ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01553</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Eduardo e Marcos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Guilherme Vilela Teixeira (Centro Universitário de Volta Redonda); Fernanda Paiva Pereira de Faria (Centro Universitário de Volta Redonda); Rebeca Baltazar Chaves (Centro Universitário de Volta Redonda); Matheus de Castro Suominsky (Centro Universitário de Volta Redonda)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;fotonovela, homossexualidade , amor, política, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Estre trabalho apresenta o processo de construção da fotonovela  Eduardo e Marcos que narra à história de dois rapazes de mundos diferentes, com ideais políticos opostos, que se esbarram na faculdade e se apaixonam. Os alunos realizaram uma adaptação da música  Eduardo e Monica , do cantor e compositor brasileiro Renato Russo. Esta fotonovela foi uma atividade desenvolvida durante o segundo ano de Jornalismo, para a disciplina de Introdução a Linguagem Fotográfica, ministrada pela professora Rebeca Baltazar Chaves, no Centro Universitário de Volta Redonda, interior do Estado do Rio de Janeiro. A proposta surgiu depois da exposição teórica em sala de aula sobre o histórico das fotonovelas e suas contribuições para a comunicação. A partir disso era preciso montar um roteiro e elaborar uma fotonovela tendo em vista as regras de composição, planos e linguagem fotográfica vistos em aula. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As fotonovelas são histórias narradas por meio da fotografia. O seu conteúdo tem por objetivo apenas entreter o leitor, razão pela qual ficou conhecida como um produto da cultura de massas. Surgiram em meados da década de 1940, na Itália. Entretanto, somente tornaram-se populares no Brasil na década de 1970, quando a televisão ainda não era acessível. Carregam, desde seu advento, o estigma de subproduto da literatura e do cinema. Porém o seu sucesso no Brasil é inquestionável, uma vez que, por mais de 25 anos foram sensação. Essa categoria literária tinha seu espaço cativo em revistas femininas. De certo modo, representam o comportamento das mulheres contemporâneas ao seu apogeu. Como já mencionado, não tinha objetivo de informar, apenas de entreter. Deste modo, as temáticas relacionadas a relacionamentos amorosos eram bastante comuns. Nesse contexto, a fotonovela  Eduardo e Marcos não foi elaborada apenas para abordar uma relação amorosa pura e simples tal como em um filme  blockbuster . Pretende-se trabalhar de forma oposta as antigas fotonovelas e, ao abordar o romance entre dois rapazes, com interesses e vidas opostas, abrir o debate para assuntos relevantes tal como política e homossexualidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo dessa fotonovela é promover a tolerância dentro dos aspectos político e LGBT. Atualmente, no Brasil, vivemos um contexto político complicado e debater certos temas tornou-se missão impossível, capaz de criar desafetos. Expressar que ser partidário a determinado político ou a determinada ideia, pode gerar conflitos intermináveis. Outro ponto a ser levantado na fotonovela  Eduardo e Marcos é a bandeira LGBT. Essa bandeira ganhou voz nos últimos anos e passou a ser exaltada e divulgada de forma incansável na mídia. Entretanto, ainda assim, vivemos em um país onde a cada 19 horas um homossexual morre de forma violenta, segundo uma matéria do Jornal O Globo veiculada no dia 17 de janeiro de 2018. Diante da estatística mencionada anteriormente, precisamos falar de homofobia. Por isso esse trabalho pretende abordar essa temática, para mostrar que no final, independente do gênero do casal ou da ideologia política, a coexistência entre os envolvidos pode e deve ser pacífica. Ante o exposto, fica claro que ainda há necessidade de debater sobre tolerância, seja quanto a opiniões políticas divergentes ou quanto à sexualidade. Portanto, o objetivo dessa fotonovela é narrar um relacionamento entre rapazes com pensamentos e vidas opostas e, por meio dessa narrativa, promover um debate saudável. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">É perceptível a evolução do jornalismo desde a sua criação até os dias de hoje. Iniciando no cenário nacional como estilo panfletário, onde as informações tinham um caráter totalmente persuasivo, fortemente opinativo e uma linguagem agressiva, hoje ele se pauta em informar, gerando opiniões e proporcionando o pensamento crítico em seus leitores. Portanto, o presente trabalho quis fomentar a discussão acerca de dois temas tão polêmicos, além de demonstrar através de uma exposição fictícia a possibilidade de um panorama pacífico e saudável entre defensores de opiniões divergentes. Todas essas questões debatidas na fotonovela  Eduardo e Marcos podem levar ao debate e gerar o pensamento crítico necessário para que o público, a que este se destina, consiga ter uma visão diferenciada sobre os temas. Afinal, mesmo com todas as discussões acerca desta temática os números apontam um crescente aumento de casos de violência contra homossexuais no Brasil. Por isso, é importante promover um debate construtivo e saudável principalmente no ambiente acadêmico sobre este assunto. Este trabalho serviu para sensibilizar a turma quanto ao contexto de intolerância e violência em que os LGBTs estão inseridos. Pois apesar deste grupo ter conquistado direitos e avanços significativos na legislação, o cumprimento destes ainda é questionável. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A escolha dos temas centrais, qual seja, a dualidade de opiniões e um relacionamento homossexual, veio à tona, pois constituem assuntos capazes de gerar discussões e até mesmo conflitos. Sendo assim, quando o grupo recebeu a proposta de um projeto de fotonovela, logo nos primeiros passos, formulando o Storyboard, nosso esboço já descrevia que, assim como a canção escolhida para nos nortear, os personagens seriam completamente diferentes. Ficou então decido que as imagens arranjadas em sequência deveriam representar o meio universitário, já que neste universo muitos relacionamentos acontecem e se consolidam ao longo dos anos. A sequência de fotos foi previamente pensada e feita para que o primeiro encontro dos jovens fosse representasse uma ideia de casualidade. Ao logo da sequência a intenção é demonstrar a evolução do relacionamento até o momento em que decidem morar juntos. As ilustrações consolidam o formato de romance entre duas pessoas com pensamento políticos e escolhas profissionais opostos. Cada foto foi cuidadosamente pensada para que o leitor conseguisse acompanhar o desenrolar do relacionamento até o entendimento de quando os personagens principais decidem morar junto. Em algumas imagens foram utilizadas legendas apenas para ressaltar o que já estava sendo representado graficamente. O presente trabalho foi planejado, criado e desenvolvido pelos alunos do 2º ano de Jornalismo do UniFOA. Quase todas as imagens foram registradas dentro do Campus da Instituição.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A turma foi divida em grupos após exposição teórica sobre Fotonovelas, na disciplina de Introdução a Linguagem Fotográfica. Cada grupo deveria criar sua própria fotonovela. A partir disso foi preciso elaborar um roteiro com os personagens e tramas que envolveriam o trabalho. O grupo decidiu se inspirar na música  Eduardo e Monica por se tratar de um clássico da música brasileira e por conter uma narrativa interessante com possibilidades de novas abordagens. O tema relacionado a um amor entre duas pessoas do mesmo sexo surgiu com intuito de promover um debate saudável sobre o cumprimento dos direitos conquistados pelos homossexuais. Além disso, também pretende apoiar e incentivar a causa LGBT. As fotos foram realizadas seguindo as regras de composição e de linguagem fotográfica vistas durante a disciplina. Todos os personagens da fotonovela e as fotografias foram construídas pelos componentes do grupo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A proposta inicial era apenas produzir um conteúdo a título de avaliação para a disciplina  Introdução ao Fotojornalismo , porém ao longo do trabalho a equipe envolvida percebeu que este poderia ser mais do uma tarefa cumprida. Deste modo, o trabalho passou a ser destinado a promoção de um conteúdo que pudesse servir como base para um debate sadio acerca de temas importantes e tão polêmicos. A importância e a relevância dessa fotonovela, desde a sua concepção passando pela construção do Storyboard até a realização da sequência de imagens e na realização do trabalho, possibilitou aos alunos o entendimento de como a fotonovela pode ter um papel importante dentro da comunicação social. Trata-se de uma forma de arte que pode representar e dar voz a diversos segmentos, temas e histórias, por meio de diferentes cenários, grupos e tribos. A fotonovela foi criada com o objetivo de entreter, porém o grupo se empenhou em demonstrar que a finalidade de promover o pensamento critico pode coexistir. Mais que uma história de amor representada, esta fotonovela demonstra como um trabalho acadêmico pode e deve ser utilizado para promoção cultural e para a interação do público alvo com os mais diversos temas, sejam eles polêmicos ou não.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">JOANILHO, André Luiz; JOANILHO, Mariângela Peccioli Galli.  Sombras literárias: a fotonovela e a produção cultural . Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbh/v28n56/13.pdf > Acesso em: 12/09/2017.<br><br> A cada 28 horas, um homossexual morre de forma violenta no Brasil . Disponível em: < http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2016/06/cada-28-horas-um-homossexual-morre-de-forma-violenta-no-brasil.html > Acesso em 12/09/2017.<br><br> Fotonovelas são quadrinhos que utilizam da força da fotografia para contar histórias . Disponível em: < http://blog.estantevirtual.com.br/2011/10/25/a-volta-das-fotonovelas > Acesso em: 12/09/2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>