INSCRIÇÃO: 00085
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO05
 
TÍTULO: Programa Mulher de Quinze - Especial Por Trás do Silêncio
 
AUTORES: Talita Vitória de Souza (Universidade de Franca); Tatiane Jéssica Amelia Figueiredo Oliveira (Universidade de Franca); Sara Nadine Ávila (Universidade de Franca); Rafael Nunes Mascagni (Universidade de Franca); Hevertom Talles Soterio (Universidade de Franca); Hermes Pereira Neto (Universidade de Franca); Gabriela Sturaro Junqueira (Universidade de Franca)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Composto por três partes, a série “Por trás do silêncio”, um especial do programa radiofônico “Mulher de 15”, foi realizada no segundo semestre de 2018, como atividade da disciplina de “Radiojornalismo”, sob responsabilidade do professor Igor Savenhago. Os estudantes envolvidos foram Ana Carolina Rodrigues, Hermes Neto, Hevertom Talles, Gabriela Sturaro, Rafael Mascagni, Sara Ávila, Talita Souza e Tatiane Oliveira, que cursavam, na ocasião, o 4º semestre do Curso de Jornalismo. ਀䄀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀漀渀猀椀猀琀椀愀 攀洀 搀椀瘀椀搀椀爀 愀 猀愀氀愀 攀洀 最爀甀瀀漀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀攀氀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀Ⰰ 愀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 攀洀 搀攀稀攀洀戀爀漀Ⰰ 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 漀甀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 伀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 瀀攀氀愀猀 愀洀瀀氀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀 漀昀攀爀攀挀攀爀 瀀愀爀愀 猀攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 甀洀 琀攀洀愀 焀甀攀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 樀 搀攀猀攀樀愀瘀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀㨀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀⸀  A proposta do programa, então, é abordar assuntos do cotidiano do universo feminino. Dentro dele, foi pensada uma série específica sobre violência, dividida em três temas: relacionamentos abusivos, feminicídio e violência obstétrica. ਀伀 渀漀洀攀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ ᰀ䴠甀氀栀攀爀 搀攀 ㄀㔀ᴀⰠ 瀀愀爀琀攀 搀甀愀猀 椀搀攀椀愀猀㨀 瀀爀椀洀攀椀爀漀Ⰰ 焀甀攀 愀 搀甀爀愀漀 搀攀 挀愀搀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀  搀攀Ⰰ 渀漀 洀砀椀洀漀Ⰰ ㄀㔀 洀椀渀甀琀漀猀⸀ 伀 猀攀最甀渀搀漀 愀猀瀀攀挀琀漀  甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀  椀搀愀搀攀 搀漀猀 ㄀㔀 愀渀漀猀Ⰰ 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀Ⰰ 渀愀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 甀洀愀 昀愀猀攀 搀攀 琀爀愀渀猀椀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 搀愀 椀渀昀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 瘀椀搀愀 愀搀甀氀琀愀⸀ 唀洀愀 攀琀愀瀀愀 攀洀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 洀愀椀猀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 焀甀攀 愀 洀甀氀栀攀爀 挀漀洀攀愀 愀 琀攀爀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 愀洀漀爀漀猀漀猀 攀 愀洀瀀氀椀愀爀 猀攀甀 挀爀挀甀氀漀 搀攀 愀洀椀稀愀搀攀猀⸀ 䨀 漀 琀琀甀氀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ ᰀ倠漀爀 琀爀猀 搀漀 猀椀氀渀挀椀漀ᴀⰠ 昀漀椀 搀愀搀漀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 琀爀猀 搀攀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 焀甀攀 渀漀 搀攀渀甀渀挀椀愀 愀戀甀猀漀猀 猀漀昀爀椀搀漀猀Ⰰ 瀀漀搀攀 攀猀琀愀爀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 愀洀攀愀愀搀愀Ⰰ 愀洀攀搀爀漀渀琀愀搀愀 漀甀 挀漀洀 瘀攀爀最漀渀栀愀 搀攀 猀攀 攀砀瀀漀爀⸀ 伀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 瀀漀爀 琀爀猀 搀攀猀猀攀 猀椀氀渀挀椀漀㼀 䘀漀椀 漀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 猀攀 瀀爀漀瀀猀 愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀爀⸀  Parte-se da noção de que o Jornalismo é um ferramenta social, de grande responsabilidade na abordagem das minorias sociais, como as mulheres, e de assuntos envolvendo o cerceamento dos Direitos Humanos, como a violência. Segundo a professora Cicilia Peruzzo, em "Comunicação nos movimentos sociais: o exercício de uma nova perspectiva de direitos humanos" (2013), "A Comunicação faz parte do processo de mobilização dos movimentos sociais populares através da história. Ela representa direitos humanos de primeira, segunda, terceira e quarta gerações. (...) Conclui-se que a comunicação popular e comunitária expressa rica diversidade de práticas e contribui para a ampliação do status da cidadania."਀䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 漀 爀搀椀漀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 氀漀渀最漀 愀氀挀愀渀挀攀Ⰰ 焀甀攀 最愀渀栀愀 渀漀瘀愀 挀漀渀昀椀最甀爀愀漀 攀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀 愀搀瘀攀渀琀漀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 挀漀渀猀琀椀琀甀椀ⴀ猀攀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀愀 搀攀 猀甀愀猀 昀甀渀攀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀愀最愀爀 焀甀攀猀琀攀猀 挀漀洀漀 愀猀 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀Ⰰ 渀漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 昀愀稀攀爀 漀 琀攀洀愀 挀椀爀挀甀氀愀爀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀Ⰰ 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 焀甀攀戀爀愀 搀愀猀 戀愀爀爀攀椀爀愀猀 焀甀攀 椀洀瀀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 漀 猀椀氀渀挀椀漀  洀甀氀栀攀爀 瘀琀椀洀愀⸀  A identidade visual do programa foi concebida com a colaboração de uma estudante de Publicidade e Propaganda, também do 4º semestre. Cinthia Helena dos Santos criou um logotipo que mescla parte do símbolo do feminino com a representação de um microfone de rádio. As cores, roxo e azul, fazem, respectivamente, alusão à violência sofrida e à luta contra ela – o roxo como tonalidade que se aproxima dos traumas, como os hematomas que marcam o corpo das mulheres, e o laranja em referência ao “Dia Laranja”, dia de debates sobre o tema promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 ᰀ䴠甀氀栀攀爀 搀攀 ㄀㔀ᴀ† 琀爀愀琀愀爀 搀攀 瘀爀椀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀ 䄀氀洀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 昀攀洀椀渀椀渀椀猀洀漀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 最渀攀爀漀Ⰰ 椀渀搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 䔀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀漀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 ᰀ倠漀爀 琀爀猀 搀漀 猀椀氀渀挀椀漀ᴀ⸠ 䴀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 ㈀ ㄀㤀 攀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀爀砀椀洀漀猀 愀渀漀猀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀  焀甀攀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 琀攀渀栀愀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀昀爀愀渀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀渀搀漀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 攀猀猀愀猀 漀甀琀爀愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀⸀  Por ora, os três programas do especial estão disponíveis na plataforma SoundCloud, com previsão de divulgação breve pelo Instagram e pelo Facebook. A partir do segundo semestre de 2017, a Agência Experimental de Comunicação da Unifran pretende implantar uma rádio local, cujos programas seriam gravados no estúdio de rádio da universidade e veiculados nos intervalos das aulas, por meio de caixas de som espalhadas pelos corredores. Já prevendo isso, os estudantes que produziram o “Mulher de 15” querem fazer o “Mulher de 15” semanalmente, com veiculação a partir das 19h45 e término previsto, no máximo, para as 20h. ਀匀甀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 猀攀 搀攀甀 搀愀 猀攀最甀椀渀琀攀 昀漀爀洀愀㨀 愀瀀猀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 搀攀挀椀搀椀甀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 搀椀猀挀甀琀椀爀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 琀爀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀⸀ 一愀 猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 搀攀甀ⴀ猀攀 椀渀挀椀漀 愀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 攀洀 愀爀琀椀最漀猀 攀 氀椀瘀爀漀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀瘀愀洀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 攀 猀攀甀猀 攀昀攀椀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 瘀琀椀洀愀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 攀洀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 搀攀 猀椀琀攀猀Ⰰ 樀漀爀渀愀椀猀Ⰰ 爀搀椀漀 攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 渀愀猀 焀甀愀椀猀 昀漀爀愀洀 戀甀猀挀愀搀愀猀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀 爀攀挀攀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 爀攀挀漀爀琀愀搀漀猀㨀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 愀戀甀猀椀瘀漀猀Ⰰ 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀 攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 漀戀猀琀琀爀椀挀愀⸀  Após essa fase, foi concebida a identidade visual do projeto e, em seguida, começou o levantamento de fontes e a captação das entrevistas – algumas gravadas pessoalmente e outras, por meio de áudios enviados via WhatsApp, por causa da indisponibilidade de algumas fontes de estarem em Franca ou de marcarem encontro com os estudantes. A maioria delas só concordou em dar entrevista caso não tivessem seus nomes revelados. Elas disseram ter medo de se tornar vítimas de novo. ਀䄀瀀猀 漀 爀攀挀漀氀栀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 瀀愀猀猀漀甀ⴀ猀攀 愀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 搀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 攀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀⸀ 䤀猀猀漀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 爀搀椀漀 搀愀 唀渀椀昀爀愀渀Ⰰ 挀漀洀 愀 挀漀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 琀挀渀椀挀漀 搀攀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 刀愀昀愀攀氀 䜀漀洀攀猀 䌀愀瘀愀氀挀愀渀琀椀⸀ 䄀 攀搀椀漀 搀攀 挀愀搀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀漀爀 匀愀爀愀 섀瘀椀氀愀 攀 䠀攀爀洀攀猀 一攀琀漀Ⰰ 搀漀椀猀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀攀猀猀攀 最爀甀瀀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 匀漀甀渀搀 䘀漀爀最攀⸀  A apresentação do projeto foi realizada em sala de aula, ao professor, na primeira quinzena de dezembro, com a postagem sendo feita no SoundCloud, onde foi criada uma playlist com os três programas, agora em 2019. Também em 2019 foram abertas as páginas do Instagram e do Facebook, que serão abastecidas conforme o programa for tendo continuidade. ਀一漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 渀漀 猀 漀甀瘀椀爀Ⰰ 洀愀猀 琀攀爀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 猀攀渀猀漀爀椀愀氀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀ 刀攀氀愀琀漀猀 攀洀漀挀椀漀渀愀搀漀猀 猀攀 洀椀猀琀甀爀愀洀 愀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 搀攀 愀洀戀甀氀渀挀椀愀 攀 搀攀 瘀漀稀攀猀 猀漀戀爀攀瀀漀猀琀愀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 搀攀瘀愀猀琀愀搀漀爀攀猀 搀漀猀 愀戀甀猀漀猀 攀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 洀攀搀椀搀愀猀 搀攀 瀀爀攀瘀攀渀漀⸀   Nesse sentido, um dos objetivos do projeto é encorajar a mulher a não permitir que seja vítima e a buscar seus direitos. Trazendo exemplos de quem conseguiu se livrar de parceiros violentos pode fazer com que outras se identifiquem e queiram participar, contando suas histórias ao “Mulher de 15”, ajudando nesse processo de romper as fronteiras do silêncio. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀Ⰰ 愀猀 昀甀渀攀猀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 渀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 昀椀挀愀渀搀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀 焀甀攀 愀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 䄀渀愀 䌀愀爀漀氀椀渀愀 刀漀搀爀椀最甀攀猀 攀 䜀愀戀爀椀攀氀愀 匀琀甀爀愀爀漀 猀攀爀椀愀洀 愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀愀猀⸀ 刀愀昀愀攀氀 䴀愀猀挀愀最渀椀 攀 䠀攀瘀攀爀琀漀洀 吀愀氀氀攀猀 猀攀爀椀愀洀 漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀猀 氀漀挀甀攀猀⸀ 䄀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 攀搀椀攀猀 昀椀挀愀爀椀愀 挀漀洀 䠀攀爀洀攀猀 一攀琀漀 攀 匀愀爀愀 섀瘀椀氀愀⸀ 伀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 昀椀挀愀爀椀愀洀 愀 挀愀爀最漀 搀攀 䜀愀戀爀椀攀氀愀 匀琀甀爀愀爀漀Ⰰ 匀愀爀愀 섀瘀椀氀愀 攀 吀愀氀椀琀愀 匀漀甀稀愀⸀ 吀愀琀椀愀渀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 昀椀挀愀爀椀愀 挀漀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀⼀挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 昀漀渀琀攀猀 攀 渀漀 愀瀀漀椀漀 愀漀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀⸀  一愀 挀漀氀攀琀愀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 猀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀椀愀洀⸀  Para o primeiro programa da série, sobre relacionamentos abusivos, foram entrevistadas quatro personagens que sofreram violência de seus parceiros, além da psicóloga Vivian Guidetti, de Batatais-SP, e do promotor de justiça, José Lourenço Alves, de Franca-SP. Alguns dos dados apresentados na reportagem foram colhidos por meio de uma enquete divulgada nas redes sociais da estudante Talita Souza e que foi respondida por mais de 400 mulheres, de diferentes regiões do Brasil. ਀伀 猀攀最甀渀搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 猀漀戀爀攀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀Ⰰ 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 搀甀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀 昀漀椀 搀攀 甀洀愀 樀漀瘀攀洀 焀甀攀 爀攀氀愀琀漀甀 漀 搀椀愀 攀洀 焀甀攀 焀甀愀猀攀 昀漀椀 洀漀爀琀愀 瀀攀氀漀 攀砀ⴀ渀愀洀漀爀愀搀漀⸀ 一漀 猀攀最甀渀搀漀Ⰰ 焀甀攀洀 昀愀氀漀甀 昀漀椀 愀 洀攀 搀攀 甀洀愀 洀漀愀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀搀愀 愀瀀猀 琀攀渀琀愀爀 琀攀爀洀椀渀愀爀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀渀琀甀爀戀愀搀漀Ⰰ 攀洀 䜀甀愀爀愀ⴀ匀倀⸀ 一漀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀漀 瀀爀漀洀漀琀漀爀 昀爀愀渀挀愀渀漀 䨀漀猀 䰀漀甀爀攀渀漀 䄀氀瘀攀猀Ⰰ 攀砀瀀氀椀挀愀渀搀漀 挀漀洀漀 愀 洀甀氀栀攀爀 瀀漀搀攀 猀攀 搀攀昀攀渀搀攀爀 搀攀 愀洀攀愀愀猀⸀ O terceiro e último programa da série, sobre violência obstétrica, apresentou a história de quatro personagens. São mães que sofreram violência de profissionais de saúde pouco antes ou durante o parto. Nesse caso, outras duas estudantes do curso colaboraram na sugestão de fontes – Carolina Malta e Yasmin Cavichioli. Além das histórias das vítimas, a reportagem trouxe a visão dos Conselhos Regionais de Medicina (Cremesp) e Enfermagem (Coren), sobre quais os procedimentos podem ser tomados pelas mulheres que sofrem esse tipo de abuso e como são conduzidas as investigações dos profissionais supostamente envolvidos. Também foram apresentados outros canais de denúncia. ਀䌀漀洀漀 洀甀椀琀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 渀漀 焀甀椀猀攀爀愀洀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀Ⰰ 愀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀 爀搀椀漀 昀漀椀 瀀爀漀瀀挀椀愀 猀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 攀砀椀最攀 愀瀀攀渀愀猀 愀 挀攀猀猀漀 搀愀 瘀漀稀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀猀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀爀攀昀攀爀椀爀愀洀 漀 愀渀漀渀椀洀愀琀漀 猀攀 猀攀渀琀椀爀愀洀 洀愀椀猀  瘀漀渀琀愀搀攀 瀀愀爀愀 爀攀氀愀琀愀爀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀⸀  A opção por usar a internet, disponibilizando o conteúdo via SoundCloud, dialoga com os escritos de Nair Prata, em “Webradio: novos gêneros, novas formas de interação” (2009): “Com a internet, (...) os gêneros conhecidos se reconfiguram, aparecendo formas novas na radiofonia. Inclusive, poder-se-ia dizer que um novo conceito de radiodifusão deveria ser traçado com o advento do rádio na internet”. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀