INSCRIÇÃO: 00099
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP09
 
TÍTULO: CENTRO DE VITÓRIA. SEU LUGAR, SUA HISTÓRIA.
 
AUTORES: Drielly Schmor dos Santos (FAESA Centro Universitário); Aline dos Passos Silva (FAESA Centro Universitário); Victor Reis Mazzei (FAESA Centro Universitário)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O presente trabalho tem como ponto central apresentar o processo de criação do projeto “Centro de Vitória: Seu lugar, sua história”, que foi desenvolvido pelos alunos do quarto período do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário com o propósito de veiculação na mídia revista. Essa tarefa foi elaborada durante uma atividade interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Redação Publicitária, Direção de Arte, Pesquisa Mercadológica, Marketing Estratégico e Psicologia Social, tendo como objeto de estudo o bairro Centro, local histórico e turístico de Vitória, capital do Espírito Santo. Segundo o briefing da atividade, os alunos, em dupla, deveriam criar um anúncio publicitário cujo texto deveria ser o da variante dionisíaca. O intuito era proporcionar uma valorização de cada bairro definido pelos professores, destacando a importância para formação da identidade dos moradores de Vitória.਀倀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀爀洀愀爀愀洀ⴀ猀攀 攀焀甀椀瀀攀猀 攀 挀愀搀愀 甀洀愀 昀椀挀漀甀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀攀 甀洀 戀愀椀爀爀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀⸀ 䄀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀焀甀椀瀀攀 昀椀挀漀甀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀 戀愀椀爀爀漀 䌀攀渀琀爀漀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 猀甀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 氀椀最愀搀愀  挀甀氀琀甀爀愀 攀 愀漀 猀攀甀 愀挀攀爀瘀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀⸀ Optamos pela produção de um anúncio publicitário cuja redação apresentasse as características de um texto dionisíaco com o objetivo de divulgar o bairro aos moradores e turistas de uma forma mais emotiva, lúdica e atrativa. Desta forma procuramos explorar as ferramentas que esse tipo de texto proporciona, dentre elas, uma abordagem mais emocional. Esse fator se relaciona ao sentimento que os moradores e frequentadores do Centro têm pela região uma vez quem, por meio da pesquisa, constatamos que o lado afetivo aparece com destaque quando se refere às histórias de vida que foram escritas no Centro de Vitória. ਀伀 䌀攀渀琀爀漀  挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 甀洀 戀愀椀爀爀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 攀 琀甀爀猀琀椀挀漀 搀愀 稀漀渀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 攀 琀攀瘀攀 猀甀愀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀漀 瀀漀瀀甀氀愀挀椀漀渀愀氀 洀漀琀椀瘀愀搀愀 挀漀洀 愀 挀栀攀最愀搀愀 搀漀猀 樀攀猀甀琀愀猀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 挀漀渀猀琀愀洀 渀漀 猀椀琀攀 搀愀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 嘀椀琀爀椀愀Ⰰ ᰀ漠 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀漀 挀攀渀琀爀漀 搀攀 嘀椀琀爀椀愀  洀愀椀猀 愀渀琀椀最漀 搀漀 焀甀攀 漀猀 搀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 搀攀 伀甀爀漀 倀爀攀琀漀 ⠀䴀䜀⤀ 攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 ⠀匀倀⤀ᴀ†攀 渀攀氀攀 栀 挀漀渀猀琀爀甀攀猀 焀甀攀 搀愀琀愀洀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 洀攀琀愀搀攀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀嘀䤀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 昀漀爀愀洀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀猀⸀  O bairro possui um Porto, no qual atracam transatlânticos e navios comerciais, o principal teatro do estado, o Teatro Carlos Gomes, museus, a Biblioteca Municipal, uma faculdade de música, igrejas, diversas praças, parques, e um intenso comércio popular. Pode-se afirmar que o Centro é o berço da cultura da capital. É nesta região que nasce o samba capixaba, que concentra quase que todo o acervo histórico e cultural da cidade de Vitória. Foi a partir desse cenário que a tarefa de desenvolver um texto dionisíaco para a mídia revista teve o seu início.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 挀漀洀 愀 搀椀瘀椀猀漀 搀愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 攀 搀漀猀 琀攀洀愀猀⸀ 伀 搀攀猀愀昀椀漀 攀爀愀 甀渀椀昀椀挀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 攀渀琀爀攀最甀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀瀀氀攀琀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 挀爀椀愀漀 攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀漀 漀 戀愀椀爀爀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀⸀ Para realizar o trabalho e torná-lo abrangente, o processo envolveu uma pesquisa exploratória onde analisamos e coletamos dados sobre o bairro, sua história e peculiaridades. O projeto de pesquisa buscava responder a seguinte questão: Quais os sentimentos evocados pelos moradores do Centro em relação ao bairro?਀倀愀爀愀 渀漀猀猀愀 攀焀甀椀瀀攀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 甀洀 洀攀爀最甀氀栀漀 瀀爀漀昀甀渀搀漀 渀漀 攀挀漀猀猀椀猀琀攀洀愀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 焀甀攀 瘀椀瘀攀 攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀 漀 戀愀椀爀爀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 嘀椀琀爀椀愀⸀ 䄀挀爀攀搀椀琀瘀愀洀漀猀 焀甀攀 愀猀猀椀洀 猀攀爀椀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀爀椀愀爀 甀洀 愀渀切渀挀椀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 焀甀攀 猀椀渀琀攀琀椀稀愀猀猀攀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 戀愀椀爀爀漀⸀ Para isso, realizamos inúmeras visitas ao bairro utilizando, inicialmente, o método de pesquisa de observação que consiste no registro sistemático de padrões de comportamento das pessoas, objetos e eventos, a fim de obter informações sobre o fenômeno de interesse. Segundo Gil, no texto Métodos e técnicas de pesquisa social (Editora Atlas, 1999) a observação “[...] constitui elemento fundamental para a pesquisa”, pois é a partir dela que é possível delinear as etapas de um estudo: formular o problema, definir variáveis, coletar dados e etc.਀倀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀搀漀琀愀洀漀猀 漀 洀琀漀搀漀 搀攀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 氀椀瘀爀攀猀 焀甀攀 瘀椀猀愀瘀愀 瀀爀 攀洀 爀攀氀攀瘀漀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀 搀攀 琀爀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀㨀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 昀爀攀焀甀攀渀琀愀搀漀爀攀猀 攀 琀甀爀椀猀琀愀猀⸀ Diante disso constatamos a necessidade de produzir um material que jogasse luz no valor simbólico e emocional que essa comunidade carrega do centro da capital. Do jovem ao idoso, o sentimento é de que o Centro de Vitória é um dos melhores lugares para se viver, se relacionar e para desfrutar da cultura da região, considerando seu acervo de monumentos históricos, e suas opções culturais como arte, teatro, música, bares e restaurantes em diversos espaços de manifestações artísticas. ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀Ⰰ 挀栀攀最愀洀漀猀 愀漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 焀甀攀 愀 洀搀椀愀 椀搀攀愀氀 瀀愀爀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 愀 猀渀琀攀猀攀 搀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀攀爀椀愀 愀 洀搀椀愀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 倀愀爀愀 倀攀爀攀稀 ☀ 䈀愀爀戀漀猀愀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 䠀椀瀀攀爀瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 ㈀㨀 䄀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀 ⠀䔀搀椀琀漀爀愀 吀栀漀洀猀漀渀Ⰰ ㈀  㠀⤀ ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 愀猀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀洀 最攀爀愀氀 ᠀映愀氀愀洀ᤀ†洀愀椀猀 椀渀琀椀洀愀洀攀渀琀攀 愀 猀攀甀 氀攀椀琀漀爀 焀甀攀Ⰰ 攀洀 琀攀猀攀Ⰰ 搀攀搀椀挀愀 洀愀椀猀 琀攀洀瀀漀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 愀 猀甀愀 氀攀椀琀甀爀愀ᴀ⸠ 䐀攀挀椀搀椀洀漀猀 瀀攀氀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 甀洀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 琀攀砀琀漀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀椀猀猀攀 愀 挀漀渀琀愀漀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 ⠀猀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最⤀ 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀猀猀攀 漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 攀瘀漀挀愀爀 渀攀氀攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 昀愀瘀漀爀瘀攀椀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 䌀攀渀琀爀漀⸀ Quanto ao modelo do texto do anúncio, optamos pelo texto dionisíaco que, segundo Carrascoza, no livro Razão e sensibilidade no texto publicitário (Editora Futura, 2004) “[...] o modelo dionisíaco, focado na emoção [...] assume o formato de narrativas verbais, semelhantes a fábulas, crônicas ou contos. Os anúncios dessa variante buscam influenciar o público contando história.” No discurso dionisíaco, a intenção é aconselhar para uma ação de forma mais implícita e velada.਀䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀洀漀猀 焀甀攀 漀猀 洀琀漀搀漀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀瀀爀攀最愀搀漀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀 焀甀愀渀琀漀 愀 搀攀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 攀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 昀漀爀愀洀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 昀甀渀漀 焀甀攀 漀 愀渀切渀挀椀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀爀 瀀愀爀愀 挀甀洀瀀爀椀爀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 攀 挀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 挀漀洀漀 愀渀切渀挀椀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 挀椀爀挀甀氀愀漀 氀漀挀愀氀 攀 爀攀最椀漀渀愀氀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 攀渀瘀漀氀瘀攀甀 漀 䈀爀愀椀渀猀琀漀爀洀Ⰰ 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 䐀甀愀氀椀戀椀 ☀ 匀椀洀漀渀猀攀渀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 䌀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 ☀ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 ⠀䔀搀椀琀漀爀愀 䴀⸀ 䈀漀漀欀猀Ⰰ ㈀  㤀⤀ 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 甀洀愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀猀 愀漀猀 焀甀愀椀猀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 昀漀椀 攀砀瀀漀猀琀漀 攀 焀甀攀Ⰰ 渀甀洀愀 猀攀猀猀漀 搀攀 氀椀瘀爀攀 愀猀猀漀挀椀愀漀Ⰰ 挀漀洀攀愀洀 愀 猀甀最攀爀椀爀 猀漀氀甀攀猀ᴀ⸠  Ao analisarmos as diversas formas de atribuição de significado que a comunidade relacionava ao bairro, identificarmos a necessidade de também atribuir novos sentidos à palavra “centro”. Desta forma, o texto resgatou os diversos usos da palavra e traçou um caminho que levava suas significações a aspectos identificados na pesquisa.਀伀 猀氀漀最愀渀Ⰰ 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 吀渀椀愀 䠀漀昀昀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 刀攀搀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 ⠀䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀  㐀⤀  漀 氀漀挀愀氀 漀渀搀攀 琀漀搀漀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 瀀攀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀㨀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 漀甀 猀攀爀瘀椀漀 攀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ 倀愀爀愀 猀攀甀 洀愀椀漀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀  瀀爀攀挀椀猀漀 猀攀爀 挀氀愀爀漀 攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀 搀攀 昀挀椀氀 爀攀瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 爀攀猀甀洀椀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 琀漀搀愀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 漀 猀氀漀最愀渀 ᰀ䌠攀渀琀爀漀 搀攀 嘀椀琀爀椀愀㨀 匀攀甀 氀甀最愀爀⸀ 匀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ᴀ†唀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 漀 渀漀洀攀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 ᰀ䌠攀渀琀爀漀ᴀ†漀渀搀攀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 琀漀搀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 爀攀昀漀爀愀洀漀猀 漀 渀漀洀攀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 ⠀嘀椀琀爀椀愀⤀ 瀀愀爀愀 愀甀洀攀渀琀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 爀攀最椀漀渀愀氀㬀 ᰀ猠攀甀 氀甀最愀爀ᴀ†昀漀椀 昀漀挀愀搀漀 渀愀 瀀愀爀琀攀 栀愀戀椀琀愀挀椀漀渀愀氀 搀漀 戀愀椀爀爀漀Ⰰ 焀甀攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀Ⰰ 攀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 漀 爀攀昀漀爀漀 搀漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀瘀漀挀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 猀攀甀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀搀漀爀攀猀⸀ 䨀 漀 琀爀攀挀栀漀 ᰀ猠甀愀 栀椀猀琀爀椀愀ᴀ†爀攀氀愀挀椀漀渀愀 愀 瀀愀爀琀攀 栀椀猀琀爀椀挀愀 攀 琀甀爀猀琀椀挀愀 搀漀 戀愀椀爀爀漀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 漀 䌀攀渀琀爀漀 挀漀洀漀 甀洀 戀愀椀爀爀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀⸀  Para o desenvolvimento da peça publicitária foram empregados componentes gráficos como foto, ilustração e texto com fontes estilizadas. O anúncio consiste em uma peça de tamanho 21 x 27,5 cm. ਀一漀 昀甀渀搀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 栀 甀洀愀 昀漀琀漀 搀攀 甀洀 最爀愀渀搀攀 洀漀渀甀洀攀渀琀漀 搀漀 戀愀椀爀爀漀Ⰰ 漀 倀愀氀挀椀漀 䄀渀挀栀椀攀琀愀Ⰰ 愀琀甀愀氀 猀攀搀攀 搀漀 䜀漀瘀攀爀渀漀 䔀猀琀愀搀甀愀氀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 琀漀洀 攀渀瘀攀氀栀攀挀椀搀漀⸀ 䔀猀猀愀 昀漀琀漀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 瀀攀氀愀猀 愀甀琀漀爀愀猀 搀攀猀猀攀 爀攀氀愀琀爀椀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀⸀ 䄀 椀洀愀最攀洀 搀攀 昀甀渀搀漀 琀愀洀戀洀 爀攀瘀攀氀愀 愀 瀀愀爀琀攀 栀椀猀琀爀椀挀愀 氀漀挀愀氀 挀漀洀 琀攀砀琀甀爀愀猀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 渀愀猀 戀漀爀搀愀猀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 攀 椀渀昀攀爀椀漀爀⸀  Já a fonte utilizada foi escolhida por ser uma fonte de traços finos e sem serifa. Sua escolha teve como intuito evocar o lado artístico e poético, oferecendo proximidade e relação com as ilustrações utilizadas durante o texto. ਀一漀 琀爀攀挀栀漀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ ᰀ䌠攀渀琀爀漀  瀀漀渀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ  漀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 攀猀瀀愀漀 嬀⸀⸀⸀崀ᴀⰠ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 爀攀琀爀愀琀愀渀搀漀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 攀洀 漀 ᰀ瀠漀渀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀ᴀ†攀 漀 ᰀ洠攀椀漀 搀攀 甀洀 攀猀瀀愀漀ᴀⰠ 漀 瀀漀渀琀漀 洀愀椀漀爀Ⰰ 攀洀 愀洀愀爀攀氀漀Ⰰ 昀愀稀 甀洀愀 愀氀甀猀漀 愀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀⸀ 一漀 猀攀最甀渀搀漀 琀爀攀挀栀漀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 漀 最爀愀洀愀搀漀 攀 漀 最漀氀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 甀洀愀 攀砀攀洀瀀氀椀昀椀挀愀漀 搀攀 甀洀 攀猀焀甀攀洀愀 琀琀椀挀漀 搀漀 昀甀琀攀戀漀氀 挀漀洀 漀 ᰀ砠ᴀ†攀 愀 猀攀琀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀 挀漀洀 漀猀 攀猀瀀漀爀琀攀猀 瀀爀愀琀椀挀愀搀漀猀 渀漀 戀愀椀爀爀漀⸀   “Na política [...]”, foi colocado um púlpito com microfones entre o texto para a associação com a palavra, além das setas representando os extremos ideológicos em cores específicas, que são usadas como identidade desses grupos políticos. No trecho “Para espíritas e umbandistas [...]” foi utilizado um símbolo de uma manifestação da fé, em um fundo colorido. ਀一漀 琀爀攀挀栀漀 ᰀ匠攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 攀猀琀 攀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀Ⰰ 攀氀愀  漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀猀 愀琀攀渀攀猀ᴀⰠ 愀 昀爀愀猀攀 愀瀀愀爀攀挀攀 瀀爀砀椀洀愀 搀漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 瀀最椀渀愀 渀漀 愀渀切渀挀椀漀Ⰰ 挀甀樀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 椀渀琀攀渀挀椀漀渀漀甀 猀攀爀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀 漀 愀渀切渀挀椀漀⸀ 一攀猀猀攀 瀀漀渀琀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀漀 搀漀 愀渀切渀挀椀漀 攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀氀漀爀椀搀愀猀 搀漀 氀甀最愀爀 愀 甀洀 琀攀砀琀漀 洀漀渀漀挀爀漀洀琀椀挀漀Ⰰ 漀渀搀攀  瀀爀椀漀爀椀稀愀搀漀 漀 氀愀搀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 攀 洀漀渀甀洀攀渀琀愀氀㬀 漀猀 琀漀渀猀 愀洀愀爀爀漀渀稀愀搀漀猀 愀猀猀甀洀攀洀 愀 瀀爀椀漀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 渀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀漀猀 ᰀ攠渀挀愀渀琀愀洀攀渀琀漀猀ᴀ†渀愀琀甀爀愀椀猀 漀甀 洀漀渀甀洀攀渀琀愀椀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 漀 愀渀切渀挀椀漀 昀椀焀甀攀 洀愀椀猀 氀椀最愀搀漀  栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 戀愀椀爀爀漀⸀ 倀愀爀愀 漀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀 昀漀椀 椀渀猀攀爀椀搀漀 漀 氀漀最漀 挀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 戀愀椀爀爀漀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀攀猀 攀 漀 猀氀漀最愀渀 ᰀ䌠攀渀琀爀漀 搀攀 嘀椀琀爀椀愀㨀 猀攀甀 氀甀最愀爀Ⰰ 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀ᴀ⸠㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀