INSCRIÇÃO: 01292
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO07
 
TÍTULO: Maraká – O som da luta
 
AUTORES: Jéssica Moreira Antunes (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Flora Cortês Daemon de Souza Pinto (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Carolina do Nascimento Carvalho (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Larissa Caetano Pereira Guedes (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Marina Florentino Mendes (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
 
PALAVRAS-CHAVE: movimento indígena, cidadania indígena, Aldeia Maracanã, povos originários, cultura indígena
 
RESUMO
O site Maraká é uma narrativa virtual em forma de portal multimídia que apresenta uma grande reportagem, dividida em estruturas temáticas, sobre o movimento indígena no contexto urbano no Rio de Janeiro. São seis textos de caráter literário, que contam a partir da história dos personagens, o contexto histórico da luta indígena, com um olhar diferenciado sobre as questões políticas, estruturais e sociais para o movimento. Ao abrir o site é exibido automaticamente um documentário curta-metragem, onde são apresentados os personagens que, mais tarde, serão trazidos novamente em forma textual. Esse é um trabalho feito para a disciplina de Comunicação e Cidadania, cursada no primeiro semestre de 2017 sob a orientação da professora Flora Daemon, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 甀洀 猀攀渀猀漀 挀漀洀甀洀 攀 甀洀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀 昀漀爀洀愀搀漀 猀漀戀爀攀 椀渀搀最攀渀愀猀 焀甀攀  椀渀挀漀洀瀀愀琀瘀攀氀 挀漀洀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䔀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 愀漀 昀愀氀愀爀 搀漀猀 瀀漀瘀漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀Ⰰ 挀爀椀愀ⴀ猀攀 渀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 愀 椀洀愀最攀洀 爀攀氀愀琀愀搀愀 瀀漀爀 倀攀爀漀 嘀愀稀 搀攀 䌀愀洀椀渀栀愀Ⰰ 渀愀 猀甀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 挀愀爀琀愀  挀漀爀漀愀 瀀漀爀琀甀最甀攀猀愀 渀漀猀 琀攀洀瀀漀猀 搀漀 搀攀猀挀漀戀爀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 漀 渀搀椀漀  瘀椀猀琀漀 挀漀洀漀 甀洀 猀攀爀 瀀爀椀洀椀琀椀瘀漀Ⰰ 攀砀琀椀挀漀Ⰰ 猀攀氀瘀愀最攀洀Ⰰ 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 洀愀渀椀瀀甀氀愀搀漀 攀 猀甀戀洀椀猀猀漀 愀漀 挀漀氀漀渀椀稀愀搀漀爀⸀ 䌀漀洀 漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 攀猀猀攀猀 瀀漀瘀漀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 猀攀爀 氀攀洀戀爀愀搀漀猀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀  瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀Ⰰ 漀甀 愀琀 洀攀猀洀漀 ᠀洠琀椀挀漀猀ᤀⰠ 搀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䄀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀 甀洀 搀椀猀挀甀爀猀漀 搀攀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 攀 椀渀昀攀爀椀漀爀椀搀愀搀攀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀⸀ 䄀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 甀渀椀瘀攀爀猀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 愀挀愀戀愀洀 瀀漀爀 猀攀爀攀洀 爀攀搀甀稀椀搀愀猀 愀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀椀猀 挀漀洀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀攀猀 瀀甀爀愀洀攀渀琀攀 瀀愀猀猀椀瘀愀猀 攀 愀爀戀椀琀爀爀椀愀猀⸀ ⠀匀吀刀䄀唀匀匀Ⰰ ㄀㤀㠀㤀⸀⤀ ਀一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀 猀漀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 椀猀猀漀 攀 挀漀洀愀渀搀愀洀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀Ⰰ 甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 攀 猀漀挀椀愀氀 渀愀 氀甀琀愀 瀀攀氀愀 最愀爀愀渀琀椀愀 搀攀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀⸀ 䄀椀渀搀愀 愀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 挀漀洀 漀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀Ⰰ 愀猀 搀攀洀愀渀搀愀猀 瀀愀猀猀愀洀 瀀漀爀 甀洀 愀瀀愀最愀洀攀渀琀漀 渀愀 洀搀椀愀Ⰰ 焀甀攀 最攀爀愀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 漀 攀猀焀甀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 猀甀愀猀 挀愀甀猀愀猀 渀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀ⴀ椀渀搀最攀渀愀猀⸀ 䔀洀 戀甀猀挀愀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀攀 椀洀瀀爀攀猀猀攀猀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀甀漀猀愀猀 攀 爀攀搀甀挀椀漀渀椀猀琀愀猀Ⰰ 漀 猀椀琀攀 䴀愀爀愀欀 猀甀爀最椀甀 挀漀洀漀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 爀攀氀愀琀愀爀 搀愀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀 瘀椀搀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 漀挀甀瀀愀漀 洀愀椀猀 愀渀琀椀最愀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 愀 䄀氀搀攀椀愀 䴀愀爀愀挀愀渀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀搀愀 攀洀 ㈀  㘀 愀漀 氀愀搀漀 搀漀 䔀猀琀搀椀漀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 䴀爀椀漀 䘀椀氀栀漀⸀
 
OBJETIVO
O objetivo do trabalho é a construção de uma narrativa que fale sobre a história indígena de uma forma justa e fiel às intenções do próprio movimento. Isso porque, atualmente, o pouco do que se pode ler e ver sobre os indígenas, dentro do jornalismo tradicional, são matérias, rasas, equivocadas, e que muitas vezes reforçam estereótipos de um índio do século XIV. Com isso, o objetivo do Maraká é de justamente criar um espaço onde a população possa ver o indígena como parte da sociedade brasileira, que luta e que reivindica seu espaço. Por isso, temas como educação, manutenção da língua materna, mulheres nas aldeias, e a cidadania indígena foram escolhidos como pautas centrais.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀愀搀愀 愀 爀椀焀甀攀稀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 挀甀氀琀甀爀愀 焀甀攀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 椀渀搀最攀渀愀 瀀漀猀猀甀椀Ⰰ 昀漀椀 搀攀挀椀搀椀搀漀 焀甀攀 愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 搀攀 琀攀渀琀愀爀 爀攀瀀愀猀猀愀爀 瀀愀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 琀攀瘀攀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀氀搀攀椀愀 猀攀爀椀愀 甀洀 瀀漀爀琀愀氀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀⸀ 䄀瀀攀渀愀猀 漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 渀漀 猀攀爀椀愀 挀愀瀀愀稀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀挀攀爀 琀漀搀愀 愀 爀椀焀甀攀稀愀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 渀漀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 挀愀瀀琀愀爀 愀 戀攀氀攀稀愀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 搀愀渀愀猀 攀 渀攀洀 漀 猀漀洀 搀漀猀 爀椀琀甀愀椀猀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 昀愀稀攀爀 琀愀洀戀洀 漀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 愀 椀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 昀漀椀 漀 挀愀洀椀渀栀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀漀爀 琀愀渀琀漀Ⰰ 樀 焀甀攀  昀漀爀洀愀琀漀 焀甀攀 洀愀椀漀爀 琀攀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 爀攀愀氀 攀洀 挀愀洀瀀漀 瘀椀瘀椀搀愀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀⸀  ਀匀漀戀爀攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀洀漀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀 椀渀搀最攀渀愀Ⰰ 愀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 猀攀 搀 瀀攀氀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 氀攀瘀愀渀琀愀爀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 椀渀搀最攀渀愀 渀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 攀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 儀甀愀渀搀漀 氀攀瘀愀洀漀猀 攀洀 挀漀渀琀愀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瘀攀稀攀猀 焀甀攀 漀猀 瀀漀瘀漀猀 漀爀椀最椀渀爀椀漀猀 猀漀 挀椀琀愀搀漀猀 渀愀 洀搀椀愀Ⰰ  瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀氀 焀甀攀 攀氀攀猀 猀漀 愀猀猀漀挀椀愀搀漀猀  甀洀愀 搀攀昀椀渀椀漀 攀爀爀渀攀愀 搀攀 ᰀ猠漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀爀椀洀椀琀椀瘀愀ᴀⰠ 挀漀洀漀 猀攀 渀猀 瘀椀瘀猀猀攀洀漀猀 渀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀 攀氀攀猀 渀漀 瀀愀猀猀愀搀漀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀渀搀漀 甀洀愀 琀攀洀瀀漀爀愀氀椀搀愀搀攀 攀洀 搀攀琀爀椀洀攀渀琀漀 搀愀 漀甀琀爀愀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 昀愀氀愀挀椀漀猀愀 搀攀 ᰀ攠瘀漀氀甀漀ᴀ†渀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀猀 搀漀椀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 搀攀 挀椀瘀椀氀椀稀愀漀⸀ ⠀䘀䄀䈀䤀䄀一Ⰰ 䨀漀栀愀渀渀攀猀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⤀⸀  ਀䄀 洀搀椀愀 瘀攀椀挀甀氀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 渀愀猀 焀甀愀椀猀 漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀 猀漀 爀攀琀爀愀琀愀搀漀猀 挀漀洀漀 猀攀爀攀猀 椀渀瘀愀猀漀爀攀猀 焀甀攀 愀琀爀愀瀀愀氀栀愀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 攀挀漀渀洀椀挀漀 搀漀猀 椀渀琀攀爀椀漀爀攀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 昀愀稀攀渀搀愀猀 攀 洀椀渀攀爀愀攀猀 焀甀攀 攀洀 洀甀椀琀漀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 椀洀瀀氀愀渀琀愀搀愀猀 渀愀猀 琀攀爀爀愀猀 焀甀攀 攀爀愀洀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀漀瘀漀 椀渀搀最攀渀愀⸀ 䔀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 琀攀洀ⴀ猀攀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 渀愀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 栀椀猀琀爀椀挀愀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀愀猀猀愀搀漀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀搀漀 搀攀猀猀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 椀渀琀椀琀甀氀愀 甀洀愀 切渀椀挀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 昀椀砀愀 搀漀 瀀愀猀猀愀搀漀⸀ 䔀椀猀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀漀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀愀猀猀愀搀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 甀洀 瀀漀瘀漀㨀 愀 椀渀挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀愀爀 猀攀甀 昀甀琀甀爀漀⸀ ⠀䘀䄀䈀䤀䄀一Ⰰ 䨀漀栀愀渀渀攀猀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⤀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O portal Maraká foi produzido através da plataforma Wix Site, que trabalha com HTML 5, e é composto por um vídeo, imagens e texto. Embora esteja escrita em seis partes diferentes, a história é uma só. Dispostas em seis imagens clicáveis diferentes, as partes dos textos foram disponibilizadas separadamente para que o leitor possa escolher sua própria trajetória dentro da história, e assim ler primeiro o que mais lhe causar curiosidade, sem uma necessidade cronológica. Assim como o conceito indígena aprendido durante as entrevistas de que, ‘O livre saber anula toda hierarquia’, a intenção é de quebrar a hierarquia do texto com um formato que independentemente de onde o leitor inicia a leitura, haverá coerência e fluidez.਀ Conforme dito, havia uma preocupação em manter o mais próximo possível do leitor a riqueza dos detalhes e informações coletadas, e então percebeu-se a necessidade de utilizar um modelo em que houvesse espaço para a interatividade juntamente com a possibilidade de exploração de longas narrativas. Por isso, o formato usado foi o Long Form Journalism que permite a leitura das narrativas não-ficcionais de forma não-linear e aprofundadas sobre o tema indígena. E também, todo o conteúdo visual foi projetado para combinar de forma harmônica com os elementos da página e com as faixas de texto, explorando a linguagem com engajamento do leitor através de recursos como usabilidade e arquitetura informacional. (LONGHI, Raquel Ritter e WINQUES, Kerléy, 2015).਀ A influência no formato de reportagem multimídia interativa surgiu a partir da ideia do Parallax Scrolling, um método de construção de narrativa no webjornalismo que tem como recurso a ilusão de profundidade de campo utilizado para criar uma experiência de navegação diferente dos modelos tradicionais de jornalismo digital. (LONGHI, Raquel, 2014). Como modelo, nosso primeiro contato e inspiração foi a reportagem multimídia do jornal americano The New York Times “Snow Fall: The Avalanche at Tunnel Creek” (BRANCH, John, 2012.), que lançou uma tendência mundial de inovação na maneira de construir a narrativa com a interatividade em diversos recursos visuais e de animação, além dos textos. O recurso de rolagem Parallax Scrolling, outrora nascido na indústria de jogos de videogames, e agora apropriado pelo webjornalismo, foi utilizado como método dentro das narrativas da nossa reportagem para criar uma fluidez na leitura e permitir que o layout seja ao mesmo tempo sofisticado e carregado de interatividade. (DE LUCENA, Liliane, 2016.)਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 漀挀愀猀椀攀猀Ⰰ 挀漀洀 氀椀搀攀爀愀渀愀猀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 椀渀搀最攀渀愀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀琀渀椀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 攀氀愀猀Ⰰ 琀椀瘀攀爀愀洀 洀愀椀猀 搀攀猀琀愀焀甀攀 漀猀 倀愀琀愀砀Ⰰ 䈀愀渀椀眀愀 攀 䜀甀愀樀愀樀愀爀愀 瀀攀氀愀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 猀 昀漀渀琀攀猀 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀攀氀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀挀漀氀栀攀爀 洀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 䌀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 琀攀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 氀攀瘀愀渀琀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀洀 甀搀椀漀Ⰰ 瘀搀攀漀 攀 爀攀最椀猀琀爀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀⸀ 一愀 攀渀琀爀愀搀愀 搀漀 猀椀琀攀Ⰰ  攀砀椀戀椀搀漀 甀洀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 搀攀稀 洀椀渀甀琀漀猀 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀 猀椀琀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀渀挀椀猀愀 攀 挀漀渀瘀椀搀愀琀椀瘀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀攀 攀猀挀爀椀琀愀 昀椀挀愀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 猀攀椀猀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 焀甀攀 猀漀Ⰰ 渀愀 漀爀搀攀洀 焀甀攀 攀猀琀漀 搀椀猀瀀漀猀琀漀猀 渀漀 洀漀猀愀椀挀漀 椀渀椀挀椀愀氀 搀漀 猀椀琀攀 搀愀 攀猀焀甀攀爀搀愀 瀀爀愀 搀椀爀攀椀琀愀 攀 搀攀 挀椀洀愀 瀀愀爀愀 戀愀椀砀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 琀攀洀愀猀㨀  ਀䄀氀搀攀椀愀 䴀愀爀愀挀愀渀 ⴀ 甀洀 琀攀砀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 搀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 挀攀渀琀爀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 䄀氀搀攀椀愀 䴀愀爀愀挀愀渀⸀ 匀漀 挀椀琀愀搀漀猀 挀漀洀漀 昀漀渀琀攀猀 唀爀甀琀愀甀 攀 倀漀琀椀爀愀 䜀甀愀樀愀樀愀爀愀㬀  Línguas Indígenas - um texto que pauta os desafios em perpetuar as línguas maternas, em que são citados como fonte Anari Pataxó, Francy Baniwa e Urutau Guajajara; ਀ Mulheres Indígenas - que fala sobre militância de mulheres indígenas dentro e fora de suas aldeias, em que são citadas como fonte Francy Baniwa e Potira Guajajara; ਀ CESAC - sobre indígenas nas periferias, em que é apresentado o segundo centro de pesquisa: o CESAC (Centro de Etnoconhecimento Sociocultural e Ambiental Caiuré) e são citados como fontes Urutau e Potira Guajajara; ਀ Cidadania - um texto sobre a noção de cidadania indígena e pertencimento territorial, em que são citados como fonte Urutau e Potira Guajajara; ਀ Espaços Acadêmicos - sobre a ocupação dos espaços acadêmicos e os desafios da educação, neste texto são apresentados como fontes Francy Baniwa e Urutau Guajajara. ਀ Todos os textos são assinados e ilustrados com fotos autorais. Já o nome do portal “Maraká - O som da luta”, foi escolhido na intenção de representar em apenas uma palavra todos os povos indígenas. Quem sugeriu a palavra foi Urutau Guajajara, líder da Aldeia Maracanã. Maraká é um instrumento de agitação, utilizado em ritos religiosos e recreativos por diversos povos indígenas do Brasil, sobretudo na região Norte e Nordeste, mas nas cidades atribui-se à ele um caráter de resistência cultural, sendo assim muito usado pelos militantes em manifestações e momentos de representatividade. Por esse motivo, foi escolhido para representar os grupos indígenas que gritam por justiça e igualdade. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀 搀漀 最爀甀瀀漀 挀漀洀 攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 昀漀椀 猀攀渀琀椀爀 甀洀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 攀渀爀愀椀稀愀搀漀 攀Ⰰ 愀琀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀漀Ⰰ 愀漀 攀渀琀爀愀爀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀猀 昀漀渀琀攀猀⸀ 一漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 瀀漀爀 愀椀渀搀愀 渀漀 琀攀爀 琀椀搀漀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 搀攀猀挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 猀攀渀猀漀 挀漀洀甀洀 攀 搀漀猀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀瘀愀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 爀攀挀漀氀栀椀搀愀Ⰰ 挀漀洀 洀攀搀漀 搀攀 漀昀攀渀搀攀爀 焀甀攀氀愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 搀攀 渀漀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 瀀漀爀焀甀 搀愀 䄀氀搀攀椀愀 䴀愀爀愀挀愀渀Ⰰ 漀甀 愀琀 洀攀猀洀漀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 椀渀搀最攀渀愀⸀ 䄀漀 瀀愀猀猀漀 焀甀攀 愀 漀挀甀瀀愀漀 爀攀猀椀猀琀椀甀 愀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀 搀漀猀 瀀漀氀椀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 猀愀爀攀洀 搀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 爀攀猀椀猀琀椀爀 挀漀洀漀 昀漀爀愀 攀 渀椀洀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 琀椀渀栀愀 猀甀愀猀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀猀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 渀漀 猀攀 猀攀渀琀椀爀 挀漀渀昀漀爀琀瘀攀氀Ⰰ 搀攀 渀漀 猀愀戀攀爀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 昀愀氀愀爀Ⰰ 焀甀攀 攀爀愀洀  昀爀甀琀漀猀 搀攀 甀洀愀 攀搀甀挀愀漀 焀甀攀 渀漀 爀攀瀀愀猀猀愀 渀攀渀栀甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 瘀愀氀漀爀  攀猀猀愀 洀椀渀漀爀椀愀⸀ 䌀漀洀 漀 瀀愀猀猀愀爀 搀漀猀 洀攀猀攀猀 攀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 攀洀瀀愀琀椀愀 攀 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀 渀漀 猀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 挀漀洀漀 瀀攀愀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 瀀攀渀猀愀爀 攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀爀 愀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 漀 搀攀猀椀渀琀攀爀攀猀猀攀 最漀瘀攀爀渀愀洀攀渀琀愀氀 渀愀猀 挀愀甀猀愀猀 搀漀猀 瀀漀瘀漀猀 漀爀椀最椀渀爀椀漀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 搀愀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 氀椀琀攀爀爀椀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀 最爀愀渀搀攀稀愀 攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 琀漀爀渀愀爀 漀 椀渀搀最攀渀愀 挀漀洀漀 渀愀爀爀愀搀漀爀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 渀漀 猀攀洀瀀爀攀 挀漀洀漀 愀氀最甀洀 焀甀攀  渀愀爀爀愀搀漀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀  昀漀椀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀爀 愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 甀洀愀 瘀椀猀漀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀愀 搀愀焀甀攀氀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 爀漀洀瀀攀爀 愀猀 挀漀爀爀攀渀琀攀猀 戀甀爀漀挀爀琀椀挀漀猀 搀漀 氀攀愀搀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀猀猀椀洀 最愀爀愀渀琀椀爀 甀洀愀 瘀椀猀漀 洀愀椀漀爀 搀攀猀猀攀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀猀⸀ ⠀倀䔀一䄀Ⰰ ㈀  㘀⸀ 瀀 ㄀㌀⤀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
LÉVI-STRAUSS, Claude. Mito e Significado, Lisboa: Edições 70, 1989.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䄀䈀䤀䄀一Ⰰ 䨀漀栀愀渀渀攀猀⸀ 伀 吀攀洀瀀漀 攀 漀 伀甀琀爀漀㨀 䌀漀洀漀 愀 愀渀琀爀漀瀀漀氀漀最椀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 猀攀甀 漀戀樀攀琀漀Ⰰ 䔀搀椀琀漀爀愀 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀

PENA, Felipe. Jornalismo Literário. Contexto, 2006.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀一䜀䠀䤀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀 刀椀琀琀攀爀 攀 圀䤀一儀唀䔀匀Ⰰ 䬀攀爀氀礀⸀ 伀 氀甀最愀爀 搀漀 氀漀渀最昀漀爀洀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 漀渀氀椀渀攀㨀 儀甀愀氀椀搀愀搀攀 瘀攀爀猀甀猀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 攀 愀氀最甀洀愀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀渀猀甀洀漀⸀

BRANCH, John. Snow Fall: The Avalanche at Tunnel Creek. Ano 2012.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䔀 䰀唀䌀䔀一䄀Ⰰ 䰀䤀䰀䤀䄀一䔀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀 挀漀洀漀 爀攀昀氀攀砀漀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 渀愀 椀渀搀切猀琀爀椀愀 搀愀 洀搀椀愀 攀 愀 猀甀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 渀漀 攀渀猀椀渀漀 搀攀 最爀愀搀甀愀漀Ⰰ 唀一䔀匀倀Ⰰ 䈀愀甀爀甀Ⰰ 匀倀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀