ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01706</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Star Wars</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Arthur Sobrinho D'Alessandro Assaf (Instituto Presbiteriano Mackenzie); Sabrine Hitomi Ferreira (Instituto Presbiteriano Mackenzie); Pedro Borges da Cruz (Instituto Presbiteriano Mackenzie); Giulia Panizza Sonnenburg (Instituto Presbiteriano Mackenzie); Patricio Dugnani (Instituto Presbiteriano Mackenzie); Ingrid de Rosa Magliari (Instituto Presbiteriano Mackenzie)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Publicidade, Star Wars, Disney, Campanha, Tecnologia</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Toda a complexidade da cultura Star Wars é tão extensa que qualquer estudo desenfreado e sem fronteira em sua dimensão seria inviável. Portanto, este documento analisa o círculo de stakeholders da Walt Disney Company, assim como da Lucasfilm Ltda. antes da aquisição do conglomerado, a fim de compreender quem são os envolvidos na produção e divulgação do Episódio VIII da saga Star Wars. Ao longo de suas histórias, tanto a Lucasfilm Ltda. quanto a Walt Disney Company se mantiveram presentes em todo o processo de crescimento da sua base de fãs, desde criança, passando pela adolescência e chegando à fase adulta. O problema é o que acontece quando o indivíduo "supera" essas histórias. O propósito deste trabalho é elaborar uma nova campanha, que utilizará de diferentes e inovadores meios, para assegurar aos fãs do universo Star Wars que os filmes não se tornarão apenas uma moda passageira.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Disney foi fundada em 1923 pelos irmãos Walt e Roy Oliver Disney, primeiramente com o nome Disney Brothers Cartoon Studios. A empresa foi a primeira companhia de mídia de animação a expandir seu portfólio com filmes em live-action (filmes com atores reais), canais de televisão e parques temáticos. Os legados, tanto da Disney quanto da saga Star Wars, são semelhantes, visto que os dois possuem uma série de pessoas que sempre estão acompanhando suas novidades expostas no mercado de forma cotidiana. Então, com o poder de disseminação que as duas empresas têm no meio artístico, mais especificamente cinematográfico, ambas acabaram se tornando exemplo de ações que não são facilmente esquecidas pela população que os conhece. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo desse trabalho é apontar que escolhas poderiam ter sido feitas de forma diferente no plano de marketing do Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi, sendo um dos principais problemas abordados no trabalho a possibilidade de saturação da franquia Star Wars, levando em conta de que já foram confirmados filmes, pelo menos, até 2020. Essa questão é preocupante pelo fato de que tão cedo o mercado não ficará escasso de novidades sobre a saga, o que, comprovadamente, é a estratégia utilizada pela empresa a fim de trazer desejo e ansiedade aos espectadores, que costumam esperar mais de dez anos entre uma trilogia e outra. O intuito do trabalho é mostrar, de forma clara, como pode ser feita a divulgação do novo filme Star Wars pelo grupo Walt Disney. A partir dos dados levantados, e levando em consideração o público alvo, será feita uma campanha publicitária com o objetivo de preservar a essência primordial do universo idealizado por George Lucas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com o Guia Folha Online, o custo médio de ingresso para o cinema em Dezembro de 2017 foi estimado em 34 reais. Levando em consideração uma praça composta pelas redes de cinema presentes nas cidades de São Paulo, sendo estes os principais e com maior volume em termos de público: Cinemark, Kinoplex, UCI, Cinesystem, PlayArte e Cinépolis, pode-se definir o universo deste trabalho. As estratégias mais comuns de divulgação dos filmes são: o engajamento da audiência e nas ações de antecipação, com o intuito de gerar um buzz de marketing em cima dos filmes. A estratégia de Transmedia Storytelling, normalmente viralizando devido à espera, ou talvez à ansiedade dos fãs para verem qualquer informação nova sobre a saga; parcerias com terceiros para a produção de produtos promocionais (Brinquedos, Souvenirs, Livros e Merchandising); pré-venda e venda de ingressos nos guichês das redes de cinema em São Paulo e em plataformas online de vendas de ingressos na internet. Estudando as estratégias de promoção utilizadas pela Disney, junto aos dados de bilheteria mundial dos Episódios da saga, percebe-se um padrão, não só das ações elaboradas pela Disney, como também de retorno do público. O primeiro filme da trilogia tem muito mais bilheteria do que o segundo a ser lançado e isso mostra que a escassez de material novo traz as pessoas ao cinema, porém algo as faz perder o interesse o suficiente para comprometer a bilheteria do segundo filme. Ambas as empresas tem a mesma intenção ao lançar um filme novo. Se manter intrínseca na vida dos espectadores, tornando-se parte do seu crescimento e desenvolvimento como pessoa. Sendo assim, o público dos filmes Star Wars se tornou muito vasto, atingindo desde os adultos, devido aos filmes antigos da saga, até um público mais jovem, com o lançamento das novas trilogias. Para uma melhor compreensão do universo de fãs Star Wars, é preciso segmentá-los em três partes distintas: 1A - Público em sua maioria mais velho ou nostálgico, primeira leva que assistiu aos filmes no cinema na época de seu lançamento, ou que possui uma profunda preferência pela obra mais antiga, independente de tê-lo assistido no cinema. 2B - Público de transição, que, ao mesmo que tempo possui certo gosto pela trilogia original (Episódios IV, V e VI), e se vê aberto a novidades, como a trilogia nova (Episódios I, II e III). 3C - Público mais jovem, em busca de novidades e provavelmente tendo seu primeiro contato com a saga agora, conforme a trilogia atual (Episódio VII, Rogue One e Episódio VIII) é lançada. Apesar da instabilidade econômica do país, com taxa de desemprego de aproximadamente 17,9% e o preço médio do ingresso na casa dos 32 reais, é comum em franquias que gozam de grande sucesso financeiro, investir uma alta quantidade de verba no desenvolvimento de novas tecnologias para a produção dos filmes e também para materiais de campanha. A saga Star Wars não é diferente. Por estar presente em todas as esferas da cultura na cidade de são Paulo, contando com uma ampla rede de cinemas, grandes distribuidoras de brinquedos e merchandising, eventos e restaurantes temáticos, o Universo Star Wars goza de ampla influência no universo geek, possuindo diversas linhas de produtos associadas ao seu nome. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Devido à imensidão do universo Star Wars, e apesar do estudo do público-alvo, do cenário atual do país, da empresa e de suas estratégias de marketing usadas até hoje na saga, foi preciso elaborar uma pesquisa de campo para que o interesse dos fãs, ou a perda de interesse em manter a saga atual, pudesse ser compreendida melhor. Problema de Pesquisa: Quais os principais fatores que atraem e que afastam o público paulistano da saga Star Wars e como isso afeta a bilheteria idealizada para o Episódio VIII? Hipótese 1: A maçante produção de filmes Star Wars pelos próximos anos poderá saturar seu o público, incluindo seus fãs? Hipótese 2: É possível manter seu público mais antigo nos próximos anos e lançamentos da saga? Hipótese 3: Os sucessos e fracassos na bilheteria de filmes anteriores influenciam de certo modo na expectativa de lançamento de futuros filmes? Hipótese 4: O lançamento de mais, pelo menos, cinco filmes até o ano de 2020 pode desencadear certo desinteresse e consequentemente não atingir um sucesso de bilheteria? Objetivo Primário: Aferir o tamanho do universo Star Wars em São Paulo (capital), assim como seu grau de fidelidade, e avaliar seus motivos para evasão ou fidelização. Objetivo Secundário: Coletar a opinião dos interessados sobre o produto, assim como críticas, sugestões e uma breve ideia do que este público espera do próximo filme da saga Star Wars. A pesquisa foi realizada através de um questionário divulgado pela internet com o Google Docs, com perguntas de cunho tanto quantitativo como qualitativo, em um universo composto de pessoas de São Paulo, que morem ou que possuam vida ativa na capital. A amostra foi de 160 entrevistas. De acordo com os resultados desta pesquisa, existe uma predileção dos filmes da trilogia original, por parte do público mais velho, que, de acordo com respostas qualitativas, observam que a falta de ação, falta de foco e pouca exploração da mitologia os fez perder interesse no filme gradativamente. Porém, uma parcela significativa tende a gostar da proposta diferente da trilogia nova (Episódios I, II e III), com efeitos especiais mais modernos, inclusão de romance e também o senso de conclusão que os episódios deram à série ao completá-la. A grande maioria dos fãs considera indispensável a presença de pipoca ao assistir ao filme, apresentando assim uma oportunidade de campanha relacionada a pipoca. Pode-se assim concluir que o público possui altas expectativas em relação à um próximo filme da saga e, também, um alto grau de exigência. Dentro do universo entrevistado, foi possível observar uma notória maioria que já assistiu ou teve contato com os filmes (84%). Também, aproximadamente 70% destas pessoas assistiram ao último episódio da saga (Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força) e estes mesmos 70% pretendem assistir o próximo episódio da saga, o que mostra que o alcance da franquia Star Wars tem sido muito amplo durante todos os anos de existência da série, Através de dados qualitativos, foi possível, também, tomar conhecimento dos personagens e filmes menos queridos da franquia, focando os esforços de campanha em personagens e características dos filmes com maior aceitação. A idade predominante do universo entrevistado é de 18 a 25 anos, sendo uma faixa etária muito ligada a tecnologia, o que justifica o foco da campanha em ações com alto potencial de viralização e interação tecnológica. Analisando o resultado da pesquisa, pode-se elaborar uma análise SWOT do produto. Forças: Pioneirismo; Fãs fidelizados; Merchandising e Product Placement; Festivais relacionados à Star Wars; Disney  Fundo de cobertura financeira; Rentabilidade histórica; Credibilidade. Fraquezas: Dificuldade de agradar os fãs; Necessidade de lançar filmes com muita frequência; Saturação do público; Desgaste da marca. Ameaças: Fraudes; Uso indevido da imagem; Infantilidade dos filmes; Falta de interesse do público original; Queda de bilheteria durante as trilogias. Oportunidades: Expansão territorial; Produtos de fácil acesso; Melhoria na reputação Disney como produtora de filmes; Expansão de produtos da linha Star Wars. A evasão observada ao comparar dados de bilheteria de filmes Star Wars lançados após um longo período, aponta uma saturação do público, agravada pelo excesso de produtos das franquias, com campanhas excessivamente minimalistas que falham em captar o interesse da audiência. Sendo assim, foi elaborada uma campanha baseada prioritariamente em ações de marketing. O intuito é fugir, de certa forma, da abordagem ultrapassada e desgastada, mas também chamar a atenção do público de uma forma mais palpável. A obra deve deixar de ser algo intocável para se tornar interativa e impressionante. Com uma abordagem inovadora e presença de recursos modernos de produção e pós-produção para elevar a experiência Star Wars a um novo nível, é possível apresentar a tradicional experiência Star Wars de um jeito moderno, realista e imersivo, fiel às suas origens. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir do conceito "Star Wars como você nunca viu" é possível renovar o interesse e as associações positivas à nova experiência Star Wars com o período atual (era de ouro, em termos de tecnologia e efeitos especiais). Os recursos mais avançados podem e devem ser usados inclusive como estratégia de campanha, fiando-se em meios diferentes, que explorem a tecnologia, dando uma nova visão sobre a experiência Star Wars ao público. A frase pode ser associada também com a nova visão do universo, enredo e novidades na história da franquia, evidenciando certos detalhes dos novos filmes da saga nos esforços de divulgação, tomando-se o cuidado de realçar que a franquia ainda conserva a magia dos filmes originais. Pretende-se diminuir a evasão do público, apresentada nas trilogias anteriores, garantindo uma bilheteria sólida e o maior retorno financeiro possível, dentro do investimento realizado para a produção e campanha do filme Star Wars Episódio VIII. Estratégias De Marketing Cancela de Estacionamento e Porta do Shopping: Do dia 14 de dezembro até o dia 30 de dezembro, a cancela do estacionamento do Shopping Eldorado terá seu braço substituído por um sabre de luz. Também será colocada uma caixa de som ao lado da cancela que reproduzirá o som do sabre de luz ao se movimentar para o carro passar. A máquina emitirá o cartão personalizado, com uma chamada para assistir ao filme no cinema do shopping. Ao mesmo tempo, as portas do shopping serão adesivadas com imagens dos personagens do filme e uma segunda caixa de som será colocada do lado de dentro da porta. De meia em meia hora, quando uma pessoa entrar no shopping, a trilha sonora do filme (música temática do personagem Darth Vader) tocará, por aproximadamente quinze segundos. Custo total da ação: R$ 8.150,00. Display Holográfico: Dia 1 de dezembro, das 17 às 22 horas, será colocado um Display Holográfico no Shopping JK Iguatemi, porém, as imagens a serem projetadas serão programadas em parceria com a empresa ZW Design, pois, em alguns momentos, a projeção interagirá com objetos inanimados, dentro do display. Serão projetados alguns personagens, chamando as pessoas para irem ao cinema, assim como o trailer do filme ou alguma cena icônica da saga, como o holograma da Princesa Leia no Episódio IV, projetado pelo R2D2 (em boneco), por exemplo. Custo total da ação: R$ 4.300,00. Distribuição de Prismas Holográficos: Durante todo o mês de novembro, em cinemas da rede Cinemark, pequenos prismas holográficos serão distribuídos nos baldes de pipoca (personalizados). Comprando o combo de pipoca, a pessoa ganhará uma caixa pequena com o prisma dentro (ambos serão feitos de acrílico). Também haverá um manual de como usar o prisma, assim como o QR Code do aplicativo desenvolvido. Completará a ação um aplicativo (compatível com iOS e Android) com imagens e vídeos do filme (Star Wars Os Últimos Jedi) e a opção "Crie Seu Avatar", para que a pessoa possa se reproduzir no holograma. Custo total da ação: R$ 80.520,00. Interior da Millennium Falcon: Entre os dias 1 e 15 de setembro, será colocada, no Shopping Eldorado, uma representação do interior da cabine da nave Millenium Falcon, para que as pessoas possam entrar e tirar fotos. Também haverá o opcional, com custo extra, de um fotógrafo profissional para os interessados. Serão replicados dois corredores da nave (cada um funcionará como entrada e saída), a sala principal e a cabine do piloto. Dentro da sala principal da nave será colocado o mesmo display da ação de projeção no shopping JK Iguatemi, em parceria com a ZW Design (projeção no display). Custo total da ação: R$ 164.000,00. Voos American Airlines: Será feita, em parceria com a empresa de voos American Airlines. Do dia 2 ao dia 6 de dezembro, longos voos da companhia, com chegada em São Paulo, terão disponíveis todos os filmes da saga Star Wars em seu catálogo, contando com o fato de que será reproduzido o trailer do Episódio VIII antes do filme começar. Também será entregue uma amostra de pipoca para os passageiros, em um balde personalizado (mesmo balde do combo Cinemark) e um ingresso de brinde para quem viajou. Custo total da ação: R$ 140.000,00. Concurso de Ilustração Digital: Em parceria com o bar Gibi Cultura Geek, ocorrerá um concurso de ilustração digital, entre os dias 17 e 30 de setembro, que será divulgado nas redes sociais e no próprio estabelecimento. O vencedor do concurso será revelado dia 10 de dezembro e, além de ganhar um ingresso para a pré-estreia do filme, terá sua ilustração reproduzida em quadros, canecas, copos, botons e camisetas, que serão vendidos no caixa deste bar. Custo total da ação: R$ 2.393,10. Projeção do trailer Stars Wars VIII: Entre os dias 7 e 13 de dezembro, das 17 horas às 22 horas, será projetado o trailer do filme na parede externa, de cor branca, do Shopping JK Iguatemi. Custo total da ação: R$ 32.750,00. Lutas Ensaiadas com Sabre de Luz: Acontecerão, na Avenida Paulista, dia 9 de dezembro, das 10 horas às 18 horas, lutas ensaiadas (uma luta a cada hora) com sabres de luz. Seguranças contratados tomarão conta do espaço e vans (personalizadas como naves da saga) estarão prontas para levar os atores envolvidos para longe do público quando a ação encerrar. O final do evento contará com a exposição da assinatura do filme Star Wars VIII no prédio da FIESP, junto da data de estreia. Custo total da ação: R$ 3.790,80. Marcha de Stormtroopers: Dia 29 de outubro, acontecerá, na Avenida Paulista, uma marcha de Stormtroopers (uma marcha a cada hora, das 10 horas às 18 horas). Seguranças contratados tomarão conta do espaço e vans (personalizadas como naves da saga) estarão prontas para levar os atores envolvidos para longe do público quando a ação encerrar. O final do evento contará com a exposição da assinatura do filme Star Wars VIII no prédio da FIESP, junto da data de estreia. Custo total da ação: R$ 9.736,00. Corrida no Metrô: Será feito no mês de outubro, em parceria com a Digital Underground Mídia, a veiculação de um vídeo de 15 segundos, formado por 360 colunas de LED, da nave Millenium Falcon "passando ao lado do vagão", como se estivesse apostando uma corrida, na Linha Amarela do metrô de São Paulo. O vídeo termina com a data de estreia do filme. Custo total da ação: R$ 100.000,00. Stand de Fotos: Haverá dois stands na Comic Com Experience 2017, Star Wars personalizados (envelopados) com uma arara cheia de fantasias do Star Wars, onde as pessoas  de todas as fachas etárias  poderão se fantasiar e tirar uma foto. A foto revelada será impressa em papel fotográfico, com Efeito 3D (anáglifo) e entregue junto de um óculos 3D. Um stand ficará na entrada do evento, o outro na saída. Assim, espera-se atingir o total número de participantes do evento. Custo total da ação: R$ 93.098,98 Estratégias De Comunicação Serão veiculadas peças em pontos de ônibus (custo total: R$ 18.000,00), em relógios de rua (custo total: R$ 65.000,00) e no aeroporto de Guarulhos (R$ 41.910,00). No caso do ponto de ônibus, as mídias serão impressas. No caso dos relógios de rua, as imagens serão veiculadas nas televisões, com o mesmo efeito de holograma dos filmes. São Paulo terá um investimento para publicidade do filme na ordem de R$818.400,00 (oitocentos e dezoito mil e quatrocentos reais). Somando o total de custo das ações de marketing e das peças tradicionais de campanha (R$ 818.400,00) ao custo de remuneração da agência encarregada da campanha (R$ 87.501,12), os números estão de acordo com o investimento total da empresa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A partir desta análise, pôde-se mensurar e compreender o amplo público relacionado ao lançamento do Filme Star Wars Episódio VIII em São Paulo, além de identificar muitos pontos de interesse deste público, que permitiriam a elaboração de uma campanha efetiva. É possível observar características necessárias de mudança, ou reavaliação, na campanha adotada atualmente pela empresa que, não só permitiram como também pediram, a elaboração de uma abordagem diferente, mais inovadora e interativa, com alto potencial de sucesso. Nesta pesquisa ficaram claras as diferenças e semelhanças do vasto número de fãs da saga, onde pode-se concluir que o grande interesse pelo universo Star Wars (aproximadamente 70%) foi o que gerou uma campanha, focada em ações com grande ênfase em tecnologia e com alto potencial de viralização. Aproveitando o fato da enorme presença de tecnologia na vida deste público, a campanha tem como meta apresentar uma Star Wars de maneira nunca antes vista, mostrando um novo lado da experiência de assistir um filme da saga. Espera-se, com este trabalho, incentivar o investimento em campanhas publicitárias que foquem em novos meios, para uma geração mais imersa em avanços tecnológicos, criando assim, uma relação de maior sinergia com o público e alcançando-o com maior facilidade e naturalidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">(PERRONE, Marcelo).  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