ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01529</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Divino Sabor - publicidade na internet</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Celso Eves Junior (Claretiano - Faculdade); Enddy Li Zanão Chang (Claretiano - Faculdade); Larissa da Silva (Claretiano - Faculdade); Pedro Henrique Ceccato (Claretiano - Faculdade); Thiago Mussio de Moraes (Claretiano - Faculdade); Vinicius Arena (Claretiano - Faculdade); João Carlos Picolin (Claretiano - Faculdade); Fábio Eduardo Dias (Claretiano - Faculdade)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Publicidade Digital, Divino Sabor, Rio Claro, Publicidade e Propaganda, Mini-salgados</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho acadêmico tem como objetivo apresentar as estratégias e artes para publicidade em mídias digitais, elaboradas para a fábrica de mini-salgados e doces Divino Sabor que está situada na cidade de Rio Claro/SP. As estratégias e artes foram realizadas com a finalidade de fazer com que a empresa seja conhecida por seu público-alvo, trazendo nas peças características cruciais para a compra deste tipo de produto, conforme citadas na análise dos resultados das pesquisas. Os anúncios foram criados para as páginas do Facebook e Instagram da empresa, tendo como objetivo de posicionar os produtos da empresa de maneira institucional, como uma forma de mostrar ao consumidor as qualidades dos produtos (sabor, aparência, recheio, crocância, textura), proporcionando um maior engajamento com a marca.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para entender as necessidades da empresa Divino Sabor perante ao mercado em que está inserida, foi realizado com Ângela e Rosalina Zanao - proprietárias da fábrica - uma reunião de briefing. Segundo Marcélia Lupetti (2003, P.50)  Para desenvolver o anúncio é necessário, em primeiro momento, realizar o briefing junto ao cliente para coletar informações sobre suas atividades e suas necessidades . A empresa está situada em Rio Claro/SP desde o ano de 2011, com a missão e visão de atender as necessidades dos clientes, buscando satisfação por meio da qualidade dos serviços prestados, as empresárias investem em medidas necessárias para se destacar no mercado, desde a higiene e limpeza do local até as características mais notáveis nos produtos. Como são todos artesanais, é primordial que eles tenham tamanho, recheio e textura similares, segundo elas. É válido colocar que, no que se diz respeito aos produtos, a empresa possui uma ampla variedade, sendo possível subdividi-los nas seguintes categorias: mini-salgados fritos; mini-salgados assados; doces tradicionais, doces finos e salgados de tamanho maior. O valor para compra varia de acordo com a quantidade, tendo 100 (cem) unidades como base, além de cada categoria de produto possuir um valor específico. Foi exposto para os integrantes da agência experimental Publicidade Azul do oitavo semestre, a necessidade de tornar a marca conhecida em Rio Claro/SP, além de expandir os clientes denominados de pessoa física para a compra de mini-salgados. Após a reunião, foram elaboradas pesquisas com a finalidade de entender os hábitos de consumo do público-alvo, seguido de um estudo focado no comportamento do mesmo. Com a união de todos os estudos realizados, foi possível visualizar fatores pertinentes que serão usados dentro da comunicação da empresa com o intuito de melhorar seu posicionamento e atingir os objetivos propostos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha terá o intuito de fazer com que a empresa Divino Sabor seja conhecida na cidade em que que está situada. Além disso, será reforçada a qualidade dos produtos, descrita pelo próprio público-alvo como sabor, crocância, recheio, aparência e textura marcantes. A partir dessas características, detectadas nas análises dos resultados das pesquisas, os produtos serão enfatizados como incrivelmente saborosos. Diante das necessidades expostas, foi traçado um plano de comunicação que inclui a veiculação das peças através das redes sociais da empresa (Facebook e Instagram). Desta forma, o Divino Sabor terá um novo canal para se aproximar de seus consumidores. A partir desses esforços, pretende-se aumentar o faturamento atual da empresa cerca de 40%, ou seja, de R$75.000,00 para R$105.00,00.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com análise dos resultados das pesquisas, principalmente a que diz respeito aos clientes ativos da empresa, o posicionamento no meio digital do Divino Sabor precisa de melhorias. Vale ainda salientar que, segundo o site Ecommerce News, somente no ano de 2016 praticamente todos os internautas brasileiros - cerca de 106 milhões - usavam a internet para alguma etapa do processo de compra (TANABE, 2016). O mesmo site ainda coloca que  Descobrir, pesquisar e localizar marcas, produtos, serviços e lojas online já representa de 60% a 70% das pesquisas em sites, redes sociais e buscadores como o Google. Os canais online, como o Facebook e WhatsApp, também são amplamente utilizados pelo consumidores brasileiros para expressar as opiniões de pós-compra, tanto as positivas quanto as negativas (70%). (TANABE, 2016). É válido ressaltar ainda que o Divino Sabor não realiza campanhas que evidenciam as principais características de seus produtos, sendo a maioria delas pertinentes para o público-alvo efetuar a compra. Unindo todas essas questões, é possível concluir que estas falhas na comunicação da empresa colaboram para que o consumidor por mais que tenha ouvido falar poucas vezes da empresa, opte por efetuar a compra deste tipo de produto na concorrência por falta de conhecimentos dos principais diferenciais competitivos da fábrica.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para compreender com mais eficiência as reais necessidades, de forma que melhor posicione a empresa Divino Sabor no mercado rio-clarense, foram realizadas duas pesquisas qualitativas na modalidade Focus Group. Para Kotler e Armstrong (2003, P. 132) este tipo de pesquisa  É desenvolvida para encontrar motivações inconscientes, escondidas nos consumidores. [...] Assim, os pesquisadores motivacionais utilizam uma grande variedade de técnicas não diretivas e projetivas para descobrir emoções que não estão evidentes [...]  . Com base nessas informações, buscamos nos informar sobre como os clientes do Divino Sabor avaliam a empresa, além de identificar seus hábitos de consumo. Esta pesquisa foi realizada com 8 entrevistados, sendo homens e mulheres acima de 18 anos e que costumam consumir os doces e mini-salgados da empresa. Foi possível observar que aspectos relacionados à qualidade do produto, descrita como sabor, aparência, recheio e crocância se tornam relevantes para o consumidor a hora da compra. Além disso, o atendimento que lhes é concedido é considerado como bom, tornando também em fator crucial para a compra na empresa. Também foi colocado durante a discussão que, para estas pessoas que já consomem os produtos do Divino Sabor consideram a maneira com que os produtos lhes são entregues. Segundo eles, em todas as compras os mini-salgados estavam frescos e bem recheados. Quanto à pesquisa realizada com não consumidores do Divino Sabor, no que se diz respeito ao conhecimento da empresa, alguns entrevistados expuseram que já ouviram falar dela, mas que nunca compraram apenas por falta de oportunidade, devido a compra na concorrência ter se tornado mais frequente. Com todas as análises das pesquisas, além de um estudo de comportamento do consumidor elaborado pelos próprios integrantes da agência experimental Publicidade Azul do oitavo semestre, foi possível constatar que ainda que o Divino Sabor seja lembrado por alguns consumidores que não são seus clientes, a compra não ocorre devido a falhas nos esforços de comunicação da empresa. Por esta razão, é fundamental a elaboração de uma estratégia para melhorias no posicionamento da empresa no meio online, como uma forma de aumentar o número de compradores.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Conforme citado, a internet é atualmente um dos principais meios para obtenção de informações relacionadas a empresas e produtos antes da efetivação da compra (TANABE, 2016). Além disso, segundo Sampaio (2003, p. 183)  A grande vantagem da campanha de propaganda é essa integração entre suas peças, [...] e concentrando os esforços de comunicação em torno do que é mais importante a ser transmitido e compreendido pelos consumidores Baseado nas afirmações acima, as peças foram desenvolvidas no tamanho padrão das redes sociais Facebook e Instagram (1000x1000 pixels), em formatos de imagem e GIF. No que se diz respeito às imagens digitais, Gonzalez e Woods (2010, P. 1) nos dizem que  Uma imagem digital é composta por um número finito de elementos, cada um com uma localização e valor específicos . Os mesmos autores ainda colocam que  GIF (Graphic Interchange Format) é um formato utilizado frequentemente para realizar pequenas animações e filmes curtos de baixa resolução para internet (GONZALEZ; WOODS, 2010, P. 358). Considerando estas definições, ambos serão usados para mostrar as principais características dos produtos elaborados pelo Divino Sabor. Todas as peças, contam com as cores da empresa (vermelho e amarelo e, em determinados momentos, o azul) como uma forma de identificar a empresa como fabricante dos produtos expostos na peça, além de trazerem o slogan da campanha  Incrivelmente Saboroso , sendo flexionado de acordo com o produto que está sendo exposto. Por exemplo, se o produto é um mini-salgado frito de coxinha, o slogan será usado como  Coxinha incrivelmente saborosa . No que se diz respeito à utilização das cores, Farina (1990, p.197) nos diz que  O amarelo é uma cor que apresenta duas características opostas: ela não marca fortemente as formas que colore, mas, em compensação, é a cor que mais se recorda como tal. O azul acentua as formas, o que contribui para que sejam lembradas [...]. O vermelho acentua a forma e é uma cor que impõe pelo seu impacto visual e emocional, portanto é fácil de ser recordada. Além dessas características, todas as peças contarão com o direcionamento de luz. Sobre isso, Farina (1990, p.41) nos diz que  Os estímulos visuais têm características próprias, como tamanho, proximidade, iluminação e cor [...] . Desta forma, usando o estímulo de luz, o indivíduo direcionará o seu olhar para aquilo que é mais importante na peça.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Tendo como base as informações transmitidas aos integrantes da agência experimental durante a reunião de briefing, foram analisados os resultados das duas pesquisas qualitativas, aplicadas com a finalidade de compreender os hábitos de consumo de pessoas que costumam comprar mini-salgados e doces. A partir disso, foram traçadas estratégias para o meio digital, como uma forma de melhorar o posicionamento da empresa e mostrando os principais diferenciais de seus produtos - aparência, recheio, textura, sabor -, todos eles pertinentes para estimular o consumidor a adquiri-los. Investindo neste tipo de estratégia comunicacional, que enfatiza os pontos cruciais que os produtos da empresa possuem e que são relevantes para o público-alvo, fica evidente que o Divino Sabor terá crescimento significativo de clientes, e consequentemente, fazendo com que a marca fique conhecida em sua localidade - Rio Claro/SP.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FARINA, M. Psicodinâmica das cores em comunicação. 4ªed. São Paulo: Edgard Blücher, 1990.<br><br>GONZALEZ, R.C.; WOODS, R.C. Processamento digital de imagens. 3ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.<br><br>KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios do Marketing. 9ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.<br><br>LUPETTI, M. Planejamento de comunicação. São Paulo: Futura, 2003.<br><br>SAMPAIO, R. Propaganda de A a Z: Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 6ªed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.<br><br>TANABE, S. Consumidor não compra nada antes de consultar a internet, revela pesquisa. Ecommerce News. Disponível em: < https://ecommercenews.com.br/artigos/tendencias-artigos/consumidor-nao-compra-nada-antes-de-consultar-a-internet-revela-pesquisa/ > Acesso em 12 de novembro de 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>