INSCRIÇÃO: 01505
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA05
 
TÍTULO: Roteiro produzido para o filme "Adeus Verônica
 
AUTORES: CAMILA MENDONCA DA SILVEIRA (UNIVERSIDADE DE RIO PRETO); Willian Sales da Silva (UNIVERSIDADE DE RIO PRETO); Luciana Leme Souza e Silva (UNIVERSIDADE DE RIO PRETO); Selma Benedita Coelho (UNIVERSIDADE DE RIO PRETO)
 
PALAVRAS-CHAVE: Roteiro, Adeus Verônica, Estupro, Mulher,
 
RESUMO
O artigo a seguir tem como objetivo descrever o processo de construção do roteiro Adeus Verônica. Neste material explica-se as etapas utilizadas no desenvolvimento de produto, seu nível de relevância social e acadêmica. Dentre os processos discutidos aprofunda-se em tópicos como, objetivo do produto, justificativa, métodos e técnicas utilizadas, descrição do produto entre outros. O grupo espera que o trabalho possa proporcionar um estudo aprofundado sobre o tema abordado e as ferramentas utilizadas para a confecção do roteiro.
 
INTRODUÇÃO
Em nosso país existem muitas histórias que merecem ser contadas, algumas bonitas, outras nem tanto, como é o caso do nosso produto, Adeus Verônica, que fala sobre um assunto de grande importância e repercussão social, o estupro. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada 11 minutos 1 mulher é vitima de assédio sexual no país, e esses números crescem mais a cada dia.਀倀漀爀 挀漀渀猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 挀漀渀挀氀甀椀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀攀 最渀攀爀漀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 渀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 猀攀甀 最爀愀渀搀攀 猀甀猀琀攀渀琀挀甀氀漀 攀 昀愀琀漀爀 搀攀 瀀攀爀瀀攀琀甀愀漀 搀攀 瘀椀漀氀愀攀猀 挀漀渀琀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ  瀀爀漀瘀攀渀椀攀渀琀攀 搀愀 漀戀樀攀琀椀昀椀挀愀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 攀 搀漀 猀攀甀 挀漀爀瀀漀 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 栀漀洀攀洀Ⰰ 爀攀猀琀爀椀渀最椀渀搀漀 猀甀愀 椀渀搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 愀漀 氀椀洀椀琀愀爀 猀甀愀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀 攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀漀  愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 搀愀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 甀洀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀攀猀猀愀 愀猀猀椀洀攀琀爀椀愀⸀ ⠀刀伀匀匀䤀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀ 倀⸀㈀㐀⤀ Como justificativa de tal ato o agressor atribui a responsabilidade do crime a vítima. Não é incomum ouvirmos “ela estava de roupa curta”, “mulher não tem que estar na rua até tarde”, “ela se ofereceu para mim” entre muitas outras desculpas, e ignora-se os inúmeros casos registrados de mulheres que são violentadas dentro de suas próprias casas ou mesmo os casos revoltantes envolvendo mulheres muçulmanas, que vivem sob um severo regime de privação e “discrição” que também são violentadas.਀伀 攀猀琀甀瀀爀漀  樀甀猀琀椀昀椀挀愀搀漀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀猀 渀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀猀⸀ 䘀爀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀ⴀ猀攀 漀 愀爀最甀洀攀渀琀漀 搀漀 ᰀ挠漀渀猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀ᴀ†愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瘀椀漀氀愀搀愀猀Ⰰ 渀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀渀猀攀渀琀椀爀愀洀 渀漀 愀琀愀焀甀攀 漀甀 瀀攀搀椀爀愀洀 瀀漀爀 攀氀攀Ⰰ 愀漀 甀猀愀爀攀洀 爀漀甀瀀愀猀 挀甀爀琀愀猀Ⰰ 挀漀氀愀搀愀猀Ⰰ 瀀攀爀昀甀洀攀 攀 洀愀焀甀椀愀最攀洀 挀栀愀洀愀琀椀瘀漀猀⸀ 䤀最渀漀爀愀ⴀ猀攀Ⰰ 挀漀洀 琀愀氀 愀爀最甀洀攀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀 栀戀椀琀漀 搀攀 昀爀攀椀爀愀 漀甀 搀攀 戀甀爀挀愀 琀愀洀戀洀 猀漀 瘀椀漀氀攀渀琀愀搀愀猀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 愀 ᰀ洠甀氀栀攀爀 渀愀 瘀攀爀搀愀搀攀 焀甀攀爀椀愀ᴀ†瀀攀爀洀椀琀攀 琀爀椀瘀椀愀氀椀稀愀爀 漀 攀猀琀甀瀀爀漀Ⰰ 爀攀氀愀琀椀瘀椀稀ⴀ氀漀Ⰰ 攀洀 洀甀椀琀漀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 攀 愀琀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀ⴀ氀漀 攀砀挀椀琀愀渀琀攀 ⠀嘀䤀䰀䠀䔀一䄀 䔀 娀䄀䴀伀刀䄀Ⰰ ㈀  㐀⸀ 倀⸀ ㌀⤀
 
OBJETIVO
Infelizmente em nosso país os grupos de movimento feminista não têm reconhecimento e visibilidade nos veículos de comunicação nacional. Essas mulheres, e alguns homens, que lutam por igualdade e segurança, são taxadas como desocupadas, arruaceiras e até criminosas. Mesmo com a quantidade de casos de assédio reportados em nosso país a sociedade mantém-se com o pensamento de séculos atrás, onde o homem tem o direito de sobrepujar a mulher por ser visto social e culturalmente como superior.਀伀 栀漀洀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 昀漀椀 瘀椀猀琀漀 琀攀渀搀漀 甀洀 瀀漀搀攀爀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 攀 愀 洀甀氀栀攀爀 漀 切渀椀挀漀 瀀漀搀攀爀 焀甀攀 琀椀渀栀愀 攀爀愀 漀 搀愀 爀攀瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 昀椀挀愀 攀渀琀漀 攀瘀椀搀攀渀琀攀 甀洀 瀀漀搀攀爀 搀漀 栀漀洀攀洀 猀漀戀爀攀 愀 洀甀氀栀攀爀 焀甀攀 瀀漀爀 洀甀椀琀漀 琀攀洀瀀漀 昀椀挀漀甀 椀洀瀀攀搀椀搀愀 搀攀 愀最椀爀 氀椀瘀爀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀 瀀漀搀攀爀 焀甀攀 氀攀瘀漀甀 愀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀Ⰰ 焀甀攀 攀洀 椀渀切洀攀爀漀猀 挀愀猀漀猀 瀀愀猀猀漀甀 愀 猀攀爀 搀漀洀椀渀愀搀漀爀 攀 愀 最攀爀愀爀 焀甀愀搀爀漀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀ ⠀䘀䄀䜀䄀一䔀䰀䰀伀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 倀⸀ ㈀㔀㐀㌀⤀ A luta por igualdade de gênero, pelo direito à liberdade e segurança da mulher é constante. A cada dia os movimentos buscam alcançar voz e visibilidade, seja com a mídia, que mesmo estando em transição, ainda é a principal ferramenta de desvalorização da mulher, internet ou manifestações populares. ਀吀攀渀搀漀 瀀攀爀挀攀戀椀搀漀 攀猀琀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀洀漀猀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 挀椀渀攀洀愀 攀 猀甀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀攀爀椀瘀愀搀愀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 愀氀愀瘀愀渀挀愀 瀀愀爀愀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀爀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 攀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 搀攀猀猀攀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀  琀漀渀愀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 昀椀最甀爀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 攀洀 洀戀椀琀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 猀甀愀 瀀漀猀椀漀 搀攀 椀渀猀攀最甀爀愀渀愀 攀 漀猀 椀渀切洀攀爀漀猀 挀爀椀洀攀猀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀⸀ A mídia é uma das maiores disseminadoras de preconceitos em nossa sociedade. As mulheres, foram transformadas em objeto de consumo ou em escravas domésticas, deixaram de ser pessoas. Basta assistir uma propaganda de cerveja ou de sabão em pó para perceber isso. Ao mesmo tempo a mídia tenta criar uma falsa aparência de igualdade entre os sexos. Assim, ratifica o machismo promovendo violências de gênero. (CHAVES, 2010, p. 218)਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀漀 挀椀琀愀搀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ  椀渀攀最瘀攀氀 漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 瀀攀爀猀甀愀猀漀 搀愀 洀搀椀愀 猀漀戀爀攀 渀漀猀猀愀猀 搀攀挀椀猀攀猀 攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 焀甀愀氀焀甀攀爀 琀椀瀀漀 搀攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 猀攀甀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 瀀爀漀瘀攀洀 搀愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀洀漀 攀氀愀  甀琀椀氀椀稀愀搀愀⸀ 䤀渀昀攀氀椀稀洀攀渀琀攀 攀砀椀猀琀攀洀 洀甀椀琀漀猀 挀愀渀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 瀀爀攀最愀洀 愀 搀攀猀瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀愀 昀椀最甀爀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 攀 搀攀昀攀渀搀攀洀 甀洀愀 椀搀攀漀氀漀最椀愀 漀渀搀攀 漀 栀漀洀攀洀  猀甀瀀攀爀椀漀爀 攀 瀀爀漀瀀爀椀攀琀爀椀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀⸀ 倀漀爀 猀漀爀琀攀Ⰰ 漀甀 最攀爀愀漀 搀攀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀Ⰰ 漀 挀椀渀攀洀愀 琀攀洀 琀攀渀琀愀搀漀 搀攀猀琀爀甀椀爀 攀猀琀愀猀 挀漀渀挀攀瀀攀猀 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 昀攀洀椀渀椀渀漀猀 攀洀 瀀漀猀椀漀 搀攀 瀀漀搀攀爀Ⰰ 搀漀洀椀渀愀漀 攀 猀甀瀀攀爀愀渀搀漀 愀猀 愀搀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 搀攀 猀甀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀  A mulher, desta forma, existe na cultura patriarcal como o significante do outro masculino, presa por uma ordem simbólica na qual o homem pode exprimir suas fantasias e obsessões através do comando lingüístico, impondo-as sobre a imagem silenciosa da mulher, ainda presa a seu lugar como portadora de significado e não produtora de significado. (MULVEY, 1977, s/p.)਀吀攀渀搀漀 爀攀猀猀愀氀琀愀搀漀 攀猀猀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 猀漀挀椀愀氀 搀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 漀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 昀椀挀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀猀琀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 樀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 攀洀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀瘀漀氀甀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 攀渀焀甀愀渀琀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀⸀ 伀猀 昀椀氀洀攀猀 樀 愀戀漀爀搀愀洀 猀甀愀 椀洀愀最攀洀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 挀攀渀琀爀愀氀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 挀漀渀猀琀爀漀攀洀 琀漀搀漀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀洀 瘀漀氀琀愀 搀攀 猀甀愀猀 愀洀戀椀攀猀 攀 愀攀猀⸀ 䄀 昀椀最甀爀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 瀀愀猀猀愀 愀 搀漀洀椀渀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 猀攀爀 漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 挀栀愀瘀攀Ⰰ 猀攀樀愀 挀漀洀漀 瘀琀椀洀愀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 猀甀瀀攀爀愀漀Ⰰ 洀漀挀椀渀栀愀 漀甀 愀琀 洀攀猀洀漀 瘀椀氀⸀ O roteiro foi uma ferramenta que deu ao grupo liberdade de poetizar o drama de Verônica, encontrar beleza e contar sua luta através do requinte que a linguagem nos proporciona. Nosso produto permitiu que criássemos uma atmosfera onde a dor é retratada com beleza e feminilidade. ਀준 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀 攀洀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 搀椀氀漀最漀猀 攀 搀攀猀挀爀椀攀猀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀爀愀洀琀椀挀愀⸀ 伀 爀漀琀攀椀爀漀  挀漀洀漀 甀洀 猀甀戀猀琀愀渀琀椀瘀漀 ᐀† 猀漀戀爀攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 漀甀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 渀甀洀 氀甀最愀爀Ⰰ 漀甀 氀甀最愀爀攀猀Ⰰ 瘀椀瘀攀渀搀漀 猀甀愀 ∀挀漀椀猀愀∀⸀ 吀漀搀漀猀 漀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀 挀甀洀瀀爀攀洀 攀猀猀愀 瀀爀攀洀椀猀猀愀 戀猀椀挀愀⸀ 䄀 瀀攀猀猀漀愀  漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 攀 瘀椀瘀攀爀 猀甀愀 挀漀椀猀愀  愀 愀漀⸀ 匀攀 漀 爀漀琀攀椀爀漀  甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀 攀洀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 攀渀琀漀 漀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 琀洀 攀洀 挀漀洀甀洀㼀 唀洀 椀渀挀椀漀Ⰰ 甀洀 洀攀椀漀 攀 甀洀 昀椀洀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 渀攀猀猀愀 漀爀搀攀洀 嬀⸀⸀⸀崀 䔀猀琀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 氀椀渀攀愀爀 戀猀椀挀愀  愀 昀漀爀洀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀㬀 攀氀愀 猀甀猀琀攀渀琀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀漀 攀渀爀攀搀漀 渀漀 氀甀最愀爀∀ ⠀䘀䤀䔀䰀䐀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀㄀㄀ⴀ㄀㈀⤀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O primeiro passo para a confecção deste produto foi uma intensa série de pesquisas sobre casos de assédio sexual no país, dados e estatísticas sobre esta realidade. Também estudamos sobre de crimes de gênero e cultura do estupro. Estas pesquisas consistiam em análise de materiais em vídeo, notícias, monografias e coleta informal de relatos de vítimas de estupro. Para a confecção do roteiro em sua estrutura técnica tomou-se como base o Manual do Roteiro, de Syd Field. ਀䴀攀猀洀漀 猀攀渀搀漀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀椀挀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 甀洀愀 椀搀攀椀愀 爀攀愀氀 猀漀戀爀攀 漀猀 挀爀椀洀攀猀 猀攀砀甀愀椀猀⸀ 䌀爀椀愀洀漀猀 甀洀 攀渀爀攀搀漀 昀椀挀琀挀椀漀Ⰰ 洀愀猀 琀漀搀愀 愀 愀洀戀椀攀渀琀愀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 爀攀琀爀愀琀愀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀切洀攀爀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 猀漀昀爀攀洀 漀甀 樀 猀漀昀爀攀爀愀洀 搀愀猀 洀攀猀洀愀猀 愀昀氀椀攀猀 焀甀攀 嘀攀爀渀椀挀愀⸀  Quando existem algumas imagens fortes para criar um roteiro, o próximo passo é estrutura-las, dando-lhes a forma de uma experiência humana completa ou fragmentada. A organização dessas imagens é essencial para construir uma história que valha a pena ser contada (MOLETTA, 2009. P. 21).਀준 椀洀瀀漀猀猀瘀攀氀 昀愀氀愀爀 搀攀 愀氀最漀 琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 猀攀洀 焀甀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 挀愀洀椀渀栀攀 攀渀琀爀攀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 昀椀挀漀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀漀爀渀漀甀ⴀ猀攀 琀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 爀攀琀爀愀琀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 猀攀甀 挀漀渀琀攀砀琀漀 爀攀愀氀⸀ A próxima etapa foi a construção do roteiro. Para isso a equipe utilizou o programa Celtx que deu os parâmetros exatos da estrutura de um roteiro. Depois de finalizado o produto, foi feita uma análise minuciosa da escrita, concordância e todos os quesitos técnicos do projeto. A parte final do roteiro foi o nome. Buscamos algo que sugerisse, de maneira sutil, a proposta do nosso trabalho. Um nome simples, delicado, e forte ao mesmo tempo.਀䌀漀洀漀 漀挀漀爀爀攀 挀漀洀 漀猀 琀琀甀氀漀猀 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 搀愀爀 琀琀甀氀漀 愀 甀洀 昀椀氀洀攀 漀甀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 琀瘀 琀攀洀 猀甀愀猀 搀攀洀愀渀搀愀猀⸀ 倀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 甀洀 琀琀甀氀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 最爀愀渀搀攀 漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀攀爀 漀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀 挀漀渀琀攀爀Ⰰ 攀 瀀攀焀甀攀渀漀 漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 猀攀爀 洀攀洀漀爀椀稀愀搀漀㨀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 挀愀瀀愀稀 搀攀 氀攀洀戀爀愀爀 搀攀氀攀 愀漀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 挀漀洀 漀甀琀爀愀 瀀攀猀猀漀愀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀瀀攀爀愀爀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 戀漀挀愀 愀 戀漀挀愀⸀∀ ⠀䌀䄀䴀倀伀匀Ⰰ ㈀  㜀Ⰰ 倀⸀ ㌀ ㈀⸀⤀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Esse roteiro de ficção caracteriza-se como um projeto para curta metragem. Possui 13 páginas, incluindo a capa, subdivide-se em 8 cenas e enquadra-se no gênero drama. Sua linguagem não faz uso de formalidades ou rebusques, mas possui diálogos bem estruturados sem uso de gírias e/ou expressões populares.਀倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀 搀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 搀爀愀洀琀椀挀漀 挀愀渀渀椀挀漀 㨀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 甀洀 洀甀渀搀漀 攀 搀攀 猀攀甀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 挀攀渀琀爀愀椀猀Ⰰ 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀爀愀洀琀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀攀漀 搀漀猀 樀漀最漀猀 搀攀 愀攀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 挀漀渀琀爀愀 攀 愀 昀愀瘀漀爀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 挀漀洀瀀氀椀挀愀漀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 攀 椀渀琀攀渀猀椀昀椀挀愀漀 搀漀猀 樀漀最漀猀 搀攀 愀攀猀Ⰰ 挀漀渀昀爀漀渀琀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 挀氀洀愀砀 搀漀猀 樀漀最漀猀 搀愀猀 愀攀猀 攀渀琀爀攀 甀渀猀 攀 漀甀琀爀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 猀攀最甀椀搀漀 搀漀 搀攀猀昀攀挀栀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 搀愀 猀漀氀甀漀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 攀 搀漀 焀甀攀 搀攀挀漀爀爀攀 搀愀⸀ ⠀䌀䄀䴀倀伀匀Ⰰ ㈀  㜀Ⰰ 倀⸀ ㌀㌀㄀⤀ A história de Adeus Verônica conta o processo pós-traumático de uma vítima de assédio sexual. Mesmo após um ano do evento ocorrido a personagem ainda luta contra as marcas psicológicas deixadas pelo estupro e, mesmo sem motivação, visita seu psicólogo que tenta ajuda-la a se reconectar consigo mesmo. O profissional é de extrema importância na narrativa.਀一漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀攀椀琀漀 挀漀洀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀  昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 焀甀攀 漀 瀀猀椀挀氀漀最漀 昀愀愀 甀洀愀 攀猀挀甀琀愀 愀琀椀瘀愀⸀ ᰀ줠 瀀爀攀挀椀猀漀 愀樀甀搀ⴀ氀愀猀 愀 瘀攀爀戀愀氀椀稀愀爀Ⰰ 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 猀甀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 氀攀瘀ⴀ氀愀猀 愀 挀爀椀琀椀挀愀爀 攀猀猀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀ᴀ†⠀瀀⸀ ㄀㠀㌀⤀⸀ 倀漀椀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 攀 搀愀 愀洀瀀氀椀愀漀 搀愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 搀攀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀Ⰰ 愀 洀甀氀栀攀爀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 猀攀 瀀爀漀琀攀最攀爀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 爀攀猀最愀琀愀爀 猀甀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀⸀ ⠀䠀䤀刀䤀䜀伀夀䔀一Ⰰ ㈀  㘀⤀⸀ Ao longo da história o espectador é cativado pela humanidade da personagem, por seu medo e sua dor. Verônica vive insegura dentro de sua casa, com seu corpo e feminilidade. Nota-se em suas conversas com Marcel como a mulher está machucada e como o acontecimento destruíra sua essência.਀ᰀ倠漀爀 洀愀椀猀 焀甀攀 甀洀愀 瀀攀焀甀攀渀愀 瀀愀爀琀攀 搀攀 洀椀洀 焀甀攀椀爀愀 攀甀 渀甀渀挀愀 洀愀椀猀 瘀漀甀 猀攀爀 愀 洀攀猀洀愀 搀攀 愀渀琀攀猀⸀ 䄀焀甀攀氀愀 愀搀瘀漀最愀搀愀 昀漀爀琀攀 攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 洀漀爀爀攀甀 渀愀焀甀攀氀攀 挀愀渀愀瘀椀愀氀⸀ 䄀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 攀甀 猀漀甀 栀漀樀攀⸀⸀⸀ 䔀甀 渀漀 洀攀 爀攀挀漀渀栀攀漀 洀愀椀猀⸀⸀⸀ 䔀甀 猀漀甀 甀洀 昀愀渀琀愀猀洀愀Ⰰ 甀洀愀 猀漀洀戀爀愀 搀漀 que eu fui”਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀吀爀愀戀愀氀栀愀爀 渀攀猀琀攀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀愀 樀漀爀渀愀搀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀猀猀攀洀 椀渀切洀攀爀愀猀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀愀 瀀愀爀愀 挀椀渀攀洀愀 攀 琀愀洀戀洀 愀最爀攀最漀甀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀搀漀爀愀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 氀甀琀愀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 瀀漀爀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 攀 猀攀最甀爀愀渀愀⸀ 䘀漀椀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 洀漀氀搀漀甀 愀 琀漀搀漀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 焀甀愀渀琀漀 挀椀搀愀搀漀猀⸀ 䌀漀洀 攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀 攀焀甀椀瀀攀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 氀攀瘀愀渀琀愀爀 攀洀 猀攀甀 洀攀椀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 攀 猀漀挀椀愀氀 甀洀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 愀最爀攀猀猀漀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 最攀渀漀挀搀椀漀 攀 愀 昀椀最甀爀愀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 挀漀洀漀 洀攀洀戀爀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀刀伀匀匀䤀Ⰰ 䜀椀漀瘀愀渀愀⸀ 伀匀 䔀匀吀䔀刀䔀팀吀䤀倀伀匀 䐀䔀 䜀쨀一䔀刀伀 䔀 伀 䴀䤀吀伀 䐀䄀 䤀䴀倀䄀刀䌀䤀䄀䰀䤀䐀䄀䐀䔀 䨀唀刀촀䐀䤀䌀䄀㨀 䄀渀氀椀猀攀 搀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 樀甀搀椀挀椀愀氀 渀漀 挀爀椀洀攀 搀攀 攀猀琀甀瀀爀漀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀愀琀愀爀椀渀愀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䰀䠀䔀一䄀Ⰰ 䨀甀渀椀愀 搀攀㬀 娀䄀䴀伀刀䄀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䠀攀氀攀渀愀⸀ 䄀䰀준䴀 䐀伀 䄀吀伀㨀 漀猀 琀爀愀渀猀戀漀爀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 攀猀琀甀瀀爀漀⸀ 䐀漀猀猀椀 吀攀洀琀椀挀漀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 渀⸀ ㄀㈀Ⰰ 樀愀渀ⴀ愀戀爀椀氀 ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䄀䜀䄀一䔀䰀䰀伀Ⰰ 倀椀挀挀漀氀椀 䌀氀甀挀椀愀⸀ 䐀䤀匀䌀刀䤀䴀䤀一䄀윀쌀伀 䐀䔀 䜀쨀一䔀刀伀㨀 唀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 栀椀猀琀爀椀挀愀⸀ 堀 匀愀氀漀 搀攀 䤀渀椀挀椀愀漀 䌀椀攀渀琀昀椀挀愀 倀唀䌀刀匀Ⰰ ㈀  㤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䠀䄀嘀䔀匀⸀ 䘀⸀一⸀ 䄀 匀伀䌀䤀䔀䐀䄀䐀䔀 䌀䄀倀䤀吀䄀䰀䤀匀吀䄀 䔀 伀 䘀䔀䴀䤀一䤀一伀㨀 猀甀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 昀愀氀漀挀渀琀爀椀挀愀 攀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 愀瀀愀爀渀挀椀愀⸀ 䤀渀㨀 䴀愀爀挀漀渀搀攀猀 䘀椀氀栀漀⸀䌀⸀ ⠀漀爀最⤀⸀ 吀爀愀渀猀瀀漀爀椀稀愀攀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀挀愀ⴀ唀猀瀀Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀 ㈀㄀㘀ⴀ ㈀㈀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀䰀䔀吀吀䄀Ⰰ 䄀氀攀砀⸀ 䌀爀椀愀漀 搀攀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 攀洀 瘀搀攀漀 搀椀最椀琀愀氀㨀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀攀 戀愀椀砀漀 挀甀猀琀漀 ⼀ 䄀氀攀砀 䴀漀氀攀琀琀愀⸀ ㌀⸀ 䔀搀⸀ ጀ†匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀唀䰀嘀䔀夀Ⰰ 䰀愀甀爀愀⸀ 倀刀䄀娀䔀刀 嘀䤀匀唀䄀䰀 䔀 䌀䤀一䔀䴀䄀 一䄀刀刀䄀吀䤀嘀伀⸀ 䤀渀㨀 堀䄀嘀䤀䔀刀Ⰰ 䤀猀洀愀椀氀⸀ 䄀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀漀 挀椀渀攀洀愀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䜀爀愀愀氀Ⰰ ㄀㤀㤀㄀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㌀㔀ⴀ㐀㔀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀䔀䰀䐀Ⰰ 匀⸀ 䴀䄀一唀䄀䰀 䐀伀 刀伀吀䔀䤀刀伀㨀 漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 琀攀砀琀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀⸀ 匀礀搀 䘀椀攀氀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 伀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ ㈀  ㄀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀㨀 ㄀㔀⼀ 㐀⼀㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀䴀倀伀匀Ⰰ 䘀氀愀瘀椀漀 搀攀Ⰰ ㄀㤀㐀㠀 ጀ†刀伀吀䔀䤀刀伀 䐀䔀 䌀䤀一䔀䴀䄀 䔀 吀䔀䰀䔀嘀䤀匀쌀伀㨀 愀 愀爀琀攀 攀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 椀洀愀最椀渀愀爀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀爀 攀 渀愀爀爀愀爀 甀洀愀 攀猀琀爀椀愀 ⼀ 䘀氀瘀椀漀 搀攀 䌀愀洀瀀漀猀 ጀ†刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 娀愀栀愀爀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䤀刀䤀䜀伀夀䔀一Ⰰ  䴀愀爀椀攀  䘀爀愀渀挀攀⸀ 䄀  嘀䤀伀䰀쨀一䌀䤀䄀  一伀  䌀䄀匀䄀䰀㨀  搀愀  挀漀愀漀  瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀    愀最爀攀猀猀漀 昀猀椀挀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䈀攀爀琀爀愀渀搀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ㈀  㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀