INSCRIÇÃO: 01618
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP04
 
TÍTULO: GRANADO PHARMÁCIAS - VALORIZAÇÃO, ESSÊNCIA E TRADIÇÃO
 
AUTORES: Laura Gabriela Abranches dos Santos (Universidade Anhembi Morumbi); Ana Karla Oliveira dos Santos (Universidade Anhembi Morumbi); Natasha Demonte de Castilho (Universidade Anhembi Morumbi); Tainara de Mello Nagot (Universidade Anhembi Morumbi)
 
PALAVRAS-CHAVE: Granado Pharmácias, Comunicação Integrada, Relações Públicas, Planejamento Estratégio,
 
RESUMO
Este projeto realizado pela Agência Vitruvian – Relações Públicas, como trabalho de conclusão de curso, tem por objetivo desenvolver as potencialidades da Granado Pharmácias quanto à comunicação integrada da marca e relacionamento com seus públicos de interesse. Após análise do briefing, realização de pesquisas e alcançar um preciso diagnóstico, a proposta da Agência Vitruvian para a Granado Pharmácias é o Raiz 360, campanha global com duração de 12 meses, que visa aumentar o desempenho da organização em quase todos os seus âmbitos de atuação: sede da empresa, pontos de distribuição (lojas) e mídias sociais, alcançando assim os mais diversos públicos e se comunicando com cada um deles da maneira mais coerente, respeitando suas particularidades e interesses, mas sempre apresentando os diferenciais da marca e seus valores intrínsecos.
 
INTRODUÇÃO
O projeto aqui apresentado, foi elaborado pela agência Vitruvian Relações Públicas, desenvolvido exclusivamente para a Granado Pharmácias, uma organização proveniente do setor de HPPC. Ter um bom posicionamento no decorrer de implementações comunicacionais é uma característica favorável, porque no presente mercado competitivo os stakeholders, prospects e consumidores tem voz ativa e formam opiniões vigorosas. Contudo, é necessário o destaque de quaisquer organizações, fazendo uso de vertentes comunicacionais buscando alavancar e evidenciar a marca em questão. Quando bem trabalhada e aplicada, a comunicação integrada, permite a colheita de bons frutos consequentes de uma comunicação estruturada e direcionada aos públicos de interesse. Consta que a meta de juntar todas essas bases comunicacionais, contribuirá para que todos os setores de uma organização se complementem de maneira simétrica, resultando em uma comunicação eficaz e procedente da fomentação institucional e mercadológica acarretando em uma imagem sólida e bom faturamento. Imerso nesse âmbito das Relações Públicas, a ciência da área, foi desmembrada e estudada fazendo uso de fundamentos teóricos e seus referenciais, para uma melhor orientação em prol de trabalhar todos os tipos de comunicação e seus públicos, na boa formulação desse projeto de conclusão de curso. Este documento foi lapidado e dividido em 4 fases, sendo elas: Organização-Cliente, Análise Ambiental, Pesquisas e Diagnóstico que fortalecem e firmam o plano geral de ações: Raiz 360. No intuito de destacar as vantagens e sanar as fragilidades da marca, utilizando essas características favoravelmente nas ações estratégicas do Grupo Granado, ao longo de 2018.
 
OBJETIVO
Este Projeto de Produção Transdisciplinar tem como objetivo, revelar por meio de um planejamento estratégico de Relações Públicas, desenvolvido exclusivamente para uma empresa do setor de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), como uma comunicação integrada sólida é indispensável em qualquer empreendimento, afinal, ela tem influência no aperfeiçoamento das gestões organizacionais cotidianas. O objetivo geral deste projeto foi desenvolver um plano comunicacional para a Granado Pharmácias, de modo que as necessidades da empresa fossem atendidas. Para a obtenção de êxito neste processo, os objetivos específicos foram: identificar conflitos de imagem que divergiam da identidade da empresa, analisar os pontos fracos que poderiam ser melhorados, bem como ameaças em potencial, e desenvolver um plano de ações direcionado a todas as comunicações da Granado, afim de alimentar seu relacionamento com seus mais diversos públicos.
 
JUSTIFICATIVA
Segundo a teórica de Relações Públicas Margarida Maria Krohling Kunsch, compreende-se que comunicação integrada é composta pela união da comunicação administrativa, mercadológica, interna e institucional, constituindo dessa forma a versatilidade da comunicação organizacional. Margarida Kunsch afirma que: "A comunicação organizacional, como objeto de pesquisa, é a disciplina que estuda como se processa o fenômeno organizacional dentro das organizações no âmbito da sociedade global. Ela analisa o sistema, o funcionamento e o processo de comunicação entre a organização e seus diversos públicos organizacionais". (KUNSCH, 2003, p. 149) A autora ainda acrescenta que: "Com um sistema integrado, os vários setores comunicacionais de uma organização trabalham de forma conjunta, tendo ante os olhos os objetivos gerais e ao mesmo tempo respeitando os objetivos específicos de cada setor" (KUNSCH, 2003). Compreendendo a importância de cada um dos segmentos da comunicação e dos públicos, este planejamento apresenta para a Granado uma proposta estratégica de comunicação integrada, que podem ser obtida através de práticas diárias de valorização e relacionamento, as quais podem mudar a empresa como um todo, desde seu relacionamento com funcionários, até sua imagem perante consumidores e prospects . Na primeira fase Organização-Cliente, a Agência Vitruvian focou em desmistificar e refletir sobre o Grupo Granado em sua totalidade, salientando conteúdo e informação para esclarecimento e compreensão da Organização-Cliente. Portanto essa primeira fase é crucial para uma percepção detalhada sobre os tipos de comunicação, presentes e empregados na botica e seu relacionamento com seus públicos. Na segunda fase Análise Ambiental, a Vitruvian Relações Públicas contempla os aspectos do macro ambiente, mercado e concorrência do segmento de HPPC. Nela são apresentados os dados do levantamento mercadológico, com análises de mercado, dos cenários macroambientais e da concorrência, sendo possível encerrar com a matriz SWOT junto com o cruzamento de informações que nela estão inseridas. Este levantamento mostra o cenário onde a Granado atua, os pontos que podem de alguma maneira ameaça-la ou gerar oportunidade de melhoria do negócio. Em seguida, é apresentada a terceira fase aonde serão disponibilizadas duas pesquisas de opinião pública para obter conhecimento quanto a visão do público-alvo referente à dinâmica comunicacional aplicada pela Granado. Após a aplicação das pesquisas e mensuração de resultados, a próxima etapa é o plano de ações, onde todo o processo é sintetizado e transformado em um plano de global de Relações Públicas, com ações que tem por objetivo sanar as necessidades encontradas ao longo do planejamento.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para desenvolver este projeto, a Agência Vitruvian se embasou em uma metodologia qualitativa, baseando-se em análise de documentos, análises bibliográficas e entrevistas, além de metodologia quantitativa, através da coleta de dados. ਀倀愀爀愀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 搀漀 愀挀攀爀瘀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 氀椀瘀爀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 䜀爀愀渀愀搀漀 倀栀愀爀洀挀椀愀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀  As análises bibliográficas para desenvolvimento do projeto como um todo, tiveram base, principalmente, nas teorias apresentadas por Margarida Kunsch em Planejamento Estratégico da Comunicação (2008), Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada (2003) e Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional (1997). Para as análises de cenários macroambiente, foram utilizados os ensinamentos oriundos de Kotler (2000) e das bases estruturais da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético).਀䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 挀漀洀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀猀 漀昀昀氀椀渀攀Ⰰ 攀 挀漀洀 瀀爀漀猀瀀攀挀琀猀 攀 猀琀愀欀攀栀漀氀搀攀爀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀漀 䜀漀漀最氀攀 䐀漀挀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 漀渀搀攀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 愀渀氀椀猀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 挀漀氀攀琀愀 搀漀猀 搀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 挀漀洀 攀猀琀攀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 昀椀渀愀椀猀⸀ 
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A empresa escolhida pela Agência Vitruvian como objeto de estudo é a Granado Pharmácias, uma empresa que foi fundada em 1870 pelo português José Antônio Coxito Granado e com pouco mais de 145 anos de história, tornou-se hoje a botica mais tradicional do Brasil. Em seus primórdios foi uma loja simples com apenas duas portas e pequenas prateleiras. Sua sede foi inaugurada na Rua Direita 14/16, que teve o nome alterado para Rua Primeiro de Março, localizada na cidade do Rio de Janeiro, e hoje, nesse mesmo local, está aberta sua loja mais antiga. A qualidade de seus produtos atingiu o sucesso e rapidamente a marca tornou-se a farmácia fornecedora oficial da Corte Portuguesa e, na época, Dom Pedro ll concedeu à Granado o título de Farmácia Oficial da Família Real Brasileira. Em 1994, a empresa foi vendida para o inglês Christopher Freeman. O novo dono abandonou gradativamente a manipulação de medicamentos e passou a focar em produtos industrializados. Após muitas conquistas, no final de 2014 a empresa adquiriu a marca Phebo, similar à Granado no que diz respeito à sua tradição. Atualmente, na vasta lista de produtos comercializados, é possível citar as colônias, velas, perfumes, maquiagens, produtos para bebê, produtos para pet, o sabonete de glicerina e o polvilho antisséptico, que desde o início é o carro-chefe da farmácia. Nesta longa jornada, a marca se firmou no mercado brasileiro e pode ser considerada um exemplo de sucesso, tradição e constante crescimento. O processo da elaboração deste planejamento, foi bastante complexo, visto a complexidade da empresa, sua história, linhas de produtos, seus públicos diversificados, seus concorrentes de mercado, trajetória no Brasil e o quanto a cultura brasileira tem influência sobre a marca. A cartela de produtos oferecidos pela empresa é tão vasta, que a concorrência foi desenvolvida de acordo com cada linha, pois o público "consumidores" da organização é subdividido em várias categorias, visto que diversos perfis de pessoas buscam a Granado. Desde uma adolescente que precisa de um batom, até um cliente que busca um shampoo para cachorro, ou uma gestante que busca por produtos para cuidados com bebês. Até mesmo uma senhora, que precisa de um produto da linha de tratamento, ou uma pessoa vegana que procura uma marca que utilize apenas extratos vegetais na composição de seus produtos. Essa diversidade foi com certeza um dos maiores desafios do processo, e no final a solução. A base para o plano global de RP. Outros elementos foram avaliados criteriosamente para que este planejamento de Relações Públicas pudesse abranger a organização por inteira e trabalhar suas necessidades gerais e também as especificas. Para que se fizesse possível apresentar um conteúdo sólido que justificasse a proposta e ações que trouxessem resultados satisfatórios para a marca.
 
CONSIDERAÇÕES
Foi verificado que a Granado Pharmácias tem grande influência no mercado de HPPC, visto os anos de atuação neste segmento, bem como a preocupação da empresa em trazer produtos cada vez mais naturais para seus consumidores e prospects.਀一愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 爀攀昀漀爀愀爀 愀 琀爀愀搀椀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 攀 戀攀洀 愀琀攀渀搀攀爀 猀甀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀Ⰰ 昀攀稀ⴀ猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 漀 最爀愀渀搀攀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀ⴀ氀愀 攀 琀漀爀渀愀爀 瀀切戀氀椀挀漀 猀甀愀猀 氀椀渀栀愀猀 攀 渀漀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀 洀愀渀琀攀渀搀漀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀⸀  A comunicação integrada é uma ferramenta substancial para uma organização que está objetivada em alinhar sua comunicação em 360º para gerar uma noção dos públicos positiva, através da apresentação de um posicionamento que caminhe pelo lado ético e moral, respeitando a subjetividade de cada público. ਀䄀琀爀愀瘀猀 搀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 攀 搀愀 匀圀伀吀Ⰰ 愀猀 爀攀愀椀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀愀 䜀爀愀渀愀搀漀 倀栀愀爀洀挀椀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀猀 攀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀搀愀猀 挀漀洀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀 攀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 䄀最渀挀椀愀 嘀椀琀爀甀瘀椀愀渀⸀  Dando suporte e embasamento, para um plano de ações estratégicas que foi traçado com a intenção de estruturar as bases comunicacionais e evidenciar beneficamente a imagem da marca, lembrando, que uma comunicação institucional estruturada terá retorno positivo e se torna capaz de gerar aumento dos lucros. Já uma comunicação interna equilibrada traz resultados favoráveis para toda empresa e relação harmônica buscando o mesmo objetivo, diminuindo danos e fortalecendo a relação entre a organização e seus públicos de interesse.਀䄀 䄀最渀挀椀愀 嘀椀琀爀甀瘀椀愀渀 愀挀爀攀搀椀琀愀 渀漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀 搀愀 䜀爀愀渀愀搀漀 倀栀愀爀洀挀椀愀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 瀀愀爀挀攀椀爀愀 攀 搀椀猀瀀漀猀琀愀 愀 琀爀愀琀愀爀 猀攀甀猀 渀攀最挀椀漀猀 攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀 攀猀琀攀 洀漀琀椀瘀漀Ⰰ 漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀猀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 猀椀渀最甀氀愀爀攀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 搀攀猀搀攀 猀甀愀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 猀攀甀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀猀琀攀 瀀氀愀渀漀 猀攀樀愀 愀琀椀渀最椀搀愀 挀漀洀 攀昀椀挀挀椀愀 攀 愀戀爀愀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 搀椀爀椀漀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 猀攀洀 焀甀攀 栀愀樀愀 搀椀瘀攀爀最渀挀椀愀猀 漀甀 漀戀猀琀挀甀氀漀猀⸀ ਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䈀䐀䤀⸀ 䔀猀琀甀搀漀 瀀爀漀猀瀀攀挀琀椀瘀漀 ጀ†䠀椀最椀攀渀攀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 瀀攀爀昀甀洀愀爀椀愀 攀 挀漀猀洀琀椀挀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀戀搀椀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀䔀猀琀甀搀漀⼀堀䤀䤀䤀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀䈀䤀䠀倀䔀䌀⸀ 倀愀渀漀爀愀洀愀 搀漀 猀攀琀漀爀 搀攀 䠀倀倀䌀 攀洀 ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀戀椀栀瀀攀挀⸀漀爀最⸀戀爀⼀渀漀瘀漀⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀㈀ ㄀㘀ⴀ倀䄀一伀刀䄀䴀䄀ⴀ䐀伀ⴀ匀䔀吀伀刀ⴀ倀伀刀吀唀䜀唀쨀匀ⴀ㄀㐀樀甀渀㈀ ㄀㘀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀䈀䤀䠀倀䔀䌀⸀ 匀攀琀漀爀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 栀椀最椀攀渀攀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 瀀攀爀昀甀洀愀爀椀愀 攀 挀漀猀洀琀椀挀漀猀 猀漀昀爀攀 焀甀攀搀愀 爀攀愀氀 搀攀 㠀─ 攀洀 ㈀ ㄀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀愀戀椀栀瀀攀挀⸀漀爀最⸀戀爀⼀爀攀氀攀愀猀攀⼀猀攀琀漀爀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀ⴀ搀攀ⴀ栀椀最椀攀渀攀ⴀ瀀攀猀猀漀愀氀ⴀ瀀攀爀昀甀洀愀爀椀愀ⴀ攀ⴀ挀漀猀洀攀琀椀挀漀猀ⴀ猀漀昀爀攀ⴀ焀甀攀搀愀ⴀ爀攀愀氀ⴀ搀攀ⴀ㠀ⴀ攀洀ⴀ㈀ ㄀㔀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀一䐀䔀匀⸀  倀愀渀漀爀愀洀愀 搀愀 椀渀搀切猀琀爀椀愀 搀攀 栀椀最椀攀渀攀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 瀀攀爀昀甀洀愀爀椀愀 攀 挀漀猀洀琀椀挀漀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀攀戀⸀戀渀搀攀猀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀戀椀戀⼀樀猀瀀甀椀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀㄀㐀 㠀⼀㘀㔀㐀㄀⼀㌀⼀䈀匀─㈀ ㈀㔀─㈀ 倀愀渀漀爀愀洀愀─㈀ 搀愀─㈀ 椀渀搀─䌀㌀─䈀䄀猀琀爀椀愀─㈀ 搀攀─㈀ 栀椀最椀攀渀攀开倀开䈀䐀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 䴀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀伀刀吀伀䰀伀娀䤀Ⰰ 吀愀琀椀愀渀攀⸀ 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 琀爀漀挀愀 洀愀爀挀愀 瀀爀攀昀攀爀椀搀愀 瀀漀爀 瀀爀攀漀 洀攀渀漀爀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瘀愀氀漀爀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀攀洀瀀爀攀猀愀猀⼀㐀㠀㄀㘀 㘀㠀⼀戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀ⴀ琀爀漀挀愀ⴀ洀愀爀挀愀ⴀ瀀爀攀昀攀爀椀搀愀ⴀ瀀漀爀ⴀ瀀爀攀挀漀ⴀ洀攀渀漀爀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开开䔀猀瀀愀渀栀漀氀愀 倀甀椀最 猀攀 琀漀爀渀愀 猀挀椀愀 搀愀 挀愀爀椀漀挀愀 䜀爀愀渀愀搀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瘀愀氀漀爀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀攀洀瀀爀攀猀愀猀⼀㐀㜀㈀㠀 㐀㌀⼀攀猀瀀愀渀栀漀氀愀ⴀ瀀甀椀最ⴀ猀攀ⴀ琀漀爀渀愀ⴀ猀漀挀椀愀ⴀ搀愀ⴀ挀愀爀椀漀挀愀ⴀ最爀愀渀愀搀漀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀一䤀⸀ 䔀猀琀甀搀漀 猀攀琀漀爀椀愀氀 ጀ†䠀倀倀䌀 渀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀猀琀愀琀椀挀ⴀ挀洀猀ⴀ猀椀⸀猀㌀⸀愀洀愀稀漀渀愀眀猀⸀挀漀洀⼀洀攀搀椀愀⼀昀椀氀攀爀开瀀甀戀氀椀挀⼀㌀ ⼀㔀㜀⼀㌀ 㔀㜀搀㠀挀搀ⴀ㌀㘀㐀㄀ⴀ㐀 㠀攀ⴀ㠀戀㜀挀ⴀ㠀㔀㠀㔀㄀㤀㄀㄀昀㈀㠀㤀⼀攀猀琀甀搀漀ⴀ猀攀琀漀爀椀愀氀ⴀ愀洀ⴀ栀瀀瀀挀ⴀ瘀㄀㄀ⴀ瀀漀爀琀甀最甀攀猀ⴀ昀椀渀愀氀开㄀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 䴀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀 CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA. Evolução dos cosméticos no Brasil. Disponível em . Acesso em Abril de 2017.਀

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GALERANI, G. S. M. Avaliação em Comunicação Organizacional. 1a. ed.਀䈀爀愀猀氀椀愀 ⴀ 䐀䘀㨀 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 ⴀ 䔀洀戀爀愀瀀愀Ⰰ ㈀  㘀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀一娀䄀䰀䔀匀Ⰰ 䔀爀椀挀愀⸀ 䄀 攀挀漀渀漀洀椀愀 搀愀 戀攀氀攀稀愀㨀 漀 猀攀琀漀爀 搀攀 栀椀最椀攀渀攀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 瀀攀爀昀甀洀愀爀椀愀 攀 挀漀猀洀琀椀挀漀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀攀挀漀渀漀洀椀愀搀攀猀攀爀瘀椀挀漀猀⸀挀漀洀⼀㈀ ㄀㘀⼀ 㐀⼀㄀㤀⼀愀ⴀ攀挀漀渀漀洀椀愀ⴀ搀愀ⴀ戀攀氀攀稀愀ⴀ漀ⴀ猀攀琀漀爀ⴀ搀攀ⴀ栀椀最椀攀渀攀ⴀ瀀攀猀猀漀愀氀ⴀ瀀攀爀昀甀洀愀爀椀愀ⴀ攀ⴀ挀漀猀洀攀琀椀挀漀猀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀刀䄀一䄀䐀伀⸀ 䤀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀最爀愀渀愀搀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀⼀栀椀猀琀漀爀椀愀ⴀ最爀愀渀愀搀漀㸀⸀  䄀挀攀猀猀漀 攀洀 䴀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀 IG E O DIA. Crise estimula venda de cosméticos. Disponível em . Acesso em Abril de 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀 IKEDA, Ana Akemi; TOLEDO, Geraldo Luciano; SASTRE, Priscila Tereza. Caso para ensino – Granado. Rio de Janeiro – RJ, 2012. [Dissertação para apresentação no XXXVI Encontro da ANPAD]਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀一 䠀倀倀䌀⸀ 倀漀爀琀愀氀 椀渀漀瘀愀漀 ጀ†䤀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀漀爀琀愀氀椀渀漀瘀愀挀愀漀栀瀀瀀挀⸀挀漀洀⼀圀攀戀⼀䤀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀⼀倀漀爀琀愀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 䴀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 䔀猀琀爀愀琀最椀挀漀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䤀渀㨀 䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 ⠀漀爀最⸀⤀⸀ 䜀攀猀琀漀 䔀猀琀爀愀琀最椀挀愀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 伀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀ 匀漀 䌀愀攀琀愀渀漀 搀漀 匀甀氀⼀匀倀㨀 䐀椀昀甀猀漀Ⰰ ㈀  㠀⸀ 䌀愀瀀⸀  ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ 㜀ⴀ㄀㈀㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀 ________________________Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003. ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀 ________________________Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus, 1997.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀 䈀伀一 䴀䄀刀䌀䠀䔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀氀攀戀漀渀洀愀爀挀栀攀⸀挀漀洀⼀攀渀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀娀Ⰰ 䌀琀椀愀⸀ 䜀爀愀渀愀搀漀 瘀攀渀搀攀 昀愀琀椀愀 搀攀 ㌀㔀─ 瀀愀爀愀 攀猀瀀愀渀栀漀氀愀 倀甀椀最 瀀漀爀 刀␀㔀  洀椀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀攀砀愀洀攀⸀愀戀爀椀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀渀攀最漀挀椀漀猀⼀最爀愀渀愀搀漀ⴀ瘀攀渀搀攀ⴀ昀愀琀椀愀ⴀ搀攀ⴀ㌀㔀ⴀ瀀愀爀愀ⴀ攀猀瀀愀渀栀漀氀愀ⴀ瀀甀椀最ⴀ瀀漀爀ⴀ爀ⴀ㔀  ⴀ洀椀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 䴀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀刀䄀一伀Ⰰ 䨀漀爀最攀 䄀爀琀甀爀漀 嘀椀氀氀攀渀愀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 椀渀琀攀最爀愀搀愀㨀 愀氀椀挀攀爀挀攀 椀渀琀爀渀猀攀挀漀 搀愀 攀挀漀渀漀洀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀栀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀 ጀ†匀倀Ⰰ ㈀  㜀⸀ 嬀吀攀猀攀 ጀ†䔀猀挀漀氀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀攀猀 攀 䄀爀琀攀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀崀⸀  㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀 䜀䰀伀䈀伀⸀ 䜀爀甀瀀漀 攀猀瀀愀渀栀漀氀 倀甀椀最 挀漀洀瀀爀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 渀愀 䜀爀愀渀愀搀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀漀最氀漀戀漀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀攀挀漀渀漀洀椀愀⼀渀攀最漀挀椀漀猀⼀最爀甀瀀漀ⴀ攀猀瀀愀渀栀漀氀ⴀ瀀甀椀最ⴀ挀漀洀瀀爀愀ⴀ瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀挀愀漀ⴀ渀愀ⴀ最爀愀渀愀搀漀ⴀ㈀ ㄀㤀㄀㠀㔀㐀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䄀吀䔀匀Ⰰ 䴀愀爀椀愀渀愀⸀ 嘀漀挀 樀 漀甀瘀椀甀 昀愀氀愀爀 渀漀 渀搀椀挀攀 戀愀琀漀洀㼀 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀搀椀渀栀攀椀爀愀洀愀⸀挀漀洀⼀戀氀漀最⼀㈀  㤀⼀ ㌀⼀㄀㈀⼀瘀漀挀攀ⴀ樀愀ⴀ漀甀瘀椀甀ⴀ昀愀氀愀爀ⴀ渀漀ⴀ椀渀搀椀挀攀ⴀ戀愀琀漀洀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 䴀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䤀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䈀椀愀渀挀愀⸀ 䜀爀愀渀愀搀漀 愀瀀漀猀琀愀 攀洀 瀀漀瀀ⴀ甀瀀 猀琀漀爀攀 瀀愀爀愀 愀 氀椀渀栀愀 倀椀渀欀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀洀甀渀搀漀搀漀洀愀爀欀攀琀椀渀最⸀挀漀洀⸀戀爀⼀甀氀琀椀洀愀猀ⴀ渀漀琀椀挀椀愀猀⼀㌀㔀㄀㤀 ⼀最爀愀渀愀搀漀ⴀ愀瀀漀猀琀愀ⴀ攀洀ⴀ瀀漀瀀ⴀ甀瀀ⴀ猀琀漀爀攀ⴀ瀀愀爀愀ⴀ愀ⴀ氀椀渀栀愀ⴀ瀀椀渀欀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀䌀䤀䔀䐀䄀䐀䔀 䈀刀䄀匀䤀䰀䔀䤀刀䄀 䐀䔀 䘀䄀刀䴀섀䌀䤀䄀 䌀伀䴀唀一䤀吀섀刀䤀䄀⸀ 䠀椀猀琀爀椀愀 搀愀 昀愀爀洀挀椀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀戀昀挀⸀漀爀最⸀戀爀⼀猀椀琀攀⼀瀀愀最椀渀愀猀⸀瀀栀瀀㼀椀搀㴀㈀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䔀䤀堀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䴀愀爀愀⸀ 촀渀搀椀挀攀 䈀愀琀漀洀 ⴀ 挀漀洀 攀挀漀渀漀洀椀愀 昀爀愀挀愀Ⰰ 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 琀爀漀挀愀 最攀氀愀搀攀椀爀愀 瀀漀爀 洀愀焀甀椀愀最攀洀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀攀挀漀渀漀洀椀愀⸀椀最⸀挀漀洀⸀戀爀⼀攀洀瀀爀攀猀愀猀⼀㈀ ㄀㔀ⴀ ㈀ⴀ ㈀⼀椀渀搀椀挀攀ⴀ戀愀琀漀洀ⴀ挀漀洀ⴀ攀挀漀渀漀洀椀愀ⴀ昀爀愀挀愀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀ⴀ琀爀漀挀愀ⴀ最攀氀愀搀攀椀爀愀ⴀ瀀漀爀ⴀ洀愀焀甀椀愀最攀洀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 䴀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀