XXIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE

Fumec – Belo Horizonte - MG - 07 a 09 de junho de 2018

ISSN: 2177-7888

Trabalhos


Área: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
[Voltar]

 
726-1 - A (DES) CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE AÉCIO NEVES SOB A PERSPECTIVA DOS CONCEITOS DE MINEIRIDADE E IDENTIDADES MÚLTIPLAS
Willian José de Carvalho (Universidade Federal de Juiz de Fora)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Mineiridade, Identidades Híbridas, Mídia e Política, Revista Veja
[Trabalho]


 
89-1 - A MECÂNICA DO DISCURSO REACIONÁRIO BRASILEIRO
Igor Gomes Duarte Gomide dos Santos (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  democracia, tradições populares, política, discurso
[Trabalho]


 
440-1 - A MEDIAÇÃO DO URBANO NA HQ MENINA INFINITO: HISTÓRIAS COTIDIANAS E O SUJEITO COMUM
Henrique Araujo Perini (Pontifícia Universidade Católica de Minas)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  quadrinhos, cotidiano, urbano, super-heroi, banal
[Trabalho]


 
102-1 - A OBRA “RODOVIÁRIA DE BRUMADINHO” COMO SITE SPECIFIC NO ESPAÇO SOCIAL
Mariana Bento Beneti (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Márcia Eliane Rosa (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Inhotim, Brumadinho, Artes, Espaço Social, Site Specific
[Trabalho]


 
472-1 - AS DIFERENÇAS DE BRANDING TURÍSTICO E BRANDING TERRITORIAL COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES
Rodrigo Parras (Universidade de Taubaté)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Branding territorial, Branding turístico, Desenvolvimento Regional, Cidades
[Trabalho]


 
648-1 - AS DIFERENTES PERCEPÇÕES DO SUJEITO DIANTE DA MÍDIA A PARTIR DAS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
Mariana da Cruz Mascarenhas (Universidade de Santo Amaro)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, Interdisciplinaridade, Teorias da Comunicação
[Trabalho]


 
1651-1 - AS DISPUTAS DE PODER PELA EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO
Tiago Nunes Severino (Instituto Federal do Sul de Minas)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  EBC, Mídia Pública, Impeachment
[Trabalho]


 
1057-1 - COMER É UM ATO POLÍTICO: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DIVULGATIVAS NA OBRA “TODAS AS SEXTAS” DE PAOLA CAROSELLA
Luciana Gomide Vieira (Universidade Federal de Viçosa); Cristiane Cataldi dos Santos Paes (Universidade Federal de Viçosa); Mariana Ramalho Procópio (Universidade Federal de Viçosa)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Análise do discurso, Narrativa de vida, Estratégias divulgativas, Denominação, Comunicação
[Trabalho]


 
750-1 - COMUNICAÇÃO E GERAÇÃO Y: SUAS RELAÇÕES E ALGUMAS REFLEXÕES TEÓRICAS
Paulo Henrique Basilio Santana (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais); Isabella Soares Moreira (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais); Luiza Chrisostomo Brito Teles (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais); Rodrigo Siqueira Rodrigues (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Geração Y, Gerações, Consumo, Comunicação
[Trabalho]


 
46-1 - COMUNICAÇÃO POLÍTICA E FACEBOOK: UM ESTUDO DAS FANPAGES DOS CANDIDATOS A PREFEITO DE BELO HORIZONTE NO SEGUNDO TURNO
Déborah L. Vieira dos Santos (Universidade Federal de Juiz de Fora); Iolanda Pedrosa Borges da Silva (Universidade Federal de Juiz de Fora)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação Política, Democracia Digital, Eleição Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte, Fanpages
[Trabalho]


 
1634-1 - ENTRE DIREITA E ESQUERDA: DEFINIÇÕES POLÍTICO-IDEOLÓGICAS E SUAS REPRESENTAÇÕES NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Vinicius Ferraz (Universidade Metodista de São Paulo)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Direita e esquerda, Ideologia política, Discurso, Meios de comunicação
[Trabalho]


 
713-1 - ERRÂNCIA NA COMUNICAÇÃO: ERRO, SILÊNCIO E ARTE EM MICHEL PÊCHEUX
João Flávio de Almeida (Universidade de Ribeirão Preto)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Erro, Errância, Comunicação, Michel Pêcheux
[Trabalho]


 
308-1 - ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO EM CICATRIZES DA PAISAGEM URBANA SOROCABANA À LUZ DA SEMIÓTICA PEIRCEANA
Silvia Pannunzio (Universidade de Sorocaba); Maria Ogécia Drigo (Universidade de Sorocaba)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  comunicação/cidade, paisagem urbana, signos, cicatriz, análise semiótica
[Trabalho]


 
509-2 - GESTÃO DO RELACIONAMENTO NAS MÍDIAS SOCIAIS: ESTUDO DE CASO DA FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO
Leandro Peters Heringer (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação Pública, Governo Eletrônico, Marketing de Relacionamento, gestão do relacionamento com cidadão, Mídias Sociais
[Trabalho]


 
312-1 - IMAGEM-PULSÃO EM VOLVER DE PEDRO ALMODÓVAR
Carla Alessandra Vichi (Universidade de Sorocaba); Maria Ogécia Drigo (Universidade de Sorocaba)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  cinema, imagem-pulsão, moda/figurino, análise semiótica, Amodóvar/Volver
[Trabalho]


 
30-1 - LEGO: UMA EXPERIÊNCIA DE SEMIOSE TRANSMÍDIA DA MARCA
Glauco Saldanha de Medeiros (Centro Universitário UniBH)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Transmídia, Storytelling, Semiose, Branding, Lego
[Trabalho]


 
688-1 - MANIFESTAÇÕES DE JUNHO DE 2013, MÍDIA E COPA DO MUNDO 2014
Priscila Kalinke da Silva (Universidade do Estado de Minas Gerais)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Manifestações de Junho de 2013, Copa do Mundo no Brasil, Mídia e opinião pública
[Trabalho]


 
694-1 - MEMÓRIA E CULTURA NERD: DO LAMBDA AO BAZINGA
Anderson Alves da Rocha (Universidade do Estado de Minas Gerais)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cinema, Televisão, Nerd, Cultura, Memória
[Trabalho]


 
526-1 - OS MOVIMENTOS MILENARISTAS MODERNOS - UMA ANÁLISE SOBRE O DISCURSO DA PROPAGANDA IDEOLÓGICA
Roldão Pires Carvalho (Universidade de Sorocaba); Mara Rovida Martini (Universidade de Sorocaba)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Analise de Discurso, Ideologia, Movimentos milenaristas, Propagada Política
[Trabalho]


 
59-1 - REFLEXÕES ACERCA DOS PROCESSOS COMUNICACIONAIS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE PALO ALTO
Luis Octavio Gabatelli (Universidade Metodista de São Paulo)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cibernética, Comunicação maquínica, Escola de Palo Alto, Inteligência artificial, Teoria Geral dos Sistemas
[Trabalho]


 
1387-1 - UM MAMÃO LAVA A OUTRA: A RELAÇÃO ENTRE O HUMOR E A PUBLICIDADE NO CASO DO SACOLÃO HORTIFRUTI
Maria Cecilia Guilherme Siffert Pereira Diniz (Universidade Estadual de Campinas)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Humor na Publicidade, Análise do Discurso, Discurso do Humor, Sacolão Hortifruti
[Trabalho]


 
1483-1 - “FAKE NEWS” E GERAÇÃO “NUTELLA”: REFLEXOS DE UMA MODERNIDADE LÍQUIDA?
Franco Dani Araújo E Pinto (Universidade Federal de Santa Catarina); Carmen Silvia Rial (Universidade Federal de Santa Catarina)

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Fake News, Modernidade, Modernidade Líquida, Nutella, Raiz
[Trabalho]