INSCRIÇÃO: 00182
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT11
 
TÍTULO: REVISTA EQUALIZE – Trazendo o mundo do Rock para você
 
AUTORES: LUCAS CAMPOS VIEIRA (UNIVERSIDADE SANTA CECILIA); MARIANA SIMÕES E SILVA (UNIVERSIDADE SANTA CECILIA )
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Projeto Revista Equalize, feito como Trabalho de Conclusão de Curso na Universidade Santa Cecília. Nosso projeto teve como finalidade entregar uma revista com um perfil editorial novo, sob medida para o público-alvo escolhido. Para isso, usamos uma linguagem coloquial, fotos, conceito gráfico autoral e tecnologia interativa. As revistas nasceram da necessidade de segmentação e aprofundamento sobre um tema, com um formato mais próximo ao leitor, falando diretamente com ele e atendendo ao que ele quer saber, através de pesquisas de mercado. Hoje, com tanta informação sendo passada pela internet, há cada vez mais a necessidade da ultrassegmentação, ou seja, a "segmentação da segmentação". Por isso que nosso produto segmenta música para rock e, depois, o segmentamos mais uma vez, decidindo dar enfoque central ao rock nacional. Citamos bandas internacionais em algumas reportagens e/ou notas, porém, a ideia foi trazer de volta à pauta o rock nacional, dando espaço de capa para bandas brasileiras e trazendo uma matéria especial com uma banda iniciante e seus desafios. Para não excluir o mundo digital, algo impossível hoje, encontramos como solução a criação de QR Codes, um sistema online que funciona como extensão do que está impresso, mas com uma personalidade própria e interativa. Além da disponibilização do trabalho na plataforma digital Joomag. Usamos no QR Code links para páginas no Spotify (da própria revista e dos artistas que nela estão) e YouTube (canal da própria revista, com dois vídeos inéditos, sendo um uma videorreportagem e o outro um minidocumentário). Na plataforma Joomag, além de transformar esses QR Codes em links, também adicionamos links para as páginas das redes sociais da revista (Facebook e Instagram). Como objetivo jornalístico, nosso princípio foi fazer rodar o mercado editorial de revista no segmento da música, um mercado escasso quando separado da cultura pop geral (cinema, TV, etc). Pretendemos que a revista Equalize seja responsável por desenvolver o pensamento crítico, conversando sobre o que é música de qualidade, qual o cenário de hoje e como impulsionar o mercado do rock produzido em território nacional. Segundo uma pesquisa de mercado feita por nós através da ferramenta de pesquisa do Google e divulgada em nossas redes sociais (Facebook) e mensagens (Whatsapp), com 212 pessoas, música é o quarto assunto de maior interesse do público, em sua maioria, mulheres (62%) e de faixa etária entre 18-22 anos (30%) e mais de 38 anos (47%). Destes, música recebeu 47% dos votos dos entrevistados, perdendo apenas para cinema e educação (ambos com 52%) e política (52%). Dentre os estilos musicais, rock é o escolhido da maioria, com 29% da preferência. Mesmo que a minoria diga que compraria uma revista do gênero (32%), as justificativas são consistentes e mostram que, mesmo que menor do que antigamente, ainda há um público interessado e que se mostraria fiel, caso o conteúdo fosse interessante e inovador.
 
INTRODUÇÃO
Fizemos uma pesquisa de mercado quantitativa e qualitativa através da ferramenta de pesquisa do Google e divulgada em nossas redes sociais (Facebook) e mensagens (Whatsapp), com 212 pessoas. O período de aplicação foi de uma semana (entre 10/04/2018 e 17/04/2018) e obtivemos uma amostragem quantitativa de gênero, faixa etária, estado civil, renda e escolaridade. Além disso, obtivemos as porcentagens de preferência de meio de comunicação, assuntos de interesse, gosto por música, gênero musical, se compraria uma revista impressa especializada, o que leva em conta ao comprar uma revista, quanto gastaria em uma revista impressa e se assina alguma revista. No campos qualitativo, obtivemos 57 respostas de motivos pelos quais comprariam ou não uma revista especializada no gênero musical preferido e 18 respostas de qual revista assina. ਀䐀攀渀琀爀攀 愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀攀爀最甀渀琀愀Ⰰ 漀戀琀椀瘀攀洀漀猀 愀氀最甀洀愀猀 漀瀀椀渀椀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀 ⠀挀漀瀀椀愀搀漀 搀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 昀漀椀 爀攀猀瀀漀渀搀椀搀漀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀漀 䜀漀漀最氀攀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀䰀椀渀欀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀搀漀挀猀⸀最漀漀最氀攀⸀挀漀洀⼀昀漀爀洀猀⼀搀⼀攀⼀㄀䘀䄀䤀瀀儀䰀匀昀倀琀㘀戀甀稀娀倀 ㌀漀㠀栀猀䘀攀㔀瀀瀀䐀吀氀㤀夀䠀最欀氀䴀瀀一ⴀ匀 ⴀ䰀堀䘀漀椀瘀愀㜀㘀樀瘀䄀⼀瘀椀攀眀昀漀爀洀㼀甀猀瀀㴀猀昀开氀椀渀欀㸀⤀㨀  • Para ter em mãos e em uma necessidade futura, ter de fácil acesso, porque muitas coisas com o tempo se perdem em rede social ou se misturam a outras informações e se perdem. O impresso, não.਀∀ठ䐀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 䄀挀爀攀搀椀琀漀 焀甀攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 愀琀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 攀 瀀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ • Porque sempre tem assuntos que me interessam e assim posso arquivar.਀∀ठ倀愀爀愀 昀椀挀愀爀 洀愀爀挀愀搀漀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 焀甀攀 攀甀 最漀猀琀漀⸀ • Para ter de recordação dos meus ídolos.਀∀ठ匀攀 琀爀漀甀砀攀猀猀攀 渀漀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 昀漀爀愀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ • Para ficar atualizado das novas gerações do rock.਀∀ठ倀漀爀焀甀攀 渀漀 栀 洀甀椀琀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 猀漀戀爀攀 漀 最渀攀爀漀⸀ • Porque faltam revistas de qualidade nessa área, além da possível motivação ao movimento rock n’ roll mundial, e até mesmo regional, que tem morrido (e pelos pôsteres).਀∀ठ䄀 爀攀瘀椀猀琀愀 猀攀爀椀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 洀攀甀 最漀猀琀漀 洀甀猀椀挀愀氀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 洀椀渀栀愀 氀攀椀琀甀爀愀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀⸀ 一漀 瀀爀攀挀椀猀愀爀椀愀 昀椀挀愀爀 氀攀渀搀漀 瘀爀椀愀猀 洀愀渀挀栀攀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀挀栀愀爀 漀 焀甀攀 攀甀 最漀猀琀漀⸀ • Eu me interesso pelo tema e gosto de curiosidades, rankings e opiniões de especialistas.਀∀ठ䜀漀猀琀漀 搀攀 洀愀渀甀猀攀愀爀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 猀攀渀琀椀爀 漀 瀀愀瀀攀氀 洀攀 爀攀氀愀砀愀⸀ Portanto, sentimos que isto nos dava indícios claros de que, por mais que não seja um público grande, como era nas décadas de 80 e 90 quando a revista era a única fonte de informação segmentada, ainda hoje há uma parcela da população que se interessa por esse tipo de mídia e teria prazer em consumir nosso produto.਀䔀猀琀愀 昀漀椀 愀 切渀椀挀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀 焀甀攀 昀椀稀攀洀漀猀⸀ 䴀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀洀漀猀 㐀  瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀 搀椀爀攀琀愀 漀甀 椀渀搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 渀漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀  Como forma de pesquisa, assistimos 3 documentários, analisamos 3 revistas e fizemos 16 visitas de campo.
 
OBJETIVO
Ao todo, fizemos 14 matérias, 1 manual de redação, 1 minidocumentário intitulado "Torto MPBar", 1 videorreportagem intitulada "Ensaio da banda Autêntica", 2 ensaios de fotos, tiramos e/ou editamos 37 fotos, criamos 2 redes sociais (Facebook e Instagram), 2 interfaces (YouTube e Spotify), produzimos 1 vídeo-crítica para o Facebook sobre o filme “Bohemian Rhapsody: A História de Freddie Mercury” e 1 teaser da mesma para o Instagram.਀䔀洀 琀攀爀洀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 昀漀爀愀洀 䄀搀漀戀攀 䤀渀䐀攀猀椀最渀 瀀愀爀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀 搀漀 洀愀渀甀愀氀 搀攀 爀攀搀愀漀Ⰰ 圀漀渀搀攀爀猀栀愀爀攀 䘀椀氀洀漀爀愀 瀀愀爀愀 攀搀椀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 䘀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀漀 猀椀琀攀 匀栀漀瀀椀昀礀 瀀愀爀愀 最攀爀愀爀 漀猀 儀刀 䌀漀搀攀猀Ⰰ 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 搀攀 挀攀氀甀氀愀爀 儀刀 挀漀搀攀 ☀ 挀漀搀椀最漀 搀攀 戀愀爀爀愀猀 瀀愀爀愀 琀攀猀琀攀 搀愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀漀猀 儀刀 䌀漀搀攀猀Ⰰ 䌀愀渀瘀愀 瀀愀爀愀 愀猀 愀爀琀攀猀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 䄀搀漀戀攀 䄀昀琀攀爀 䔀昀昀攀挀琀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 瘀椀渀栀攀琀愀Ⰰ 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 瀀愀爀愀 攀搀椀漀 攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 昀漀琀漀猀Ⰰ 䌀漀爀攀氀 䐀爀愀眀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 氀漀最漀Ⰰ 䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀 攀 攀搀椀漀 搀攀 瘀攀琀漀爀攀猀 ⠀椀氀甀猀琀爀愀攀猀⤀ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 爀攀琀椀爀愀搀愀猀 搀漀 戀愀渀挀漀 搀攀 瘀攀琀漀爀攀猀 最爀愀琀甀椀琀漀 䘀爀攀攀瀀椀欀Ⰰ 攀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 䨀漀漀洀愀最 瀀愀爀愀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀愀 瘀攀爀猀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀