氀椀搀愀搀愀 䈀愀椀愀渀愀⸀ 伀 挀甀渀栀漀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀椀 椀渀琀椀洀愀 攀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀愀 攀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 渀漀 攀渀琀爀愀爀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀 昀漀椀 甀洀 昀愀琀漀爀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀猀猀椀洀漀 瀀愀爀愀 愀 搀攀挀椀猀漀 搀攀 焀甀愀氀 猀攀爀椀愀 漀 猀攀最洀攀渀琀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀  Foi a partir da decisão de realizar um projeto mais intimista, que a equipe se dirigiu novamente até a ocupação para coletar o máximo de entrevistas possíveis com ocupadores do local. Ali, várias entrevistas foram feitas, porém as mais enriquecedoras foram a de Cleide (a personagem principal do Dama de Barro) e Roseane.਀ऀ一攀猀猀攀 搀椀愀 昀漀椀 搀攀挀椀搀椀搀漀 漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀砀愀琀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀Ⰰ 挀漀渀琀愀爀愀洀漀猀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 琀爀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀㨀 䌀氀攀椀搀攀Ⰰ 䔀氀椀愀渀攀 ⠀䈀愀椀愀渀愀⤀ 攀 刀漀猀攀愀渀攀⸀ Semanas depois, a equipe foi até a cozinha na qual Cleide trabalha (G11), para gravar suas atividades ali e também fazer uma entrevista mais completa, agora com um questionário direcional. O planejamento do dia era também conseguir entrevistar Baiana e Roseane, mas nenhuma das duas estavam na ocupação aquele dia.਀ऀ䐀甀爀愀渀琀攀 攀猀猀攀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 甀洀 搀椀愀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 攀 漀甀琀爀漀Ⰰ 昀漀椀 琀攀渀琀愀搀漀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 䈀愀椀愀渀愀 攀 刀漀猀攀愀渀攀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 栀漀甀瘀攀 猀甀挀攀猀猀漀Ⰰ 攀氀愀猀 渀漀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀愀洀 洀攀渀猀愀最攀渀猀Ⰰ 渀攀洀 愀琀攀渀搀攀爀愀洀 愀猀 氀椀最愀攀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 愀昀甀渀椀氀漀甀 愀猀 漀瀀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 攀 䌀氀攀椀搀攀Ⰰ 挀漀洀 猀攀甀 挀愀爀椀猀洀愀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 挀漀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 昀漀椀 渀漀洀攀愀搀愀 漀昀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀 切渀椀挀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 ᰀ䐠愀洀愀 搀攀 䈀愀爀爀漀ᴀ⸠ O documentarista Eduardo Coutinho, na produção de seus documentários, não gostava do termo entrevista, mas sim, conversa. Segundo ele, e o termo entrevista carrega consigo um peso que nunca quis passar para seus documentários que, em seu cerne, são relatos de vida. Buscando, antes de tudo, uma aproximação com o entrevistado, para que as relações de poder de entrevistador vs. entrevistado fiquem menos visíveis.਀ऀ䄀猀猀椀洀 昀漀椀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀 愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 瀀愀爀愀 漀 䐀愀洀愀 搀攀 䈀愀爀爀愀Ⰰ 最攀爀愀爀 甀洀愀 愀琀洀漀猀昀攀爀愀 愀最爀愀搀瘀攀氀 瀀愀爀愀 䌀氀攀椀搀攀Ⰰ 攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 愀猀 ᰀ攠渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀ᴀ†昀攀椀琀愀猀 渀愀 挀漀稀椀渀栀愀 漀渀搀攀 攀氀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀 猀攀 愀猀猀攀洀攀氀栀愀猀猀攀 洀甀椀琀漀 愀 甀洀 戀愀琀攀 瀀愀瀀漀 椀渀昀漀爀洀愀氀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 攀氀愀 猀攀 猀攀渀琀椀爀椀愀 挀漀渀昀漀爀琀瘀攀氀 漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 椀渀琀攀爀愀最椀爀 挀漀洀 愀 挀洀攀爀愀 猀攀洀 最爀愀渀搀攀猀 挀漀渀猀琀爀愀渀最椀洀攀渀琀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀漀 挀甀氀琀椀瘀漀 搀攀 洀漀洀攀渀琀漀猀 昀漀爀愀 搀漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀愀猀 挀洀攀爀愀猀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 猀攀 挀漀渀攀挀琀愀爀 挀漀洀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 洀攀渀漀猀 猀甀瀀攀爀昀椀挀椀愀氀⸀ Assim, a equipe foi novamente à cozinha de Cleide para captar mais imagens a protagonista cozinhando enquanto conversava e contava histórias de sua vida. Mais tarde também, foi feita uma entrevista ainda mais intima, dentro de sua barraca, sobre questões da vida pessoal e profissional.਀ऀ䄀琀爀愀瘀猀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 渀琀椀洀愀猀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 漀 攀渀搀攀爀攀漀 搀愀 挀愀猀愀 搀愀 洀攀 搀攀 䌀氀攀椀搀攀Ⰰ 搀漀渀愀 䄀氀椀挀攀Ⰰ 攀洀 䐀椀愀搀攀洀愀⸀ 伀 最爀甀瀀漀 猀攀 搀攀猀氀漀挀漀甀 愀琀 氀Ⰰ 攀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 搀甀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 甀洀愀 挀漀洀 愀 椀爀洀Ⰰ 䰀甀挀椀愀 攀 挀漀洀 愀 洀攀⸀ 䔀猀猀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 渀漀 昀漀椀 瀀愀爀愀 愀 瘀攀爀猀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ Também fomos até a UBS onde Cleide vende café, as imagens de Cleide trabalhando fora da ocupação foram feitas, assim como outras perguntas.਀ऀ伀 瀀爀漀樀攀琀漀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 匀漀 䌀愀攀琀愀渀漀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 瘀攀爀戀愀猀 挀攀搀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 搀攀 愀瀀漀椀漀 搀漀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 攀 愀洀椀最漀猀⸀  Do início das gravações à pós-produção, o vídeo documentário “Dama de Barro” levou treze semanas para ficar pronto. Foram nove semanas de gravações e entrevistas, duas semanas de decupagem de material, uma semana de criação de roteiro e uma semana para edição e pós. O orçamento total do projeto foi de R$ 1.500,00.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ䐠愀洀愀 搀攀 䈀愀爀爀漀ᴀ†戀甀猀挀漀甀 爀攀琀爀愀琀愀爀 攀 搀愀爀 瘀漀稀 愀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 焀甀攀Ⰰ 渀愀 挀漀渀昀椀最甀爀愀漀 愀琀甀愀氀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 渀漀 琀攀爀椀愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 焀甀攀戀爀愀爀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 爀攀昀攀爀椀搀漀猀 愀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 漀挀甀瀀愀洀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀猀 猀攀洀 甀猀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 最愀爀愀渀琀椀爀 洀漀爀愀搀椀愀 搀椀最渀愀⸀ 刀攀猀最愀琀愀洀漀猀 瀀愀爀琀攀 搀攀 猀甀愀 椀渀昀渀挀椀愀Ⰰ 瘀椀搀愀 愀搀甀氀琀愀 攀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 愀琀甀愀氀 搀攀 猀甀愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 挀漀洀漀 洀甀氀栀攀爀 渀攀最爀愀Ⰰ 搀攀 挀氀愀猀猀攀 戀愀椀砀愀 攀 焀甀攀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀 猀甀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 猀漀昀爀攀甀 焀甀攀猀琀攀猀 焀甀攀 渀漀 猀漀 挀漀洀甀洀攀渀琀攀 搀椀猀挀甀琀椀搀愀猀⸀ 伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 搀 瘀愀氀漀爀  瘀椀搀愀Ⰰ 渀愀爀爀愀 愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀爀椀愀 攀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀椀搀愀Ⰰ 猀攀洀 搀攀猀瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 渀攀渀栀甀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䌀氀攀椀搀攀 愀琀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀砀挀氀甀椀渀搀漀 漀猀 攀猀琀椀最洀愀猀 瀀漀氀琀椀挀漀猀 搀攀 漀挀甀瀀愀攀猀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 䴀吀匀吀⸀ Acreditamos que o projeto atingiu seus objetivos, além de proporcionar reflexão e exercício de empatia para os espectadores.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀伀匀吀䄀Ⰰ 䘀氀漀爀攀渀愀 섀瘀椀氀愀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀㬀 䴀䄀刀刀䄀Ⰰ 䴀愀爀氀攀渀攀 䴀愀最渀愀戀漀猀挀漀⸀ 䘀愀洀氀椀愀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀 挀栀攀昀椀愀搀愀猀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瀀漀戀爀攀猀 攀 洀漀渀漀瀀愀爀攀渀琀愀氀椀搀愀搀攀 昀攀洀椀渀椀渀愀㨀 爀椀猀挀漀 攀 瀀爀漀琀攀漀⸀ 刀攀瘀⸀ 戀爀愀猀⸀ 瀀猀椀挀漀搀爀愀洀愀Ⰰ  匀漀 倀愀甀氀漀 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䄀氀瘀攀猀 䬀愀洀椀氀氀愀Ⰰ 䰀唀匀䄀Ⰰ 䴀愀椀氀椀稀 䜀愀爀椀戀漀琀琀椀Ⰰ 匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䴀愀渀甀攀氀氀攀 一愀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀⸀ 䴀甀氀栀攀爀攀猀 渀漀猀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 匀漀挀椀愀椀猀㨀 䄀 䌀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 䤀搀攀渀琀椀搀愀搀攀⸀ 䄀渀愀椀猀 搀漀 㔀먀 匀攀洀椀渀爀椀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 䔀猀琀愀搀漀 攀 倀漀氀椀琀椀挀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 䌀愀猀挀愀瘀攀氀Ⰰ ㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀愀最⸀ ㄀ⴀ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䐀戀漀爀愀⸀ 䘀愀氀琀愀 搀攀 洀漀爀愀搀椀愀Ⰰ 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 挀漀洀甀洀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀攀猀琀甀搀漀欀椀搀猀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀昀愀氀琀愀ⴀ搀攀ⴀ洀漀爀愀搀椀愀ⴀ甀洀ⴀ瀀爀漀戀氀攀洀愀ⴀ挀漀洀甀洀ⴀ渀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀⼀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀  搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀  ㄀⸀ 倀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀