Essa reportagem em telejornalismo tem como objetivo principal trazer uma reflexão sobre a violência contra mulher no contexto familiar brasileiro, destacando as agressões dentro de casa e os seus reflexos na família. Para isso, essa produção em telejornalismo foi respaldada de pesquisas teóricas sobre o assunto, mas também entrevistas esclarecedoras sobre o tema. Foram utilizados dados estatísticos da Central de Atendimento a Mulher, o Ligue 180, bem como do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.䐀攀猀琀愀挀愀爀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀 瀀攀爀愀渀琀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀 猀漀戀爀攀 搀甀愀猀 瀀爀攀洀椀猀猀愀猀㨀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀Ⰰ 渀漀 椀渀琀甀椀琀漀Ⰰ 搀攀 攀瘀椀琀愀爀 渀漀瘀漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 愀最爀攀猀猀漀Ⰰ 焀甀攀 攀洀 洀甀椀琀愀猀 漀挀漀爀爀渀挀椀愀猀 愀琀 挀甀氀洀椀渀愀洀 攀洀 洀漀爀琀攀 ⠀昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀⤀㬀 攀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 攀猀昀攀爀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀Ⰰ 猀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀瀀爀椀洀漀爀愀渀搀漀 琀挀渀椀挀愀猀 愀猀猀椀洀椀氀愀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀甀氀愀猀 琀攀爀椀挀愀猀⸀
A reportagem “Vítimas do medo: a violência contra a mulher no Brasil” foi produzida durante a disciplina de Telejornalismo I, no curso de Jornalismo do Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP). A ideia de trabalhar o tema surgiu após a professora Selma Benedita Coelho propor aos alunos a produção de uma pauta que provocasse reflexão social.䐀椀愀渀琀攀 搀漀猀 搀愀搀漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀猀Ⰰ 渀愀 戀甀猀挀愀 搀攀 甀洀 琀攀洀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 昀漀椀 挀漀渀猀琀愀琀愀搀漀 甀洀 渀切洀攀爀漀 愀氀琀漀 搀攀 挀愀猀漀猀 搀攀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀 渀漀 瀀愀猀⸀ 嘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 漀 琀攀爀洀漀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀 甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 搀攀渀漀洀椀渀愀爀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 挀漀洀攀琀椀搀漀猀 攀洀 爀愀稀漀 搀漀 最渀攀爀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 愀 瘀琀椀洀愀 洀漀爀琀愀 瀀攀氀漀 猀椀洀瀀氀攀猀 昀愀琀漀 搀攀 猀攀爀 洀甀氀栀攀爀⸀ 䄀 氀攀椀 猀甀爀最椀甀 攀洀 ㈀ 㔀Ⰰ 愀瀀猀 漀 䈀爀愀猀椀氀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀 漀 焀甀椀渀琀漀 瀀愀猀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 挀愀猀漀猀 搀攀 栀漀洀椀挀搀椀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀猀 渀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 攀洀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 昀攀椀琀漀 瀀攀氀愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 䴀甀渀搀椀愀氀 搀愀 匀愀切搀攀 ⠀伀䴀匀⤀⸀
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 1.133 mulheres foram mortas no país em 2017 pelo fato de serem mulheres. No mesmo ano, foram registrados 221.238 casos de violência doméstica em todo o país (lesão corporal dolosa), uma média, de 606 casos por dia.一愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 䨀漀猀 搀漀 刀椀漀 倀爀攀琀漀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 搀愀搀漀猀 挀漀氀攀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀 漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 刀攀昀攀爀渀挀椀愀 攀 䄀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 䴀甀氀栀攀爀 ⠀䌀爀愀洀⤀ 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 ㌀⸀㐀㤀㜀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 ⠀攀猀猀攀猀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀猀 椀渀挀氀甀攀洀 愀瀀漀椀漀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀Ⰰ 樀甀爀搀椀挀漀 攀 愀琀 搀攀 猀愀切搀攀 愀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⤀⸀
Diante desses dados, a escolha do tema violência contra mulher foi reiterada no processo produtivo dessa reportagem. Complementando a isso, apareceu a escolha da televisão pela sua abrangência e humanização na vida das pessoas. “A televisão é a janela para o eterno e o presente, e registra cenas da história da humanidade imaginadas apenas nos filmes de ficção. Entre suas virtudes, com base em sua programação, está a formação crítica do telespectador para o exercício da cidadania (BARBEIRO e LIMA, 2002, p. 15).䔀渀愀氀琀攀挀攀渀搀漀 瘀漀稀攀猀 攀 搀攀戀愀琀攀渀搀漀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀渀猀攀最甀攀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 最愀洀愀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 愀渀愀氀琀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀猀猀漀挀椀愀搀漀 愀漀 渀漀瘀漀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 挀漀洀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 搀椀渀洀椀挀愀猀Ⰰ 挀甀爀琀愀猀 攀 焀甀攀 攀猀琀椀洀甀氀攀洀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 瀀攀愀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 琀爀攀椀渀愀爀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 搀椀爀椀漀 挀漀洀 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 愀最攀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 最爀愀瘀愀攀猀 搀攀 猀漀渀漀爀愀猀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 氀漀挀愀攀猀 搀攀 最爀愀瘀愀攀猀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 琀攀砀琀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 挀漀渀昀攀挀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 攀搀椀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀
Portanto, a reportagem destaca o ciclo da violência contra mulher, com destaque para as agressões e até ocorrências de feminicídio. Vale, também, ressaltar, que durante a produção dois temas recorrentes foram citados por grande parte dos especialistas: origem da violência e como os filhos lidam com a situação no contexto família, por isso, que esses dois tópicos também são destacados durante essa produção telejornalística.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀渀琀爀攀 漀猀 洀琀漀搀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀猀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀 瀀愀爀愀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 焀甀攀 昀愀氀愀瘀愀洀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀⸀ ᰀ䄠 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 椀渀挀氀甀椀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀爀攀瀀愀爀愀攀猀 攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 愀渀琀攀猀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀昀攀琀椀瘀漀 攀洀 攀猀琀切搀椀漀 漀甀 攀洀 挀愀洀瀀漀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 搀椀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 一漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀氀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀 攀洀 搀漀椀猀 攀猀琀最椀漀猀⸀
O primeiro estágio consiste em todas as atividades necessárias à transformação da ideia básica em conceito ou roteiro prático. No estágio dois, são abordados na íntegra os detalhes necessários para a produção, como locação, equipes, e equipamentos para produção com uma ou várias câmeras (ZETTL, 2011, p. 3).䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀爀漀瀀椀挀椀漀甀 挀漀洀 焀甀攀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 挀漀渀猀攀最甀椀猀猀攀 琀愀渀琀漀 攀猀琀甀搀愀爀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀爀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 愀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ 䤀猀猀漀 昀攀稀 挀漀洀 焀甀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀氀攀 樀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀 瀀爀漀渀琀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀椀琀甀愀攀猀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀渀搀漀 漀 氀愀搀漀 搀愀 瘀琀椀洀愀Ⰰ 攀 琀攀渀搀漀 甀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀爀瘀椀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀 愀猀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 洀愀椀猀 攀昀椀挀愀稀 攀 搀攀 洀愀椀漀爀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀
Após a pesquisa e escolha do tema foi elaborado uma pauta, na finalidade de esquematizar todo processo de produção. Desde das entrevistas a serem gravadas a sugestão de imagens ao cinegrafista, para que ele conseguisse ter um panorama geral de como seria feita a produção. Uma reunião entre o cinegrafista e o repórter também foi realizada para que fosse planejado com antecedência o projeto.伀甀琀爀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀渀漀琀愀搀漀 琀愀渀琀漀 渀愀 攀搀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀愀 猀漀渀漀爀椀稀愀漀 昀漀椀 愀 搀爀愀洀愀琀椀稀愀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 栀甀洀愀渀猀琀椀挀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀 焀甀攀 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 愀戀漀爀搀愀 漀 琀攀洀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 爀瀀椀搀愀Ⰰ 挀漀洀漀 渀漀猀 挀愀猀漀猀 搀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 洀漀搀攀氀漀 栀愀爀搀 渀攀眀猀⸀ 䐀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀琀椀瘀漀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 猀漀渀漀爀愀 攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 瀀爀攀渀搀攀洀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀
Para a produção da reportagem “Vítimas do medo: a violência contra a mulher no Brasil” foi utilizada uma câmera Nikon D700, com auxílio de um tripé e um microfone de lapela sem fio. Durante a edição das imagens foram utilizados os programas Adobe Premiere, Adobe After Effects e Adobe Photoshop. 䐀甀爀愀渀琀攀 攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀㨀 愀 搀攀氀攀最愀搀愀 搀愀 䐀攀氀攀最愀挀椀愀 搀攀 䐀攀昀攀猀愀 搀愀 䴀甀氀栀攀爀 搀攀 刀椀漀 倀爀攀琀漀Ⰰ 䐀氀椀挀攀 䄀瀀愀爀攀挀椀搀愀 䌀攀爀漀渀Ⰰ 甀洀愀 瘀琀椀洀愀 搀攀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀Ⰰ 焀甀攀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀瀀愀爀攀挀攀 猀攀洀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀Ⰰ 漀 搀攀昀攀渀猀漀爀 瀀切戀氀椀挀漀 䨀切氀椀漀 吀愀渀漀渀攀Ⰰ 甀洀愀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 焀甀攀 瘀椀甀 漀 猀攀甀 瀀愀椀 戀愀琀攀渀搀漀 渀愀 洀愀搀爀愀猀琀愀Ⰰ 愀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 刀攀昀攀爀渀挀椀愀 攀 䄀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 䴀甀氀栀攀爀 ⠀䌀爀愀洀⤀ 搀攀 刀椀漀 倀爀攀琀漀Ⰰ 䌀氀愀 搀愀 䌀爀甀稀 䰀椀洀愀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 猀攀挀爀攀琀爀椀愀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 搀攀 刀椀漀 倀爀攀琀漀Ⰰ 䴀愀甀爀攀攀渀 䰀攀漀 䌀甀爀礀⸀
Entre as técnicas utilizadas durante a coleta das entrevistas, levou-se em consideração além de perguntas objetivas, também a coleta de imagens das reações dos entrevistados, com detalhes para as mãos, gestos e até detalhes na sala onde foram feitas as imagens das entrevistadas. “A entrevista em televisão pode ser ocasional e ao vivo, com todos os riscos e restrições; ocasional e gravada, documentando notícias e reportagens; produzida ao vivo e produzida em gravação. A novidade é a presença da imagem do entrevistado, o que o expõe bem mais, dada a importância da visão no processo de percepção de mensagens e atribuição de intenções” (LAGE, 2011, p. 87) 嘀愀氀攀 琀愀洀戀洀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀氀洀 搀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 琀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 猀漀戀爀攀 漀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 猀漀挀椀愀氀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀Ⰰ 挀漀洀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 猀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀漀甀 攀洀 愀瀀氀椀挀愀爀 搀愀 琀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀洀 猀攀甀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀漀⸀ ᰀ䄠 琀椀挀愀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 挀爀琀椀挀愀 猀漀戀爀攀 愀 洀漀爀愀氀椀搀愀搀攀㨀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 攀 搀椀猀瀀漀猀椀攀猀 瘀漀氀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 愀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀Ⰰ 挀甀樀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 戀愀渀愀氀椀稀愀爀 愀猀 愀攀猀 栀甀洀愀渀愀猀⸀ 䔀氀攀 攀砀椀猀琀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 漀猀 栀漀洀攀渀猀 攀洀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 攀猀琀 愀猀猀漀挀椀愀搀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 挀漀渀搀甀琀愀 瘀椀爀琀甀漀猀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 搀椀最渀椀搀愀搀攀Ⰰ 樀甀猀琀椀愀Ⰰ 栀漀渀攀猀琀椀搀愀搀攀 攀 猀漀氀椀搀愀爀椀攀搀愀搀攀 ⠀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀 攀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㌀⤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 椀渀椀挀椀愀 挀漀洀 昀漀琀漀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀 渀愀 爀攀最椀漀 一漀爀漀攀猀琀攀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 攀 攀洀 琀漀搀漀 漀 䈀爀愀猀椀氀 渀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 焀甀愀琀爀漀 愀渀漀猀⸀ 吀漀搀愀猀 昀漀琀漀猀 猀漀 攀砀瀀漀猀琀愀猀 渀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 洀漀氀搀甀爀愀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀爀 渀愀 挀愀戀攀愀 搀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 愀瀀攀渀愀猀 愀猀 氀攀洀戀爀愀渀愀猀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 昀椀挀愀洀 瀀愀爀愀 漀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 搀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀⸀
Destaca-se também em meio a esse processo, o texto criado pelo repórter, o qual facilita o entendimento do espectador sobre o tema da reportagem. Logo em seguida as fotos, é apresentado um depoimento de uma mulher que foi vítima de tentativa de feminicídio e sobreviveu ao ocorrido.嘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀Ⰰ 焀甀攀 搀甀爀愀渀琀攀 攀猀猀愀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 漀 渀漀洀攀 搀愀 瘀琀椀洀愀 昀漀椀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 猀甀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀搀椀漀 愀氀琀攀爀愀爀 愀 瘀漀稀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 甀猀愀爀 搀攀 甀洀愀 氀攀最攀渀搀愀 瀀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 猀漀戀爀攀 猀甀愀 昀愀氀愀⸀
Na sequência, dados estatísticos são apresentados como forma de dar relevância a reportagem. Assim, registros de atendimentos do Ligue 180 consolidam a valoração de pautar o assunto na esfera jornalística. 嘀愀氀攀 琀愀洀戀洀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀Ⰰ 愀 最爀愀瘀愀漀 搀攀 甀洀 搀漀挀甀搀爀愀洀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 愀樀甀搀愀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀 瀀愀爀愀 甀洀愀 猀椀洀甀氀愀漀 昀攀椀琀愀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 搀攀 刀椀漀 倀爀攀琀漀 ⠀唀一䤀刀倀⤀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 椀渀猀琀爀甀椀爀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 猀漀戀爀攀 漀 挀椀挀氀漀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀瘀椀琀愀爀 猀漀渀漀爀愀猀 氀漀渀最愀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 挀愀渀猀愀爀 焀甀攀洀 愀猀猀椀猀琀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀
Já a gravação da passagem foi realizada no calçadão de São José do Rio Preto, ou seja, num espaço que pudesse haver ligação com o texto do repórter, o qual destaca o crescente número de boletins de ocorrências registrados na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade no ano de 2017.䌀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀 攀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 氀椀最愀搀愀猀 愀漀 愀猀猀甀渀琀漀 猀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀Ⰰ 搀愀渀搀漀 漀瀀椀渀椀攀猀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 愀漀 猀攀爀攀洀 愀瀀氀椀挀愀搀漀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 切渀椀挀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 猀攀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀 攀 昀漀爀洀愀氀椀稀愀洀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 爀攀昀氀攀砀椀瘀愀⸀
Exemplo ocorre quando duas sonoras se interligam, como no caso do depoimento da estudante Vitória Gonçalves (que viu seu pai agredindo a madrasta), com a entrevista de Cléa da Cruz Lima (explicando sobre a influência da violência dentro de casa na vida adulta de crianças e adolescentes).䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 漀 焀甀攀 琀漀搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 昀愀稀 渀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 昀甀渀漀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀㨀 渀漀 攀猀琀最椀漀Ⰰ 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 攀搀椀漀⸀ 䔀洀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀攀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 爀攀搀愀漀Ⰰ 渀漀 猀攀爀瘀椀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 昀攀椀琀漀 瀀攀氀漀 攀猀琀愀最椀爀椀漀 攀 瀀爀漀搀甀琀漀爀 攀 挀漀渀琀椀渀甀愀 焀甀愀渀搀漀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 瘀愀椀 愀漀 氀漀挀愀氀 瀀愀爀愀 愀瘀攀爀椀最甀愀爀 漀猀 昀愀琀漀猀 攀 爀攀氀愀琀愀爀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 猀攀 瀀漀搀攀 挀漀渀昀椀爀洀愀爀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 瀀攀氀漀 攀搀椀琀漀爀 焀甀攀 愀樀甀搀愀 愀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 愀 洀攀氀栀漀爀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 ⠀嘀䤀䰀䰀䔀䰀䄀Ⰰ ㈀ 㠀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㜀⤀⸀
A narrativa usada pelo repórter durante a produção procurou ser de fácil compreensão para quem assiste a reportagem. Visto que, diferentemente do impresso, onde o leitor pode parar e ler novamente, na televisão, o texto precisa ser objetivo procurando chamar a atenção de quem assiste uma única vez.吀愀渀琀漀 焀甀攀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀氀挀愀渀愀爀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀椀漀爀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 甀洀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀愀椀猀 瀀爀椀瘀椀氀攀最椀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 猀攀甀 昀漀爀洀愀琀漀 瀀攀爀猀甀愀猀椀瘀漀 瀀爀漀瀀椀挀椀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀
Portanto, muito além da praticidade das técnicas de telejornalismo, essa reportagem visa ser uma produção de conscientização, que encoraja mulheres a denunciarem casos de violência, seja ela: física, moral, psicológica, patrimonial ou sexual.
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