INSCRIÇÃO: 01603
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO10
 
TÍTULO: Então Eu Grito: Mulheres lançam movimento contra o assédio sexual
 
AUTORES: Jéssica Guimarães Leite (Universidade Paulista); Kaique Santos de Souza (Universidade Paulista); Danilo Luna de Albuquerque (Universidade Paulista)
 
PALAVRAS-CHAVE: assédio sexual, audiovisual, mulheres, reportagem, telejornalismo
 
RESUMO
O trabalho experimental é resultado da prática final das aulas da disciplina de Produção Jornalística em Audiovisual, realizada na Universidade Paulista. A partir da cobertura de um evento organizado por mulheres contra o assédio sexual, o objetivo foi explorar ao máximo os recursos audiovisuais disponíveis para a construção de uma narrativa através de uma reportagem especial. A forma de captação de imagens, de enquadramento delas e edição do vídeo pretende causar uma reflexão na cabeça dos telespectadores e valorizar a importância de lutar contra qualquer tipo de violência contra a mulher.
 
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi produzido no âmbito da disciplina de Produção Jornalística em Audiovisual, da grade curricular do sexto semestre do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Paulista (Unip). Com o objetivo de avaliar o conhecimento das técnicas de audiovisual utilizadas principalmente no cinema (filmes e documentários) e na televisão (telenovelas, reportagens e programas telejornalísticos) e que foram ensinadas em aula, produzimos uma reportagem especial sobre assédio sexual a partir de um evento factual realizado por mulheres. ਀䐀愀搀漀猀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 䄀挀琀椀漀渀 䄀椀搀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最愀搀漀猀 攀洀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 椀渀搀椀挀愀洀 焀甀攀 㠀㘀─ 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀 樀 昀漀爀愀洀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 愀猀猀搀椀漀 攀洀 攀猀瀀愀漀猀 甀爀戀愀渀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀愀 瀀漀爀挀攀渀琀愀最攀洀 猀攀爀 愀氀琀愀Ⰰ 漀 昀愀琀漀 搀愀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 愀猀猀搀椀漀 猀攀砀甀愀氀 琀攀爀攀洀 漀挀漀爀爀椀搀漀 攀洀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀洀 匀漀 倀愀甀氀漀 攀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 攀猀琀愀搀漀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀 攀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 瀀甀渀椀漀 搀漀猀 愀最爀攀猀猀漀爀攀猀 昀漀椀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀       O evento para o lançamento da campanha e/ou movimento social chamado de 'Então Eu Grito' foi organizado por mulheres militantes que possuem distintas ocupações, como artista, jornalista, cientista social e juristas. Como parte da programação, estava uma apresentação em formato de roda de conversa com duas vereadoras que atuam pelo direito das mulheres, uma advogada e uma jornalista; shows; e intervenções culturais. ਀倀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀愀瀀琀愀搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 攀 渀最甀氀漀猀Ⰰ 洀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀氀愀渀漀 愀戀攀爀琀漀 攀 洀搀椀漀 ⠀愀漀 洀漀猀琀爀愀爀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀愀 爀漀搀愀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀Ⰰ 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 漀渀搀攀 攀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 愀猀猀椀猀琀椀愀洀 攀 愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 搀愀猀 挀愀渀琀漀爀愀猀⤀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀 ⠀瀀愀爀愀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⤀ 攀 挀漀渀琀爀愀ⴀ瀀氀漀渀最攀 ⠀瀀愀爀愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 攀 搀愀爀 昀漀爀愀 攀 猀甀瀀攀爀椀漀爀椀搀愀搀攀 猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀  挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 挀漀洀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 焀甀攀 猀攀最甀攀洀 漀猀 爀攀最爀愀猀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 爀攀搀愀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 焀甀攀 搀攀瘀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀ⴀ氀愀猀 愀琀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 挀漀洀 愀 攀搀椀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ 匀攀最甀椀渀搀漀 漀猀 瀀愀搀爀攀猀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀洀 瘀搀攀漀Ⰰ 漀 焀甀攀  渀愀爀爀愀搀漀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 洀漀猀琀爀愀搀漀 ⠀漀昀昀 攀洀 猀椀渀挀爀漀渀椀愀 挀漀洀 愀 椀洀愀最攀洀⤀Ⰰ 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 愀瀀愀爀攀挀攀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 猀甀愀 愀猀猀椀渀愀琀甀爀愀 ⠀瀀愀猀猀愀最攀洀⤀ 攀 栀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 猀攀渀搀漀 洀漀猀琀爀愀搀愀猀 渀漀 渀最甀氀漀 挀栀愀洀愀搀漀 搀攀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 椀渀琀攀渀漀  昀愀氀愀爀 搀漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 挀漀渀琀爀愀 漀 愀猀猀搀椀漀 猀攀砀甀愀氀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀 猀攀甀 瀀漀搀攀爀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀渀搀漀 猀甀愀猀 瀀愀甀琀愀猀⸀ 䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 挀愀甀猀愀爀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 愀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 䄀挀琀椀漀渀 䄀椀搀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 瀀漀爀 樀甀猀琀椀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 椀最甀愀氀搀愀搀攀 搀攀 最渀攀爀漀 攀 昀椀洀 搀愀 瀀漀戀爀攀稀愀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最漀甀Ⰰ 攀洀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 夀漀甀最漀瘀 攀洀 焀甀攀 㠀㘀─ 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀愀洀 焀甀攀 樀 昀漀爀愀洀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 愀猀猀搀椀漀 攀洀 猀甀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 漀 䈀爀愀猀椀氀 氀椀搀攀爀愀Ⰰ 樀甀渀琀漀 挀漀洀 愀 吀愀椀氀渀搀椀愀Ⰰ 愀 氀椀猀琀愀 搀漀猀 瀀愀猀攀猀 漀渀搀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 洀愀椀猀 爀攀氀愀琀愀爀愀洀 愀猀猀搀椀漀猀 攀洀 猀甀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀⸀       O levantamento mostra que o assobio é a forma mais comum de assédio, com 77% das respostas; seguido de olhares insistentes, com 74%; comentários de cunho sexual, com 57%; e xingamentos, com 39%. Metade das mulheres entrevistadas pela pesquisa afirmou que já foi seguida nas ruas. ਀䔀洀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 漀 琀攀洀愀 愀猀猀搀椀漀 瘀漀氀琀漀甀 愀 猀攀爀 愀猀猀甀渀琀漀 瀀漀爀焀甀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 攀洀 爀攀最椀攀猀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀 搀漀 瀀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 渀漀猀 渀椀戀甀猀Ⰰ 攀 最愀渀栀愀爀愀洀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 渀愀 洀搀椀愀⸀ 䔀洀 愀最漀猀琀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 漀 瀀漀爀琀愀氀 䜀㄀ 瀀甀戀氀椀挀漀甀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 挀漀洀 漀 猀攀最甀椀渀琀攀 琀琀甀氀漀㨀 ✀䴀甀氀栀攀爀 猀漀昀爀攀 愀猀猀搀椀漀 猀攀砀甀愀氀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 渀椀戀甀猀 渀愀 䄀瘀攀渀椀搀愀 倀愀甀氀椀猀琀愀✀⸀ 一愀 氀椀渀栀愀 昀椀渀愀 ⴀ 漀甀 猀甀戀琀琀甀氀漀 ⴀ 愀 洀愀琀爀椀愀 搀攀猀琀愀挀愀 焀甀攀 漀 昀愀琀漀 漀挀漀爀爀攀甀 甀洀 搀椀愀 愀瀀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀渀琀爀愀 愀猀猀搀椀漀 琀攀爀 猀椀搀漀 氀愀渀愀搀愀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 瀀漀爀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 搀愀 瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 攀 搀漀 最漀瘀攀爀渀漀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 伀 愀最爀攀猀猀漀爀 昀漀椀 瀀爀攀猀漀Ⰰ 瀀漀爀洀 瀀漀甀挀漀 琀攀洀瀀漀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 猀漀氀琀漀⸀       No dia seguinte após a notícia do G1, o portal Uol publicou: 'Segunda mulher é atacada em ônibus na Avenida Paulista em 24 horas'. Ainda em agosto de 2017, a versão online do jornal O Estado de S. Paulo publicou: 'Homem é detido por ejacular em passageira de ônibus no Rio'. ਀䄀 爀攀瀀攀琀椀漀 搀漀猀 挀愀猀漀猀 攀 愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀攀氀攀猀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀 昀攀稀 挀漀洀 焀甀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 猀攀 洀漀戀椀氀椀稀愀猀猀攀洀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 攀 愀猀猀椀洀Ⰰ 洀漀琀椀瘀愀爀愀洀 漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 ✀䔀渀琀漀 䔀甀 䜀爀椀琀漀✀Ⰰ 挀漀渀琀爀愀 漀 愀猀猀搀椀漀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 搀椀稀 甀洀愀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀愀猀Ⰰ 愀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 䘀氀瘀椀愀 䜀椀愀渀椀渀椀㨀 ∀匀甀爀最椀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 昀愀琀漀猀 搀攀 攀猀琀甀瀀爀漀 攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 渀漀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䔀渀琀漀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 ⸀⸀⸀ 䔀甀 最爀椀琀漀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 渀漀 搀 洀愀椀猀 瀀爀愀 昀椀挀愀爀 挀愀氀愀搀愀⸀ 䔀甀 最爀椀琀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 栀漀洀攀渀猀 渀漀猀 漀甀愀洀 攀 渀漀猀 攀渀琀攀渀搀愀洀∀⸀    䄀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 琀攀洀愀 愀猀猀搀椀漀 攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 猀漀戀爀攀 攀氀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀漀甀 愀 攀猀挀漀氀栀愀⸀ 䌀漀洀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀 愀椀渀搀愀 甀洀愀 洀切猀椀挀愀 昀漀爀琀攀 搀攀 甀洀愀 搀愀猀 挀愀渀琀漀爀愀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 攀 爀攀昀氀攀砀攀猀 渀愀 挀愀戀攀愀 搀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 愀焀甀攀氀攀 焀甀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀 挀攀爀琀漀 漀 愀琀漀 搀攀 愀猀猀搀椀漀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一䔀吀伀 ⠀㈀  㠀⤀ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 ∀愀 瀀爀漀搀甀漀  愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 挀漀洀漀 愀 洀愀琀爀椀愀 搀攀瘀攀 猀攀爀 昀攀椀琀愀∀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀瀀猀 瀀攀渀猀愀爀 渀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 渀漀 瀀漀搀攀爀愀洀漀猀 瀀爀漀猀猀攀最甀椀爀 猀攀洀 愀渀琀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 瀀爀瘀椀漀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 攀猀琀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀洀 甀洀 瀀愀瀀攀氀⸀ 䔀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀猀猀愀 漀爀搀攀洀 猀攀 挀栀愀洀愀 瀀愀甀琀愀⸀ 伀 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 刀攀搀愀漀 攀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 伀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 匀⸀ 倀愀甀氀漀 搀攀昀椀渀攀 瀀愀甀琀愀 ∀琀愀渀琀漀 漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 甀洀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀 攀猀琀 挀漀戀爀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 攀搀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 挀漀洀漀 愀 猀爀椀攀 搀攀 椀渀搀椀挀愀攀猀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀猀 愀漀 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 猀椀琀甀ⴀ氀漀 猀漀戀爀攀 愀氀最甀洀 琀攀洀愀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀爀椀攀渀琀ⴀ氀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 渀最甀氀漀猀 愀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 渀愀 渀漀琀挀椀愀∀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 挀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀攀 栀椀猀琀爀椀挀漀 猀漀戀爀攀 愀猀猀搀椀漀Ⰰ 渀漀洀攀猀 攀 挀漀渀琀愀琀漀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀愀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 氀漀挀愀氀 漀渀搀攀 猀攀爀椀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀 栀漀爀爀椀漀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀愀稀漀 瀀愀爀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ⠀搀攀愀搀氀椀渀攀⤀⸀       Com a pauta em mãos, havia total condição de seguir produzindo o trabalho. Entre os equipamentos utilizados estava um aparelho de telefone celular iPhone com câmera de boa qualidade (12 megapixels) – foi usado no modo de gravação 4K –, um tripé de câmera profissional com adaptador para celular, um bastão de selfie, um gravador digital, um microfone lapela e um fone de ouvido. ਀倀爀椀洀攀椀爀漀 攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀爀愀洀 挀愀瀀琀愀搀愀猀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 瀀漀甀挀漀猀 猀攀最甀渀搀漀猀 漀甀 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 瘀爀椀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 挀漀洀漀 搀愀 爀漀搀愀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀Ⰰ 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 愀猀猀椀猀琀椀愀Ⰰ 搀愀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀瘀愀洀 攀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 ⠀愀瘀攀渀椀搀愀 愀戀攀爀琀愀 挀漀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀⤀ 漀渀搀攀 愀挀漀渀琀攀挀椀愀 漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ 䔀猀琀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 猀漀 挀爀甀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 樀甀渀琀漀 愀漀 漀昀昀 ጀ†渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 ጀ†攀 瀀愀爀愀 攀搀椀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 愀 椀洀愀最攀洀 渀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀瘀攀 攀猀琀愀爀 攀洀 猀椀渀琀漀渀椀愀 挀漀洀 漀 焀甀攀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 渀愀爀爀愀搀漀 瀀攀氀漀 爀攀瀀爀琀攀爀⸀        A captação dessas imagens foi feita utilizando o que, na linguagem de audiovisual, chamamos de Plano Geral (PG), onde o ângulo visual é mais aberto e permite a visualização do cenário de forma mais completa; Plano de Conjunto (PC), onde o ângulo também é mais aberto, porém menos que o anterior; Plano Médio (PM), em que as pessoas são enquadradas de corpo inteiro, com pouco espaço sobre a cabeça e pouco espaço sob os pés; Plano Americano (PA), em que as pessoas são enquadradas do joelho para cima; Meio Primeiro Plano (MPP), onde as pessoas são enquadradas da cintura para cima; Primeiríssimo Plano (PPP), onde o enquadramento é feito da ombro da pessoa para cima; e ainda Plano Detalhe (PD), onde uma parte do rosto ou do corpo da pessoa é enquadrada pela câmera. Em alguns dos casos, a transição de planos foi feita apenas através do recurso zoom (de aproximamento), no momento da filmagem ou no momento da edição. ਀䄀氀洀 搀愀 愀氀琀甀爀愀 搀漀 渀最甀氀漀 渀漀爀洀愀氀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 琀愀洀戀洀 愀 瀀漀猀椀漀 挀漀渀琀爀愀ⴀ瀀氀漀渀最攀 ⠀挀漀渀琀爀愀ⴀ洀攀爀最甀氀栀漀⤀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 愀 挀洀攀爀愀 昀椀挀愀 愀戀愀椀砀漀 搀漀 渀瘀攀氀 搀漀猀 漀氀栀漀猀 搀愀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 昀椀氀洀愀搀愀Ⰰ 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀爀愀 挀椀洀愀⸀ 䄀 琀挀渀椀挀愀  甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀Ⰰ 攀渀最爀愀渀搀攀挀攀爀Ⰰ 搀愀爀 猀甀瀀攀爀椀漀爀椀搀愀搀攀 愀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 洀漀猀琀爀愀搀漀 渀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 一愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀攀 渀漀琀愀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 焀甀愀渀搀漀 漀 爀攀挀甀爀猀漀  甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 猀漀 洀漀猀琀爀愀搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀 挀愀渀琀漀爀愀 䔀欀攀渀愀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀⸀        Para as entrevistas – ou sonoras, na linguagem do telejornalismo –, como padrão, foi utilizado o Primeiro Plano (PP), em que a pessoa é enquadrada do peito pra cima, e lado do ângulo denominado 3/4, em que a câmera forma um ângulo aproximado de 45 graus com o nariz da pessoa filmada. ਀䄀 瀀愀猀猀愀最攀洀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 愀瀀愀爀攀挀攀 渀漀 瘀搀攀漀 瀀愀爀愀 愀猀猀椀渀愀爀 愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ  漀 切渀椀挀漀 洀漀洀攀渀琀漀 焀甀攀 猀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀 搀漀 焀甀攀  昀攀椀琀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ 䌀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 琀攀爀 洀愀椀猀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 漀 洀愀椀猀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 攀氀愀 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀愀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 猀攀氀昀椀攀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 攀洀 瘀搀攀漀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀甀琀漀爀爀攀琀爀愀琀漀 渀漀 洀漀搀漀 瀀愀椀猀愀最攀洀Ⰰ 洀甀椀琀漀 挀漀洀甀洀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀       Para a edição do material, como sugerido pelo professor, foi utilizado o programa Wondershare Filmora, que possui os principais recursos básicos necessários para chegar ao produto final e que não é difícil para manusear. Neste programa foi realizado a sincronia do áudio do gravador com o áudio da câmera do celular, foram feitos os cortes das imagens e a sincronia delas com a locução e a identificação das personagens entrevistadas e do repórter com a inserção de um gerador de caracteres (GC). O programa de edição de vídeos também possibilitou a inserção de um recurso audiovisual para marcar e reforçar a informação em porcentagem (86% das mulheres ouvidas pela pesquisa) e colocar a transcrição da fala da jornalista Flávia Gianini como uma legenda para que entendam melhor o que ela diz. Apesar da entrevistada falar português, há uma disputa do som da sua voz com o som da música ao vivo ao fundo.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A reportagem tem duração de 6 minutos e 4 segundos de vídeo e por isso, seu caráter especial. Voltada para televisão, tem linguagem simples e começa com o assunto principal (o lançamento do movimento contra o assédio sexual) como em um lead padrão de jornalismo, que deve conter 'o que, quem, quando, onde, como e por quê'. ਀䄀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀 甀洀 琀爀攀挀栀漀 搀攀 昀愀氀愀 搀攀 甀洀愀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 椀渀琀攀最爀愀洀 愀 爀漀搀愀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 攀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 漀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 樀漀瘀攀洀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 焀甀攀 搀椀稀 樀 琀攀爀 猀漀昀爀椀搀漀 挀漀洀 愀猀猀搀椀漀 猀攀砀甀愀氀 搀攀猀搀攀 洀愀椀猀 渀漀瘀愀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀渀琀椀渀甀愀 挀漀洀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 䄀挀琀椀漀渀 䄀椀搀 猀漀戀爀攀 愀 瀀漀爀挀攀渀琀愀最攀洀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 搀椀猀猀攀爀愀洀 琀攀爀攀洀 猀椀搀漀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 愀猀猀搀椀漀⸀ 䄀椀渀搀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 搀愀搀漀猀Ⰰ 漀 爀攀瀀爀琀攀爀  焀甀攀洀 昀愀氀愀 搀愀猀 昀漀爀洀愀猀 洀愀椀猀 挀漀洀甀渀猀 搀攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 洀愀椀猀 焀甀攀 爀攀愀昀椀爀洀愀爀Ⰰ 挀漀洀瀀爀漀瘀愀 漀 焀甀攀 昀漀椀 搀椀琀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀⸀       Após a passagem, é apresentada a segunda parte da programação do evento, com shows, e assim, segue um trecho da apresentação de uma das cantoras com a letra de uma música que faz uma forte crítica à forma machista dos homens se comportarem perante às mulheres. ਀倀漀爀 琀攀爀 猀椀搀漀 瀀爀攀昀攀椀琀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 愀琀 ㈀ ㄀㘀 攀 攀猀琀愀爀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 䘀攀爀渀愀渀搀漀 䠀愀搀搀愀搀  挀椀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 爀攀瀀爀琀攀爀 攀 洀漀猀琀爀愀搀漀 渀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀攀最甀攀 挀漀洀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀愀 瘀攀爀攀愀搀漀爀愀 匀洀椀愀 䈀漀洀昀椀洀Ⰰ 焀甀攀  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 搀愀猀 瀀漀甀挀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀愀 䌀洀愀爀愀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀 搀愀 爀漀搀愀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀⸀ 䔀氀愀 昀愀氀愀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 攀Ⰰ 瀀攀爀最甀渀琀愀搀愀 瀀攀氀漀 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 攀砀瀀氀椀挀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 氀攀椀 搀攀 猀甀愀 愀甀琀漀爀椀愀 焀甀攀 瀀爀攀琀攀渀搀椀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀爀 漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 猀漀戀爀攀 䰀攀椀 䴀愀爀椀愀 搀愀 倀攀渀栀愀 ጀ†搀攀 挀漀洀戀愀琀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀 ጀ†渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 洀甀渀椀挀椀瀀愀椀猀⸀    䨀 愀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀  甀洀愀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀愀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 攀 攀砀瀀氀椀挀愀 愀 椀搀攀椀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀⼀漀甀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 攀爀愀 氀愀渀愀搀漀⸀ 伀 昀椀洀 搀愀 猀甀愀 昀愀氀愀 挀漀椀渀挀椀搀攀 挀漀洀 愀 挀漀渀琀椀渀甀愀漀 搀攀 漀甀琀爀漀 琀爀攀挀栀漀 搀愀 洀切猀椀挀愀 焀甀攀 䔀欀攀渀愀 挀愀渀琀愀 愀漀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 攀 焀甀攀 瘀攀洀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 䄀 切氀琀椀洀愀 挀攀渀愀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀愀 昀愀氀愀渀搀漀 愀漀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 漀 渀漀洀攀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ ✀䔀渀琀漀 䔀甀 䜀爀椀琀漀✀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀 搀攀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀洀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀⸀ 伀 愀猀猀甀渀琀漀 琀爀愀琀愀搀漀 渀攀猀琀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 漀 攀瘀攀渀琀漀 搀攀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀渀琀爀愀 漀 愀猀猀搀椀漀 猀攀砀甀愀氀 挀栀愀洀愀搀漀 ✀䔀渀琀漀 䔀甀 䜀爀椀琀漀✀Ⰰ 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀   O tema assédio sexual foi escolhido por ter sido constante nas agendas dos veículos de comunicação no ano de 2017. Como antes de iniciar qualquer reportagem, foi necessária a realização de uma pauta, indicando o planejamento prévio com caminhos que orientam a produção e condução do repórter. Foram utilizados equipamentos básicos e indispensáveis para a realização de um trabalho audiovisual, como ao menos uma câmera, tripé e microfone. Como equipamento, talvez também podemos incluir o programa de edição de vídeo utilizado, Wondershare Filmora. ਀倀愀爀愀 挀甀洀瀀爀椀爀 挀漀洀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 爀攀昀氀攀砀攀猀 攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 渀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 攀 渀最甀氀漀猀 ⠀愀氀琀甀爀愀猀 攀 氀愀搀漀猀⤀ 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀挀琀椀漀渀 䄀椀搀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀愀挀琀椀漀渀愀椀搀⸀漀爀最⸀戀爀⼀渀愀开洀椀搀椀愀⼀攀洀ⴀ瀀攀猀焀甀椀猀愀ⴀ搀愀ⴀ愀挀琀椀漀渀愀椀搀ⴀ㠀㘀ⴀ搀愀猀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀ⴀ漀甀瘀椀搀愀猀ⴀ搀椀稀攀洀ⴀ樀愀ⴀ琀攀爀ⴀ猀漀昀爀椀搀漀ⴀ愀猀猀攀搀椀漀ⴀ攀洀ⴀ攀猀瀀愀挀漀猀ⴀ甀爀戀愀渀漀猀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀  愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀漀爀琀愀氀 䜀㄀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最㄀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀猀愀漀ⴀ瀀愀甀氀漀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀洀甀氀栀攀爀ⴀ猀漀昀爀攀ⴀ愀猀猀攀搀椀漀ⴀ猀攀砀甀愀氀ⴀ搀攀渀琀爀漀ⴀ搀攀ⴀ漀渀椀戀甀猀ⴀ渀愀ⴀ愀瘀攀渀椀搀愀ⴀ瀀愀甀氀椀猀琀愀⸀最栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㤀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀漀爀琀愀氀 唀漀氀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀挀漀琀椀搀椀愀渀漀⼀甀氀琀椀洀愀猀ⴀ渀漀琀椀挀椀愀猀⼀㈀ ㄀㜀⼀ 㠀⼀㌀ ⼀愀瘀攀渀椀搀愀ⴀ瀀愀甀氀椀猀琀愀ⴀ琀攀洀ⴀ猀攀最甀渀搀愀ⴀ洀甀氀栀攀爀ⴀ愀琀愀挀愀搀愀ⴀ攀洀ⴀ漀渀椀戀甀猀ⴀ攀洀ⴀ瀀漀甀挀漀ⴀ洀愀椀猀ⴀ搀攀ⴀ㈀㐀ⴀ栀漀爀愀猀⸀栀琀洀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㤀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 匀⸀ 倀愀甀氀漀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀戀爀愀猀椀氀⸀攀猀琀愀搀愀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⼀爀椀漀ⴀ搀攀ⴀ樀愀渀攀椀爀漀Ⰰ栀漀洀攀洀ⴀ攀ⴀ搀攀琀椀搀漀ⴀ瀀漀爀ⴀ攀樀愀挀甀氀愀爀ⴀ攀洀ⴀ瀀愀猀猀愀最攀椀爀愀ⴀ搀攀ⴀ漀渀椀戀甀猀ⴀ渀漀ⴀ爀椀漀Ⰰ㜀   ㄀㤀㔀㤀㠀㤀㤀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㤀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䔀吀伀Ⰰ 䨀漀漀 䔀氀椀愀猀 搀愀 䌀爀甀稀⸀ 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 吀攀氀攀瘀椀猀漀㨀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀Ⰰ 攀砀攀挀甀琀愀爀 攀 攀搀椀琀愀爀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀愀渀甀愀氀 搀攀 刀攀搀愀漀 搀愀 䘀漀氀栀愀 搀攀 匀⸀ 倀愀甀氀漀⸀ 䔀搀椀漀 ㄀㈀⸀ 倀甀戀氀椀昀漀氀栀愀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 ㈀  㠀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀爀椀洀攀椀爀漀 䘀椀氀洀攀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀爀椀洀攀椀爀漀昀椀氀洀攀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀猀椀琀攀⼀漀ⴀ氀椀瘀爀漀⼀攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀ⴀ瀀氀愀渀漀猀ⴀ攀ⴀ愀渀最甀氀漀猀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀ 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀䴀䄀Ⰰ 倀愀甀氀漀㬀 䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䠀攀爀漀搀漀琀漀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 伀猀 匀攀最爀攀搀漀猀 搀愀 一漀琀挀椀愀猀 渀愀 吀嘀⸀ 䔀氀猀攀瘀椀攀爀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀伀刀䌀䔀䰀䰀伀Ⰰ 䘀氀瘀椀漀㬀 嘀䤀娀䔀唀Ⰰ 䄀氀昀爀攀搀漀㬀 䌀伀唀吀䤀一䠀伀Ⰰ 䤀氀甀猀欀愀Ⰰ ⌀琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 渀愀猀 爀甀愀猀 攀 渀愀猀 琀攀氀愀猀Ⰰ 䌀漀氀攀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䄀一䐀䄀伀Ⰰ 䌀爀椀猀琀椀渀愀Ⰰ 䌀伀唀吀䤀一䠀伀Ⰰ 䤀氀甀猀欀愀Ⰰ 䰀䔀䄀䰀Ⰰ 倀愀甀氀漀 刀漀戀攀爀琀漀 䘀椀最甀攀椀爀愀Ⰰ ⠀伀爀最猀⸀⤀Ⰰ 吀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 䌀椀渀攀洀愀 攀 䴀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀⸀ 匀爀椀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 䔀搀椀琀漀爀愀 䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䄀匀䤀䰀Ⰰ 䄀渀琀漀渀椀漀 䌀氀愀甀搀椀漀⸀ 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀洀愀最椀渀爀椀漀⸀ 䴀攀洀爀椀愀猀Ⰰ 攀猀琀甀搀漀猀 攀 爀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 椀洀愀最攀洀 渀漀猀 渀漀琀椀挀椀爀椀漀猀 搀攀 吀嘀Ⰰ 䔀搀椀琀漀爀愀 䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀