ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00166</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Seja consciente</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rayssa Moreira Serrazine Feminino Silva (Rayssa Moreira Serrazine); Rebeca Moreira Serrazine da Silva (Unifoa - Centro Universitário de Volta Redonda); Vivian Inocencio Correa Duarte (Unifoa - Centro Universitário de Volta Redonda); Douglas Baltazar Gonçalves (Unifoa - Centro Universitário de Volta Redonda); Edilberto Cardoso Venturelli (Unifoa - Centro Universitário de Volta Redonda)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">RESUMO O plástico tem ganhado bastante espaço na mídia, já que seu uso indevido tem causado transtornos para a sociedade. Existem poucas iniciativas de políticas públicas e a falta de conscientização tem sido um dos principais fatores para esse problema. O seguinte trabalho aborda o tema poluição ambiental, sendo o plástico o principal assunto abordado com a elaboração de um comercial para a televisão de conscientização sobre tema. INTRODUÇÃO O vídeo "Seja Consciente" surgiu de uma atividade em grupo, realizada no curso de Publicidade e Propaganda do UniFOA, na disciplina de Produção Publicitária em TV. A produção teve orientação dos professores Alexis Aragão e Douglas Gonçalves e permitiu que as alunas vivenciassem como seria a produção de um comercial, desde: roteiro até edição final. Desta forma, o vídeo aborda a partir do humor a temática sobre o plástico e sua relação com a natureza. OBJETIVO O principal objetivo deste vídeo é desenvolver uma discussão a respeito do plástico na natureza e como ele é prejudicial se não descartado de forma correta, um transtorno que sua reciclagem causa para o meio ambiente e para a sociedade. JUSTIFICATIVA O meio ambiente necessita de cuidado constante para que a sociedade tenha um nível de vida saudável. Ele é como o filho, que deve ser criado para crescer saudável, contudo não é isso que é feito, pois em vez de cuidar desse ecossistema, estamos o matando lentamente e junto a ele condenamos a nossa própria existência. De acordo com Valle (2004)  poluição ambiental pode ser definida como toda ação ou omissão do homem que, pela descarga de material ou energia atuando sobre as águas, o solo, o ar, causa desiquilíbrio inciso, seja ele curto, seja de longo prazo, sobre o meio ambiente. Ou seja, a sociedade é causadora de poluir o meio que vive. A presença do plástico no cotidiano social é algo normal. Ele está em todos os lugares seja, nas sacolas plásticas de um supermercado ou nas embalagens de produtos que são consumidos. De acordo com o site do Meio Ambiente do Governo Federal  No Brasil. Cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora Por ser um produto de menor custo, o plástico geralmente é escolhido para a fabricação das embalagens. Contudo o problema não é a escolha do material e sim o descarte dele. Segundo a ONU, 80% de todo o lixo marinho é composto de plástico. Estima-se que até 2050, a quantidade plástico supere a quantidade de peixes. Apenas 9% de todo o plástico produzido foi reciclado. Isso fez com que a ONU Meio Ambiente declarasse o plástico como o maior desafio ambiental do século XXI. Tais informações demonstram a necessidade do tema ser debatido e através do comercial buscamos uma forma de estimular esse debate. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">METODOS E TECNICAS UTILIZADAS A produção audiovisual oferece uma infinidade de formas para divulgar uma marca ou serviço. A televisão como principal veículo contribui bastante para que a mensagem seja passada. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) realizou uma pesquisa em 2016, afirmando que apenas 2,8% da população não possui televisor em casa. Dados tão importantes que reforçam a escolha da televisão como principal meio de comunicação para passar uma mensagem quanto o plástico e seu descarte inconsequente fazem mal para a sociedade. Seguindo essa linha, decidimos abordar o tema com um toque de comédia, utilizando cenas onde o plástico torna-se o principal personagem do enredo. O comercial não possui falas e buscamos através dos enquadramentos das cenas, passar pelas expressões dos outros personagens sua incredulidade ou até mesmo aceitação diante das situações. A trilha sonora, retirada da biblioteca grátis do YouTube, possui uma sonorização engraçada o que contribui perfeitamente para as cenas apresentadas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO Decidimos utilizar o comercial como principal peça de campanha, pois ele apresenta as características de som e imagem juntos o que permite uma maior visualização e entendimento da situação. As cenas gravadas em diferentes lugares demonstram que não importa onde o plástico fará parte de nossas vidas. Utilizamos o gênero comédia, porque um anúncio engraçado sempre penetra na mente do consumidor. Segundo Sant Anna (2009) o humor é uma ferramenta poderosa na mente e coração do consumidor. Ele ajuda ao consumidor a lembrar com mais facilidade da mensagem passada. O plástico é o personagem principal do enredo e se encontra presente em todas as cenas. A música que acompanha ao vídeo ajuda a determinar o tom de  comédia que ele representa. A frase final.  ordena que o telespectador mude sua forma de agir em relação ao meio ambiente e gera um debate do assunto. CONSIDERAÇÕES Debater sobre o tema é importante, pois o meio ambiente necessita ser protegido. Sua sobrevivência é a nossa sobrevivência. Então utilizar os meios de comunicação, como a televisão para a divulgação do assunto é algo necessário. O plástico, infelizmente tornou-se um problema em vez de ser a solução e seu descarte inadequado oferece problemas tanto para o meio ambiente como para a humanidade. A conscientização é necessária para que haja uma mobilização contra o problema que oferece riscos a sobrevivência de espécies de animais aquáticos que podem contribuir para a sua extinção. Cuidar do meio ambiente é essencial, porque caso isso não seja feito, as consequências serão prejudiciais a todos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>