ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00089</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Orloff</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Aline dos Passos Silva (FAESA Centro Universitário); Anna Carolina Rodrigues Santiago (FAESA Centro Universitário); Drielly Schmor dos Santos (FAESA Centro Universitário); Rayane Silva Moreira (FAESA Centro Universitário); Zanete Dadalto (FAESA Centro Universitário)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho foi a primeira atividade do semestre 2018/1, realizada para para a disciplina de Fotografia Publicitária II, do curso de Comunicação Social, com habilidade em Publicidade e Propaganda, na instituição de ensino superior Centro Universitário  Faesa, sob a orientação da professora Zanete Dadalto, com o objetivo de se estudar a produção de sentido e iluminação artificial na Fotografia Publicitária. A proposta era realizar, em trio de criação, uma fotografia de produto onde os membros pudessem despertar o desejo de consumo, explorando o valor simbólico dos elementos da imagem e experimentando as possibilidades da iluminação artificial contínua. O item escolhido para a produção foi a bebida Vodka Orloff e o veículo de comunicação será a mídia impressa (anu&#769;ncio de revista, outdoor e mídia em ponto de ônibus). A Orloff foi fabricada no Brasil ano de 1960 pela Indústria Medelin e teve sua produção através do álcool de cereais. E seu nome tem como inspiração um tesouro russo. Seu público é de faixa etária entre 18 a 25 anos e que usa a internet como principal ponto de contato. Por ser um produto de origem russa, buscamos através da fotografia valorizar a brasilidade da marca e dos consumidores. De acordo com pesquisas, o Brasil está entre os 10 maiores mercados consumidores de vodka no mundo e é a quinta bebida alcoólica mais consumida no país. (Euromonitor International 2018). Escolhemos a Orloff por ser uma bebida nacionalmente conhecida, e portanto, utilizaremos a fotografia como principal forma de comunicac&#807;a&#771;o visual com o objetivo de chamar a atenc&#807;a&#771;o do público que desejamos atingir, que neste caso, são os jovens com idade acima de 18 anos. As fotos foram produzidas no estúdio de fotografia do Centro Universitário - FAESA, com iluminação artificial continua, utilizando elementos que remetesse à ideia de uma casa noturna brasileira, assim, despertar uma familiaridade com o produto. Utilizamos frutas tropicais e as cores da bandeira do Brasil para passar a sensação de frescor proporcionada pela bebida por um público que vive em um país tropical. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção do trabalho aconteceu em sala de aula com a divisão das equipes e dos temas. O desafio apresentado para esta equipe foi de produzir fotografias de produto na categoria de bebidas, diante disso foi feita e escolha da vodka da marca Orloff. Foi necessária a realização de uma pesquisa exploratória que buscou sondar o campo de estudos sobre fotografia publicitária, iniciar um processo de sondagem para aprimorar ideias e construir hipóteses. Identificamos as funções da fotografia, dentre elas, recortamos a função estética que busca o embelezamento do produto ou anúncio. Pelo ponto de vista da publicidade, a relação com a fotografia  parece indissociável já que esta tornou-se um elemento essencial nos anúncios publicitários , segundo Daniela Palma no Artigo Fotografia e publicidade: primeiro ato (Intercom, 2007). De acordo com Barthes, no texto A retórica da imagem (Editora Nova Fronteira, 1990), na  publicidade, a significação da imagem é, certamente, intencional: são certos atributos do produto que forma a priori os significados da mensagem publicitária e estes significados devem ser transmitidos tão claramente quanto possível (p. 28). Ainda segundo ele, a fotografia comporta duas mensagens icônicas: uma mensagem literal (representação da própria cena - análoga ao real), denotada, e uma mensagem simbólica, conotada. Segundo Barthes,  a fotografia analisada propõe-nos, então, três mensagens: uma mensagem linguística, uma mensagem icônica codificada e uma mensagem icônica não codificada (p.30). Diante da fundamentação dessas mensagens procuramos construir um roteiro para a produção da fotografia que compusesse elementos que apresentassem essas características. Então, de acordo com a análise da imagem fotográfica descrita por Barthes, nos preocupamos em utilizar a mensagem icônica denotada, onde representamos através das fotografias seu sentido literal - uma garrafa de vodka e drinks com frutas; e a mensagem icônica conotada, onde onde os elementos ganham sentido figurado, isto é, o sentido conotativo modifica o sentido denotativo (literal) dos objetos da imagem, ressignificando-os. Isso pode ser constatado com a escolha dos elementos da fotografia Nesta última, buscamos trazer elementos que se apoiassem no conceito do projeto que seguia a ideia de reforçar as características da brasilidade do produto, considerando que a Orloff é uma marca brasileira. Para isso, utilizamos as cores da bandeira do Brasil nos produtos, além de elementos que remetesse ao clima tropical do país. Ainda no que diz respeito à iluminação, utilizamos equipamentos que proporcionasse a associação com o ambiente de boate noturna, atribuindo significado conotativo então à ideia de fazer algo atrativo ao público alvo, jovens, que geralmente são o público que costuma frequentar esse tipo de festa onde o consumo de drinks alcoólicos é comum. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O ponto de partida foi a redação de um briefing de criação fotográfica simplificado onde era consistido com a criação de fotografias publicitárias para um cliente específico do seguimento de bebidas e a equipe optou pela marca Orloff. Assim foi criado um raf e um layout definindo cada detalhe de como seriam produzidas as fotografias desde cenário até seus elementos de composição. Para a criação dessa produção foram utilizados elementos que trariam o resultado desejado, remetendo ao conceito de brasilidade e casas noturas. Para isso foram escolhidos os seguintes materiais para compor a cena: garrafa de vodka Orloff, frutas, corante, canudos, copos de diversos tamanho, sombrinha decorativa e água com gás. Tendo como premissa mostrar suas qualificações brasileiras, foram utilizadas frutas frescas para representar as cores da bandeira do Brasil, o verde do limão e o amarelo da laranja, por exemplo, foram utilizados para a composição do cenário fotográfico. Além das frutas utilizamos copo de diversos modelos e tamanhos para, mesmo aplicando-se ao ambiente noturno, abrimos a quantidade de modelos para abranger o maior número e estilos de casas noturnas, além do uso de sombrinhas decorativas para sempre trazer a tona o verão e a temperatura e identidade brasileira, grande e forte ponto de destaque mundial. A água com gás e os corantes foram utilizadas para trazer a sensação de frescor às fotografias, além de ter as colorações da bandeira brasileira, contrastando assim com a bebida. A câmera utilizada foi uma DSLR (Digital Single-Lens Reflex), da marca Nikon, modelo D7200. Já os ajustes e configurações foram a utilização de sensibilidade à luz baixa (ISO 100), para uma melhor definição e qualidade do arquivo, com a velocidade do obturador entre 1/10 e 1/2 , devido à pouca potência da luz continua e câmera no tripé, para um enquadramento igual ao layout e a imagem não sair tremida. A abertura do diafragma entre f/3.5 e f/5, com foco seletivo no produto. A lente utilizada foi 18-105mm, na distância focal de 56mm, pela profundidade de campo e distanciamento do produto a fim de dar espaço para o posicionamento da iluminação. Para a modelagem da iluminação foram utilizados dois spots de luz contínua halógena com refletores, bloqueadores e rebatedores. Para chegarmos ao resultado desejado, partimos, como referência, do esquema de iluminação de três pontos (luz principal, luz de preenchimento e luz de fundo), explicado e demonstrado em aula pela professora Zanete Dadalto. O projeto foi desenvolvido com a temperatura da cor da luz variando entre 5200K e 5500K, para uma reprodução das cores mais próxima da realidade, além da utilização de refletores, rebatedores e bloqueadores, de acordo com o  layout e a iluminação desejada. As fotos foram capturadas em arquivo RAW para proporcionar o máximo de detalhamento e qualidade da imagem no arquivo. O tratamento de imagens foi realizado nos softwares de edição Photoshop - com ajustes básicos de brilho, contraste, nitidez e saturação, e Ligthroom - na correção da temperatura de cor, trazendo-a para tons mais específicos para a formação do conjunto de harmonização das cores da bandeira do Brasil e ao mesmo tempo passando a sensação da localização das fotos, que são as casas noturnas entre outros, sempre destacando o produto e suas atribuições. Esse tipo de tratamento propôs conotar a ideia de retrato noturno das cidades, para se relacionar com a proposta de aproximar o produto do público-alvo destinado a campanha, que estão presentes nesse ambiente noturno além do reforço das cores, sempre atrelando seu significado as cores da bandeira nacional. O planejamento gráfico e a aplicação das fotos na arte final foram propostos para um formato de fotografia publicitária e apresentados em mockups para exemplificação dessas aplicações em diversos formatos, como por exemplo, em mídia no ponto de ônibus, revista, dentre outros, resultando assim uma maior proximidade com o público-alvo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>