ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00153</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Sexualidade em Debate  Processo de produção de um blog jornalístico sobre educação sexual</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Tiffany Pancas Tavares (Universidade do Sagrado Coração)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho trata de um produto jornalístico em formato de blog sobre o tema educação sexual desenvolvido na comunidade de Santa Cruz do Rio Pardo  SP, mas cuja abrangência temática permite despertar o interesse de pessoas residentes em qualquer região do país. O intuito é apresentar o tema e sua importância para a sociedade santa-cruzense, através de dados, pesquisas e entrevistas com profissionais. Desta forma avalia-se ser possível contribuir para a difusão de informações sobre a sexualidade entre a comunidade, bem como refletir sobre as contribuições do filósofo Michel Foucault e do psicanalista Sigmund Freud em relação ao assunto abordado. O trabalho considera como público de referência a geração digital, que, a despeito do amplo acesso a fontes de dados, indicar ter falta informação quando se trata da descoberta da sexualidade na adolescência. A jornalista Mariana Schreiber, descreveu essa realidade em matéria disponível em: <www.bbc.com/portuguese/brasil-40969456/ >: Aos 13 anos de idade, Maria entendia pouco sobre seu próprio corpo. Demorou quatro meses para descobrir que esperava um filho - fruto da primeira relação sexual que teve na vida, com um homem de 21 anos. Até receber a notícia da gravidez, Maria não sabia como ocorre uma gestação - jamais tinha recebido qualquer orientação em casa ou na escola. Tampouco sabia que a lei brasileira configura situações como a dela como estupro de vulnerável. (SCHREIBER, 2017). Casos assim acontecem frequentemente no Brasil. E regiões como o Norte, Nordeste e Sudeste têm concentração maior de gravidez indesejada na adolescência. Segundo o site do Ministério da Saúde, a região com mais filhos de mães adolescentes é o Nordeste (180.072  32%), seguido da região Sudeste (179.213  32%). A região Norte vem em terceiro lugar com (81.427 - 14%) nascidos vivos de mães entre 10 e 19 anos, seguido da região Sul (62.475  11%) e Centro Oeste (43.342  8%). Os dados estão disponíveis em <http://portalms.saude.gov.br/noticias/svs/28344-gravidez-na-adolescencia-tem-queda-de-17-no-brasil/. Para diminuir estes números no Brasil, o Ministério da Saúde tem investido em políticas de educação em saúde, além de ações para o planejamento reprodutivo. Uma das iniciativas, segundo a Agente de Saúde Carolina Valadares publicada no site do MS em 2017, foi a distribuição das Cadernetas de Saúde de Adolescentes, com versões masculinas e femininas, que teve início em 2010, com subsídios que orientam atendimento integral dos jovens sobre a sexualidade. Apesar desse apoio governamental, ainda existem muitos casos que continuam afetando vários cantos do Brasil. No início de 2018, os resultados apresentados foram bem diferentes, para uma faixa etária inferior. De acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde, entre 2010 a 2015, o Brasil teve 68,4 bebês nascidos de mães adolescentes a cada mil meninas de 15 a 19 anos. Este índice está acima da média latino-americana, estimada em 65,5 e também do mundo, já que a média é de 46 nascimentos a cada mil. Outro ponto preocupante é a escassez de explicações sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST). O que gera certa facilidade para adquiri-las. O governo brasileiro tem investido em alguns métodos para prevenir os jovens, principalmente homossexuais, com a distribuição de drogas anti-HIV, caso da medicação denominada Truvada. Apesar do investimento, o número de jovens entre 15 a 19 infectadas no Brasil ainda é muito expressivo. Entre 2004 e 2013 houve aumento de casos em 53%, segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS, 2018). Diante dessa situação-problema, optou-se pela execução de blog para informar e sensibilizar sobre a importância da educação sexual, a partir das experiências nas escolas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Por envolver um tema social, cuja natureza é dinâmica, este projeto de pesquisa tem natureza social exploratória. Para tanto, seu percurso metodológico envolve pesquisa documental, realizada a partir de consultas a sites e jornais, e pesquisa bibliográfica, baseada na leitura de livros e artigos sobre os temas relacionados ao objeto abordado. Tais passos fundamentam-se na compreensão de que a pesquisa exploratória tem a finalidade de proporcionar mais informações sobre o assunto investigado, possibilitando sua definição e delineamento, bem como por permitir a fixação de objetivos e a descoberta de novos enfoques, como explicam C. C. Prodanov e E. C. Freitas, no livro "Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico" (Editora Universidade FEEVALE, 2013) A respeito do tema sexualidade, foram consultados Michel Foucault, com o seu livro "História da sexualidade: a vontade de saber" (Editora Graal, 1988), e Sigmund Freud, com "Os três ensaios sobre a teoria da sexualidade" (Imago Editora, 2006), considerados autores fundamentais para a melhor compreensão do tema, além de outras referências. A fase seguinte envolveu a investigação bibliográfica voltada para o meio jornalístico. Avaliou-se preliminarmente que era necessário absorver conhecimentos da área de modo geral, para que o produto apresentado ficasse completo. Entre as leituras realizadas, foram incluídas obras do jornalista Ciro Marcondes Filho, como "Ser jornalista" (Editora Paulus, 2009), de Nilson Lage, com "A reportagem" (Editora Record, 2009); e Juarez Bahia, com "Jornal, história e técnica: as técnicas jornalísticas" (Editora Mauad X, 2009). Os dados também incluíram conhecimento coletado em artigos e sites, tendo em vista a especificidade e dinamicidade do tema abordado. Esta etapa, denominada de análise documental, compreende a identificação, a verificação e a apreciação de documentos para determinado fim, conforme explica Sonia Virgínia Moreira, em artigo publicado no livro "Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação", organizado por Jorge Duarte e Antonio Barros (Editora Atlas, 2008). O próximo passo envolveu ir a campo, o que foi feito por meio de técnicas jornalísticas de apuração. Buscar dados e entrevistar professores, psicólogos, pais, alunos, agentes da saúde teve como objetivo complementar a ideia central, além de permitir o acesso a diversos pontos de vista e aprender qual a melhor forma de produzir um conteúdo sobre sexualidade em uma plataforma digital. Tais cuidados foram tomados porque se avaliou, no momento da execução do trabalho, que, para desenvolver um produto qualificado nessa fase, eram precisos muita atenção e muito cuidado com as fontes. Assim sendo, o método mais eficaz para o progresso da finalidade aplicada envolvia coletar grande parte das informações em campo. As pesquisas aplicadas dependem de dados que podem ser coletados de formas diferenciadas, tais como pesquisas em laboratórios, pesquisa de campo, entrevistas, gravações em áudio e / ou vídeo, diários, questionários, formulários, análise de documentos, entre outros, como indica D. NUNAN, no livro "Research methods in language learning" (Cambridge University Press, 1997). Realizada a pesquisa exploratória, foi o momento de reunir todas as informações, dados, entrevistas, pesquisas bibliográficas, a fim entender como é abordada a sexualidade nas escolas santa-cruzense. A partir disso e das orientações de profissionais da área, nasceu o blog "Sexualidade em Debate".</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tomando por base a problemática da abordagem do tema sexualidade na adolescência, em razão de tabu e falta de acesso à informação, este trabalho se propôs a produzir um meio de comunicação digital sobre o tema voltado ao público jovem sob orientação de responsáveis, de nome "Sexualidade em Debate". A proposta editorial e plástica leva em consideração o uso da plataforma Medium  um meio de publicação denominado blog, fundado pelo cofundador do Twitter, Evan Williams, em agosto de 2012. Por ser um meio atual, de fácil acesso ao público, prático e que possibilita grande exploração das multimidialidade, a plataforma foi escolhida para desenvolver este produto. A linguagem foi elaborada de forma clara e objetiva para atingir o público alvo. Com o foco voltado à área jornalística, os textos têm como princípio a busca pelo equilíbrio de tratamento, a partir da coleta de dados realizada baseada em livros, dados estatísticos e depoimentos de entrevistados. Considerando que os adolescentes podem buscar conteúdos de forma a tirar suas dúvidas sobre sexualidade, as pautas foram divididas em cinco partes para a elaboração desse trabalho. São elas: "A importância da educação sexual na adolescência", "Educação sexual no ambiente escolar", "A visão e o papel dos pais sobre a questão da sexualidade", "Frequentes dúvidas sobre a sexualidade na adolescência" e "Educação sexual sob o olhar da psicologia". A parte editorial do blog foi preenchida por ilustrações e dividida nos seguintes conteúdos: A página inicial (últimas publicações realizadas no blog); Sobre (abordar a finalidade dos conteúdos); Responsável (Explicar quem é a pessoa que faz as publicações); Menu (Todos os conteúdos estudados/abordados/entrevistados em um só local); Comentários ou dúvidas (Todas as dúvidas podem ser enviadas através deste local, de serão apresentados de forma anônima e respondidas em uma linguagem voltada ao público adolescente); Contato (Para aqueles que desejam saber mais sobre o assunto ou tem propostas, críticas, sobre este veículo de informação); Pesquisa (Busca por determinado conteúdo). Sob a perspectiva da visão jornalística, acredita-se que o trabalho contribuiu para mostrar o valor que a informação de maneira correta pode trazer na vida de um adolescente, visto que sem pesquisa, e sem conhecimento sobre o assunto abordado, as consequências podem ser muito sérias. Além disso, ressalta-se a importância de abordar a sexualidade através de um formato leve, criativo, com imagens, vídeo, e que tem tudo a ver com a atualidade, o que pode ser um algo a mais na hora de chamar atenção do leitor.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>