ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00045</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO14</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;CooperRio: O jornal mural da Cooperlagos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Nathalia Gonfinete Kitaoka (Centro Universitário de Rio Preto); Rone Fabio Carvalho Junior (Centro Universitário de Rio Preto); Thália Roberta Xaraba (Centro Universitário de Rio Preto); Djalma Aparecido Cola (Centro Universitário de Rio Preto)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Jornal Mural CooperRio é um produto produzido no 6º período do curso de Jornalismo, do Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP), sob a orientação do professor Djalma Aparecido Cola. O título do projeto busca representar o nome da instituição Cooperlagos e da cidade de São José do Rio Preto, mais conhecida como Rio Preto. A Cooperlagos é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 13 anos na cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, executando o trabalho de educação ambiental, coleta seletiva e destinação de resíduos recicláveis. Na cooperativa, o material coletado pelos cooperados ou entregue por terceiros, passa por etapas de pesagem, encaminhamento a trituradores rotativos, esteira, onde é prensado, enfardado e por fim encaminhado para fábricas de reciclagem. A instituição surgiu a partir da iniciativa de um grupo de pessoas associadas da Associação Rio Pretense de Educação e Saúde (ARES), que tinha como objetivo proporcionar melhores condições de trabalho e vida às pessoas que sobreviviam da retirada de materiais recicláveis do  lixão . Em 2004, iniciou-se o processo de mobilização dessas pessoas e também dos catadores de rua para participarem de discussões e encontros de formação. Assim, nasceu a ideia de organizar esses cidadãos de forma coletiva em um sistema cooperativista, sendo criado o Núcleo de Catadores de Materiais Recicláveis. Em junho de 2006, este núcleo tomou forma, conquistou sua autonomia jurídica e passou a ser a Cooperlagos: um empreendimento cooperativo de inclusão social, que visa o desenvolvimento socioeconômico e o combate ao nível de pobreza com geração de trabalho e renda. Ao executar o trabalho de educação ambiental, coleta seletiva e destinação de resíduos recicláveis, a Cooperlagos contribui em grande escala para a preservação ambiental e a qualidade de vida de São José do Rio Preto e região, além de proporcionar a inclusão social e geração de renda para seus cooperados(as). Partindo deste princípio, esse trabalho possui o objetivo de promover a conscientização da responsabilidade socioambiental por parte de moradores, autoridades regionais e empresas, utilizando o poder da comunicação e do Jornalismo enquanto uma  instituição social para a promoção da cidadania. (SANTOS, 1999, p. 17, apud CORREIA, 2012, p. 4). Além disso, o Jornal Mural CooperRio traz, em suas duas edições, histórias de vida de cooperados(as) que, de diferentes formas, enfrentaram dificuldades com questões sociais e financeiras e encontraram uma oportunidade de inclusão e trabalho na Cooperlagos. Através dessa promoção de visibilidade ao trabalho realizado pela cooperativa, torna-se possível contribuir para que a sociedade reconheça a importância da iniciativa ambiental e que as autoridades locais apoiem o trabalho de reciclagem e destinação correta de lixos, além de gerar possibilidades de investimentos e parcerias para a cooperativa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Apesar do grande tempo de atuação da Cooperlagos no município de São José do Rio Preto, uma pesquisa realizada através da ferramenta Google Forms, mostrou que 97% das pessoas que responderam não possuem conhecimento do trabalho realizado pela cooperativa na cidade. Os outros 3% afirmaram que conheceram a cooperativa através das redes sociais, sendo que 100% dos que responderam nunca contribuíram de alguma forma com o trabalho realizado pela cooperativa. Foram coletadas respostas de 100 moradores de 13 diferentes bairros de São José do Rio Preto, de faixa etária entre 21 e 39 anos. De acordo com o levantamento realizado pela Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA, na sigla em inglês), em 2018 foi estimulado que 25 milhões de toneladas de resíduos são despejados nos oceanos por ano, sendo que 80% desse volume é fruto da má gestão dos resíduos sólidos nos municípios. Ao analisar as duas pesquisas, a criação deste jornal mural se justifica a partir da necessidade de que pessoas e empresas adotem a sustentabilidade como um dos pilares essenciais em suas vidas e passem a contribuir com a destinação correta de resíduos. Ainda vale ressaltar que o descarte incorreto de lixo, que ainda acontece, é considerado crime ambiental. O delito é previsto na primeira parte do artigo 54 da Lei Orgânica n. 9.605 de 1998, podendo gerar multa de até R$ 5,7 mil, segundo a Secretaria de Serviços Gerais de São José do Rio Preto, além de reclusão. Para a criação do jornal mural, inicialmente foram realizadas visitas a sede da Cooperlagos para produção de registros fotográficos, entrevistas com responsáveis e busca por depoimentos de cooperados(as). Após o conhecimento mais aprofundado do local e do trabalho realizado, foi criada a pesquisa de conhecimento a respeito do trabalho da instituição no município, através da ferramenta Google Forms, podendo essa ser definida como uma pesquisa mista: qualitativa e quantitativa. Os resultados da pesquisa, anteriormente citados, culminaram na decisão de buscar uma maior disseminação do jornal mural. O CooperRio tomou forma a partir da criação de textos, exposição de fotografias e diagramação com o intuito de auxiliar na compreensão do leitor. O produto ainda acompanha um QR Code que possibilita, ao leitor apontar a câmera do celular para o código, o redirecionamento para a página do Facebook da Cooperlagos.  O jornalismo acompanha, assim, as demais ciências humanas, que, ao contrário das outras, talvez até mais exatas, são dinâmicas. (DINES, 2009, p. 42). A criação do QR Code foi realizada através da ferramenta online QR Code Generator.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A primeira edição do jornal mural CooperRio traz inicialmente o seu título e, em seguida, a missão, a visão e os valores da instituição representada. Ainda no início, é apresentada a  Palavra da Presidente , ilustrada por uma foto de Helena Maria Carvalho, presidente da cooperativa. Uma linha do tempo também foi colocada para ilustrar e explicar alguns passos importantes que a Cooperlagos teve desde a sua criação. Essa primeira edição conta com a história de vida do ex-alcoólatra Benedito Raimundo, e duas seções explicativas sobre o que a Cooperativa faz com o lixo que recebe ou recolhe. Na segunda edição, foi apresentada a  Palavra da Vice-Presidente dando espaço para uma foto de Laiane Vieira e seu depoimento. Nesta edição, são expostas explicações sobre a diferença entre coleta seletiva e reciclagem, além de ilustrar o tempo que cada material demora para se decompor e quais são os materiais recicláveis e não recicláveis. Também são apresentadas dicas relacionadas aos lixos eletrônicos e, por fim, as histórias de superação da haitiana Fabienne Pierre e da cooperada mais antiga, Vandalucia Ribeiro. Os materiais a serem reciclados ou descartados corretamente, quando não são recolhidos por cooperados(as), podem ser entregues na sede da Cooperlagos. Por isso, as duas edições do jornal possuem o tópico  Como ajudar? que traz informações como telefone para contato, endereços das duas sedes e o QR Code para que o leitor do jornal mural possa continuar acompanhando o trabalho da cooperativa. Devido a força social e visibilidade que o jornalismo tem, a criação deste jornal mural pode ser considerada de grande utilidade para benefícios sociais e ambientais. É notável que a conscientização a respeito da sustentabilidade está chegando às prateleiras com cada vez mais produtos recicláveis, mas o papel da comunicação social, em especial no jornalismo, também deve ser utilizado para alcançar resultados favoráveis a esta causa. Por isso, a escolha do tema deste jornal mural levou em consideração além de sua relevância social, a sua necessidade ambiental. Através de uma linguagem simples e direta, objetivou-se atingir indivíduos e empresas, fabricantes de produtos ou prestadores de serviços, para gerar a reflexão de seus efeitos sobre o meio ambiente, trazendo também a sensação de proximidade humana ao retratar histórias de pessoas que sobrevivem através da inclusão social proporcionada por essa oportunidade de trabalho. Vale ainda ressaltar que a produção desse jornal mural permitiu que os idealizadores do projeto enaltecessem o trabalho prático em equipe, vislumbrando o treinamento durante a faculdade para o mercado de trabalho. Diante disso, é importante salientar que o jornal mural é muito utilizado por empresas, sendo na maioria das vezes produzido por uma equipe de assessoria de imprensa. Contudo, diferentemente do mercado corporativo, a escolha da Cooperlagos leva-se em consideração dois aspectos: o fato social da cooperativa ser uma entidade que procura ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social através da reciclagem, e similarmente, o fato de a Cooperlagos não possuir uma equipe especializada em assessoria de imprensa. Desse modo, durante a produção desse produto, além de ajudar na divulgação dos trabalhos da entidade, o CooperRio reverberou o sentido social do jornalismo perante a esfera educacional. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>