ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01338</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Não espere ser arte para ter sua atenção</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jamille de Melo Guimarães (Centro Universitario de Volta Redonda); Paulo Victor Dalboni Cardoso (Centro Universitario de Volta Redonda); Bruna Castilho Santos (Centro Universitario de Volta Redonda); Rebeca Baltazar Chaves (Centro Universitario de Volta Redonda); Edilberto Cardoso Venturelli (Centro Universitario de Volta Redonda)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;fotografia publicitária, Organização das nações unidas, Objetivos de desenvolvimento sustentável, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O anúncio em questão foi desenvolvido pelos alunos do 3° ano de Publicidade e Propaganda, em 2017, para um trabalho integrado entre as disciplinas de Fotografia Publicitária e Direção de Arte e Comunicação do Centro Universitário de Volta Redonda. A proposta foi criar cartazes de divulgação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados pela Organização das Nações Unidas em conjunto com diversos países com objetivo de mobilizar a população para cumprir as metas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho integrado entre as disciplinas de Fotografia Publicitária e Direção de Arte tem a intenção de promover um aprendizado mais significativo aos alunos do terceiro ano de Publicidade e Propaganda e colaborar para um pensamento crítico acerca do processo completo de elaboração de uma campanha. Para isso, os professores das disciplinas apresentaram a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados pela Organização das Nações Unidas e dividiram a turma em grupos, onde cada um ficou responsável por três Objetivos. No nosso caso, os objetivos a serem abordados  utilizando obrigatoriamente fotografias produzidas no estúdio da faculdade, durante a aula de fotografia publicitária - foram o 1) Erradicação da Pobreza; 5) Igualdade de Gênero e 10) Redução das Desigualdades. A partir disso o brainstorming realizado pelo grupo apontou para a utilização de peças que utilizassem obras de arte como inspiração, seguidas pela frase "não espere ser arte para ter sua atenção". As obras usadas como guia foram os quadros 'Monalisa', 'The Infant Samuel' e 'O Nascimento de Vênus', em três peças, para Facebook, revista e Outdoor. Para essa participação foi selecionado a peça inspirada no quadro Monalisa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Considerando que os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ITAMARATY, 2015), o principal objetivo deste trabalho foi chamar atenção para problemas sociais, como a falta de mobilidade para cadeirantes, o abuso contra a mulher e a extrema pobreza (temas relacionados aos ODS selecionados para esta atividade). A proposta foi sensibilizar o público por meio da associação de uma realidade destas com uma obra de arte famosa e afetiva. A frase visa promover uma reflexão acerca da falta de percepção dos problemas sociais que presenciamos diariamente e, por vezes, tornam-se invisíveis.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o intuito atingir o público com uma mensagem clara, porém com uma composição conceitual, as peças buscam incomodar as pessoas para que alguma mudança seja feita. O conceito por trás da campanha é de que todos os dias milhares de obras de artes são vistas por visitantes de museus, contudo, os necessitados de ajuda passam despercebidos. A utilização da fotografia conforme estipula Laham e Lopes (2005) deve comunicar suas pretensões de um modo que desperte sentimentos, emoções e reações. A fotografia é capaz de ligar uma mensagem, por meio da imagem. Para isso, entretanto, deve-se premeditar os elementos visuais significativos. Diante deste conceito foi pensada a proximidade imagética quanto aos planos e poses das renomadas obras de arte já aqui citadas para construir uma premeditação na mente do espectador.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha foi proposta nas disciplinas de Fotografia Publicitária e Direção de Arte e Comunicação professores Rebeca Baltazar Chaves e Edilberto Cardoso Venturelli. Este trabalho buscava criar peças para três objetivos da ODS; por meio de sorteio, foram definidos 'erradicação da pobreza', 'Igualdade de gênero' e 'Redução das desigualdades'. Dentro dessas categorias ainda haviam subdivisões, onde o trabalho propôs 'Até 2030, erradicar a pobreza extrema para todas as pessoas em todos os lugares', 'Eliminar todas as formas de violência (...)tráfico e exploração sexual e de outros tipos' e 'até 2030, empoderar e promover a inclusão social'. As exigências do trabalho eram que fossem criadas a campanha e que as fotos fossem produzidas no estúdio do UniFOA pelos alunos. A escolha da mídia seria feita pelo grupo, que optou na criação para Facebook, Revista e Outdoor. As peças foram pensadas para que não só remetessem as obras de arte, mas que também fossem enfatizados os problemas sociais. Para produção fotográfica foi utilizado um fundo na cor branca com objetivo de facilitar na pós-produção e em que funcionasse como um rebatedor de luz. Foram utilizadas três tocha de flash: duas com luzes suaves para a modelo e uma luz apontada para o fundo para tornar o branco 'all white' tendo em vista que em sua origem o mesmo era de TNT na cor branca e apresentava algumas falhas quando não exposto a esta luz. Para pós-produção, foi inserido o background nas peças e foi feito tratamento de imagem, com correções de cor e montagens no programa Photoshop. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento do trabalho ocorreu em sala de aula, durante as disciplinas aqui citadas. O grupo reuniu-se para pensar na proposta e conceito que seria interessante para as peças. Assim que tivemos consenso quanto à abordagem que vincularia as peças a obras de arte, decidimos escolher quais obras utilizaríamos como referência. Decidimos optar pela 'Monalisa' de Leonardo da Vinci, 'The Infant Samuel' de Joshua Reynolds e 'O Nascimento de Vênus' de Sandro Botticelli por serem obras que já fazem parte do imaginário social. A escolha de uma única frase foi com intuito de dar unidade e valorizar a fotografia. As peças também foram assinadas com as marcas da campanha da ONU. As fotos foram realizadas no estúdio do Centro Universitário de Volta Redonda sob orientação da professora da disciplina, durante uma aula. Utilizamos uma câmera Canon T5i, fotômetro de mão, três flashs para iluminação e um fundo branco para facilitar o trabalho de pós-edição no photoshop. As modelos foram alunas do próprio grupo. Todas etapas de produção foram pensadas de acordo com as aulas que já haviam sido ministradas sobre: estipulação de figurino, separação de objetos, poses e esquemas de iluminação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Em suma, o trabalho foi desenvolvido como planejado e cumpriu com seus objetivos em sala de aula. Todas as fotos receberam o devido tratamento estético e, juntamente com a redação publicitária, deu forma ao produto final. As fotografias publicitárias ficaram devidamente impactantes, cumprindo com seu cunho emocional e racional que deveriam ter para que surtisse efeito no público-alvo. A execução deste trabalho demonstrou a necessidade de um devido planejamento prévio das fotografias, organização e criatividade para a execução das fotos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ITAMARATY, Brasil. Ministério das Relações Exteriores. Objetivos de desenvolvimento sustentável. Disponível em < http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/desenvolvimento-sustentavel-e-meio-ambiente/134-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods > Acesso em 23 de abril de 2018. <br><br>LAHAM, Rogério Ferreira; LOPES, Dirce Vasconcellos. A premeditação da mensagem na fotografia publicitária. In Discursos fotográficos, Londrina, v.1, p.115-139, 2005.<br><br>ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, ONU. 17 objetivos para transformar nosso mundo. Disponivel em < https://nacoesunidas.org/pos2015/> Acesso em 23 de abril de 2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>