ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01469</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Laboratório Scitis Comunicação: Assessoria de Comunicação para Projetos Sociais</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bruna Regina de Alvarenga Soares (Universidade FUMEC)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Assessoria Comunicação, Comunicação Integrada, Projetos Sociais, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta da Agência Laboratório é de avaliar, elaborar e promover o setor de Comunicação voltado para projetos Sociais. Foram elaborados e atualizados diversos produtos de comunicação: redes sociais na internet, tais como facebooks, youtube e blogs, sites institucionais, vídeos, spots de rádio e boletins informativos etc. Além do desenvolvimento dos planos de comunicação para os clientes, procedeu-se ao diagnóstico e avaliação das atividades na área de comunicação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Scitis Comunicação é a agência laboratório de Assessoria de Comunicação dos alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Fumec. Nosso objetivo é desenvolver trabalhos de assessoria de comunicação voltados para Projetos Sociais, aproveitando a experiência de mais de 5 anos consecutivos na área de Comunicação Integrada. Entre nossos clientes experimentais, podemos citar o Fórum Socioeducativo de Belo Horizonte e a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA). Em todos os casos, há uma demanda para o gerenciamento de estratégias de comunicação, criação e produção de veículos de comunicação interna e externa, além de projetos gráficos e editoriais dos produtos de comunicação. Entre os serviços oferecidos, há a elaboração de produtos tais como boletins informativos, páginas em redes sociais, sites, reportagens, spots, releases e clippings, de acordo com o perfil do assessorado. A Scitis Comunicação objetiva atender, por meio de uma proposta de comunicação estratégica e integrada, a projetos sociais externos à comunidade Fumec, a partir de critérios de seleção da demanda apresentada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">- Elaborar e atualizar planos de comunicação para os clientes, levando em conta a natureza dos parceiros e as estratégias específicas demandadas, tais como os perfis do público e as mídias adequadas ao alcance das propostas. - Ampliar e dar continuidade a planos de comunicação elaborados para projetos sociais, atualizando os produtos de assessoria de comunicação e criando outros, tais como spots de rádio e boletins informativos para divulgação das atividades dos parceiros. - Elaborar e implementar conjunto de estratégias discursivas e de publicidade vinculadas às mídias previamente definidas pelo objetivo no plano de comunicação, mantendo modos de aproximação com o público e agentes potencialmente sensíveis às propostas dos beneficiados; - Executar as metas estabelecidas nas etapas precedentes, com fins a informar e a sensibilizar potenciais colaboradores, de modo a engajá-los continuamente na manutenção e expansão dos trabalhos dos clientes atendidos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta deste projeto é dar continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente pela Universidade Fumec no atendimento a clientes reais que se caracterizam pelo viés de serem projetos sociais. Trata-se do desdobramento das atividades de assessoria de comunicação em entidades que necessitam dar visibilidade a seus trabalhos em diferentes comunidades. Entre resultados obtidos anteriormente, podemos citar jornal mural para comunicação interna; jornal impresso de circulação semestral para o público interno e externo; atualização de site, além da criação e gerenciamento de redes sociais. Por esse motivo, reforçamos que a Agência é uma oportunidade de aprendizado dos estudantes, seja como bolsistas ou voluntários do Programa. Nesta nova fase da assessoria, além do planejamento de comunicação e produtos desenvolvidos de acordo com a demanda e o perfil dos clientes Direito em Ação e NEETI e Cerne, também foram atendidos o Fórum Socioeducativo de Belo Horizonte e a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização do projeto, foram utilizados os laboratórios e equipamentos da Redação Modelo, Planejamento Gráfico e laboratório de tv do Curso de Jornalismo. Metodologia de trabalho: - Encontros semanais para discussão, proposição e apreciação de metas e estratégias de assessoria de comunicação e publicidade para a finalidade pretendida. - Discussão e revisão do Plano de comunicação de clientes. - Criação e atualização de produtos de comunicação interna e externa (jornal impresso; sites institucionais; spots de rádio e boletins informativos; atualização e gerenciamento das redes sociais do projeto) - Produção de conteúdo atualizado e gerenciamento dos produtos da comunicação - Criação de identidade visual para a divulgação das atividades dos parceiros. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto de extensão Agência Laboratório: Assessoria de Comunicação para Projetos Sociais procedeu ao diagnóstico, planejamento, criação e implementação de diferentes planos de comunicação para clientes relacionados ao terceiro setor. Bolsistas e voluntários participaram ativamente de todas as etapas e atividades que envolvem um trabalho de uma Assessoria de Comunicação. Nesse sentido, houve a preocupação de aliar prática com conhecimentos teóricos mais atualizados, com vistas ao pleno aproveitamento pedagógico do projeto de extensão. A Comunicação dentro de uma instituição é capaz de promover a integração de diferentes áreas (recursos humanos, comunicação interna e externa, assessoria de imprensa, publicidade, design gráfico etc) e de dar visibilidade às atividades dos projetos sociais atendidos. As parcerias entre a Universidade e o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NEETI), o Fórum Socioeducativo de Belo Horizonte e o projeto Direito em Ação, Cerne e AMDA foram iniciadas a partir de demandas das organizações beneficiadas, o que caracterizou uma oportunidade de estabelecermos um diálogo rico e complexo, favorável tanto aos alunos da Universidade quanto aos envolvidos nas atividades dos parceiros-clientes. A experiência na relação com os assessorados e a prática para elaboração dos produtos de comunicação propiciaram aos alunos envolvidos uma oportunidade de aprendizado que contribuiu para o desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes envolvidos no projeto. Promover a divulgação dos valores, missão e objetivos das instituições atendidas configurou-se como a principal finalidade do Projeto, respeitando sempre os princípios éticos e profissionais que norteam o trabalho de uma assessoria de Comunicação. Buscamos promover a integração entre a comunidade e os dicentes participantes, incentivando-os a desenvolver suas habilidades em atividades prático-laboratoriais, cumprindo dessa forma, os propósitos de um trabalho de extensão. O Núcleo de Estudos Escola da Terceira Idade NEETI é atividade desenvolvida por professores e alunos da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde da FUMEC, direcionada a pessoas que se encontram na chamada terceira idade e que buscam aprimoramento cultural e integração social. Proporciona ao aluno oportunidades de participar ativamente da sociedade, ciente dos acontecimentos econômicos, políticos e sociais e do cotidiano. Desenvolve um trabalho cultural-pedagógico-vivencial a partir de bases curriculares definidas com a participação dos próprios alunos, considerando as necessidades e particularidades do grupo, bem como as propostas do NEETI. O projeto existe desde 1991 mas, apesar de seu sucesso no atendimento à comunidade, revelava-se carente de um plano sistemático de comunicação que lhe desse visibilidade. Deve-se destacar que a maior divulgação deste projeto acabará por ressaltar a responsabilidade social da Universidade Fumec e auxiliará, por intermédio da comunicação, o intercâmbio com instituições que lidam com a terceira idade. O Projeto Direito em Ação é desenvolvido desde 1996 com alunos do curso de Direito da FCH-FUMEC e, atualmente, faz parte das atividades extensionistas previstas no seu PPC. O objetivo do projeto é levar informação sobre direitos fundamentais e sociais a um público alvo que é tradicionalmente alijado deste campo de conhecimento. Os estudantes são orientados na elaboração de palestras, gincanas, debates, mini peças de teatros etc. que são oferecidas à escolas, ONGs, associações comunitárias e outros. O histórico do projeto Direito em Ação é de contribuição efetiva no que diz respeito a ampliar o acesso à informações jurídicas para um público carente. A maior visibilidade deste projeto contribuirá para que outros parceiros venham a se beneficiar dele. O Fórum Socioeducativo de Belo Horizonte foi criado em 2014 e é constituído por 12 Comissões Temáticas e se constitui em um espaço para debate de assuntos que envolvem saúde, educação, prevenção de letalidade entre adolescentes e jovens, justiça, entre outros assuntos. O Fórum envolve 65 instituições governamentais e não governamentais interessadas na discussão sobre uma política de atendimento socioeducativo. O CERNE: Arquitetura, Design, Artes e Artesanato é um projeto de Extensão interdisciplinar da FEA que visa promover ações de sustentabilidade ambiental e social por meio de oficinas oferecidas à comunidades tanto do entorno da Fumec quanto parceiras, por exemplo, a Associação de Proteção e Assistência do Condenado (APAC). A Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) foi criada em 1978 e tem como missão  contribuir para a preservação de ambientes naturais e a promoção da sustentabilidade ambiental através da influência em políticas públicas e atividades privadas, mobilização da sociedade, alianças e parcerias 1. A Agência Laboratório de Comunicação desenvolveu, entre suas várias atribuições, as seguintes atividades para os parceiros-clientes atendidos: - Diagnóstico e briefing das áreas e públicos a serem atendidos; - Elaboração de Planos de Comunicação; - Criação e atualização de produtos de comunicação (blog jornalístico para comunicação externa e interna do projeto Cerne) e cobertura jornalística das visitas do parceiro à APAC; -Atualização de páginas do NEETI e Direito em Ação no facebook; - Elaboração de vídeos para divulgação em redes sociais; - Avaliação e gerenciamento de conteúdo para site institucional do Fórum Socioeducativo de Belo Horizonte. - Criação e produção do Boletim Online do Fórum Socioeducativo de Belo Horizonte. - Criação e produção de Spot de rádio para a Associação Mineira de Proteção do Ambiente (AMDA) - Elaboração de logo e identidade visual e facebook da agência Laboratório, como forma de ampliar a institucionalização dos trabalhos desenvolvidos para os parceiros da agência, assim como promover o treinamento profissional dos alunos envolvidos. O trabalho desenvolvido ao longo do projeto de extensão dividiu-se em várias frentes: o aluno-bolsista Pedro Castro ficou responsável pelo planejamento e atualização dos produtos de comunicação do NEETI (Facebook, vídeos para redes sociais, edição e diagramação do jonral impresso Degrau etc); a aluna-bolsista Bruna Alvarenga e o aluno voluntário Eduardo Pires cuidaram da cobertura jornalística e a atualização do facebook do Direito em Ação, as alunas voluntárias Ana Luiza Lima e Ana Júlia Ramos, ficaram encarregadas da apuração e atualização do site institucional do Fórum Socioeducativo de Belo Horizonte. Pedro Castro, Bruna Alvarenga e Eduardo Pires promoveram cobertura jornalística das ações externas do CERNE e acompanhamento de eventos internos na Universidade e atualizaram o blog do projeto. A bolsista Bruna Alvarenga elaborou e produziu o spot de rádio da AMDA. Toda a equipe participou da criação e produção do Boletim online do Forúm Socioeducativo de Belo Horizonte. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A partir da definição dos perfis dos públicos (interno e externo) de cada parceiro, os Planos de Comunicação, de acordo com a proposta inicial, constituiu-se dos seguintes passos (FERRARETO E FERRARETO, 2011): 1) avaliação: nesta etapa procedeu-se ao conhecimento das instituições atendidas, observando-se sua missão, valores, objetivos e posicionamento em sua área de atuação. 2) Adaptação: foram observados quais veículos e meios seriam os mais adequados estrategicamente para dar maior visibilidade aos parceiros; 3) Ativação: os Planos de Comunicação passaram a ser acionados. Foram criados os projetos gráficos e editoriais do site institucional, do blog jornalístico, boletins informativos, jornal impresso, spot de rádio e de redes sociais. 4) Diagnóstico: para finalizar o processo, foram estudados os resultados obtidos a partir do momento em que os planos e estratégias de comunicação foram postos em prática. &#8195; </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">KUNCH, Margarida M.K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.<br><br>RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.<br><br>TORQUATO, Francisco Galdêncio. Jornalismo empresarial: teoria e prática. São Paulo: Summus, 1987.<br><br>TORQUATO, Francisco Galdêncio. Comunicação empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas estruturais, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.<br><br> </td></tr></table></body></html>