ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00070</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT14</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Lendas e batalhas: história e folclore brasileiro</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Francisco Júnior de Andrade Pinto (Universidade de Vila Velha); Pedro Degobbi Corrêa (Universidade Vila Velha - UVV); Hugo Chaves Torezani (Universidade Vila Velha - UVV)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Lendas e Batalhas é um cardgame educacional produzido pelos alunos da Universidade Vila Velha para o InovaWeek, evento de inovação promovido pela universidade que engloba todas as áreas do conhecimento, onde os estudantes de graduação apresentam projetos e equipamentos desenvolvidos por eles. O cardgame foi criado e produzido por um grupo de 8 alunos, 5 pertencentes ao curso de Publicidade e Propaganda, dois do curso de Design de Produto e um aluno de Arquitetura e Urbanismo. O Trabalho foi produzido ao longo do ano de 2018 e o protótipo do jogo apresentado durante o evento que aconteceu de 18 a 21 de setembro. Lendas e Batalhas se inspirou em outros jogos do mesmo gênero como HearthStone, Magic e Yu-Gi-Oh, onde dois jogadores se enfrentam, cada um com seu deck de cartas, normalmente repletas de guerreiros, monstros e magias. Para representar os personagens das cartas o grupo optou por escolher figuras históricas e folclóricas brasileiras, por suprirem o papel como seres fantásticos e poderosos. Um requisito para a apresentação do InovaWeek é justamente o foco em inovação, o Lendas e Batalhas foi criado com o objetivo de ser um cardgame educativo situado no Brasil, capaz de entreter um público infanto-juvenil e introduzir personagens folclóricos e figuras históricas importantes. Como afirma Joceline Mausolff Grübel e Marta Rosecler Bez no artigo Jogos Educativos (2006) "Os jogos educativos [...] são, com certeza, recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades se bem elaborados e explorados. Vendo os jogos educativos como mais um recurso para a criação, desenvolvimento e prática do conhecimento, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e ainda sendo prazerosos, interessantes e desafiantes". O deck criado inicialmente para o jogo contava com 30 cartas, 22 históricas e 8 folclóricas, as cartas históricas tendo a função de criaturas no jogo, ou seja, são cartas que após jogadas permanecem em campo até serem descartadas, podem realizar ataques e defesas para o jogador. As cartas folclóricas funcionam como cartas de efeitos especiais, só podem ser usadas uma vez e são descartadas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96), no seu Art. 22, determina que a educação básica deve assegurar ao educando uma formação que lhe possibilite o exercício da cidadania e o progresso no trabalho e em estudos futuros. O conhecimento sobre a cultura e história brasileira surge ainda no ensino fundamental, mas acaba não recebendo a mesma atenção midiática que outros eventos históricos e personagens culturais estrangeiros. Com o objetivo de exaltar a cultura brasileira em uma nova mídia, os jogos de carta, muito populares entre o público infanto-juvenil, dando assim a possibilidade de apresentar e informar sobre os personagens brasileiros. Para a produção do trabalho foram primeiramente feitas pesquisas para definir os personagens que fariam parte do jogo, que são compostos por figuras históricas brasileiras, personagens folclóricos e seres da fauna e flora brasileira. Para tanto foram pesquisados as biografias das figuras históricas, regiões de origem dos mitos folclóricos e da fauna e flora. A escolha dos personagens históricos foi dividida em três grandes períodos de importância no Brasil, o primeiro sendo o período colonial, que segundo Cláudio Fernandes no artigo História do Brasil, "A esse período da História do Brasil cujo tema central é o estudo dos povos nativos, [...] dá-se o nome de Período Pré-Cabralino. Essa nomenclatura faz referência a Pedro Álvares Cabral, cuja chegada em terras brasileiras é considerada o marco inaugural da História do Brasil". O período Imperial que segundo Tales dos Santos Pinto no artigo Brasil Império "período da história brasileira iniciado com a Proclamação da Independência em 1822 e encerrado com a Proclamação da República em 1889 [...] foi a primeira forma de governo adotada no país independente". E por fim o período republicano, iniciado após a proclamação da república, que pode ser dividido em cinco fases: República Velha, Era Vargas, República Populista, Ditadura Militar e Nova República. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto para o InovaWeek foi produzido ao longo do ano de 2018, inicialmente foi feita a pesquisa para escolher os personagens que se tornariam cartas e preparar os textos introdutórios que estarão presentes em cada carta. Também foi preparada a identidade visual do jogo, que segundo Gustavo Mota no artigo O Que é Identidade Visual, Quando Mudar e Como Fazer Isso  Ela é composta de um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores (o chamado logotipo), além das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito que a empresa quer comunicar , a logomarca, o design da parte de traz das cartas e uma ilustração do Boitatá para representar a ideia. Finalizando a primeira etapa do Inova foi preparado um artigo justificando o projeto e uma apresentação para a bancada de professores. O segundo grande passo da produção foi o desenvolvimento da mecânica do jogo, de onde foi tirado a inspiração de outros jogos do gênero como HerthStone, Magic, entre outros, a mecânica foca em dois jogadores se enfrentando com o objetivo de acabar com os Pontos de Conhecimento do oponente, utilizando das cartas folclóricas para gerar efeitos que lhe dão vantagens no jogo e usando as cartas históricas para abaixar os Pontos de Conhecimento do outro jogador. Para a apresentação do jogo no InovaWeek foram preparadas inicialmente 30 cartas diferentes com suas devidas pontuações legendas e efeitos especiais, impressas em papel tríplex 300g fosco, 4 delas ilustradas, 2 pôsteres para a bancada de apresentação, 2 caixas para guardar as cartas e 2 decks com 30 cartas cada. Após o fim do evento InovaWeek o projeto continuou apenas com três dos participantes originais e um novo integrante. Após apresentado, o trabalho continuou a ser atualizado pelos integrantes remanescentes e atualmente conta com 60 cartas com efeitos e legendas introdutórias prontas e 28 ilustrações finalizadas. Outras alterações que foram realizadas no projeto foram a adição de novos tipos de cartas além das históricas e folclóricas, criando também cartas coringas, ainda apresentam algum contexto histórico, personagens da fauna e por fim da flora brasileira. O antigo modelo de carta histórica também foi alterado e passaram a serem apenas personagens do período colonial, reservando outros momentos históricos brasileiros para expansões futuras.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>