ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00105</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Uma Pesquisa Mercadológica para a Red Carpet Hamburgueria</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Sâmara Rayssa Braga Amorim (Centro Universitário UNA); Thaisa Lohanne Roberta Motta (Centro Universitário UNA); Juliana Lopes de Almeida Souza (Centro Universitário UNA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A pesquisa foi desenvolvida durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário UNA de Belo Horizonte, Minas Gerais. O artigo apresenta uma pesquisa mercadológica para o plano de negócio da Red Carpet, em que foi desenvolvida uma pesquisa de mercado de Hamburguerias Artesanais. O objetivo geral é analisar como implementar um novo conceito de hamburgueria em um mercado consolidado, tendo em vista que para encontrar o seu diferencial é necessário conhecer a concorrência, compreender seu nicho de mercado e alinhar o posicionamento da marca com os interesses do target. Segundo SEBRAE, no texto Planejamento Estratégico (via Portal, 2019), o sucesso de uma empresa, independente do seu campo de atuação, está diretamente relacionado com a comunicação e o relacionamento com seu público. A proposta da Red Carpet Hamburgueria é levar ao público uma experiência única, tendo a valorização do cliente e a tradição da cerimônia do The Oscars como lema, representando os valores intrínsecos da marca e o envolvimento com o consumidor, estimulando a curiosidade e interesse com os elementos da temática do local. O propósito das pesquisas é compreender as estruturas do mercado de hamburgueria artesanal em São Paulo, capital pioneira no segmento, e posteriormente analisar o mercado de Belo Horizonte, que está em ascensão. A pesquisa de mercado é fundamental, uma vez que, conforme SEBRAE no texto Planejamento Estratégico (via Portal, 2019),  a informação por si só não leva à decisão nem ao sucesso do negócio: é preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam possíveis riscos . Essa sondagem nos possibilitou identificar quais os desafios do mercado atual e quais as estratégias de gestão mais eficientes para serem implementadas no plano de negócio da Red Carpet Hamburgueria. Percebe-se, na atualidade, uma tendência de crescimento em relação ao consumo de produtos artesanais, o que também provoca um acirramento da concorrência. Em um cenário de tamanha concorrência, uma pesquisa mercadológica bem elaborada torna-se uma estratégia fundamental para as empresas a fim de conhecer o público-alvo e definir estratégias de marketing. De acordo com Kotler, no texto Administração de Marketing (Pearson Prentice Hall, 2006), segmento de mercado é composto por um grupo de pessoas que tem a mesma propensão de escolhas. Essas preferências podem ser classificadas de diversas formas, principalmente a segmentação geográfica, psicográfica, demográficas e comportamentais. Porém, é importante que cada empresa se decida por qual segmento escolher para atuar, seja ele único ou mesclado. Segmentar um mercado significa escolher um produto de consumidores, com necessidades homogêneas, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica. O processo de segmentação requer que sejam identificados os fatores que afetam as decisões de compras dos consumidores. Requisitos para a segmentação: o segmento deve ser identificável, mensurável, acessível, rentável e estável (FERREIRA no texto Segmentação de Mercado, Sebrae, 2000, p.2). Weinstein, no texto Segmentação de Mercado (Atlas, 1995), apoia a definição de segmentação como a divisão do mercado em grupos de consumidores em potencial, que se caracterizam por um comportamento de compra similar. O comportamento do indivíduo é influenciado pelo meio social que está inserido, definindo assim o estilo de vida daquele determinado grupo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No intuito de conhecer o objeto de estudo e sua atuação no mercado, optamos por pesquisas quantitativas e qualitativas, para fundamentar os conceitos abordados no desenvolvimento do projeto, uma vez que  a pesquisa qualitativa preocupa-se, portanto, com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais. (GERHARDT; SILVEIRA, no texto Métodos de Pesquisa. UFRGS, 2009, p.32). A pesquisa deste projeto foi subdividida em três etapas: 1) Levantamento bibliográfico para um respaldo teórico no que se refere à aplicação dos conceitos de comunicação e conseguintemente fazer um diagnóstico estruturado, o que é imprescindível para a construção de um plano de negócios eficiente. 2) Realizamos um levantamento de dados por meio de uma pesquisa de observação participante de caráter descritivo, que segundo Gil, no texto Como Elaborar Projetos de Pesquisa (Atlas, 2010, p.27)  têm como objetivo a descrição das características de determinada população . A pesquisa foi realizada levando em consideração, o mercado, a gestão do estabelecimento e o público. A pesquisa foi realizada nas cidades de São Paulo, por ser o pioneiro no mercado e Belo Horizonte, cidade local. Seguindo o ranking das melhores hamburguerias artesanais listadas no Portal Guia do Hambúrguer e Revista Veja edição Comer e Beber de Belo Horizonte. Segundo a Revista Infood no texto Hamburguerias, o grupo de negócio de maior crescimento no mercado gastronômico (Revista Infood, 2017), em 2015, São Paulo contava com 287 hamburguerias. Optamos pela escolha de cinco estabelecimentos de cada cidade em destaque no ano de 2017/2018. Selecionamos em São Paulo, através do Portal Guia do Hambúrguer: a All in Burguer, Frank & Charles, Big Kahuna Burger, Bullguer, Z Deli Sandwich Shop e A Chapa Hamburgueria. Em Belo Horizonte, seguindo a Revista Veja visitamos Duke n Duke, Eddie Fine Burgers, Madero, PocketBurguer, Sam s Burger e a The Black Beef, recém lançada na cidade. Durante a pesquisa aplicamos um questionário aos gestores do estabelecimento e estruturamos um relatório com base nas experiências dos integrantes do grupo. O intuito da entrevista é conhecer o perfil da empresa e dos clientes, analisar a estratégia de marketing utilizada pela hamburgueria, além de compreender o plano de negócio da marca. 3) A fim de obter informações técnicas sobre a estrutura e principais características de uma hamburgueria artesanal, realizamos a entrevista semiestruturada com profissionais de gastronomia, que de acordo com Triviños, no livro Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais (Atlas, 1987, p.146), consiste naquela  que parte de certos questionamentos básicos, apoiados em teorias e hipóteses, que interessam à pesquisa possibilitando formar novas hipóteses com base nos resultados. Considerando as experiências do consumidor e os principais critérios que determinam sua escolha por frequentar um determinado estabelecimento, realizamos dois grupos focais que  além de ajudar na obtenção de perspectivas diferentes sobre uma mesma questão, permite também a compreensão de ideias partilhadas por pessoas no dia a dia e dos modos pelos quais os indivíduos são influenciados pelos outros (GATTI, no texto Grupo Focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas Liber Livro, 2005, p.11). O objetivo foi compreender a relação dos consumidores com as hamburguerias e seus conhecimentos sobre a indústria cinematográfica, para identificar a abordagem adequada em relação à temática proposta para a Red Carpet Haburgueria. Concomitantemente conhecer melhor o perfil do público, a fim de aplicar o marketing de experiência, como estratégias para a decisão de compra do consumidor. Na análise demográfica do público, aplicamos o questionário online entre os dias 28 de março e 24 de abril de 2018. Com 26 perguntas sobre gostos, interesses e expectativas do consumidor. Considerando a amostra estimada, a pesquisa foi respondida por 389 pessoas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a concepção de dados mercadológicos e fatores que diferenciam o mercado da capital Paulista para o de Belo Horizonte, o grupo viajou para a cidade de São Paulo, entre os dias 30 de março e 1º de abril de 2018, em seguida, foi analisado o mercado mineiro, estabelecendo uma amostra de seis hamburguerias de cada cidade:  o objetivo da amostra é de produzir informações aprofundadas e ilustrativas (GERHARDT; SILVEIRA, Métodos de Pesquisa. UFRGS, 2009, p.32). Nos estabelecimentos foram analisados: a história, o cardápio, o tempo de atendimento, público frequentador, as principais estratégias comunicacionais, as táticas de fidelização, considerando os pontos fortes e fracos, apontados pelo ranking do Portal Guia do Hambúrguer e Revista Veja. Explorando as análises, verificamos que o mercado mineiro se inspira nas tendências de São Paulo. Já os consumidores, criam expectativas para cada hamburgueria, com isso, a experiência do consumidor e a valorização do cliente são necessárias para influenciar na decisão de compra. Após a pesquisa exploratória, a fim de deliberar o perfil do público para a Red Carpet, realizamos um cálculo amostral através da plataforma Survey Monkey. Tendo como premissa a população total da cidade, que corresponde a 2.375.151 pessoas, segundo o último censo do IBGE. Considerando o grau de confiança de 95% e a margem de erro de 5%, o cálculo apontou que a amostra ideal é de 385 pessoas. Nessa instância, concluímos que há público em potencial em Belo Horizonte, sendo homens e mulheres de 18 a 45 anos, que frequentam a região Centro-Sul da cidade, com renda mensal de 1 a 3 salários mínimos, ensino superior completo ou em formação, incluindo os veganos e vegetarianos. Os consumidores estão predispostos a pagar o valor de R$21,00 a R$30,00 por combinações de hambúrguer. Portanto, a região Centro-Sul é favorável para ser a sede da Red Carpet Hamburgueria, pois é o local que o público passa a maior parte do dia e está mais propenso a conhecer uma nova hamburgueria. Com o propósito de fazer um levantamento técnico entrevistamos quatro profissionais de gastronomia os quais afirmam que a produção artesanal deve ser considerada desde o fornecedor primário, que se preocupa com a sustentabilidade dos seus produtos. Outro ponto destacado refere-se à relevância dos garçons compreenderem todos os processos e sabores servidos na casa. Os principais ingredientes para hambúrgueres vegetarianos e veganos citados foram: soja, lentilha, feijão, grão de bico e trigo, tornando possível à versatilidade nos sabores. Explorando o comportamento do consumidor, aplicamos um questionário com 66 perguntas em um grupo focal, com o objetivo de entender o que influencia na decisão de compra do consumidor mineiro e analisar a receptividade do público com a temática The Oscars, proposta para a Red Carpet. Os grupos focais estudados foram compostos por sete homens e seis mulheres divididos em dois grupos de forma aleatória. Promoções, programas de fidelidade e reconhecimento dos clientes foram apontados como atrativos para que eles visitem pela primeira vez e/ou retornem ao local. De acordo com os grupos, o tamanho de um hambúrguer ideal é o médio e o disco de carne com peso entre 120gr. e 180gr., também destacaram que o combo do hambúrguer com a porção de batatas, deveria ser padrão, bem como os molhos oferecidos. Apesar da divergência em relação ao tema do Oscar, todos concordam com a temática quando relacionada a um atendimento personalizado, em que o cliente é valorizado. Após todas as análises desenvolvidas, é possível concluir que é viável a implementação de uma nova hamburgueria no mercado atual. A Red Carpet Hamburgueria Artesanal tem em toda a sua estrutura, a aplicação das estratégias de marketing, com embasamento em pesquisa mercadológica que visa fortalecer a imagem da marca promovendo a valorização do target.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>