ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01630</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;"De tudo um som"</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Matheus Gomes Sant'Anna (Universidade de Ribeirão Preto); Thalles Raphael Guimarães (Universidade de Ribeirão Preto); Laura Machado Biagiotti (Universidade de Ribeirão Preto); Naiá Sadi Câmara (Universidade de Ribeirão Preto)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;NARRATIVAS TRANSMÍDIA, PUBLICIDADE , WEBSÉRIE, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">TEXTO RESUMO Apresentamos a websérie  De tudo um som , produto final criado ao longo do desenvolvimento do projeto Narrativa transmídia proposto pelas disciplinas Narrativas transmídia e Criação publicitária. Essa narrativa compõe uma campanha publicitária transmídia para a marca Spotify e organiza-se como a narrativa matriz da campanha, cuja temática girou em torno de processos depressivos na juventude. Com o auxílio de nossa professora e através do comprometimento do grupo, conseguimos cumprir todas as etapas do projeto satisfatoriamente, e alcançar os objetivos propostos com o resultado final de nossa produção.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">INTRODUÇÃO Apresentamos o resultado final do projeto Narrativa Transmídia desenvolvido como um trabalho transdisciplinar e supervisionado pelos docentes das disciplinas: Narrativas Transmídia e Criação publicitária. O Projeto Narrativa transmídia visa oferecer ao aluno do Curso de Publicidade e Propaganda da Unaerp a possibilidade de interagir com um modelo de comunicação inovador que estrutura uma quantidade significativa de discursos e textos que circulam em várias esferas comunicativas contemporâneas, sobretudo as do entretenimento e da publicidade, provocando novas práticas de consumo e novas formas de vida. O projeto exigiu a criação de um universo ficcional que deveria ser expandido por pelo menos três plataformas diferentes, sendo que a narrativa matriz deveria ser uma websérie inédita, produzida pelos alunos regularmente matriculados nas disciplinas Narrativas Transmídia e Criação publicitária. Nossa proposta foi a criação de uma campanha publicitária transmídia a partir da temática  depressão na adolescência- e do argumento base: a música como  remédio , cura, salvação </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">OBJETIVOS O projeto transmídia tem como objetivo principal apresentar os conceitos que definem a lógica transmídia, por meio de estudo teórico prático das narrativas transmídia. Espera-se que o aluno, com base nos conhecimentos teóricos e práticos (estudos de casos) seja capaz de analisar uma produção transmídia e elaborar um projeto para uma campanha publicitária. Ao mesmo tempo, o projeto também busca servir como sinal de alerta para que estimulemos os jovens ao diálogo, assim como a práticas culturais e recreativas, no caso, personificado por apreciação e produção de música, que costumam ajudar na prevenção e tratamento dos transtornos retratados. Como objetivo final, a conscientização tem espaço primordial no contexto da narrativa, para que estejamos sempre atentos a sinais de sofrimento acarretados pelos transtornos em questão durante a adolescência. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">JUSTIFICATIVAS Narrativas transmídia tornou-se, na contemporaneidade, um dos principais conceitos, formatos que configuram as práticas comunicativas contemporâneas, nossos objetos de estudo e atuação profissional, por isso compreendê-las torna-se fundamental para nossa formação. A temática utilizada  depressão na juventude- foi escolhida tendo em vista um aumento significativo de casos atualmente. A apreciação e produção de música foram personificadas como a figura em questão que auxilia no tratamento e recuperação do personagem central da trama, que sofre com os transtornos representados durante a narrativa. A plataforma de streaming Spotify foi escolhida como canal de acesso ao conhecimento de músicas dos mais variados gêneros para o personagem, posteriormente inspirando também a produção da prática musical. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">MÉTODOS E TÉCNICAS Fomos orientados do ponto de vista teórico-prático. Na disciplina Narrativa transmídia, tomamos contato com os principais pesquisadores do conceito de transmídia, entre eles Jenkins (ano) e Scolari (ano), nós fizemos estudos de casos de narrativas transmídia e recebemos orientações nas etapas de desenvolvimento do projeto. Nas aulas de Criação publicitária, pudemos realizar atividades de modo a auxiliar na criação do universo ficcional. Seguimos as seguintes orientações: a)As atividades foram desenvolvidas durante as aulas e também fora do período, de acordo com a disponibilidade dos grupos e normas do projeto. b) A produção da narrativa matriz foi realizada fora do horário das aulas. c)A apresentação final foi realizada em dia e horário de aulas segundo agenda que os professores responsáveis pelo projeto determinaram e participaram da banca a coordenadora do curso e uma convidada externa. d) Os alunos contaram com os laboratórios do curso e com o auxílio de seus técnicos. e) Recebemos uma aula sobre edição de vídeo no celular ministrada pela professora Flávia Marteli. f) O desenvolvimento do projeto foi feito de modo coletivo entre professores e alunos. g) Foi entregue na prova parcial o projeto transmídia. h) A narrativa matriz foi apresentada e entregue no exame final. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO Gênero: Drama Sinopse: "Liam Augusto Prado, um jovem de 17 anos, sofre de transtorno depressivo e fobia social. Filho único de um casal disfuncional que negligência seus papéis como pais, o garoto enfrenta problemas como bullying e isolamento social no colégio. Cursando o terceiro ano do ensino médio, Liam, que se refugia na música, vê-se sem esperança e, perturbado por toda a dor causada pelos transtornos em sua vida, o garoto decide por sucumbir às tentativas de suicídio tomando frascos inteiros de comprimidos. Ana, sua única amiga, acaba por encontrá-lo a tempo e salvar sua vida. Após isso, com a ajuda de Ana e da música, sempre presente em sua vida, Liam se interessa por aprender mais sobre música após ver um cartaz oferecendo aulas de piano no colégio. O jovem, então decide prestar vestibular para um renomado instituto musical e, a partir daí, começa seu tratamento e paralelamente foca todo seu empenho para a música . DURAÇÃO: 09 minutos 42 segundos DO PROCESSO O Projeto Transmídia  De Tudo Um Som teve métodos e técnicas semi-profissionais em sua execução. Apesar de ser uma iniciativa de alunos de primeiro semestre da Unaerp, o projeto contou com equipamentos de relativa qualidade e com planejamento em sua execução. Na captação de imagens da websérie foi utilizada uma câmera de entrada da Sony, modela Alpha a6300, com uma lente Sigma 30mm 1.4, um microphone Rode Video Mic Pro para a captação de áudio nas cenas e um estabilizador do tipo steadycam. Para a edição de imagens, foi utilizado o programa de edição Final Cut Pro X, contando com áudios de assistência para a sonorização e trilhas sonoras instrumentais cheias de dinâmica. Toda a aparelhagem foi utilizada para materializar o roteiro da forma mais fiel possível e com o objetivo de potencializar a ideia proposta pela websérie. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">CONSIDERAÇÕES Nosso grupo avaliou a atividade de modo muito positivo, pois adquirimos no processo de aprendizagem ganhos que permitiram realizar até o trabalho prático de produção. Pretendemos dar continuidade nas produções e pesquisas na área e por isso submetemos nosso trabalho para avaliação. Como considerações finais podemos elencar a importância da música em determinados tratamentos, e a capacidade das pessoas se resilir através do aprendizado de novas coisas, como no caso em questão, apresentamos o quanto foi importante para o adolescente se aproximar da música, aprender a tocar um instrumento e mostrar que a música o levava para outro mundo, seu próprio mundo, longe de todos os problemas e fazendo ele se dedicar a uma coisa que realmente o fazia sentir-se bem. As pessoas que sofrem de transtornos psicológicos necessitam de algo que os façam sentir-se bem, algo que seja usado como escape e a música é uma forma simples, podendo ser muito eficaz na maioria dos casos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">JENKINS, H. Cultura da convergência. Aleph, 2009.<br><br>MITTEL, J. Complexidade Narrativa na Televisão Americana Contemporânea. Revista Matrizes, São Paulo, vol. 5, n°2, p. 29 - 52, 2012. (http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/download/337/pdf)<br><br>MURRAY, Janet Horowitz; DAHER, Elissa Khoury. Hamlet no holodeck o futuro da narrativa no ciberspaço. Unesp, 2003.<br><br>BULHÕES, Marcelo. A ficção nas mídias: um curso sobre a narrativa nos meios audiovisuais. São Paulo, Ática, p.135. 2009.<br><br>HANCOX, Donna. Amplified Activism: Transmedia Storytelling and SocialChange In: http://www.thewritingplatform.com/2014/01/amplified-activismtransmedia-storytelling-and-social-change/ Acesso: 25/08/2015<br><br>JENKINS, H. & GREEN, J. & FORD, S. Cultura da Conexão. São Paulo, Editora Aleph, 2012.<br><br>JENKINS, Henry. Transmedia Storytelling. In: Technology Review, 2003. Disponível em: http://www.technologyreview.com/biomedicine/13052/page3/<br><br> </td></tr></table></body></html>