INSCRIÇÃO: 01515
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP03
 
TÍTULO: Aldeias Infantis SOS - Aqui, amigo é da família
 
AUTORES: Michel Guimarães Percegaroli (Claretiano - Faculdade); Caroline De Oliveira Dos Santos (Claretiano - Faculdade); David Aparecido Gonçalves Dias (Claretiano - Faculdade); Dhessy Paloma de Moraes Zerbo Cecagno (Claretiano - Faculdade); Johanes Pancher Dietrich (Claretiano - Faculdade); João Carlos Picolin (Claretiano - Faculdade); Samia Cruanes de Souza Dias (Claretiano - Faculdade); Ricardo Antonio Ferreira Santana (Claretiano - Faculdade); Fábio Eduardo Dias (Claretiano - Faculdade); Karla Cristina de Castro Amaral (Claretiano - Faculdade)
 
PALAVRAS-CHAVE: Propaganda; Publicidade, Campanha Publicitária, Aldeias Infantis SOS, Campanha Institucional, Rio Claro
 
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a campanha institucional realizada pela agência experimental Xmile do 7º semestre do curso de Publicidade e Propaganda do Claretiano Faculdade de Rio Claro – SP para a Aldeias Infantis SOS, uma organização que também possui sede na cidade de Rio Claro – SP cuja missão é reintegrar às suas famílias crianças que sofreram maus tratos. ਀䔀猀琀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀猀 搀愀搀漀猀 搀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀 攀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀爀愀洀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 猀漀戀爀攀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 攀氀愀戀漀爀漀甀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀洀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 挀甀渀栀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 琀漀爀渀愀爀 愀 䄀氀搀攀椀愀猀 䤀渀昀愀渀琀椀猀 匀伀匀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀⸀
 
INTRODUÇÃO
Esta campanha é um trabalho acadêmico desenvolvido em 2017 pelo 7º semestre do curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda do Claretiano de Rio Claro envolvendo as disciplinas da grade curricular do semestre e teve como professores orientadores Fábio Eduardo Dias, João Carlos Picolin, Karla Amaral, Ricardo Santana e Samia Dias. Para isso, a agência experimental Xmile utilizou como objeto de estudo a Aldeias Infantis SOS, uma organização sem fins lucrativos.਀䄀 䄀氀搀攀椀愀猀 䤀渀昀愀渀琀椀猀 匀伀匀 愀琀甀愀 攀洀 刀椀漀 䌀氀愀爀漀 搀攀猀搀攀 ㈀ ㄀㌀ 攀 猀攀甀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 琀爀愀戀愀氀栀漀  昀愀稀攀爀 愀挀漀氀栀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 攀渀琀爀攀   攀 ㄀㜀 愀渀漀猀 焀甀攀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 猀甀愀 瘀椀搀愀 渀攀猀猀攀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 琀椀瘀攀爀愀洀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 瘀椀漀氀愀搀漀猀 挀漀渀昀漀爀洀攀 漀 䔀䌀䄀 ⠀䔀猀琀愀琀甀琀漀 搀愀 䌀爀椀愀渀愀 攀 搀漀 䄀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀⤀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 愀渀琀攀猀 搀愀 挀爀椀愀渀愀 猀攀爀 愀挀漀氀栀椀搀愀 瀀攀氀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 攀氀愀  愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀愀 瀀攀氀漀 䌀刀䄀匀 ⠀䌀攀渀琀爀漀 搀攀 刀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀攀 䄀猀猀椀猀琀渀挀椀愀 匀漀挀椀愀氀⤀ 攀 䌀刀䔀䄀匀 ⠀䌀攀渀琀爀漀 搀攀 刀攀昀攀爀渀挀椀愀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀 搀攀 䄀猀猀椀猀琀渀挀椀愀 匀漀挀椀愀氀⤀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 猀攀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀攀猀猀攀猀 爀最漀猀 渀漀 爀攀猀漀氀瘀攀爀攀洀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 愀 挀爀椀愀渀愀  攀渀挀愀洀椀渀栀愀搀愀 愀漀 䌀漀渀猀攀氀栀漀 吀甀琀攀氀愀爀 瀀愀爀愀 瘀攀爀椀昀椀挀愀爀 猀攀 漀猀 猀攀甀猀 瀀愀椀猀 愀椀渀搀愀 瀀漀搀攀洀 瀀漀猀猀甀椀爀 猀甀愀 最甀愀爀搀愀⸀ 䌀愀猀漀 渀漀Ⰰ 漀 挀漀渀猀攀氀栀漀 爀攀琀椀爀愀 愀 最甀愀爀搀愀 瀀爀漀瘀椀猀漀爀椀愀洀攀渀琀攀 搀愀 昀愀洀氀椀愀 攀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀 愀 挀爀椀愀渀愀 瀀愀爀愀 漀 愀挀漀氀栀椀洀攀渀琀漀 渀愀 䄀氀搀攀椀愀猀 䤀渀昀愀渀琀椀猀 匀伀匀⸀ Eles atuam em formato de casas lares, onde uma mãe social presta apoio total às crianças, com ida a escolas, brincadeiras e atividades, alimentação, vestuário e moradia. ਀䄀氀洀 搀漀 愀挀漀氀栀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 挀爀椀愀渀愀Ⰰ 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 愀琀甀愀 樀甀渀琀漀 挀漀洀 愀 昀愀洀氀椀愀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 爀攀攀猀琀爀甀琀甀爀愀爀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 爀攀挀攀戀攀爀 搀攀 瘀漀氀琀愀 愀 最甀愀爀搀愀 搀愀 挀爀椀愀渀愀⸀ 儀甀攀洀 昀愀稀 椀猀猀漀  愀 愀猀猀椀猀琀攀渀琀攀 猀漀挀椀愀氀 愀瀀猀 甀洀愀 琀漀洀愀搀愀 搀攀 搀攀挀椀猀漀 瀀漀爀 甀洀 䨀甀椀稀⸀ A Aldeias Infantis SOS também oferece serviços de psicologia para dar atendimento às crianças e adolescentes e ADF (Assistente de Desenvolvimento Familiar) que trabalham diretamente com as mães sociais para dar suporte ao trabalho e orientação de como devem suprir as necessidades dos acolhidos.
 
OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma campanha publicitária de cunho institucional para tornar a Aldeias Infantis SOS conhecida na cidade de Rio Claro – SP. De acordo com Marcélia Lupetti (2003, p. 112), uma campanha institucional é aquela que divulga a empresa como um todo e caracteriza-se por conceituar a empresa e fixar sua imagem. Assim, a campanha desenvolvida pela agência experimental Xmile será para posicionar a organização devido ao seu trabalho diferenciado, sem gerar demanda para a organização, uma vez que o acolhimento é orientado pelo Conselho Tutelar. ਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀攀搀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 挀氀椀攀渀琀攀 攀洀 猀攀甀 戀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 ㄀  瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀攀搀愀最最椀挀漀Ⰰ 愀甀氀愀猀 搀攀 樀愀稀稀Ⰰ 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 漀搀漀渀琀漀氀最椀挀漀Ⰰ 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 洀搀椀挀漀 攀 猀攀爀瘀椀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 一切洀攀爀漀猀 攀猀猀攀猀 焀甀攀 攀氀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 搀漀戀爀愀爀Ⰰ 猀攀渀搀漀 琀愀洀戀洀 甀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 挀漀洀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀琀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 渀愀猀 爀攀愀猀 搀攀 愀爀琀攀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 爀攀挀爀攀愀漀 攀 爀攀昀漀爀漀 攀猀挀漀氀愀爀⸀ Para isso, será necessário um grande esforço de comunicação com o objetivo de informar o trabalho realizado pela Aldeias Infantis e sensibilizar as pessoas a se tornarem voluntárias.
 
JUSTIFICATIVA
Atualmente a Aldeias Infantis SOS possui um departamento de comunicação e marketing que cuida da divulgação da organização em nível nacional. Com isso, eles desenvolvem ações em site, vídeos institucionais, revistas, folhetos e flyers. ਀倀愀爀琀攀 搀攀猀猀攀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀  攀渀挀愀洀椀渀栀愀搀愀 瀀愀爀愀 刀椀漀 䌀氀愀爀漀Ⰰ 挀甀樀愀 猀攀搀攀 氀漀挀愀氀 昀椀挀愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 攀洀 昀愀稀攀爀 愀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀漀猀 洀攀猀洀漀猀 瀀愀爀愀 瀀愀爀挀攀椀爀漀猀Ⰰ 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 攀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ No entanto, eles recebem pouco material e a distribuição bem como sua divulgação acaba não sendo feita de maneira correta. Além disso, a Aldeias Infantis SOS nunca trabalhou com mídia específica para publicidade em Rio Claro, embora eles adotem algumas estratégias de marketing para obtenção de verba, tais como: venda de pão de queijo e pizza, venda de camiseta e doações que podem ser realizadas no próprio site da organização. ਀伀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀 搀愀 猀攀搀攀 搀攀 刀椀漀 䌀氀愀爀漀 愀挀爀攀搀椀琀愀 焀甀攀 愀 䄀氀搀攀椀愀猀 䤀渀昀愀渀琀椀猀 匀伀匀 渀漀  挀漀渀栀攀挀椀搀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 渀愀 洀攀渀琀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 倀愀爀愀 攀氀攀Ⰰ 猀漀洀攀渀琀攀 焀甀攀洀 攀猀琀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 挀漀洀 愀 挀愀甀猀愀 漀甀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀渀栀攀挀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 爀攀愀氀椀稀愀⸀  Essas declarações reforçam que a organização precisa de uma campanha publicitária de cunho institucional para que esse problema seja resolvido, já que para atrair voluntários, será necessário que as pessoas conheçam o trabalho que a Aldeias Infantis SOS realiza, assim como o seu papel na cidade.਀倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ  瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀 焀甀攀 愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 堀洀椀氀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀焀甀攀 焀甀愀氀 漀 渀瘀攀氀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 爀攀氀愀漀  漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 焀甀愀氀 愀 瀀爀ⴀ搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀攀 琀漀爀渀愀爀攀洀 瘀漀氀甀渀琀爀椀愀猀Ⰰ 瀀漀椀猀  瀀爀攀挀椀猀漀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 爀椀漀ⴀ挀氀愀爀攀渀猀攀 瀀攀爀愀渀琀攀 漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 瀀愀爀愀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 琀漀爀渀愀爀 愀 䄀氀搀攀椀愀猀 䤀渀昀愀渀琀椀猀 匀伀匀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 攀Ⰰ 挀漀洀漀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀琀爀愀椀爀 漀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 焀甀攀 攀氀攀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀⸀  O coordenador da Aldeias Infantis SOS não encara as outras instituições de Rio Claro como concorrentes. E de fato não há, já que a organização é a única que realiza o acolhimento no formato proposto de casas lares. Porém, a agência experimental Xmile identificou que existem algumas instituições que realizam o acolhimento de crianças, mas em formato de orfanatos e abrigos.਀䄀 洀愀椀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 搀愀 挀椀搀愀搀攀  愀 䌀愀猀愀 搀愀猀 䌀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 挀甀樀愀 昀甀渀搀愀漀 猀攀 搀攀甀 攀洀 ㄀㤀㔀 ⸀ 䠀漀樀攀Ⰰ 愀 䌀愀猀愀 愀琀攀渀搀攀 洀攀渀椀渀漀猀 攀 洀攀渀椀渀愀猀 挀漀洀 椀搀愀搀攀 搀攀 㜀 愀 ㄀㈀ 愀渀漀猀 攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 搀愀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 搀攀 刀椀漀 䌀氀愀爀漀 渀漀 昀漀爀渀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 洀漀 搀攀 漀戀爀愀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀 愀 洀漀渀椀琀漀爀攀猀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀攀猀⸀  A Casa das Crianças utiliza-se principalmente de site e Facebook para a sua comunicação, embora possua uma equipe de telemarketing que tem o objetivo de captar recursos para ajudar nos custos com as crianças da casa. ਀䐀椀愀渀琀攀 搀攀 琀甀搀漀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 堀洀椀氀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀愀爀愀 愀甀洀攀渀琀愀爀 漀 猀栀愀爀攀 漀昀 洀椀渀搀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 䄀氀搀攀椀愀猀 䤀渀昀愀渀琀椀猀 匀伀匀 瀀漀猀猀愀 愀琀椀渀最椀爀 猀攀甀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ 愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 堀洀椀氀攀 爀攀愀氀椀稀漀甀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 刀漀搀爀椀最甀攀猀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀攀爀瘀攀 ∀瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀愀爀 愀猀 琀漀洀愀搀愀猀 搀攀 搀攀挀椀猀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀  椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 攀  猀漀氀甀漀 搀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 漀甀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀爀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最∀ ⠀㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀㘀⤀⸀ A primeira pesquisa, na modalidade quantitativa, foi realizada em março de 2017 e tinha como objetivo identificar a visão que a população de Rio Claro possuía sobre a Aldeias Infantis SOS e qual parcela da sociedade é mais pré-disposta a prestar serviços voluntários. É uma pesquisa importante, já que ela ajuda a determinar o que a população pensa sobre determinado tema. ਀倀愀爀愀 䴀攀渀搀漀渀愀Ⰰ ∀甀洀愀 愀洀漀猀琀爀愀最攀洀 瀀攀焀甀攀渀愀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 渀切洀攀爀漀 琀漀琀愀氀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 瀀漀搀攀 愀樀甀搀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 愀 漀瀀椀渀椀漀 洀愀猀猀椀瘀愀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 猀漀戀爀攀 愀氀最甀洀 琀攀洀愀∀ ⠀㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀㘀㘀⤀⸀ 䔀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 ㌀㠀㔀 昀漀爀洀甀氀爀椀漀猀 挀漀洀 焀甀攀猀琀攀猀 愀戀攀爀琀愀猀 攀 昀攀挀栀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀挀椀洀愀 搀攀 ㈀㄀ 愀渀漀猀Ⰰ 挀甀樀漀 最爀愀甀 搀攀 挀漀渀昀椀愀渀愀 昀漀椀 搀攀 㤀㔀─ 挀漀洀 甀洀愀 洀愀爀最攀洀 搀攀 攀爀爀漀 搀攀 㐀─ 瀀愀爀愀 洀愀椀猀 漀甀 洀攀渀漀猀⸀ Primeiramente, foi perguntado aos entrevistados se eles colaboram com alguma instituição. A maioria disse que sim (78%). Desses, 65% disseram que colaborariam de forma financeira, enquanto 21% de forma voluntária. Dos 22% que disseram que não colaboram atualmente, 43% colaborariam de forma financeira e 31% de forma voluntária. Isso revela que uma boa parte da população colabora, ou colaboraria de forma voluntária. Algo muito bom para os objetivos do cliente. ਀䄀 愀最渀挀椀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀漀甀 焀甀攀 㜀㔀─ 昀愀爀椀愀洀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀  Existe uma parcela da população (63%) que nunca fez trabalho voluntário. O motivo que eles citam (35%) é a falta de oportunidade. Essa que pode ser a falta de algum convite. ਀䔀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 渀瘀攀氀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 䄀氀搀攀椀愀猀 䤀渀昀愀渀琀椀猀 匀伀匀 攀洀 刀椀漀 䌀氀愀爀漀Ⰰ 愀 愀最渀挀椀愀 瀀搀攀 挀漀渀昀椀爀洀愀爀 漀 焀甀攀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 栀愀瘀椀愀 搀椀琀漀 渀漀 戀爀椀攀昀椀渀最㨀 㠀㤀─ 渀漀 愀 挀漀渀栀攀挀攀洀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 㜀㜀─ 猀攀 洀漀猀琀爀愀爀愀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀猀 攀洀 挀漀渀栀攀挀攀爀 洀攀氀栀漀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀⸀  Outro dado importante, é que as pessoas que não conhecem a organização se mostraram pré-dispostas a se tornarem voluntárias, citando que fariam o que eles precisassem. Além disso, também foi identificado que as faixas etárias de 21 a 41 anos são os que mais estariam pré-dispostas a realizarem trabalhos voluntários. ਀䔀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 渀漀猀 爀攀瘀攀氀愀 焀甀攀  瀀漀猀猀瘀攀氀 愀琀椀渀最椀爀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 瀀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ  瀀爀攀挀椀猀漀 琀漀爀渀愀爀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 焀甀愀猀攀 愀 挀椀搀愀搀攀 琀漀搀愀 渀甀渀挀愀 漀甀瘀椀甀 昀愀氀愀爀 搀攀氀愀⸀  A agência experimental Xmile também realizou duas pesquisas qualitativas. Tomando como referência Bauer e Gaskell, ਀ᰀ漠 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀漀猀  渀愀 琀椀瀀椀昀椀挀愀漀 搀愀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 猀攀甀 洀甀渀搀漀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀氀⸀ 䄀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 挀漀洀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀 挀漀洀 漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 渀漀 猀攀甀 洀甀渀搀漀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀氀Ⰰ 猀甀愀 爀攀氀愀漀 猀甀樀攀椀琀漀ⴀ漀戀樀攀琀漀Ⰰ  漀戀猀攀爀瘀愀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 琀愀椀猀 挀漀洀漀 漀瀀椀渀椀攀猀Ⰰ 愀琀椀琀甀搀攀猀Ⰰ 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 攀砀瀀氀椀挀愀攀猀Ⰰ 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀Ⰰ 挀爀攀渀愀猀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 椀搀攀漀氀漀最椀愀猀Ⰰ 搀椀猀挀甀爀猀漀Ⰰ 挀漀猀洀漀瘀椀猀攀猀Ⰰ 栀戀椀琀漀猀 攀 瀀爀琀椀挀愀猀⸀ 䔀猀琀愀  愀 猀攀最甀渀搀愀 搀椀洀攀渀猀漀Ⰰ 漀甀 搀椀洀攀渀猀漀 瘀攀爀琀椀挀愀氀 搀攀 渀漀猀猀漀 攀猀焀甀攀洀愀 ⠀⸀⸀⸀⤀⸀ 䄀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 猀漀 爀攀氀愀攀猀 猀甀樀攀椀琀漀ⴀ漀戀樀攀琀漀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀攀猀Ⰰ 氀椀最愀搀愀猀 愀 甀洀 洀攀椀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 伀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀漀 焀甀攀爀 攀渀琀攀渀搀攀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 渀漀 攀猀瀀愀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 琀椀瀀椀昀椀挀愀渀搀漀 攀猀琀爀愀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 昀甀渀攀猀Ⰰ 漀甀 挀漀洀戀椀渀愀攀猀 搀攀氀攀猀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀ᴀ†⠀䈀䄀唀䔀刀㬀 䜀䄀匀䬀䔀䰀䰀Ⰰ ㈀  ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㜀⤀⸀ A primeira delas foi na modalidade focus group, realizada no dia 18 de abril de 2017 em sala apropriada no próprio Claretiano Faculdade de Rio Claro. A pesquisa foi aplicada com 10 pais e mães rio-clarenses que possuíam filhos de 0 a 17 anos e teve como objetivo identificar a visão deste público em relação ao abandono infantil e à qualidade de vida de uma criança. ਀䌀漀洀 攀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 愀 愀最渀挀椀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀漀甀 焀甀攀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀漀 愀戀愀渀搀漀渀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 洀愀椀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀 渀漀 瀀愀猀Ⰰ 挀漀洀 氀攀椀猀 洀愀椀猀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 洀愀椀猀 漀 搀椀氀漀最漀 攀渀琀爀攀 瀀愀椀猀 攀 昀椀氀栀漀猀 ⴀ 愀氀最漀 焀甀攀 攀氀攀猀 愀挀栀愀洀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 甀洀愀 戀漀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 氀愀爀⸀  Quando motivados a falarem sobre qualidade de vida, os entrevistados opinaram que uma criança saudável é aquela que se alimenta bem e que um lar ideal para elas é aquele que tem amor, dedicação, companheirismo e dedicação dos pais.਀伀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 搀攀猀琀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 渀漀 挀漀渀栀攀挀椀愀洀 愀 䄀氀搀攀椀愀猀Ⰰ 洀愀猀 愀挀栀愀爀愀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 爀攀愀氀椀稀愀洀 愀瀀猀 漀 洀漀搀攀爀愀搀漀爀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 漀 焀甀攀 昀愀稀椀愀洀⸀ 䌀栀攀最愀爀愀洀 愀 挀椀琀愀爀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 洀愀椀猀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 猀攀 攀氀攀猀 搀椀瘀甀氀最愀猀猀攀洀 漀 焀甀攀 昀愀稀攀洀⸀  A segunda pesquisa qualitativa foi realizada com os funcionários da Aldeias, cujo objetivo era identificar a rotina de trabalho da mãe social, da assistente social, do psicólogo, do ADF - Assistente de desenvolvimento familiar e educador social. Ela foi realizada na metodologia de entrevista de profundidade, que de acordo com Naresh Malhotra (2006, p.163), “constitui uma forma não-estruturada e direta de obter informações [...]” onde “um respondente de cada vez é instado por um entrevistador a revelar motivações, crenças, atitudes e sentimentos sobre um determinado tópico” (MALHOTRA, 2006, p.164)਀伀 渀漀猀猀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀攀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀椀 猀漀戀爀攀 愀猀 洀漀琀椀瘀愀攀猀 搀愀 洀攀 猀漀挀椀愀氀 攀洀 攀砀攀爀挀攀爀 攀猀猀愀 昀甀渀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀洀漀爀 攀 挀愀爀椀渀栀漀 焀甀攀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 琀洀 瀀愀爀愀 挀漀洀 攀氀愀⸀  Com base nas pesquisas e briefing do cliente, o principal objetivo da campanha será de posicionar a Aldeias Infantis SOS como uma organização que é amiga da família. ਀䌀漀渀昀漀爀洀攀 昀漀椀 愀瀀漀渀琀愀搀漀 攀洀 甀洀愀 搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀Ⰰ 甀洀 氀愀爀  愀焀甀攀氀攀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 挀愀爀椀渀栀漀Ⰰ 挀漀洀瀀愀渀栀攀椀爀椀猀洀漀 攀 愀洀漀爀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀瘀攀爀 搀攀椀砀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀氀愀爀愀 攀 攀瘀椀搀攀渀琀攀 渀愀 洀攀渀琀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 爀椀漀ⴀ挀氀愀爀攀渀猀攀 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀愀 䄀氀搀攀椀愀猀 䤀渀昀愀渀琀椀猀 匀伀匀 愀 昀椀洀 搀攀 琀漀爀渀愀爀 瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀氀 漀 猀攀甀 瀀愀瀀攀氀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀 愀最渀挀椀愀 焀甀攀爀 洀漀猀琀爀愀爀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 焀甀攀 愀 䄀氀搀攀椀愀猀  愀洀椀最愀 搀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀漀渀瘀椀搀愀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 猀攀 琀漀爀渀愀爀攀洀 愀洀椀最愀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 愀洀椀稀愀搀攀⸀ Esse conceito foi escolhido devido ao próprio significado do termo "amigo", que é aquele indivíduo que possui afeição pelo outro e mantém um laço de companheirismo, estando sempre ao lado e disposto a ajudar.਀倀愀爀愀 椀猀猀漀 猀攀爀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀渀昀漀爀洀愀爀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 爀攀愀氀椀稀愀㬀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀 愀 䄀氀搀攀椀愀猀 䤀渀昀愀渀琀椀猀 匀伀匀 挀漀洀漀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 愀洀椀最愀 搀愀 昀愀洀氀椀愀 攀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 猀漀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 搀愀 䄀氀搀攀椀愀猀 洀漀猀琀爀攀洀 愀 攀昀椀挀挀椀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀⸀  O público-alvo escolhido é formado por pessoas entre 21 a 41 anos, pois conforme aponta a pesquisa quantitativa, é o público que está mais disposto a se tornar voluntário da Aldeias Infantis SOS.਀伀 挀氀椀攀渀琀攀 瀀攀搀椀甀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 愀最渀挀椀愀 渀漀 琀椀爀愀猀猀攀 昀漀琀漀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 瀀愀爀愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀猀 洀攀猀洀愀猀Ⰰ 搀椀愀渀琀攀 搀椀猀猀漀Ⰰ 琀漀搀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 渀漀 攀猀琀椀氀漀 昀氀愀琀 搀攀猀椀最渀 挀漀洀 愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 猀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 搀漀椀猀 瀀攀爀漀搀漀猀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀攀爀漀搀漀 猀攀爀 漀 搀攀 瀀爀漀猀瀀攀挀漀 搀攀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 焀甀攀 猀攀爀漀 挀漀渀瘀椀搀愀搀愀猀 愀 愀樀甀搀愀爀 挀漀洀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀爀 爀攀挀甀爀猀漀猀 瀀愀爀愀 愀 焀甀攀 洀攀猀洀愀 猀攀樀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀⸀ 䔀猀猀愀 攀琀愀瀀愀 漀挀漀爀爀攀爀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 愀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 攀猀琀愀爀攀洀 昀攀挀栀愀渀搀漀 漀 昀氀甀砀漀 搀攀 挀愀椀砀愀 渀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 愀渀漀 攀 昀愀稀攀渀搀漀 漀 戀愀氀愀渀挀攀琀攀 愀渀甀愀氀Ⰰ 琀愀氀 挀漀洀漀Ⰰ 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 漀爀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 愀渀漀 猀攀最甀椀渀琀攀⸀  Ainda na primeira etapa da campanha, terá um período de abril a julho de 2019 para a prospecção de parcerias com academias para a Aldeias Infantis para a conclusão dos objetivos da campanha.਀䨀 愀 猀攀最甀渀搀愀 攀琀愀瀀愀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 漀挀漀爀爀攀爀 搀攀 樀甀渀栀漀 愀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㤀Ⰰ 瀀愀甀琀愀搀漀 渀漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 漀 搀椀愀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 搀漀 愀洀椀最漀  挀漀洀攀洀漀爀愀搀漀 攀洀 ㈀  搀攀 樀甀氀栀漀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 猀攀爀 昀攀椀琀漀 甀洀 琀攀愀猀攀爀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 洀猀 搀攀 樀甀渀栀漀 挀漀洀 爀攀瘀攀氀愀漀 攀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 渀漀 洀猀 搀攀 樀甀氀栀漀Ⰰ 漀 洀猀 搀漀 愀洀椀最漀⸀ 一漀 洀猀 搀攀 樀甀渀栀漀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 攀洀 樀甀氀栀漀 攀 愀最漀猀琀漀 愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀 攀洀 猀攀琀攀洀戀爀漀 攀 漀甀琀甀戀爀漀 愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀漀⸀  Para a realização dessa campanha, serão necessários R$55.000,00 que deverão ser arrecadados através de patrocínio das empresas. Com isso, foram criadas as cotas de patrocínio, que poderão ser entregues apenas para 8 empresas, sendo que, três poderão adquirir a cota "amigo" (doando R$ 4.500,00); quatro a cota "melhor amigo" (doando R$ 7.500,00; e uma a cota irmão (doando R$ 11.500,00). ਀䄀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 堀洀椀氀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 甀洀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 瀀愀爀愀 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀猀猀愀猀 挀漀琀愀猀 搀攀 瀀愀琀爀漀挀渀椀漀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 愀最渀挀椀愀 搀愀爀 甀洀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀愀 䄀氀搀攀椀愀猀 䤀渀昀愀渀琀椀猀 匀伀匀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 椀渀猀琀爀甀椀爀 挀漀洀漀 攀氀攀猀 搀攀瘀攀洀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 愀 愀爀爀攀挀愀搀愀漀 搀愀猀 挀漀琀愀猀⸀ 䔀猀猀攀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 挀漀渀猀椀猀琀攀洀 攀洀㨀 甀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀椀最椀琀愀氀 攀洀 倀䐀䘀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 猀攀爀瘀椀爀 搀攀 愀瀀漀椀漀 瀀愀爀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀 攀 昀氀礀攀爀猀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 攀砀瀀氀椀挀愀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 戀攀洀 挀漀洀漀 搀 洀愀椀漀爀攀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀漀猀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 搀愀猀 挀漀琀愀猀⸀  Para atingir os objetivos de comunicação e marketing, foi elaborada uma estratégia na qual haverá um vendedor para prospectar academias e escolas da música para parceria. Ele receberá um treinamento pelo SEBRAE e um kit de apresentação que contém uniforme, cartão de visitas e crachá e um certificado, que deverá ser entregue para a academia que se tornar parceira. Vale lembrar, que o kit de apresentação será entregue para a equipe da Aldeias Infantis SOS também, para gerar credibilidade com o novo posicionamento.਀倀愀猀猀愀搀漀 攀猀猀攀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 攀洀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㤀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 琀攀爀 椀渀挀椀漀⸀ 倀愀爀愀 攀猀猀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 愀 愀最渀挀椀愀 挀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀 最愀爀漀琀漀 焀甀攀 昀漀椀 愀挀漀氀栀椀搀漀 瀀攀氀愀 䄀氀搀攀椀愀猀 䤀渀昀愀渀琀椀猀 攀 挀漀洀漀 攀氀攀 昀漀椀 戀攀渀攀昀椀挀椀愀搀漀㬀 琀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 昀椀挀琀挀椀漀 倀攀搀爀椀渀栀漀Ⰰ 挀爀椀愀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 猀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最Ⰰ 挀甀樀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀  挀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀愀 挀爀椀愀渀愀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀愀猀 洀愀椀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀漀Ⰰ 猀攀爀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 甀洀 琀攀愀猀攀爀 攀洀 漀甀琀搀漀漀爀 渀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 刀椀漀 䌀氀愀爀漀 攀 琀愀洀戀洀 渀漀 䨀漀爀渀愀氀 䌀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀椀猀  漀 洀愀椀猀 氀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ 䔀猀猀攀 琀攀愀猀攀爀 渀漀 琀攀爀 漀 氀漀最漀 搀愀 䄀氀搀攀椀愀猀 䤀渀昀愀渀琀椀猀 攀 琀爀愀琀愀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 ∀倀攀搀椀渀栀漀 猀漀昀爀攀 洀愀甀猀 琀爀愀琀漀猀∀⸀ 䄀 爀攀瘀攀氀愀漀 漀挀漀爀爀攀爀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 挀漀洀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 ∀䄀最漀爀愀 倀攀搀爀椀渀栀漀 渀漀 猀漀昀爀攀 洀愀椀猀∀ 攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀 愀 䄀氀搀攀椀愀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 愀洀椀最愀 搀愀 昀愀洀氀椀愀⸀ 䄀 爀搀椀漀 䌀氀甀戀攀 䘀䴀Ⰰ 瘀攀挀甀氀漀 洀愀椀猀 漀甀瘀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 琀愀洀戀洀 猀攀爀 甀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀攀 甀洀 猀瀀漀琀 搀攀 ㌀  猀攀最甀渀搀漀猀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀渀搀漀 愀 䄀氀搀攀椀愀猀 挀漀洀漀 愀洀椀最愀 搀愀 昀愀洀氀椀愀 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 爀攀瘀攀氀愀漀 搀漀 琀攀愀猀攀爀 渀漀 漀甀琀搀漀漀爀 攀 樀漀爀渀愀氀⸀  Serão colocadas mensagens institucionais nas cancelas do shopping center de Rio Claro, permitindo assim, uma maior divulgação da organização e serviços realizados na cidade, além de posicionar como amiga da família. ਀䄀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 堀洀椀氀攀 椀爀 挀漀渀琀爀愀琀愀爀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 甀洀 愀猀猀攀猀猀漀爀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 焀甀攀 琀攀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 爀攀氀攀愀猀攀猀 攀 洀愀琀爀椀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 渀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 爀攀最椀漀 搀攀 刀椀漀 䌀氀愀爀漀⸀ 䤀猀猀漀 瀀愀爀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 漀 渀漀洀攀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 琀漀爀渀愀爀 愀 䄀氀搀攀椀愀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀⸀  Para complementar as estratégias, a agência experimental Xmile elaborou um planejamento de marketing digital. Sendo assim, fica sugerido a criação de uma página no Facebook para Aldeias Infantis SOS de Rio Claro, pois com uma página será possível patrocinar conteúdos e engajar as pessoas com a marca, fator contribuinte para os objetivos de comunicação. ਀䐀椀愀渀琀攀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 愀最渀挀椀愀 攀氀愀戀漀爀漀甀 甀洀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 搀攀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 瀀愀爀愀 愀 䄀氀搀攀椀愀猀 䤀渀昀愀渀琀椀猀⸀ 䄀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 猀攀爀漀 瀀愀爀愀㨀 挀漀渀瘀椀搀愀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 挀甀爀琀椀爀攀洀 愀 瀀最椀渀愀 挀爀椀愀搀愀Ⰰ 挀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 倀攀搀爀椀渀栀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 䌀䄀一嘀䄀匀Ⰰ  搀椀瘀甀氀最愀爀 漀 瘀搀攀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 挀漀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 倀攀搀爀椀渀栀漀Ⰰ 挀漀渀琀愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀 䄀氀搀攀椀愀猀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀爀 漀 琀攀洀瀀漀 搀攀 愀琀甀愀漀 攀洀 刀椀漀 䌀氀愀爀漀 ⴀ 匀倀Ⰰ 攀砀瀀氀椀挀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 猀攀爀瘀椀漀 搀攀 愀挀漀氀栀椀洀攀渀琀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 爀攀瘀攀氀愀爀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀漀 愀戀愀渀搀漀渀漀Ⰰ 搀椀稀攀爀 猀漀戀爀攀 栀戀椀琀漀猀 猀愀甀搀瘀攀椀猀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀爀 挀漀洀漀 愀 䄀氀搀攀椀愀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀 挀漀洀 愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 爀攀昀漀爀愀爀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 䄀氀搀攀椀愀猀 挀漀洀漀 愀洀椀最愀 搀愀 挀爀椀愀渀愀 攀 搀愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 爀攀瘀攀氀愀爀 挀漀洀漀 愀 䄀氀搀攀椀愀猀 洀甀搀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀愀 挀爀椀愀渀愀Ⰰ 攀  洀漀猀琀爀愀爀 漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀猀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 愀琀爀愀椀爀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀  Dentro das estratégias de marketing digital, serão feitos anúncios através da rede de pesquisa do Google para tornar a Aldeias Infantis SOS conhecida. Para isso, será criado o link www.aquiamigoedafamilia.com.br que redirecionará para a página do Facebook, caso a organização aceite a sugestão da criação dessa página através do redirecionamento de palavras-chaves específicas e localização. ਀倀漀爀 挀漀渀琀愀 搀漀 挀甀猀琀漀Ⰰ 愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 堀洀椀氀攀 搀攀椀砀愀 挀漀洀漀 猀甀最攀猀琀漀 甀洀愀 愀氀琀攀爀愀漀 渀愀 昀愀挀栀愀搀愀 搀愀 䄀氀搀攀椀愀猀 䤀渀昀愀渀琀椀猀 匀伀匀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 渀漀 氀漀挀愀氀 漀渀搀攀 猀攀 氀漀挀愀氀椀稀愀⸀  Após o esforço de comunicação realizado para tornar a Aldeias Infantis SOS conhecida, serão feitas algumas ações com um apelo para chamar o público a se tornar voluntário.਀匀攀爀漀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀猀 愀搀攀猀椀瘀漀猀 搀攀 挀愀爀爀漀 愀漀猀 渀漀瘀漀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀氀攀猀 瀀漀猀猀愀洀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 攀猀琀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 挀漀洀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ Uma estratégia de marketing de guerrilha foi pensada para atrair voluntários. Serão colocadas bonecas que representam situações de maus tratos nas faculdades de Rio Claro e no shopping. Nas mãos das bonecas terão flyers que sensibilizem a pessoa a se tornar voluntária da Aldeias. ਀匀攀爀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀搀漀 甀洀 漀昀挀椀漀 渀愀猀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀攀 刀椀漀 䌀氀愀爀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀愀 䄀氀搀攀椀愀猀 䤀渀昀愀渀琀椀猀 瀀漀猀猀愀 椀爀 挀漀洀 昀氀礀攀爀猀 攀洀 洀漀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 挀漀洀 愀氀甀渀漀猀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀 䘀猀椀挀愀 攀 倀攀搀愀最漀最椀愀 愀 昀椀洀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 渀攀猀猀愀猀 爀攀愀猀⸀ 倀愀爀愀 攀猀猀攀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 猀攀爀漀 攀渀琀爀攀最甀攀猀 昀椀挀栀愀猀 搀攀 挀愀搀愀猀琀爀漀猀⸀  Serão feitos anúncios em outdoor e Jornal Cidade chamando as pessoas a se tornarem voluntárias. Esses anúncios terão um outro personagem, o André, um amigo do Pedrinho que é voluntário da Aldeias Infantis. ਀一漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 琀攀爀漀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀搀漀爀愀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀猀猀漀愀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 瘀漀氀甀渀琀爀椀愀 攀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 氀攀愀搀猀 瀀愀爀愀 搀椀猀瀀愀爀漀 搀攀 攀ⴀ洀愀椀氀 洀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ 䄀椀渀搀愀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 猀攀爀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 甀洀 瘀搀攀漀 挀栀愀洀愀渀搀漀 愀 瀀攀猀猀漀愀 愀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 瘀漀氀甀渀琀爀椀愀 搀愀 䄀氀搀攀椀愀猀 䤀渀昀愀渀琀椀猀⸀ O Google Adwords também será utilizado para atrair voluntários, através de anúncios na rede de display. ਀吀愀洀戀洀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 甀洀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 渀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀愀爀愀 栀漀洀攀渀愀最攀愀爀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 渀漀 猀攀甀 搀椀愀Ⰰ 攀洀 漀甀琀甀戀爀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 搀漀愀攀猀 搀攀 挀愀爀琀椀渀栀愀猀 攀 攀渀琀爀攀最愀 搀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀⸀ Por fim, fica sugerido para a Aldeias Infantis SOS, a veiculação de dois spots para a rádio Clube FM com o testemunhal do André, amigo do Pedrinho e voluntário da Aldeias.
 
CONSIDERAÇÕES
Diante das necessidades da Aldeias Infantis SOS de se tornar conhecida e atrair mais dez pessoas para realizar trabalho voluntário nas áreas de recreação, acadêmica e artes e cultura e com base nos resultados das pesquisas realizadas e do conhecimento adquirido ao longo do curso, a agência experimental Xmile define que a presente campanha, com as estratégias adotadas, é essencial para atingir os objetivos do cliente, uma vez que o mesmo precisa de um forte apelo institucional para que as pessoas conheçam o seu trabalho e se voluntariem a prestar serviços à organização. ਀䔀洀戀漀爀愀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 猀攀樀愀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀Ⰰ 愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 堀洀椀氀攀 漀爀椀攀渀琀愀 焀甀攀 愀 䄀氀搀攀椀愀猀 䤀渀昀愀渀琀椀猀 挀漀渀琀椀渀甀攀 椀渀瘀攀猀琀椀渀搀漀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 瀀漀搀攀爀 昀甀琀甀爀愀洀攀渀琀攀 搀漀戀爀愀爀 猀攀甀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 攀 椀爀 愀氀洀 搀攀 愀瀀攀渀愀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 愀琀爀愀椀爀 愀琀 洀攀猀洀漀 攀洀瀀爀攀猀愀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 挀漀洀 漀 渀漀洀攀 搀愀 䄀氀搀攀椀愀猀 匀伀匀 攀洀 愀氀琀愀Ⰰ 攀氀愀猀 搀攀瘀攀爀漀 猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀爀 攀洀 琀攀爀 猀攀甀 渀漀洀攀 瘀椀渀挀甀氀愀搀漀 愀 攀猀猀愀 挀愀甀猀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀唀䔀刀Ⰰ 䴀愀爀琀椀渀 圀⸀㬀 䜀愀猀欀攀氀氀Ⰰ 䜀攀漀爀最攀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 挀漀洀 琀攀砀琀漀Ⰰ 椀洀愀最攀洀 攀 猀漀洀㨀 甀洀 洀愀渀甀愀氀 瀀爀琀椀挀漀⸀ 吀爀愀搀⸀ 倀攀搀爀椀渀栀漀 䄀⸀ 䜀甀愀爀攀猀挀栀椀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 瘀漀稀攀猀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀倀䔀吀吀䤀Ⰰ 䴀⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䘀甀琀甀爀愀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䰀伀吀刀䄀Ⰰ 一⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最㨀 唀洀愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 愀瀀氀椀挀愀搀愀⸀ 㐀 攀搀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀愀㨀 䈀漀漀欀洀愀渀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀一䐀伀一윀䄀Ⰰ 䐀⸀ 䌀愀猀漀猀 攀 䌀漀椀猀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䜀氀漀戀漀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䜀刀䤀䜀唀䔀匀Ⰰ 䄀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 䴀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀愀爀猀漀渀 䔀搀甀挀愀琀椀漀渀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀ ⠀䌀漀氀攀漀 䈀椀戀氀椀漀最爀愀昀椀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 倀攀愀爀猀漀渀⤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀