Composto por quatro partes, este fotolivro, produzido em 2018 como Projeto Experimental para conclusão de curso pelas estudantes de Jornalismo Lorena Resende e Julia Nery, da Universidade de Franca (Unifran), abordou a importância da música na educação. 䤀猀猀漀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀洀 愀 䔀猀挀漀氀愀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 ⠀䔀䴀䤀䴀⤀ 攀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 愀 切渀椀挀愀 瀀切戀氀椀挀愀 搀攀 䘀爀愀渀挀愀 焀甀攀 漀昀攀爀攀挀攀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 洀切猀椀挀愀⸀ 伀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 ᰀ䔠洀椀洀 攀洀 吀漀渀猀ᴀⰠ 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 挀漀洀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 挀漀渀猀琀椀琀甀椀渀搀漀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 搀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀愀 愀琀甀愀漀 搀愀 ᰀ䴠愀攀猀琀爀椀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀攀猀ᴀⰠ 攀洀瀀爀攀猀愀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 挀爀椀愀搀愀 瀀攀氀愀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 椀渀琀攀爀洀攀搀椀愀爀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 攀洀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 氀漀挀愀椀猀⼀爀攀最椀漀渀愀椀猀Ⰰ 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 ⠀爀攀⤀瀀攀渀猀愀爀 愀 椀渀猀攀爀漀 搀愀 洀切猀椀挀愀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 瀀攀搀愀最最椀挀漀⸀
A EMIM foi fundada em 1996. Desde 2014, funciona em salas do centenário Colégio Champagnat. O antigo prédio, na Rua Prudente de Morais, passou a não comportar o aumento no número de alunos, nem propiciar condições adequadas de trabalho. 伀 栀漀爀爀椀漀 搀攀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 猀攀最甀渀搀愀 愀 猀攀砀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀Ⰰ 搀愀猀 㜀栀㔀 猀 栀㌀ 攀 搀愀猀 ㌀栀㔀 猀 㠀栀⸀ 匀漀 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀猀 愀甀氀愀猀 搀攀 瘀椀漀氀漀Ⰰ 挀愀瘀愀焀甀椀渀栀漀Ⰰ 瘀椀漀氀愀Ⰰ 最甀椀琀愀爀爀愀Ⰰ 挀漀渀琀爀愀戀愀椀砀漀Ⰰ 琀攀挀氀愀搀漀Ⰰ 瀀椀愀渀漀Ⰰ 昀氀愀甀琀愀 搀漀挀攀 攀 戀愀琀攀爀椀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 搀攀 瀀攀爀挀甀猀猀漀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀漀爀攀猀Ⰰ 琀椀洀戀愀猀Ⰰ 琀甀洀戀愀搀漀爀愀猀Ⰰ 稀愀戀甀洀戀愀猀Ⰰ 瀀愀渀搀攀椀爀漀猀Ⰰ 琀爀椀渀最甀氀漀猀Ⰰ 愀最漀最猀Ⰰ 挀氀愀瘀愀猀Ⰰ 琀愀洀戀漀爀椀渀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀
As inscrições são abertas uma vez ao ano, sendo admitidos 80 novos alunos por vez, por sorteio, em função da alta procura. Formam-se quatro turmas com 20 alunos cada, geridas por dez professores ao todo. Os cursos têm duração de três anos e meio, com exceção de grupos especiais, que contam com pessoas autistas, com deficiência visual, auditiva ou de fala e cadeirantes, que podem permanecer por mais tempo. Nesses 22 anos de existência da escola, cerca de 3.500 alunos passaram por lá. 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 瀀愀爀愀 漀 倀爀漀樀攀琀漀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 昀漀椀 搀椀猀挀甀琀椀爀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 洀切猀椀挀愀 渀愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀攀 瘀椀搀愀猀⸀ 吀愀椀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 昀漀爀愀洀 挀漀氀漀挀愀搀漀猀 攀洀 攀瘀椀搀渀挀椀愀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 搀漀 昀漀琀漀氀椀瘀爀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 瀀爀漀瀀漀渀攀渀琀攀猀 攀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀Ⰰ 挀愀猀愀搀愀猀 挀漀洀 琀攀砀琀漀猀 攀猀挀爀椀琀漀猀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀猀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀愀猀 焀甀愀琀爀漀 瀀愀爀琀攀猀 攀洀 焀甀攀 漀 氀椀瘀爀漀 攀猀琀 搀椀瘀椀搀椀搀漀㨀 䔀猀挀漀氀愀 ጀ†焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 䴀攀猀琀爀攀猀 ጀ†挀甀樀漀 昀漀挀漀 愀 愀琀甀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 䤀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 ጀ†攀洀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀漀猀 挀甀爀猀漀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀猀 ጀ†攀 䴀切猀椀挀愀 ጀ†攀洀 愀氀甀猀漀 樀甀渀漀 搀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 瀀攀氀漀猀 洀攀猀琀爀攀猀 攀 瀀攀氀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀猀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀漀 猀 琀漀挀愀爀Ⰰ 洀愀猀 瀀氀愀渀攀樀愀爀 猀甀愀 瘀椀搀愀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 漀戀琀椀搀愀⸀ 䄀猀 椀渀椀挀椀愀椀猀 搀漀猀 琀琀甀氀漀猀 搀攀 挀愀搀愀 瀀愀爀琀攀 昀漀爀洀愀洀 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 ᰀ䔠䴀䤀䴀ᴀ⸠
Entre os objetivos específicos, estiveram: Pesquisar e compreender aspectos teóricos sobre educação musical, assessoria de imprensa, fotografia, fotojornalismo, poder da imagem e fotolivro – o que foi feito por meio de revisão bibliográfica –, aplicando-os à prática da construção do projeto; Conhecer com profundidade a EMIM, selecionando os aspectos que permitiram contar sua história, de seus alunos e ex-alunos e sua importância no cenário da educação musical de Franca; Exercitar a prática jornalística, por meio da aplicação de conceitos aprendidos durante o curso em entrevistas, redação, edição e publicação; Divulgar, por meio de um trabalho de assessoria de imprensa, as etapas de construção do Projeto Experimental, bem como inserir a EMIM em eventos realizados na Universidade de Franca e em reportagens na imprensa local e regional sobre educação musical; Registrar, para consulta bibliográfica de profissionais de comunicação, ou não, de Franca e região, aspectos históricos e pedagógicos da única escola de educação musical de Franca, contribuindo para uma possível aplicação de sua metodologia em cidades que não possuem instituições de ensino da música. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀漀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀漀Ⰰ 漀 昀漀琀漀氀椀瘀爀漀 ᰀ䔠洀椀洀 攀洀 吀漀渀猀ᴀ†昀漀椀 挀漀渀挀攀戀椀搀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 愀攀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 瀀攀氀愀 ᰀ䴠愀攀猀琀爀椀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀攀猀ᴀⰠ 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 挀爀椀愀搀愀 瀀攀氀愀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀愀爀愀 椀渀琀攀爀洀攀搀椀愀爀Ⰰ 樀甀渀琀漀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 氀漀挀愀氀⼀爀攀最椀漀渀愀氀Ⰰ 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 搀愀 愀琀甀愀漀 搀愀 䔀䴀䤀䴀 挀漀洀漀 切渀椀挀愀 攀猀挀漀氀愀 瀀切戀氀椀挀愀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 搀愀 洀切猀椀挀愀 攀洀 䘀爀愀渀挀愀⸀
Para a criação da assessoria, o primeiro passo foi uma revisão bibliográfica sobre a música como ferramenta pedagógica e sobre aspectos relacionados a assessoria de imprensa – o que é, como funciona, qual seu papel dentro do Jornalismo, como ela pode agir na promoção de projetos de caráter social, como o da EMIM. 匀漀戀爀攀 攀搀甀挀愀漀 洀甀猀椀挀愀氀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀漀渀猀甀氀琀愀搀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 挀漀洀漀 倀氀愀琀漀Ⰰ 䰀椀愀渀攀 䠀攀渀琀猀挀栀欀攀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䘀氀瘀椀愀 匀椀氀瘀攀椀爀愀 䈀愀爀戀漀猀愀Ⰰ 䐀愀椀愀渀攀 䌀爀椀猀琀椀渀愀 吀攀渀爀漀氀氀攀爀 攀 䴀愀爀椀漀渀 䴀愀挀栀愀搀漀 䌀甀渀栀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 䄀渀渀椀攀氀礀 搀愀 匀椀氀瘀愀 䄀渀搀爀愀搀攀⸀ 䨀 猀漀戀爀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 䔀氀椀猀愀 䬀漀瀀瀀氀椀渀 攀 䰀甀椀稀 䄀渀琀渀椀漀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀Ⰰ 䨀漀爀最攀 䐀甀愀爀琀攀Ⰰ 䌀愀爀漀氀椀渀愀 吀漀洀愀猀椀 攀 䨀漀漀 䈀漀猀挀漀 䴀攀搀攀椀爀漀猀Ⰰ 圀椀氀猀漀渀 搀愀 䌀漀猀琀愀 䈀甀攀渀漀Ⰰ 䌀愀爀漀氀椀渀愀 䴀愀搀攀椀爀愀 攀 䰀愀甀爀愀 䜀愀氀氀甀挀挀椀Ⰰ 攀 倀愀琀爀椀挀欀 䴀攀渀搀攀猀⸀
A partir dessa pesquisa, partiu-se, então, para a criação da assessoria. Inicialmente, foi pensado o nome – Maestria –, que remete à importância que um maestro, um professor, tem na vida de seus alunos. A etapa seguinte foi estabelecer a identidade visual. O logotipo representa, ao mesmo tempo, um piano, já que um dos objetos é a música, e lembra a letra M, inicial de “Maestria”. 吀漀搀愀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 攀猀琀攀渀搀椀搀愀Ⰰ 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 甀洀 瀀爀攀猀猀 欀椀琀Ⰰ 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 攀搀甀挀愀漀 攀 搀愀 洀切猀椀挀愀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 瀀攀搀愀最最椀挀愀Ⰰ 攀猀瀀椀渀栀愀 搀漀爀猀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀
O press kit foi composto por um pandeiro artesanal, decorado com as mesmas cores predominantes no fotolivro – tons de cinza e laranja, que serão explicados no próximo item. Em sua parte superior, encontram-se o logotipo do livro, acompanhado de setas direcionais que guiam para quatro fitas laterais contendo, cada uma, um QR Code pelo qual é possível acessar produtos da assessoria: a página do Facebook, um vídeo mostrando o Colégio Champagnet, onde funciona a escola, link do SoundCloud com os áudios do Grupo de samba da EMIM e, finalmente, o link para visualização de todo o fotolivro. 䨀 愀 瀀最椀渀愀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 昀漀椀 甀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀攀 瀀漀猀琀猀 猀漀戀爀攀 愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 猀漀戀爀攀 攀搀甀挀愀漀 洀甀猀椀挀愀氀 攀 猀漀戀爀攀 漀猀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀漀 昀漀琀漀氀椀瘀爀漀 攀 搀漀猀 漀甀琀爀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀愀 䴀愀攀猀琀爀椀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀攀猀⸀ 䄀 瀀最椀渀愀 琀愀洀戀洀 昀攀稀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀攀猀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 䔀䴀䤀䴀 攀洀 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀渀搀漀 搀攀猀搀攀 攀渀猀愀椀漀猀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀攀氀漀猀 瀀爀攀瀀愀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 愀琀 愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀⸀
A própria Maestria foi responsável pela organização de dois eventos. O primeiro foi a abertura da quarta noite da Jornada do Jornalismo da Unifran, realizada durante uma semana inteira no início de setembro de 2018, em que um grupo de samba formado por alunos da EMIM tocou seis músicas de seu repertório, antecedendo uma das palestras que estavam programadas para a jornada. 伀 猀攀最甀渀搀漀 攀瘀攀渀琀漀 昀漀椀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀 䘀攀椀爀愀 搀攀 倀爀漀昀椀猀猀攀猀 搀愀 唀渀椀昀爀愀渀 ⠀䘀攀瀀爀漀⤀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 猀攀洀愀渀愀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀Ⰰ 搀攀 甀洀愀 洀漀猀琀爀愀 挀漀洀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 昀攀椀琀愀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 漀挀愀猀椀漀 攀洀 焀甀攀 猀攀 戀甀猀挀漀甀 挀爀椀愀爀Ⰰ 渀漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 瀀愀猀猀漀甀 瀀攀氀愀 昀攀椀爀愀Ⰰ 甀洀愀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀漀 昀漀琀漀氀椀瘀爀漀Ⰰ 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀椀愀 攀洀 渀漀瘀攀洀戀爀漀⸀
Na imprensa local/regional, por intermédio da Maestria, foram publicadas quatro reportagens no site da Prefeitura de Franca, repercutidas, por meio de notas, em jornais impressos francanos, como Comércio da Franca e Diário Verdade. 吀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 攀 漀猀 氀椀渀欀猀 瀀愀爀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀 瀀最椀渀愀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 挀漀渀猀琀愀洀 攀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀洀 愀渀攀砀漀⸀
|
Após a criação da assessoria, as estudantes começaram a projetar o fotolivro, considerado o produto principal da Maestria Comunicações, já que daria embasamento às outras criações. Partiu-se, então, para uma nova revisão bibliográfica, desta vez sobre fotografia, fotojornalismo, poder da imagem e fotolivro, tendo sido consultadas obras de autores como Luis Mauro Sá Martino, Jorge Pedro Sousa, Cíntia Neves de Azambuja, Silvio Rogério Rocha de Castro e Mônica Grácio. Outros fotolivros também serviram como referências para o projeto. 倀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 ᰀ䔠洀椀洀 攀洀 吀漀渀猀ᴀ†ጀ†焀甀攀 最愀渀栀愀 攀猀猀攀 琀琀甀氀漀 攀洀 愀氀甀猀漀 愀漀猀 琀漀渀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀攀渀漀琀愀爀 焀甀攀 愀 攀猀挀漀氀愀 愀戀漀爀搀愀搀愀 猀漀戀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀Ⰰ 漀甀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 猀攀樀愀洀 攀氀攀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 漀甀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀 昀愀琀漀 搀攀 猀攀爀 愀 切渀椀挀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀 搀攀 䘀爀愀渀挀愀 愀 漀昀攀爀攀挀攀爀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 洀切猀椀挀愀 ጀⰠ 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 漀椀琀漀 瘀椀猀椀琀愀猀 䔀䴀䤀䴀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 洀愀爀挀愀搀愀猀 渀愀猀 挀愀猀愀猀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 昀漀渀琀攀猀⸀
As entrevistas foram realizadas com, pelo menos, dez personagens, incluindo envolvidos na administração da escola, professores, alunos e ex-alunos, para os quais foram feitas perguntas sobre a importância da educação musical, o que a EMIM representa, quais as histórias mais impactantes que presenciaram em sala de aula sobre a influência da música na transformação de vidas, como veem o atual panorama da inserção da música no ensino e a própria relação com a arte e com os instrumentos musicais. 䌀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 昀漀椀 漀甀瘀椀搀漀 渀漀 洀渀椀洀漀 搀甀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 瀀愀爀愀 挀漀氀攀琀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 瀀氀愀渀攀樀愀爀 愀猀 昀漀琀漀猀 攀 漀 猀攀最甀渀搀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀琀椀挀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 昀漀渀琀攀猀 渀漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀Ⰰ 昀漀椀 洀漀渀琀愀搀漀 甀洀 瀀愀猀猀漀 愀 瀀愀猀猀漀 搀攀 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀洀 挀愀瀀琀愀搀愀猀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀
O fotolivro foi diagramado com as páginas no formato de 30 cm x 30 cm, contando, como já citado, com quatro partes principais, com as iniciais de cada seção remetendo a uma letra da palavra EMIM – Escola, Mestres, Instrumentos e Música – e destacadas do lado direito das páginas, como numa lista telefônica, para facilitar a visualização. 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 猀攀漀 挀漀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀愀 䔀䴀䤀䴀⸀ 䄀 猀攀最甀渀搀愀 愀戀漀爀搀愀 漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 搀椀猀挀甀琀椀渀搀漀 猀甀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 挀漀洀 愀 洀切猀椀挀愀⸀ 䄀 琀攀爀挀攀椀爀愀 瀀愀爀琀攀 昀愀氀愀 搀漀 甀猀漀 瀀攀搀愀最最椀挀漀 搀漀猀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀Ⰰ 爀攀氀愀琀愀渀搀漀 漀猀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀猀 搀愀猀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀猀 氀攀瘀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀攀 挀愀搀愀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䨀 愀 焀甀愀爀琀愀 攀 切氀琀椀洀愀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 昀漀挀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀愀 䔀䴀䤀䴀Ⰰ 攀 攀洀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀攀氀漀猀 焀甀愀椀猀 攀氀攀猀 瀀愀猀猀愀洀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀樀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 洀切猀椀挀愀 攀 瀀氀愀渀攀樀愀爀 漀 昀甀琀甀爀漀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 漀戀琀椀搀愀⸀
As fotos são acompanhadas de textos explicativos. Na última seção, Música, os textos vêm acompanhados de QR Codes, que levam o leitor para links relacionados, como a página da Maestria Comunicações, vídeos sobre a instituição e áudios gravados durante as aulas. 䄀氀洀 搀愀猀 焀甀愀琀爀漀 猀攀攀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀Ⰰ 漀 氀椀瘀爀漀 琀愀洀戀洀 挀漀渀琀洀 挀愀瀀愀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀稀 愀 氀攀渀琀攀 搀攀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 瀀爀攀攀渀挀栀椀搀愀 瀀漀爀 甀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 䔀䴀䤀䴀Ⰰ 挀漀渀琀爀愀挀愀瀀愀Ⰰ 猀甀洀爀椀漀Ⰰ 猀攀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 愀甀琀漀爀愀猀 攀 愀最爀愀搀攀挀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 䌀愀搀愀 猀攀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 琀爀愀稀 攀渀琀爀攀 搀攀稀 攀 琀爀攀稀攀 昀漀琀漀猀Ⰰ 搀攀瘀椀搀愀洀攀渀琀攀 氀攀最攀渀搀愀搀愀猀 焀甀愀渀搀漀 渀漀 攀砀瀀氀椀挀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 琀攀砀琀漀猀 搀攀 愀瀀漀椀漀⸀
Todo o projeto gráfico foi baseado nas cores laranja, que, de acordo com Luciano Guimarães, na obra “As cores na mídia”, é muito usada nos meios de comunicação para expressar jovialidade, o que vai ao encontro da juventude que frequenta a instituição, e cinza, que impõe seriedade, a mesma com que é conduzido o trabalho na EMIM.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|