INSCRIÇÃO: 01364
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA06
 
TÍTULO: A Singularidade de Um Exemplo de Muitos
 
AUTORES: Andressa Alves da Mota (universidade cruzeiro do sul); Bruna Campos Silva (universidade cruzeiro do sul); Krishna Tavares (universidade cruzeiro do sul); Caroline Fagundes De Souza (universidade cruzeiro do sul); Larissa Messias Lacerda (universidade cruzeiro do sul); Matheus Cristhus Ferreira Batista de Assis (universidade cruzeiro do sul); Daniele Turra (universidade cruzeiro do sul); Victor Hugo dos Santos Góes (universidade cruzeiro do sul); Carlos Eduardo de Souza Laureano (universidade cruzeiro do sul); Julia Duarte Donini (universidade cruzeiro do sul); Victoria Claudino Cardoso (universidade cruzeiro do sul)
 
PALAVRAS-CHAVE: Documentário, relato, protesto, justiça, roteiro
 
RESUMO
O documentário "A Singularidade de Um Exemplo de Muitos", projeto acadêmico realizado pelos alunos do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Cruzeiro do Sul, conta a história de Geraldo Gomes, uma pessoa considerada louca por viver de forma diferente dos padrões da sociedade. O protagonista saiu de sua cidade natal e mudou-se para São Paulo, onde conheceu duas mulheres que o fizeram entrar em uma briga com uma grande construtora e com o poder judicário. Cristiane e Leila Fernandes são os motivos pelos os quais Geraldo insiste em continuar lutando por um país mais justo através de sua militância, insistência e maneira de viver a vida.
 
INTRODUÇÃO
O Gênero documentário procura explorar a realidade como ela é, mesmo com essa intuito esse gênero consegue apenas fazer uma representação parcial e subjetiva dessa realidade, sofrendo influência da visão do documentarista sobre o objeto. ਀伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ䄠 猀椀渀最甀氀愀爀椀搀愀搀攀 搀攀 唀洀 䔀砀攀洀瀀氀漀 搀攀 䴀甀椀琀漀猀ᴀⰠ 瀀爀攀琀攀渀搀攀甀 栀椀戀爀椀搀愀洀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 漀猀 洀漀搀漀猀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 䔀砀瀀漀猀椀琀椀瘀漀 攀 伀戀猀攀爀瘀愀琀椀瘀漀Ⰰ 渀漀猀 愀爀最甀洀攀渀琀漀猀 攀 瀀愀椀猀愀最攀渀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 㘀먀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀搀椀漀Ⰰ 吀嘀 攀 䤀渀琀攀爀渀攀琀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀爀甀稀攀椀爀漀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀  Neste projeto conhecemos uma história ligada a justiça que nos chamou a atenção e narramos a história de Geraldo, usando sua voz como elemento principal do roteiro.਀伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 愀爀琀椀最漀 搀攀琀愀氀栀愀 愀 椀搀攀愀氀椀稀愀漀 攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 䄀 匀椀渀最甀氀愀爀椀搀愀搀攀 䐀攀 唀洀 䔀砀攀洀瀀氀漀 䐀攀 䴀甀椀琀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀  爀漀琀攀椀爀椀稀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 瘀椀搀愀 搀攀 甀洀 栀漀洀攀洀 焀甀攀 渀漀猀 搀攀猀瀀攀爀琀漀甀 椀洀攀渀猀愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 氀漀甀挀漀 瀀漀爀 洀甀椀琀漀猀 焀甀攀 漀 瘀攀攀洀 攀洀 洀椀氀椀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 挀漀爀爀漀戀漀爀攀 挀漀洀 漀猀 瀀愀搀爀攀猀 攀猀琀琀椀挀漀猀 搀攀猀琀攀 昀漀爀洀愀琀漀㨀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 挀漀洀 昀椀搀攀氀椀搀愀搀攀 猀攀甀 爀攀氀愀琀漀 搀攀 瘀椀搀愀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 焀甀攀 愀猀 攀洀漀攀猀 挀漀爀爀愀洀 搀甀爀愀渀琀攀 猀甀愀 昀愀氀愀 渀漀 攀猀瀀愀漀 焀甀攀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 洀漀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 琀漀搀愀 攀猀猀愀 栀椀猀琀爀椀愀 瘀椀攀猀猀攀 愀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 猀甀愀 昀愀氀愀 攀 漀 挀攀渀爀椀漀 挀漀渀琀愀猀猀攀洀 攀洀 瀀愀爀愀氀攀氀漀 愀 洀攀猀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 昀椀氀洀攀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 挀椀渀攀洀愀 搀攀爀愀洀 愀猀 戀愀猀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀渀漀猀 搀攀瀀漀椀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀猀猀攀 挀爀椀愀搀漀⸀ 䔀猀琀攀 最渀攀爀漀 攀猀琀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀搀漀 渀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 瀀愀爀挀椀愀氀 攀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀愀 瀀攀氀漀 漀氀栀愀爀 搀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀爀⸀  A definição desse gênero se deu apenas nos anos 20 do século XIX através do cineasta norte-americano Robert Flaherty e o russo Dziga Vertov. ਀䤀渀切洀攀爀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 攀 瀀攀渀猀愀搀漀爀攀猀 搀愀 爀攀愀 愀瀀愀爀攀挀攀爀愀洀 渀攀猀猀攀 瀀攀爀漀搀漀 攀 愀椀渀搀愀 栀漀樀攀 猀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀洀 焀甀愀渀琀漀 愀 昀甀渀漀 攀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 䜀爀椀攀爀猀漀渀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 琀攀爀 甀洀愀 昀甀渀漀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀 攀 猀漀挀椀愀氀⸀  A visão do documentário como detentor de uma “missão” caracterizada como educativa [...] delineia o sistema de valores éticos do primeiro documentário, a partir do qual o conjunto de espectadores/cineastas desses filmes estabelece valores que norteiam sua conduta com relação ao que está sendo veiculado/produzido. [...] Na escola documentarista inglesa, a dimensão educativa do documentário [...] fica claramente estabelecida, funcionando como base para formulações sobre a validade do documentário e sua função social (RAMOS, 2005, p.170-171).਀一漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ䄠 猀椀渀最甀氀愀爀椀搀愀搀攀 搀攀 唀洀 䔀砀攀洀瀀氀漀 搀攀 䴀甀椀琀漀猀ᴀ†戀甀猀挀愀洀漀猀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 猀攀甀 瘀愀氀漀爀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 攀砀攀洀瀀氀漀 甀洀愀 搀愀猀 椀渀切洀攀爀愀猀 椀渀樀甀猀琀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀洀 渀漀 渀漀猀猀漀 瀀愀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀爀椀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 搀漀挀攀渀琀攀 䬀爀椀猀栀渀愀 吀愀瘀愀爀攀猀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 戀愀猀攀猀 琀攀爀椀挀愀猀 攀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 挀漀洀 漀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀猀琀愀猀 渀漀洀攀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 䔀搀甀愀爀搀漀 䌀漀甀琀椀渀栀漀Ⰰ 䨀椀愀 娀栀愀渀最欀攀Ⰰ 䐀稀椀最愀 嘀攀爀琀漀瘀Ⰰ 䨀攀愀渀 刀漀甀挀栀Ⰰ 焀甀攀 渀漀猀 洀漀猀琀爀愀洀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀漀爀洀愀猀 焀甀攀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀漀搀攀 愀猀猀甀洀椀爀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 渀漀猀猀漀 瀀爀瀀爀椀漀 洀漀搀漀 搀攀 渀愀爀爀愀爀 攀猀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ O desafio proposto na primeira etapa foi encontrar um assunto que despertasse nosso interesse em transmitir a mensagem. Em primeiro momento, os produtores buscavam uma narrativa única e marcante e com esse propósito foi encontrada a história do Geraldo Gomes. Com isso antes de conhecer mais profundamente o protagonista, pessoas que sabiam detalhes da sua história foram contatados antes de que o próprio Geraldo fosse procurado, também com o objetivo de deixar seus relatos no documentário o mais reais e espontâneos possíveis. Após gravar áudio dos nossos encontros, a produtora ouviu em conjunto e foram propostas duas maneiras de como abordar o roteiro: 1º Apresentar os fatos das várias visões da história; 2º Contar a visão do protagonista; Optamos pela 2º opção, dar voz ao personagem principal se tornou a concepção central da trama. Durante a escrita do roteiro, pesquisamos os elementos que formariam a história, objetos que contassem ela por si só, conhecemos a casa e decidimos que ela, junto com o Geraldo, montaria o enredo. Nosso roteiro ia detalhar o ativismo do Geraldo mostrando seus cartazes, e envolveria as pessoas com seu passado e presente.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O documentário “A singularidade de Um Exemplo de Muitos”, nasceu a partir da tentativa de contar a história do protagonista Geraldo Gomes, e retratar a situação vivida por ele que se sente vítima de golpe imobiliário e que desde a morte de sua esposa Leila Fernandes, luta por justiça em seu caso. Muito antes de selecionarmos alguns assuntos como proposta para o tema do presente documentário, já havíamos nos deparado com Geraldo Gomes, um ativista político que há meses protesta no centro da cidade de São Paulo, em frente ao Fórum João Mendes¹, atraindo os olhares curiosos das pessoas, e fomos instigados por uma imensa curiosidade a seu respeito. ਀ Não sabíamos nada sobre a sua história, durante quatro dias na semana, esse homem se dispunha a ir até aquela praça, estender cartazes com informações claras e detalhadas de casos judiciários, e clamar por justiça distante dos nossos olhos. Observamos que no decorrer do dia, muitos passam pelos arredores do Fórum, e se deparam com a mesma visão do homem que luta por suas causas. E que apesar da conscientização sobre a luta por direitos sociais e políticos se tornar cada vez mais frequentes no Brasil, ela também é muitas vezes ignorada socialmente, como no caso de Geraldo. Finalmente, quando buscávamos um tema para o projeto do documentário, surgiram diversos assuntos que atraíram nossos olhares em algum momento. E o rapaz dos cartazes voltou à nossa memória; sua inteligência, força e coragem motivaram a construção desse documentário. ਀ A emocionante história que se tornou um caso judicial, contada e vivenciada no documentário é a de Geraldo Gomes. Um homem que após mudar-se para São Paulo, capital, se viu em condição de rua por anos, até conseguir um emprego em uma livraria sebo no bairro do Paraiso. O estabelecimento se localiza em frente a uma casa, que outrora mansão, havia sido transformada em pensão. Nos fundos desta pensão, moravam as irmãs Leila e Cristiane, donas efetivas do terreno, mas que devido a problemas psicológicos e mentais, e à falta de tratamento destes, viviam sob abuso de um homem que lhes tomou todos os direitos sobre a casa. ਀ Ao deparar-se com essa situação, Geraldo ajudou as mulheres, expulsou o abusador e posteriormente passou a ter um relacionamento amoroso com Leila, que graças aos devidos tratamentos havia recuperado sua sanidade. Após algum tempo vivendo como uma família, Geraldo, Leila e Cristiane são surpreendidos por uma corretora alegando que as irmãs haviam vendido a casa no passado, mesmo sem terem conhecimento do ocorrido ou terem recebido o dinheiro da venda, dando início a uma longa batalha na justiça pelo terreno. Luta que resultou na internação de Cristiane e na morte de Leila, segundo acredita Geraldo.਀ ELEIÇÃO E JUSTIFICATIVA PARA ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM਀ O documentário “A singularidade de Um Exemplo de Muitos”, pretendeu hibridamente trabalhar os modos de documentário Expositivo e Observativo. Trouxe um pouco do Expositivo na visão do documentarista, e nos argumentos presentes na narrativa, principalmente na escolha da voz para contar a história, a do próprio protagonista, com o propósito de causar uma maior relação de verdade, e ligação com o espectador. Um pouco do modo Observativo está presente, por exermplo, nos closes nas mãos e expressões faciais de Geraldo durante as entrevistas, buscando captar seu comportamento, e sua segurança ao falar sobre os assuntos pautados, observando suas ações além do tema. Tudo isso com o intuito de fortalecer o discurso de ativismo, mudança de pensamento e comportamento social e pontuar a diferença entre alguém que se movimenta para a mudança e as pessoas que continuam na mesmice do sedentarismo mental, despertando questionamentos e reflexões no público. ਀ IMAGENS DOS LUGARES/PAISAGENS ਀ O projeto é dividido em duas paisagens, através de imagens das ruas e regiões em que mostramos o tempo e o espaço. Em seguida, contamos a história de Geraldo Gomes desde sua infância, sua vinda para São Paulo, como viveu na rua e o encontro com sua “deusa” (Leila Fernandes). A primeira paisagem é a metrópole, com imagens do bairro do Paraiso, onde o protagonista mora. A outra paisagem é composta pela casa onde Geraldo mora e a loja onde trabalha, familiarizando o espectador com o personagem, buscando trazer a sensação de igualdade humana, a fim de despertar sentimento de empatia e compaixão. Essas cenas são utilizadas como ilustração e contextualização da história narrada pelo personagem.਀ PERSONAGENS REAIS਀ O personagem foi trabalhado através de uma ótica humanitária e ativista, defendendo a importância do que ele está fazendo não apenas para a sua vida, mas também a importância de pessoas como ele na atualidade que estamos vivendo. A ideia foi captar parte do seu cotidiano, e o porquê de ser assim, através dos seus relatos e depoimentos. Foi mostrada a sua rotina de trabalho, seus protestos, a ida ao escritório do advogado, sua vida doméstica em uma casa praticamente demolida. Trabalhamos as pausas dramáticas na história narrada por Geraldo, para que a representação da sensibilidade e empatia sejam sutilmente trabalhados. Como em um momento em que ele relata sobre a morte de Leila, e a casa vazia representa esse sentimento de perda. Os planos antecedentes a esses momentos são mais fechados, buscando captar a emoção vivida por Geraldo ou reviver momentos como este.
 
CONSIDERAÇÕES
Os primeiro filmes da história do cinema deram as bases para que anos depois documentário fosse criado. Este gênero está fundamentado na ideia de fazer uma representação parcial e subjetiva da realidade, sempre influenciada pelo olhar do realizador. ਀䄀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀猀猀攀 最渀攀爀漀 猀攀 搀攀甀 愀瀀攀渀愀猀 渀漀猀 愀渀漀猀 ㈀  搀漀 猀挀甀氀漀 堀䤀堀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀椀渀攀愀猀琀愀 渀漀爀琀攀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀漀 刀漀戀攀爀琀 䘀氀愀栀攀爀琀礀 攀 漀 爀甀猀猀漀 䐀稀椀最愀 嘀攀爀琀漀瘀⸀  Inúmeros teóricos e pensadores da área apareceram nesse período e ainda hoje se manifestam quanto a função e estética do documentário, para Grierson por exemplo o documentário deveria ter uma função educativa e social. ਀ 䄀 瘀椀猀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 挀漀洀漀 搀攀琀攀渀琀漀爀 搀攀 甀洀愀 ᰀ洠椀猀猀漀ᴀ†挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀愀 挀漀洀漀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀 嬀⸀⸀⸀崀 搀攀氀椀渀攀椀愀 漀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 瘀愀氀漀爀攀猀 琀椀挀漀猀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 焀甀愀氀 漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀⼀挀椀渀攀愀猀琀愀猀 搀攀猀猀攀猀 昀椀氀洀攀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 瘀愀氀漀爀攀猀 焀甀攀 渀漀爀琀攀椀愀洀 猀甀愀 挀漀渀搀甀琀愀 挀漀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 焀甀攀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀⼀瀀爀漀搀甀稀椀搀漀⸀ 嬀⸀⸀⸀崀 一愀 攀猀挀漀氀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀猀琀愀 椀渀最氀攀猀愀Ⰰ 愀 搀椀洀攀渀猀漀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 嬀⸀⸀⸀崀 昀椀挀愀 挀氀愀爀愀洀攀渀琀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀Ⰰ 昀甀渀挀椀漀渀愀渀搀漀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 昀漀爀洀甀氀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 瘀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 猀甀愀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀 ⠀刀䄀䴀伀匀Ⰰ ㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀㄀㜀 ⴀ㄀㜀㄀⤀⸀ No documentário “A singularidade de Um Exemplo de Muitos” buscamos ressaltar seu valor social, mostrando através de um exemplo uma das inúmeras injustiças sociais que acontecem no nosso país.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
Relato de advogados de são Paulo sobre casos arquivados – Site Migalhas http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI13777,11049-A+inumacao+do+arquivo+morto਀䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㄀ 搀攀 匀攀琀Ⰰ 搀攀 ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 挀瀀椀愀猀 攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 愀爀焀甀椀瘀愀搀漀猀 ጀ†匀椀琀攀 搀愀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀⸀猀瀀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀挀椀搀愀搀攀⼀猀攀挀爀攀琀愀爀椀愀猀⼀最攀猀琀愀漀⼀瀀爀漀挀攀猀猀漀猀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀㼀瀀㴀㄀㈀㌀㌀ Acesso em 11 de Set, de 2017

Artigo sobre o processo de desarquivamento de casos com a comarca http://www.tjsp.jus.br/Download/PrimeiraInstancia/Arquivos/DespesasComPorte DeRemessaRetornoAutos.pdf਀䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㄀ 搀攀 匀攀琀Ⰰ 搀攀 ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀爀琀椀最漀猀 攀 氀攀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀爀焀甀椀瘀愀洀攀渀琀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 搀攀 挀愀猀漀猀 樀甀爀搀椀挀漀猀 ⴀ 匀椀琀攀 䨀唀匀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀樀甀猀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀瀀愀爀攀挀攀爀攀猀⼀㈀ 㔀㜀㠀⼀愀爀焀甀椀瘀漀猀ⴀ瀀甀戀氀椀挀漀猀ⴀ瀀爀愀稀漀猀ⴀ瀀愀爀愀ⴀ最甀愀爀搀愀ⴀ搀攀搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 Acesso em 12 de Set, de 2017

Site da CONARQ com informações sobre Arquivo Nacional de processos http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/ ਀䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㈀ 搀攀 匀攀琀Ⰰ 搀攀 ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀爀琀椀最漀 猀漀戀爀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 瀀攀氀漀 䨀甀搀椀挀椀爀椀漀 攀洀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䌀一䨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀挀漀渀樀甀爀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀㈀ ㄀㜀ⴀ猀攀琀ⴀ 㐀⼀㄀㄀ ⴀ洀椀氀栀漀攀猀ⴀ瀀爀漀挀攀猀猀漀猀ⴀ瀀愀猀猀愀爀愀洀樀甀搀椀挀椀愀爀椀漀ⴀ㈀ ㄀㘀 Acesso em 12 de Set, de 2017

Artigo onde Juíza que cumpriu pena por soltar presos, afirma que o sistema judiciário está fechado para os pobres – Site Brasil de Fato https://www.brasildefato.com.br/2017/09/04/o-judiciario-esta-fechado-para-ospobres-afirma-juiza-kenarik/਀䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㈀ 搀攀 匀攀琀Ⰰ 搀攀 ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀爀琀椀最漀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 䨀甀搀椀挀椀爀椀漀 猀漀氀甀挀椀漀渀漀甀 ㈀㜀─ 搀漀猀 挀愀猀漀猀 攀洀 ㈀ ㄀㘀 ጀ†䨀漀爀渀愀氀 䌀爀甀稀攀椀爀漀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀樀漀爀渀愀氀挀爀甀稀攀椀爀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀洀愀琀攀爀椀愀⼀㠀㄀㘀㤀㈀㈀⼀樀甀搀椀挀椀愀爀椀漀ⴀ猀漀氀甀挀椀漀渀漀甀ⴀ㈀㜀ⴀ搀漀猀挀愀猀漀猀ⴀ攀洀ⴀ㈀ ㄀㘀 Acesso em 12 de Set, de 2017

Levantamento Justiça em Números 2017 mostra que o judiciário brasileiro ainda não consegue atender a demanda da população – Site Correio Brasiliense http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2017/09/04/internas_polbraeco,623329/numero-de-novos-processos-na-justica-supera-o-de-casosconcluidos.shtml਀䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㈀ 搀攀 匀攀琀Ⰰ 搀攀 ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀爀椀攀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀㨀 䌀愀猀漀猀 䄀爀焀甀椀瘀愀搀漀猀 ጀ†匀椀琀攀 䌀愀洀椀戀攀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 ⠀䌀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 猀爀椀攀㨀 䌀愀猀漀猀 䄀爀焀甀椀瘀愀搀漀猀 搀漀 䄀☀䔀㨀 䔀砀椀猀琀攀洀 洀愀椀猀 搀攀 ㄀㈀  洀椀氀 挀愀猀漀猀 愀爀焀甀椀瘀愀搀漀猀 渀漀猀 䔀猀琀愀搀漀猀 唀渀椀搀漀猀 攀 猀漀洀攀渀琀攀 ㄀─ 琀攀爀漀 愀氀最甀洀愀 猀漀氀甀漀⸀ 䔀洀 䌀愀猀漀猀 䄀爀焀甀椀瘀愀搀漀猀Ⰰ 猀爀椀攀 挀爀椀愀搀愀 攀洀 ㄀㤀㤀㠀Ⰰ 搀攀琀攀琀椀瘀攀猀 爀攀瘀椀瘀攀洀 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 搀漀猀 挀爀椀洀攀猀 攀 爀攀瘀攀氀愀洀 渀漀瘀愀猀 爀攀瘀椀爀愀瘀漀氀琀愀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀甀爀瀀爀攀攀渀搀攀渀琀攀猀Ⰰ 漀昀攀爀攀挀攀渀搀漀  愀甀搀椀渀挀椀愀 甀洀愀 椀洀攀爀猀漀 挀漀洀瀀氀攀琀愀 渀攀猀猀攀猀 挀愀猀漀猀⤀⸀ 栀琀琀瀀㨀⼀⼀挀愀戀椀渀攀挀甀氀琀甀爀愀氀⸀挀漀洀⼀㈀ ㄀㜀⼀ 㘀⼀ 㤀⼀愀攀ⴀ猀攀爀椀攀ⴀ挀愀猀漀猀愀爀焀甀椀瘀愀搀漀猀ⴀ爀攀琀漀爀渀愀ⴀ愀ⴀ琀瘀ⴀ昀攀挀栀愀搀愀ⴀ挀漀洀ⴀ渀漀瘀漀猀ⴀ挀愀猀漀猀⼀  Acesso em 12 de Set, de 2017

Artigo afirma que Brasil sofre epidemia de processos 'esquecidos – Site Estadão http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-sofre-epidemia-de-processosesquecidos,780634 ਀䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㈀ 搀攀 匀攀琀Ⰰ 搀攀 ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀