ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01624</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Bala Perdida</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Tayná Meireles Ruiz (Universidade Municipal de São Caetano do Sul); Luciano de Souza (Universidade Municipal de São Caetano do Sul); Mayara Alvares Santana (Universidade Municipal de São Caetano do Sul); Nicole Souza Gonzalez (Universidade Municipal de São Caetano do Sul)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;corrupção, direitos humanos, rap nacional, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Neste projeto abordamos o caso mais atual e simbólico da seletividade do nosso sistema penal. O caso de Rafael Braga foi o mais denunciado do movimento negro, então nosso gancho foi resgatar a identidade perdida de mais de 600 mil presos, que segundo o Ministério da Justiça, tem aumentado cada vez mais. Além disso, outro tema abordado, são os direitos humanos, que mostram a realidade atual do país, visando a indignação da população por meio da expressão musical. Por meio deste, esperamos que todos se identifiquem com a causa retratada.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto foi desenvolvido com base no caso de Rafael Braga, o único condenado em todo território nacional no contexto das manifestações de 20 de julho de 2013. Em meio a milhares de protestantes na Rua do Lavradio, Lapa, Rio de Janeiro, ele foi pego por policiais com uma embalagem de Pinho Sol e outra de Água Sanitária. Acusação: Porte de materiais explosivos. Pena: 5 anos. Nossa ideia é mostrar o quão brutal e racista é a justiça do nosso país. O caso de Rafael não é isolado, o intuito do nosso projeto é alertar todas as pessoas que assistirem, que precisamos discutir mais o peso que toda essa falta de Direitos Humanos traz.   A liberdade dele não foi só uma exigência de quem tem um mínimo senso de justiça em si, mas é um ponto de partida para uma discussão da violência sistêmica contra pessoas negras pelo judiciário. Chega de favorecer uma logística racista que acaba chancelando a violência policial e estimulando o hiper encarceramento. O clipe reflete a urgência de atenção para tantos casos impunes de direitos, sendo assim a forma mais explícita de protesto que retratamos foi o estilo de rap underground, que é voz do povo periférico e consegue passar a mensagem que queremos. Que todos os Rafaeis deste país, se identifiquem com a nossa causa abordada.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O intuito do projeto desde o início foi dar visibilidade e apoio às causas das minorias, tanto ao caso do Rafael Braga, quanto a cena do rap underground, que foi representado na letra da música. Acreditamos que os materiais que produzimos tem um impacto muito grande na visão de um receptor, então é de extrema importância dar ênfase aos fatos expostos e sempre passar uma mensagem de valor, verídica e sem ruídos a quem está assistindo. O videoclipe foi inspirado na verídica história de Rafael, e sua vinculação apoia todo o movimento da Campanha Nacional pela Liberdade do Rafael Braga, iniciada em novembro de 2014 no Rio de Janeiro. Nossa contribuição e divulgação foi feita através de arte, pois consideramos o audiovisual como uma porta de entrada ao conhecimento do caso, e assim situar cada vez mais pessoas sobre os problemas de racismo e seletividade que enfrentamos aqui no Brasil. Nosso objetivo é unir a cultura e as artes em gerais ao ativismo e militância pelos Direitos Humanos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Devemos ter em mente o fato de que este tipo de tratamento expresso pelo racismo institucional acontece porque os membros dos grupos raciais dominantes controlam todas as instituições públicas e por isso eles podem determinar o funcionamento delas, de acordo com seus valores e interesses. Não podemos garantir que a presença de negros e negras eliminará o racismo institucional por inteiro, mas permitirá o questionamento de práticas que reproduzem a opressão do povo negro. Por isso decidimos abraçar essa causa em nosso curta, a visibilidade deste caso é muito importante pois milhares de homens negros são presos no Brasil, e tudo isso faz parte de pensamentos e atitudes racistas que podemos quebrar levando a ideia no audiovisual. Nosso intuito foi demonstrar todo fracasso do sistema prisional brasileiro e a seletividade do sistema penal na sociedade brasileira.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As cenas do clipe foram gravadas com um t6i, no inicio do beat, imagens dos participantes do grupo aparecem na tela em plano close e em câmera lenta, para situar quem está assistindo e mostrar a expressão dos integrantes, em seguida quem começa a cantar é Monge, imagens continuas acompanham ele descendo as escadas na parte interna da fábrica, a câmera se afasta com a decida, o que estava em plano close, passa para primeiro plano e muda junto com o beat para a 2º locação, em cima da ponte, o dia está nublado e chuvoso, o que faz o clima parecer mais tenso, em primeiro plano conjunto Monge aparece no centro da ponte, com os outros integrantes, mas enfatizando sua expressão. Com um drone vamos para a cena, que Monge aparece na janela da fábrica em plano americano, em seguida também com um drone é mostrada a parte externa da fábrica, onde os 4 integrantes estão vezes em plano geral, vezes em plano conjunto, contamos com uma poça no chão, que reflete um pouco dos integrantes e do lugar, deixando com mais cara de abandonado, underground, voltamos para as cenas da ponte, Monge mais uma vez em plano conjunto, mudamos em um corte rápido a cena para a escada em primeiro plano usando um efeito apenas para dar ritmo, a cena volta para a ponte e logo Monge finaliza sua parte. Interior da fábrica de sal, em contra-plongeé fazemos a descrição de Matheus, o segundo rapper que aparece no clipe, a câmera acompanha em plano americano, enquanto ele vai para o lado em direção ao corredor, Matheus conclui uma rima mudamos para a cena da ponte rapidamente em plano conjunto, plano americano volta para o ambiente interno da fábrica, ele caminha de frente pra câmera no corredor, no centro da fábrica, contamos com a partes do cenário no fundo, depois com o drone em plano geral, todos os integrantes em cena, em cima da poça, as cenas intercalam nos três ambientes. Quando Matheus finaliza, com o drone em plano geral, mostramos imagens externas da fábrica, e do trem passando na ferrovia ao lado, a fim de ocupar a troca de beat, e mostra um descritivo da fábrica, para que o telespectador, se situe. Em seguida entra Oddyn o 3º mc, com outro beat, a principio temos sua imagem em plano conjunto na ponte, em slow motion, Oddyn começa a cantar, com efeito e corte rápido mudamos para uma cena de Oddyn em primeiro plano no ambiente interno dá fábrica, ele caminha de costas, e acompanhamos, voltando para a ponte, as cenas mudam conforme os beats, já que o flow de Oddyn é mais acelerado, resolvemos usar a imagem acompanhando essa rapidez, pensando na sincronia do áudio com o visual. Por último Dust aparece em uma das portas da fábrica, em primeiro plano, ele aparentemente desce alguns degraus, a lente da câmera abre a fim de enquadrar a proximidade de Dust, acompanha ainda em primeiro plano enquanto ele caminha até o centro da parede, imagem muda para a ponte, onde agora os 4 aparecem em plano americano, e aproxima para primeiro plano conjunto, cena muda para fábrica externa em cima da poça, as imagens do drone em plano geral, com efeito intercalamos a imagem deles na poça, para a imagem da ponte e ficamos na ponte, enquadramos apenas Dust em primeiro plano, a chuva cai durante a cena, para encerrar, voltamos para Dust enquanto anda na fábrica em primeiro plano ai o clipe acaba.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O clipe foi feito para acompanhar um curta que é inspirado na história de Rafael Braga, um jovem negro do gueto, que foi preso, por um delito que não cometeu, ele carregava consigo o que diziam ser a prova do crime, mas não fazia nenhum sentido, Rafael assim como milhares de jovens de periferia, foi julgado somente "por ter cara de suspeito" por ser de fato do gueto. Escolhemos então o estilo RAP, com intuito de representar esse grito de socorro que assim como o rap, vem do gueto. A letra da música em questão, foi feita voltada ao projeto, tem como principio relatar a defesa do jovem José, a necessidade por igualdade, por mais dignidade e respeito dentro desse sistema que ao invés de impulsionar, só julga. A primeira locação do Clipe é uma fábrica de sal abandonada na cidade de Ribeirão Pires, por cada canto ela tem vestígios "da rua" grafites mostram o quanto a arte urbana está presente ali, o que tem ligação total com o RAP e o tema em questão, depois contamos também com imagens feitas em cima de uma ponte, próximo ao local das primeiras imagens, escolhemos a ponte porque tem características de um lugar antigo, o visual de cima dela é legal, o dia nublado deu um clima a mais pra essa cena, deixando o espaço mais sombrio.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Estamos muito orgulhosas do resultado que tivemos, desde o início sabíamos das dificuldades que iríamos enfrentar por estar em um grupo com poucos integrantes. Mas o que realmente fez acontecer foi a cumplicidade que tivemos umas com as outras para realizar com sucesso todas as etapas. Foi um trabalho árduo, mas com muito sentimento envolvido, nos mobilizamos tanto com a causa e o valor que gostaríamos de passar que acabamos nos envolvendo por inteiro neste projeto. Precisamos de mais materiais audiovisuais com o cunho de protesto igual ao que realizamos. Nosso intuito desde o inicio foi abrir e ampliar a visão dos receptores de como casos iguais ao do Rafael Braga acontecem todos os dias e seguem sem o mínimo de Direitos Humanos pelo olhar da justiça. Não nascemos para nos calar e aceitar as injustiças desse mundo. Acreditamos que nosso curso nos possibilita a levar uma ideologia a quem está assistindo, por isso todo cuidado é pouco com o que será apresentado. Esperamos que esse projeto tenha uma repercussão positiva pelo todo empenho que tivemos e que alcancemos o objetivo de ajudar uma causa tão importante. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">VICE. Rafael Braga: mais um rapaz comum. Disponível em: < https://www.vice.com/pt_br/article/j5gm97/rafael-braga-documentario> Acesso em: 10 de outubro 2017. <br><br>UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Desigualdade Racial e Segurança Pública em São Paulo. Disponível em: <http://www.ufscar.br/gevac/wp-content/uploads/Sum%C3%A1rio-Executivo_FINAL_01.04.2014.pdf> Acesso em 14 de outubro de 2017. <br><br>UNICEF BRASIL. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: < https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm> Acesso em: 14 de outubro de 2017. <br><br>SANSÃO, LUIZA. Rafael Braga é condenado a onze anos de prisão. Ponte. Disponível em: <https://ponte.org/rafael-braga-e-condenado-a-onze-anos-de-prisao/> Acesso em: 13 de outubro de 2017. <br><br>TERCEIRO, IVANILDO. O nome dele é Rafael Braga. E você precisa conhecer a sua história. Spotniks. Disponível em: <https://spotniks.com/o-nome-dele-e-rafael-braga-e-voce-precisa-conhecer-sua-historia/> Acesso em: 10 de outubro de 2017. <br><br>OLIVEIRA, HENRIQUE. Rafael Braga com tuberculose: a contradição da lei antidrogas que zela pela saúde pública. Justificando. Disponível em: <http://justificando.cartacapital.com.br/2017/09/05/rafael-braga-com-tuberculose-contradicao-da-lei-antidrogas-que-zela-pela-saude-publica/> Acesso em: 11 de outubro de 2017. <br><br>CAMPANHA PELA LIBERDADE DE RAFAEL BRAGA. Quem é Rafael Braga Vieira? Disponível em: < https://libertemrafaelbraga.wordpress.com/about/> Acesso em: 13 de outubro de 2017. <br><br> </td></tr></table></body></html>