ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01465</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Nacom: uma agência que experimenta!</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ana Carolina Tardin Coura (Universidade Vila Velha)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;experiência, agência, crescimento, publicidade, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse artigo tem como finalidade expor a relevância do Nacom como agência experimental. Situada na Universidade Vila Velha, a agência prioriza a experiência que os alunos irão adquirir e carregar consigo, além do currículo. São apontados, neste trabalho, os valores que a agência passa aos alunos através das demandas recebidas pela Instituição, afim de proporcionar vivência aos alunos de uma forma nova do que já tenham visto nos modelos tradicionais de trabalho. É informado no artigo como o Nacom possibilita a oportunidade de os alunos participarem de projetos que envolvem não só o lado profissional. Vai muito além disso. São projetos que unem o aprendizado acadêmico, profissional e social, promovendo o crescimento pessoal dos alunos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Nacom é uma agência experimental Junior, criada em 1999, pelo curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Vila Velha, sendo a mais antiga do estado do Espírito Santo. Funciona no período da tarde e é composta por alunos que ocupam três tipos de funções: estagiário, monitor e voluntário. Tais alunos são orientados pelos professores: Aparecida Torrecillas e Gladson Dalmonech, responsáveis pela avaliação de todos os trabalhos criados e executados na agência. Ao decorrer do ano de 2017 a agência desenvolveu várias campanhas onde o crescimento pessoal dos envolvidos eram valorizados tanto quanto a aprendizagem técnica profissional. Campanhas como Setembro Amarelo, Antidrogas e Lixo Pop foram experiências vividas pelos alunos como forma de reflexão e conscientização, juntamente com as técnicas que foram usadas para desenvolvê-las. A importância na valorização da experiência passa pelo estímulo de criar projetos que mudem a vida das pessoas, não só com a utilização das ferramentas tradicionais da publicidade. O Nacom estimula o transbordamento de fronteiras entre áreas da comunicação, do design, das artes e outros campos do saber, de forma a proporcionar aos alunos uma experiência ampla de atuação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Um dos principais objetivos do Nacom é oferecer aos alunos uma primeira experiência de trabalho prático tanto na área de atendimento, quanto no de planejamento e criação, como são vivenciadas diariamente nas agências profissionais. Essa vivência, além do mais, é um complemento ao aprendizado teórico obtido nas salas de aula. O processo de aprendizagem une teoria e prática em um mesmo lugar: a agência Jr do Nacom, que fomenta a ideia do conhecimento como um fator múltiplo, que envolve ciência, mas também formação reflexiva. Os Jobs, mais do que ações de práticas mercadológicas, são exemplos voltados para uma construção, a médio prazo, de experiência. A agência, ao longo de 2017, resgatou essas experiências como um modo de pensar um mundo que só vai se modificar se começarmos por nós próprios. Ações voltadas para o ser humano inserido num contexto maior, consciente do respeito às diferenças culturais, à ecologia e à responsabilidade social. O objetivo maior pautado no Nacom é uma formação ética e reflexiva a respeito dos nossos problemas sociais, em detrimento de um mundo com seres humanos inseridos cada vez mais em uma formação técnica, tecnológica, individualista, e menos humana e cooperativa. Conforme Senneth,  um regime que não oferece aos seres humanos motivos para ligarem uns para os outros não pode preservar a sua legitimidade por muito tempo (SENNETH, Richard, 1999, p 176). No Nacom, essa é a tônica que acompanha o aprendizado; seja de mercado, seja de cidadania.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Universidade Vila Velha reconhece a importância de ter uma agência júnior para colaboração do aprendizado dos alunos, incentivando a reflexão e o comprometimento deles com um cotidiano profissional. Uma agência de publicidade  É uma empresa prestadora de serviços que tem como negócio principal tornar o anunciante um emissor. Devido ao fato de a comunicação mercadológica ser uma tarefa de execução muito complexa, exigindo conhecimentos especializados e intensa dedicação, é inviável para o anunciante se encarregar, ele mesmo dessa atividade (SANTOS 2005, pg. 74). Porém, no Nacom, como agência-escola, essa complexidade é parte do aprendizado dos estudantes, já que é aceito alunos de todos os períodos para que estes conheçam coisas novas e os veteranos consolidem o que já foi abordado nas práticas pedagógicas de sala de aula, o que, portanto, gera um entendimento de que teoria e prática devem andar juntas. Além dos benefícios da agência para a vida profissional do aluno, ela também ajuda na formação reflexiva de sua jornada acadêmica. Muitas das coisas que são vistas e usadas no Nacom, podem ser aplicadas também nas salas de aula, trabalhos internos e externos, inclusive nas provas. Então podemos afirmar que é de suma importância que o aluno passe pela agência para desfrutar de uma experiência única.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A equipe do Nacom é composta pelas duas áreas básicas de uma agência de publicidade, o atendimento desempenha  A função de representar a agência junto ao anunciante, constituindo o elo entre ambos. É o atendimento que faz a prospecção dos problemas de comunicação do anunciante e encaminha as demandas deste à agencia.  (SILVA 2005, pg. 77) E a criação  transforma o conceito desenvolvido na fase do planejamento em mensagens publicitárias, dando forma a todas as informações que o anunciante quer comunicar ao mercado.  (SILVA 2005, pg. 78). São divididos por estagiários, monitores e voluntários e em 2017 tivemos 12 alunos trabalhando com divisões de grupo. 04 estagiários, 01 no atendimento e os outros sendo líderes de cada equipe, 03 monitores e 05 voluntários. Visamos variar o grupo para sempre ter entrosamento dos conhecimentos.  Uma solução que as agências têm adotado é a manutenção das especialidades, [...] Os profissionais se agrupam por contas [...] Nesse modelo de estrutura organizacional, profissionais de diversas áreas se reúnem para desenvolver uma tarefa (uma campanha por exemplo), participando do processo do início ao fim.  (SANTOS 2005, pg. 76) Uma metodologia que o Nacom privilegia é a busca por parcerias no mercado, de forma a abrir oportunidades de experiências diferenciadas aos alunos, como foi a experiência em conjunto com o Greenpeace há dois anos e a parceria com o estúdio criativo OParque, em 2017, com o intuito de oferecer à nova equipe do Nacom da época uma vivencia estimulante com desafios reais enfrentados no mercado.Nessa experiência conjunta com OParque, foi oferecido aos alunos um minicurso de criatividade, oferecido por profissionais do estúdio e professores do curso durante dois dias na sede da empresa. O foco principal de veiculação do nosso trabalho diário está nas mídias sociais, que segundo PEREZ e BAIRON  Oferecem fórmulas  milagrosas [...] vendem como loteria em época de crise . A página oficial no Facebook é atualizada diariamente com diversos conteúdos, de engraçados e interativos até informações pertinentes sobre cidadania, publicidade, e sobre o curso em específico oferecido pela UVV. Além disso, os alunos são estimulados a buscarem alternativas de mídias, explorando novos locais no campus afim de surpreender a comunidade interna e assim exercitar um olhar criativo sobre os ambientes onde circula o público. Nosso espaço físico é composto pela sala de reuniões com um projetor para apresentações, onde ocorrem as reuniões com os clientes, a criação de briefings que  consiste geralmente de um questionário em que são levantadas as mais diversas informações sobre o anunciante, seus produtos, seus mercados e seus concorrentes.  (SANTOS 2005, pg. 77) e os brainstorms no processo de criação. A sala de criação com 20 computadores novos contendo todos os softwares necessários, o armário com materiais de manuseio, como tesouras, fitas adesivas, cartazes, colas, entre outros. Por último, o escritório do atendimento que tem a impressora RICOH OFICIO para qualquer coisa que seja necessária para parte gráfica impressa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Temos preferência para pedidos internos da Universidade. Portanto, nosso processo de trabalho se inicia com o pedido vindo para o e-mail da agência, partindo de um professor ou orientador de algum curso da UVV. Avaliamos a demanda e a possibilidade de aceitação e marcamos uma reunião com o cliente, o atendimento, com o auxílio dos professores responsáveis. Partindo disso, o estagiário de atendimento cria o Briefing com as orientações de seu supervisor e convoca a reunião de planejamento, que é o  desenvolvimento da estratégia e das táticas de comunicação do anunciante. Para tanto, é feito um diagnóstico detalhado, baseando-se nas informações do briefing e, muitas vezes, em pesquisas complementares realizadas pela agência ou por institutos terceirizados.  (SILVA 2005, pg. 77) No processo de criação, são feitas outras reuniões para avaliar se o andamento está de acordo com o pedido, apontando possíveis mudanças, críticas ou elogios. Softwares são sempre utilizados para a realização da campanha, como por exemplo: CorelDRAW, Ilustrator, Photoshop, entre outros que a universidade oferece. Após a realização de todas as peças, é feita outra reunião com o atendimento para explicação de toda a ideia, para que ele possa apresentar para o cliente, evitando, assim, qualquer tipo de intervenção desnecessária. A reunião final com o cliente é o último processo, feito em slides e se possível com a peça em mãos para melhor visualização. Após a aprovação, providenciamos o prazo para entrega na gráfica e ao cliente. Dentre algumas campanhas realizadas pelo Nacom no ano de 2017, podemos citar algumas como: Lixo Pop, que foi uma parceria com o estúdio criativo OParque, em que eles tinham um problema quanto aos cuidados e a separação correta do lixo e das bitucas de cigarro. Fizemos, então, layouts usando os figurinos dos clipes e músicas da cantora pop, Lady Gaga. Cada lixeira tinha uma placa indicando qual tipo de lixo que seria ali depositado, com títulos que remetiam aos nomes originais das músicas, como: Metal The Night, O.R.G.U.Y.N.I.C, Paperazzi, Plastic Illusion, Just Glass e Fumodromonster, que é o coletor de bitucas. Foram criadas também plaquinhas para os canteiros com as frases  I was burn this way! e  bitucas causam fire , trazendo uma linguagem jovial e divertida. Outro momento importante de 2017 foi a criação da campanha Antidrogas, uma demanda da própria Instituição, que estava preocupada com o aumento considerável do uso de drogas dentro do ambiente universitário. Então foi solicitada essa intervenção por meio da campanha para um público-alvo jovem. Um desafio precisava ser enfrentado por conta do target: a sua inércia em relação ao assunto. Então, a campanha traz uma mensagem leve envolvendo o livre arbítrio de cada um, diferenciando-se da maioria das campanhas que abordam o assunto de forma agressiva. Além dessas campanhas, outra que merece destaque é a  Campanha chaves dos armários da biblioteca (campanha para devolução das chaves dos armários antes de sair da biblioteca), a  Campanha Institucional para o curso de publicidade (com o intuito de criar um diferencial para o curso frente aos concorrentes) e a  Campanha Filosofia com Vida (campanha de divulgação para o evento, um debate de temas filosóficos aplicados ao cotidiano). Uma experiência marcante de 2017 foi a criação do festival de criatividade Reset, uma ação que envolveu um planejamento de 3 meses, toda a equipe do Nacom e a turma de 4º período do curso. Essa ação teve a duração de 2 dias e parou o curso para que professores e alunos pudessem participar das diversas atrações de sua programação. O Reset teve como proposta uma ressignificação de espaços  ociosos da Instituição, tornando-os mais coloridos, acolhedores e estimulantes. Fizeram parte da programação palestras, minicursos, a criação de ambientes de convivência em todos os cantos da Universidade, como a pracinha de palets, a pintura de um grafite em um dos muros da UVV, um  cinema corredor , uma série de audiovisuais, o lançamento do projeto  INseguro , um bate-papo sobre arte e grafite e o lançamento da revista  Somos . O Nacom também organiza, há 7 anos, o Garoto Propaganda, que é um evento que acontece durante as seleções para a formação da nova equipe da agência. Todo ano escolhe-se um tema relevante e atual para abordar e os alunos candidatos passam por um processo seletivo de acordo com tal tema. Em 2017, o tema do evento foi  os 18 anos do Nacom . Setembro Amarelo, que se trata de uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. O Nacom fez uma ação onde foram espalhados balões infláveis pelo campus com uma mensagem dentro de cada balão. Cada um escolhia um balão, estourava e pegava a mensagem. Eram mensagem de apoio, poemas, frases de filmes, entre outros. Outras ações também foram realizadas pelo Nacom, como: Outubro Rosa, Minicurso de Criatividade OParque e a Feira de Profissões. Fizemos, também, por meio das mídias sociais, uma página para o curso de publicidade e propaganda chamada Espaço Publicitário, com alimentação diária de conteúdo e interatividade, como o Prêmio do ex-aluno Teco Cipriano em Cannes, o Ranking onde a Universidade Vila Velha estava entre as 10 melhores do Brasil e Publicitário em 60 segundos. Foram feitas algumas homenagens em datas comemorativas, como por exemplo: Também é necessário registrar que o Nacom já teve destaque em várias premiações nos anos passados, como: Festival Mundial de Publicidade de, em 2006, Festival Colibri (maior premiação de publicidade no ES), em 2011, além de vários prêmios no próprio Expocom, ao longo dos anos. Por fim, vale acentuar que o Nacom também organizou o Intercom Sudeste, em 2014, a História da Mídia - Região Sudeste, em 2013 e Melhor Agência Júnior Sudeste, Expocom 2017.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O Nacom preza por uma formação mais consciente e com capacidade crítica de pensamento, após uma prática que contribui para a criatividade, transformando os alunos em sujeitos comprometidos com sua sociedade, por meio de experiências vividas. Os alunos se sentem mais próximos e pertencentes à Universidade, fazendo com que tenham mais vontade de continuar, de se formar e, futuramente, atuar na área. Diante disso, o Nacom se mostra uma importante ferramenta na formação acadêmica dos alunos de Publicidade e Propaganda da Universidade Vila Velha, oferecendo uma grande oportunidade de aprendizado teórico e prático articulado a um mercado, estimulando produtividade e conhecimentos. Mostrando também que a publicidade é muito mais do que se veem nas salas de aula e nas mídias.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">SANTOS, Gilmar. Princípios da publicidade. Belo Horizonte; Editora UFMG, 2005.<br><br>PEREZ, Clotilde; BAIRON, Sergio. Comunicação e Marketing: teorias da comunicação e novas mídias - um estudo prático. São Paulo; Futura, 2002.<br><br> </td></tr></table></body></html>