INSCRIÇÃO: 00110
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO11
 
TÍTULO: O fruto proibido
 
AUTORES: Nasser de Freitas Pena (Universidade Federal de Uberlândia); Daniel Affonso Montandon Pompeu (Universidade Federal de Uberlândia ); Ivanise Hilbig de Andrade (Universidade Federal de Uberlândia ); Mirna Tonus (Universidade Federal de Uberlândia )
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O livro reportagem "O fruto proibido: histórias de quem convive o legado de uma guerra travada contra as drogas", foi desenvolvido nas disciplinas Projeto Experimental I e II do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia durante o ano de 2018. Tendo em vista que a maconha é uma das muitas drogas criminalizadas através de uma política global que se iniciou no começo do século 20, o aprofundamento da política antidrogas veio através do mandato do presidente americano Richard Nixon (1969-1974), que tornou o problema de uso e dependência de drogas ilícitas uma das grandes prioridades americanas. Armava-se aí uma política pública de drogas mundialmente adotada. Hoje, o saldo da "guerra às drogas" começa a aparecer em diferentes áreas e contextos. Podemos observar o crescente poder financeiro de grandes traficantes, alguns notórios conhecidos, como Pablo Escobar na Colômbia e Fernandinho Beira Mar no Brasil, e mesmo com os grandes líderes presos ou mortos, a rede de tráfico se reinventa e mostra-se cada vez mais difícil de ser combatida pela lógica de conflito. A partir dos anos 2000, a população prisional brasileira, em sua maioria negros e jovens, cresceu de forma gigantesca. O número de encarcerados foi de 232 mil no ano de 2000, para mais de 600 mil em 2014, desse total, 28% das prisões foi em decorrência do tráfico de drogas de acordo com o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen). O crescimento desse percentual aconteceu, em considerável parte, pelas subjetivas interpretações jurídicas que são feitas da Lei 11.343 de 2006, conhecida como Lei de Drogas, responsável por instituir a atual política de drogas que prevalece no Brasil. Mesmo tendo feito, pela primeira vez na legislação, a tentativa de distinção entre usuários e traficantes, ainda existem grandes inconsistências nos critérios que determinam essa diferenciação. É certo que as leis têm um grande peso sobre as concepções de um povo sobre um determinado tema, mas, as instituições midiáticas também exercem uma grande influência na formação da opinião pública sobre um assunto. No caso das drogas, a grande mídia tem cumprido um papel pouco elucidativo e educativo sobre a questão. As drogas estão cotidianamente em cadernos e programas policiais, alguns destes bastante sensacionalistas, como algo extremamente maléfico para a sociedade, reproduzindo a lógica da guerra às drogas nos meios de comunicação. Isso reforça a abordagem proibicionista das drogas e dificulta a criação de espaços públicos onde se possa discutir essa questão de forma objetiva e não dogmática. O debate sobre substâncias ilícitas e as políticas públicas relacionadas atingiu contornos globais a partir do século passado. De sociedades que incorporaram ou aceitavam a presença de certas substâncias em suas rotinas, passou-se a cultivar uma lógica muito mais hostil e de combate global às drogas. Pensando nisso, desenvolvemos este trabalho norteados por algumas questões na tentativa de capturar a complexidade que envolve o tema: Quem são os sujeitos, em diferentes níveis e contextos, envolvidos na temática? De que forma as políticas de drogas perpassam suas vidas e histórias? Por que a discussão atingiu contornos tão maniqueístas? Sempre foi assim? Quais são as alternativas que estão sendo exploradas atualmente? E seus resultados? ਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 甀洀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 焀甀攀 瀀爀漀挀甀爀愀 搀椀猀挀甀琀椀爀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀愀猀 搀爀漀最愀猀 昀甀最椀渀搀漀 搀愀 猀甀瀀攀爀昀椀挀椀愀氀椀搀愀搀攀 瀀爀愀琀椀挀愀搀愀 瀀攀氀愀 最爀愀渀搀攀 洀搀椀愀Ⰰ 焀甀攀 爀攀昀漀爀愀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 攀 愀 氀最椀挀愀 搀愀 ᰀ朠甀攀爀爀愀 猀 搀爀漀最愀猀ᴀ†攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 攀瘀椀琀愀渀搀漀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀攀洀愀猀椀愀搀漀 愀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀樀愀 搀攀 搀椀昀挀椀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 瀀愀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 戀甀猀挀愀 猀攀爀 甀洀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 愀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 洀椀搀椀琀椀挀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 搀愀猀 搀爀漀最愀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀 渀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀漀搀攀 猀攀爀 攀渀琀攀渀搀椀搀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 洀甀氀琀椀昀愀挀攀琀愀搀愀 焀甀攀 愀爀琀椀挀甀氀愀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 昀愀挀琀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 挀漀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 漀 猀椀洀戀漀氀椀猀洀漀 攀琀挀⸀ 倀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 愀猀 挀漀渀挀攀瀀攀猀 搀攀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 䔀搀瘀愀氀搀漀 倀攀爀攀椀爀愀 䰀椀洀愀 渀愀 猀甀愀 漀戀爀愀 ᰀ倠最椀渀愀猀 䄀洀瀀氀椀愀搀愀猀 ⴀ 伀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀漀 攀砀琀攀渀猀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀ᴀ†搀攀 ㈀  㤀⸀ 一攀氀愀Ⰰ 漀 愀甀琀漀爀 搀椀稀㨀 ∀伀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 瀀攀挀甀氀椀愀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀戀椀渀愀渀搀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀Ⰰ 挀爀攀猀挀攀 瘀椀猀椀瘀攀氀洀攀渀琀攀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 攀猀瀀愀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 Ⰰ 愀琀爀愀椀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 洀漀戀椀氀椀稀愀 愀 瘀漀渀琀愀搀攀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀爀愀 搀攀 愀甀琀漀爀攀猀Ⰰ 搀攀猀瀀攀爀琀愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 攀搀椀琀漀爀愀猀 焀甀攀 瀀攀爀挀攀戀攀洀 渀漀瘀愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 瀀爀漀洀椀猀猀漀爀愀猀⸀ 䄀漀猀 瀀漀甀挀漀猀Ⰰ 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀攀 渀漀ⴀ昀椀挀漀Ⰰ 攀洀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 瘀愀椀 攀砀瀀愀渀搀椀渀搀漀 瀀爀攀猀攀渀愀Ⰰ 漀挀甀瀀愀渀搀漀 甀洀 氀甀最愀爀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀 渀愀 瀀愀椀猀愀最攀洀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀漀 渀漀猀猀漀 琀攀洀瀀漀⸀∀ 䨀漀猀 䴀愀爀焀甀攀猀 搀攀 䴀攀氀漀 渀漀 猀攀甀 氀椀瘀爀漀 ᰀ䄠 漀瀀椀渀椀漀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀ᴀ† 搀攀 ㄀㤀㠀㔀 愀昀椀爀洀愀㨀 ᰀ䄠 渀漀琀挀椀愀  漀 爀攀氀愀琀漀 椀渀琀攀最爀愀氀 搀攀 甀洀 昀愀琀漀 焀甀攀 樀 攀挀氀漀搀椀甀 渀漀 漀爀最愀渀椀猀洀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  漀 爀攀氀愀琀漀 愀洀瀀氀椀愀搀漀 搀攀 甀洀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 樀 爀攀瀀攀爀挀甀琀椀甀 渀漀 漀爀最愀渀椀猀洀漀 猀漀挀椀愀氀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀甀 愀氀琀攀爀愀攀猀 焀甀攀 猀漀 瀀攀爀挀攀戀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀ᴀ⸠ 倀愀爀愀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 氀椀瘀爀漀 ∀伀 昀爀甀琀漀 瀀爀漀椀戀椀搀漀∀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 漀 最渀攀爀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 攀 昀漀椀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀椀搀愀 挀漀洀漀 甀洀 最渀攀爀漀 焀甀攀 瘀愀椀 愀氀洀 搀愀 攀砀瀀愀渀猀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀Ⰰ 焀甀攀 愀洀瀀氀椀愀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 昀愀琀漀猀 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 栀椀猀琀漀爀椀挀椀搀愀搀攀 攀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀甀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 瘀椀渀挀甀氀愀搀愀  栀甀洀愀渀椀稀愀漀 搀漀 爀攀氀愀琀漀 攀  漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀猀 昀愀琀漀猀⸀ 䔀猀猀愀 渀漀漀 昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 渀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 爀攀搀愀漀 攀 攀搀椀漀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀琀椀瘀漀 攀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀⸀  Sendo um produto pensado para o mercado, o livro contou com uma pesquisa de público prévia por meio de um formulário online na plataforma Google Forms. O formulário foi disponibilizado através de e-mail e mídias sociais. É importante destacar que houve preocupação em divulgar o questionário em comunidades e grupos em que havia um mínimo interesse na temática tanto com visão positiva à respeito da utilização e legalização das drogas, quanto com visão negativa. No total, recebemos 507 respostas. Para além da pesquisa de público-alvo mais geral, também aplicamos um segundo questionário na mesma plataforma (Google Formulários) tentando direcioná-lo a especialistas e jornalistas que já estudam e trabalham com o tema. Enviamos o formulário através do Facebook e e-mails de profissionais, especialistas, ONGs, institutos e grupos de estudo. Esta última pesquisa, teve como foco maior, entender as expectativas de um público especializado na temática para que o livro pudesse atender tanto as pessoas leigas, quanto os especialistas. ਀倀攀爀最甀渀琀愀洀漀猀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 渀攀猀琀攀 挀愀猀漀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀猀 搀椀猀猀攀 焀甀攀 渀甀渀挀愀 氀攀甀 甀洀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ⠀㔀㠀─⤀⸀ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 攀猀琀愀 昀愀氀琀愀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀 樀甀渀琀漀 愀漀 愀氀琀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 ⠀㤀 ─⤀ 攀洀 氀攀爀 甀洀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 焀甀攀 愀戀漀爀搀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀愀猀 搀爀漀最愀猀Ⰰ 瀀搀攀ⴀ猀攀 挀漀渀挀氀甀椀爀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀 甀洀 渀椀挀栀漀 愀 猀攀爀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 椀渀琀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 愀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 琀攀瘀攀 瀀漀甀挀漀 漀甀 渀攀渀栀甀洀 愀挀攀猀猀漀 愀 攀猀琀攀 愀琀 漀 洀漀洀攀渀琀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 伀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 爀攀猀瀀漀渀搀攀甀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀洀漀渀猀琀爀漀甀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀樀漀爀椀琀爀椀愀Ⰰ 椀渀琀攀渀猀愀 椀渀猀愀琀椀猀昀愀漀 挀漀洀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 洀椀搀椀琀椀挀愀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀⸀ 䄀瀀攀渀愀猀 ㌀─ 搀漀猀 焀甀攀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀愀洀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀爀愀洀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 挀漀洀漀 戀漀愀⸀ 䔀猀琀攀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 洀漀猀琀爀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀攀洀 漀 琀攀洀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀焀甀椀氀椀戀爀愀搀愀 攀 栀漀渀攀猀琀愀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 甀洀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 戀攀洀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀搀愀 猀漀戀爀攀 愀 焀甀攀猀琀漀⸀
 
OBJETIVO
O processo de produção do livro-reportagem nos fez entender a questão das drogas como cíclica e formadora de uma espécie de simulacro sobre o senso comum. Tal como questões dogmáticas, falar abertamente sobre as drogas se tornou um tabu ao longo do tempo. Assim, surgiu a ideia de relacionar essa questão com um forte elemento da cultura ocidental, a bíblia.Desse modo, surge “O fruto proibido” como representação alegórica das drogas, algo que não é permitido, como foi a situação vivida pelos personagens Adão e Eva no livro Gênesis. A ideia foi chamar a atenção do leitor usando uma expressão que já é bastante conhecida e deslocando-a do seu contexto original. Para assinalar o contexto real que o conteúdo do livro aborda, decidimos adicionar um subtítulo: “Histórias de quem convive com o legado de uma guerra travada contra as drogas”. Esse trecho recorta para o leitor a temática central do produto, a relação de sujeitos com as drogas num contexto de proibição e criminalização dessas substâncias. O livro foi estruturado em torno das histórias de vida e relatos de sujeitos envolvidos de alguma forma com a questão das drogas. ਀伀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 挀椀渀挀漀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 焀甀攀 爀攀昀氀攀琀攀洀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 洀漀猀琀爀愀搀漀猀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䌀愀搀愀 挀愀瀀琀甀氀漀 爀攀切渀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀愀 漀甀 洀愀椀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 攀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 最椀爀愀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 瘀椀搀愀 搀攀猀琀攀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀愀瀀琀甀氀漀 琀爀愀琀愀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 搀愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 琀爀昀椀挀漀 搀攀 搀爀漀最愀猀Ⰰ 攀渀挀愀爀挀攀爀愀洀攀渀琀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 攀 猀甀戀猀椀猀琀渀挀椀愀⸀ 䤀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 搀攀 ᰀ䄠 洀愀琀爀椀愀爀挀愀ᴀⰠ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䄀渀愀 ⠀渀漀洀攀 昀椀挀琀挀椀漀 愀氀琀攀爀愀搀漀 瀀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 愀 猀攀最甀爀愀渀愀 搀愀 昀漀渀琀攀⤀Ⰰ 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 搀攀 ㌀㘀 愀渀漀猀 焀甀攀 樀 昀漀椀 甀猀甀爀椀愀 搀攀 搀爀漀最愀猀 攀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀漀 攀渀挀愀爀挀攀爀愀洀攀渀琀漀 搀漀 洀愀爀椀搀漀Ⰰ 猀攀 琀漀爀渀漀甀 琀爀愀昀椀挀愀渀琀攀 攀洀 爀攀猀瀀漀猀琀愀  渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 猀甀戀猀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 猀甀愀 昀愀洀氀椀愀⸀ 䨀 漀 猀攀最甀渀搀漀 挀愀瀀琀甀氀漀Ⰰ ᰀ䐠漀 瀀 愀漀 瀀ᴀⰠ  愀戀漀爀搀愀 愀 瘀椀搀愀 搀攀 刀漀洀攀甀 ⠀焀甀攀 琀愀洀戀洀 琀攀瘀攀 漀 渀漀洀攀 愀氀琀攀爀愀搀漀⤀Ⰰ 甀洀 栀漀洀攀洀 焀甀攀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀攀 䄀渀愀Ⰰ 猀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀甀 挀漀洀 漀 琀爀昀椀挀漀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 搀爀漀最愀猀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀漀 爀攀琀漀爀渀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀 昀挀椀氀 攀 瀀愀爀愀 猀甀猀琀攀渀琀愀爀 猀甀愀猀 瀀愀椀砀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 挀愀爀爀漀猀 攀 瘀椀愀最攀渀猀⸀ 一漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 挀愀瀀琀甀氀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀愀 ᰀ倠爀攀猀漀 攀洀 猀椀 洀攀猀洀漀ᴀ†琀爀愀稀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䔀眀椀渀Ⰰ 甀洀 攀砀ⴀ甀猀甀爀椀漀 搀攀 挀爀愀挀欀 焀甀攀 栀漀樀攀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 琀攀爀愀瀀甀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀 焀甀洀椀挀漀猀⸀ 匀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀  挀爀甀稀愀搀愀 挀漀洀 愀 搀攀 䐀漀渀愀 䴀愀爀椀愀Ⰰ 甀洀愀 攀洀瀀爀攀最愀搀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀 焀甀攀 搀攀猀挀漀戀爀攀 愀 搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 搀漀 昀椀氀栀漀 攀 戀甀猀挀愀 愀樀甀搀愀 瀀愀爀愀 琀爀愀琀ⴀ氀漀 猀攀洀 愀椀渀搀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 洀甀椀琀漀 戀攀洀 愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀愀 搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 攀 搀漀 瘀挀椀漀⸀ 伀 焀甀愀爀琀漀 挀愀瀀琀甀氀漀Ⰰ ᰀ䌠甀爀愀 瀀攀氀愀猀 瀀氀愀渀琀愀猀ᴀⰠ 琀爀愀稀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䌀氀爀椀愀渀Ⰰ 洀攀渀椀渀愀 搀攀 ㄀㔀 愀渀漀猀 焀甀攀 琀攀洀 匀渀搀爀漀洀攀 搀攀 䐀爀愀瘀攀琀Ⰰ 甀洀愀 挀漀渀搀椀漀 最攀渀琀椀挀愀 爀愀爀愀 焀甀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 猀椀渀琀漀洀愀猀Ⰰ 瀀漀搀攀 挀愀甀猀愀爀 挀攀渀琀攀渀愀猀 搀攀 挀漀渀瘀甀氀猀攀猀 瀀漀爀 猀攀洀愀渀愀⸀ 䄀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀 昀漀椀 䌀椀搀椀渀栀愀 䌀愀爀瘀愀氀栀漀Ⰰ 洀攀 搀攀 䌀氀爀椀愀渀 攀 愀琀椀瘀椀猀琀愀 瀀攀氀漀 挀甀氀琀椀瘀漀 搀愀 挀愀渀渀愀戀椀猀⸀ 伀 焀甀椀渀琀漀 攀 切氀琀椀洀漀 挀愀瀀琀甀氀漀 ᰀ䌠漀洀攀渀搀漀 瀀攀氀愀猀 戀漀爀搀愀猀ᴀ†琀爀愀琀愀 搀愀 焀甀攀猀琀漀 攀挀漀渀洀椀挀愀 攀洀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 瀀爀漀椀戀椀漀 搀愀猀 搀爀漀最愀猀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 攀椀砀漀 挀攀渀琀爀愀氀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 唀氀琀爀愀㐀㈀ Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀愀 栀攀愀搀猀栀漀瀀 ⠀氀漀樀愀 焀甀攀 瘀攀渀搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀 甀猀漀 搀攀 挀愀渀渀愀戀椀猀⤀ 搀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 儀甀攀洀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 漀 攀洀瀀爀攀攀渀搀椀洀攀渀琀漀  嘀攀爀攀渀愀 䤀猀猀愀挀欀Ⰰ 猀挀椀愀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 攀 挀漀洀瀀愀渀栀攀椀爀愀 搀漀 昀甀渀搀愀搀漀爀Ⰰ 䄀氀攀砀愀渀搀爀攀 倀攀爀爀漀甀渀搀⸀  O trabalho aqui realizado foi concretizado com o auxílio de diversas ferramentas. O contato com muitas fontes foi feito pelo aplicativo WhatsApp. Mas, que todas as entrevistas do livro foram feitas presencialmente com autorização das fontes. A plataforma de armazenamento Google Drive e o software Google Docs, foram de extrema importância pois todos os elementos de produção e escrita (redação e edição) do livro foram realizados neles. As fotografias presentes no início de cada capítulo foram feitas com com câmeras Canon T3i equipadas com lentes objetivas 18-55mm e 18-135mm. O design gráfico do livro, contratado de um profissional especializado, foi feito com os softwares Illustrator e InDesign.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀