INSCRIÇÃO: 01626
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP05
 
TÍTULO: Viva uma vida leve.
 
AUTORES: Maryna Paolla Meena Ferreira Cruz (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Tatiane Alexandria de Sousa (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Paula Renata Camargo de Jesus (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
 
PALAVRAS-CHAVE: Campanha, Diferencial, Institucional, Jingle, Vigor
 
RESUMO
Ao desenvolver a campanha institucional denominada "Leve uma Vida Leve", para a linha de iogurtes Zero da Vigor, levando em consideração as características e o posicionamento da marca, criamos o jingle "Vida Leve". A intenção da mensagem publicitária musical é destacar quão o produto é saudável não apenas para o seu corpo, mas para seu estilo de vida. Partindo da característica nutricional de zero açúcares e gorduras, associamos o conceito de leveza para criar a composição. O jingle foi aplicado em um comercial institucional com duração de 30 segundos para veiculação em mídias digitais. A campanha foi realizada para a disciplina de Criação Publicitária, sob orientação da docente Dra Paula Renata Camargo de Jesus.
 
INTRODUÇÃO
Considerando os hábitos de consumo do target e a relevância de um produto zero açúcares e gorduras para os consumidores que buscam saúde e boa forma física, foi desenvolvida uma campanha institucional para gerar identificação entre os consumidores e a marca Vigor.਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 樀椀渀最氀攀猀 樀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 嘀椀最漀爀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀洀漀猀 甀洀 渀漀瘀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 洀攀氀搀椀挀漀 瀀愀爀愀 椀渀琀攀最爀愀爀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 愀瀀攀氀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 氀愀搀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 搀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀⸀ O conceito agregado à campanha é ligado diretamente a leveza do iogurte zero, transmitindo o bem-estar proporcionado por uma alimentação saudável, ao associar o produto com um estilo de vida. Nossa meta é agregar à marca da Vigor valores como modernidade e vida saudável - remetendo ao próprio nome da marca, uma vida vigorosa. O processo criativo envolvia o desafio de uma composição que ficasse na mente do consumidor sem perder a essência da linha zero: a leveza. Portanto, nosso jingle foi construído de uma forma não agressiva, assim como uma música que o consumidor gostaria de ouvir o dia todo em seu celular sem enjoar.
 
OBJETIVO
O objetivo principal do jingle “Vida Leve” é agregar valor à linha zero da Vigor e, consequentemente à própria marca, de uma forma memorável. Com uma melodia moderna e embasada no estilo havaiano, pretende-se atingir o público já consumidor dos iogurtes da vigor e, também, atrair novos consumidores, mostrando quão atrativo é fazer parte de uma vida mais saudável e feliz - consumindo os produtos zero da Vigor. Sendo assim, nosso objetivo primário é aumentar o alcance e a consciência da marca no mercado.਀䌀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 猀攀挀甀渀搀爀椀漀Ⰰ 渀漀猀猀愀 洀攀琀愀  愀甀洀攀渀琀愀爀 漀 洀愀爀欀攀琀 猀栀愀爀攀 搀愀 嘀椀最漀爀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀甀洀攀渀琀愀爀 愀猀 瘀攀渀搀愀猀 搀椀爀攀琀愀猀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 渀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 瘀攀渀搀愀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀ⴀ渀漀猀  氀椀搀攀爀愀渀愀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 攀猀琀洀甀氀漀 瀀爀漀瘀漀挀愀搀漀 瀀攀氀漀 樀椀渀最氀攀⸀ 吀愀洀戀洀 戀甀猀挀愀洀漀猀 愀 瀀漀猀椀漀 搀攀 吀漀瀀 漀昀 䴀椀渀搀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 椀漀最甀爀琀攀猀 攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 稀攀爀漀 愀切挀愀爀攀猀 攀 最漀爀搀甀爀愀猀Ⰰ 爀攀昀漀爀愀渀搀漀 漀 瘀愀氀漀爀 搀愀 洀愀爀挀愀 瀀攀爀愀渀琀攀 漀 猀攀最洀攀渀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀渀愀氀椀猀愀渀搀漀 愀 氀椀渀栀愀 搀攀 椀漀最甀爀琀攀 䜀爀攀最漀 娀攀爀漀 愀切挀愀爀攀猀 攀 最漀爀搀甀爀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 䴀愀琀爀椀稀 䄀渀猀漀昀昀Ⰰ 攀渀焀甀愀搀爀愀洀漀猀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 焀甀愀搀爀愀渀琀攀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀 攀洀 甀洀 洀攀爀挀愀搀漀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀洀漀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 攀洀 瘀攀渀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 挀栀愀洀愀渀搀漀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 樀椀渀最氀攀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 瀀攀渀攀琀爀愀漀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 琀愀氀 挀漀洀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 渀愀 䴀愀琀爀椀稀⸀ O conceito da campanha associa o produto a um estilo de vida leve e calmo, fazendo um paralelo às características do produto, partindo da afirmação básica de que “se o produto que eu consumo possui leveza em sua fórmula, logo, minha vida se tornará mais leve também.” A escolha dessa abordagem deixa implícito os atributos racionais do produto, que por não possuir açúcares ou gorduras em sua fórmula remetem a uma alimentação saudável, trazendo benefícios físicos e psicológicos ao consumidor. Sendo assim, posicionamos a linha da Vigor como elemento-chave de um estilo de vida, a vida com leveza e qualidade, tanto física quanto emocional. Exploramos com este conceito, também, uma diferenciação de marca da Vigor de seus concorrentes, pois ao atrelar um valor emocional à uma característica racional o resultado é uma elevação na imagem e na percepção da marca.਀伀猀 攀昀攀椀琀漀猀 搀攀 甀洀愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 渀漀 最攀爀愀氀Ⰰ 猀漀 愀氀琀愀洀攀渀琀攀 攀猀琀甀搀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 渀攀甀爀漀挀椀渀挀椀愀⸀ 倀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 愀昀椀爀洀愀洀 焀甀攀 愀 挀漀渀攀砀漀 搀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 挀漀洀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀Ⰰ 愀猀猀漀挀椀愀渀搀漀 甀洀愀 洀切猀椀挀愀 愀 甀洀愀 洀攀洀爀椀愀 愀昀攀琀椀瘀愀Ⰰ 琀漀爀渀愀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 洀愀椀猀 搀椀昀挀椀氀 搀攀 猀攀爀 攀猀焀甀攀挀椀搀愀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀 戀愀猀攀 渀攀猀琀攀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 攀渀砀攀爀最愀洀漀猀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀甀猀椀挀愀氀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀愀 瀀爀琀椀挀愀 愀氀琀愀洀攀渀琀攀 攀砀瀀氀漀爀愀搀愀 渀漀 洀攀椀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 攀 瀀攀氀愀 瀀爀瀀爀椀愀 嘀椀最漀爀㨀 漀 樀椀渀最氀攀⸀ 䌀爀椀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 甀洀愀 甀渀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀愀爀愀 挀栀攀最愀爀 愀漀猀 漀甀瘀椀搀漀猀 搀漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀⸀ Os recursos sonoros do jingle, tanto na melodia quanto na letra, são constantes lembretes de que a Vigor pode te proporcionar um estilo de vida melhor, pois assim pretende-se estabelecer um vínculo emocional com o consumidor, aumentando a possibilidade de memorização e associando a marca a ideias positivas. Ao elaborar um jingle com toques suaves e transmitindo tranquilidade, o desafio é fazer com que essa tranquilidade seja fixada na mente do consumidor sem as mesmas características de um jingle comum.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Este jingle foi produzido na íntegra pelo grupo de alunos da disciplina Criação Publicitária, desde a letra até o instrumental, com base em jingles antigos da Vigor.਀伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀 昀漀椀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀 氀攀琀爀愀Ⰰ 焀甀攀 猀甀爀最椀甀 愀瀀猀 搀攀昀椀渀椀爀洀漀猀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 ᰀ䰠攀瘀攀 唀洀愀 嘀椀搀愀 䰀攀瘀攀ᴀ⸠ 䰀攀瘀愀渀琀愀洀漀猀 栀椀瀀琀攀猀攀猀 猀漀戀爀攀 攀洀 焀甀愀椀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀漀 搀椀愀ⴀ愀ⴀ搀椀愀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 琀攀洀 ⴀ 漀甀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀 琀攀爀 ⴀ 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀 氀攀瘀攀稀愀Ⰰ 攀 挀漀洀漀 愀琀爀攀氀愀爀 琀愀椀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䄀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀 氀攀琀爀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀愀 愀氀甀渀愀 䴀愀爀礀渀愀 倀愀漀氀氀愀⸀ A ideia de leveza foi utilizada também como base para a escolha de instrumentos, sendo utilizado o ukulele como principal, conduzindo o ouvinte para um cenário intimista, onde a música parece ser tocada ao vivo como acústico. A composição instrumental foi feita pela aluna Tatiane Alexandria.਀䌀漀洀漀 瘀漀稀 椀渀琀爀瀀爀攀琀攀 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 愀 挀愀渀琀漀爀愀 䌀愀爀漀氀椀渀愀 䐀攀 䈀椀愀猀攀 䈀攀氀氀漀琀琀椀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀愀 瘀漀稀 昀攀洀椀渀椀渀愀 攀 挀漀渀琀爀愀氀琀漀Ⰰ 琀漀洀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀 猀攀最甀爀愀渀愀 攀 琀爀愀渀焀甀椀氀椀搀愀搀攀⸀  Após gravação das faixas separadamente, utilizamos o software Audacity, voltado para edição de áudio, onde unimos a voz, o instrumento e elementos adicionais para uma finalização mais profissional do jingle.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Com base no conceito “leve uma vida leve”, a composição da letra envolve repetição e ambiguidade da palavra “leve”, associado não somente à característica de leveza, mas também ao ato de levar. Com duração de 30 segundos, o jingle se inicia com uma contagem realizada através de uma sequência de estalar de dedos, seguida pelo som do ukulele e então o acompanhamento de uma voz feminina. Como faixa de fundo, utilizamos sons de pássaros em um parque, novamente remetendo ao conceito criado.਀ A letra desenvolvida consiste em:਀ᰀ丠漀 猀攀 攀渀最愀渀攀Ⰰ 渀漀 猀攀 氀攀瘀攀 Deixe a vida ser mais leve਀䰀椀瘀爀攀 挀漀洀 猀漀爀爀椀猀漀猀 攀猀焀甀攀挀攀 aquilo que não favorece਀一愀 爀漀琀椀渀愀 渀漀 猀攀 攀猀琀爀攀猀猀攀 ਀嘀椀瘀愀 漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 戀爀攀瘀攀猀 Inspire e não se esquece਀氀攀瘀攀 甀洀愀 瘀椀搀愀 氀攀瘀攀 E se a fome aparece਀氀攀瘀攀 甀洀 椀漀最甀爀琀攀 最爀攀最漀 Da vigor, você merece”
 
CONSIDERAÇÕES
Em campanhas anteriores, a marca consolidou a imagem através do jingle “Potinho”, unindo a ideia da qualidade de um produto saboroso ao iogurte. “Assim, se, para alguns setores, a qualidade é uma vantagem competitiva importante, para as indústrias agroalimentares, ela é uma questão de sobrevivência” (Toledo; Batalha; Amaral, p. 91, 2000). Com a campanha criada para a disciplina de Criação Publicitária, pretende-se agregar não somente as características racionais do produto, como a qualidade, mas também o intangível, o sentimento de leveza.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
JESUS, Paula R C. Criação Publicitária - conceitos, ideias, campanhas. São Paulo: Mackenzie, 2014.

SANTANNA, Armando; ROCHA JR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda - teoria, técnica, prática. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

ANÁLISE DO PERFIL DE COMPRA DO CONSUMIDOR DE IOGURTE LIGHT. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2018.

JINGLE. WIKIPEDIA. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2018.

FREDIANI, Marcus. VIGOR GREGO VOLTA À MÍDIA COM A CAMPANHA "QUANDO ACABA, A GENTE QUER DE NOVO. Disponível em: ਀㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀挀爀愀稀礀欀椀眀椀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀瘀椀最漀爀ⴀ最爀攀最漀ⴀ瘀漀氀琀愀ⴀ愀ⴀ洀椀搀椀愀ⴀ挀漀洀ⴀ愀ⴀ挀愀洀瀀愀渀栀愀ⴀ焀甀愀渀搀漀ⴀ愀挀愀戀愀ⴀ愀ⴀ最攀渀琀攀ⴀ焀甀攀爀ⴀ搀攀ⴀ渀漀瘀漀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀  愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀