ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00186</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Senso InComum</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabriel Caixeta Marra (Universidade Federal de Uberlândia); Ana Luíza Ferreira Vargas (Universidade Federal de Uberlândia); Eduarda Yamaguchi de Moraes (Universidade Federal de Uberlândia); Marina Barquete Agostinho (Universidade Federal de Uberlândia); Naiara Ashaia Rodrigues dos Santos (Universidade Federal de Uberlândia); Thiago Augusto Arindo Tomaz da Silva Crepaldi (Universidade Federal de Uberlândia); Raquel Timponi Pereira Rodrigues (Universidade Federal de Uberlândia); Ivanise Hilbig de Andrade (Universidade Federal de Uberlândia); Gerson de Sousa (Universidade Federal de Uberlândia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Publicado pela primeira vez no segundo semestre de 2010, o jornal-laboratório Senso InComum é um projeto interdisciplinar do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Produzido pelos alunos do quarto período do curso, o Senso é resultado da dialogicidade entre as disciplinas de Projeto Interdisciplinar em Comunicação (PIC) IV, Jornalismo Impresso, Oficina de Fotografia e Edição em Jornalismo. A integração entre as diferentes áreas cumpre o objetivo de promover uma prática multifuncional do fazer jornalístico, cada vez mais demandado nas redações profissionais. Pela primeira vez, a turma responsável pela produção do jornal-laboratório manteve sua linha editorial e identidade gráfica após um ano, na produção do segundo semestre de 2018. A decisão se pautou na necessidade de construir um referencial prático na execução jornalística, aproximando a experiência laboratorial e profissional, mas mantendo a prerrogativa de exercer o experimentalismo. Conforme a linha editorial, o Senso InComum volta-se para a comunidade da UFU como público-alvo, se colocando como um jornal escrito por estudantes para estudantes. A partir da 41ª edição, no entanto, por meio de uma atualização da compreensão editorial, integrou-se a noção de finalidade pública e social do periódico. Com isso, a temática da vida universitária passou a ser acompanhada por um novo critério de utilidade pública e integração com a comunidade externa à universidade. O novo entendimento sobre a função de um jornal-laboratorial integrou as bases educomunicativas da base pedagógica do curso e a noção de retorno social para a oportunidade de ensino público. Assim, as edições 41, 42 e 43 do Senso InComum assimilaram pautas que dialogam diretamente com a população da região da UFU. Na 41ª edição, o jornal manteve a pauta universitária de notícias variadas, agregando o caráter social proposto. Já na edição 42, o periódico ganhou um tema central, a ser trabalhado em todas as matérias e reportagens, centrado na temática dos 40 anos da Universidade Federal de Uberlândia. Por fim, o Senso InComum número 43 contou com um caderno especial, com a produção da reportagem especial "Confissões sob ditadura", rememorando os 50 anos desde o Ato Institucional de número 5 (AI-5). A experimentação orientada e aprendizagem das práticas jornalísticas dos estudantes formam os objetivos gerais do jornal Senso InComum, que possibilita a experiência em todos os processos de produção de um jornal impresso: produção, reportagem, fotografia, edição, diagramação e distribuição. As atividades integram o conhecimento acadêmico adquirido durante os conteúdos teóricas com o repertório profissional das aulas práticas, em acordo com o Projeto Pedagógico do curso. A partir do objetivo geral posto, um dos objetivos específicos, que se justifica pelo projeto editorial do jornal, está a função de informar os jovens universitários e população regional, depois da nova compreensão social. Para efetuar o diálogo com o público específico, os estudantes construíram uma identidade visual e conteúdo jornalístico adequado ao seu objetivo. Aproveitando as alterações realizadas em 2017, pela turma anterior, os estudantes mantiveram e consolidaram uma interface mais dinâmica e com um conteúdo mais próximo ao leitor. Além disso, coloca-se como objetivo específico a criação de um conteúdo que reflita o viés social que um jornal-laboratorial deve representar. A possibilidade de produzir material sem o financiamento privado e conflitos entre interesses particulares e linha editorial, como pode acontecer nos veículos que dependem da verba publicitária, oferece maior liberdade na produção cotidiana.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção das edições 41, 42 e 43 do Senso InComum teve início com a análise e discussão do Projeto Editorial e pesquisa de público-alvo produzida em 2017 para as edições 36, 37 e 38 do periódico, que foram mantidas para o ano de 2018, abordando também a importância do jornal-Laboratório na formação prática dos estudantes. Após as considerações obtidas pelos exemplares produzidos anteriormente e análise de similares, os alunos produziram um relatório com sugestões de inovações para as edições a serem produzidas. A partir dos debates em aula, e das sugestões feitas pelos professores orientadores, os alunos decidiram pela produção de um jornal com notícias variadas, um jornal temático e um caderno especial, em que as propostas temáticas devem ser produzidas pelos próprios estudantes divididos em grupo e votadas em sala. Decidiu-se, então, realizar o jornal com notícias variadas na edição 41, o jornal temático sobre os 40 anos da UFU na edição 42 e o Caderno Especial com a produção de uma grande reportagem sobre os 50 anos do Ato Institucional número cinco (AI-5) na edição 43. Decidida a temática das produções a partir de uma votação interna com a turma, cada edição contou com um tempo total de três meses para sua realização, em que cada publicação teve um tempo de produção de quatro semanas. Todas as edições tiveram início com a reunião de pauta, adotando a técnica exposta por Nilson Lage, na obra "A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística" (Record, 2011), que tem como prerrogativa o planejamento de cada edição como o primeiro objetivo de uma pauta jornalística. Assim, além de um planejamento das notícias, o momento de reunião de pauta também serviu como um direcionamento e refinamento da produção a partir de uma listagem prévia dos fatos a serem noticiados. Como característica máxima do experimentalismo, os estudantes vivenciaram as funções primárias e secundárias concernentes ao jornalismo impresso, durante as atividades de produtor, repórter, fotógrafo, editor, diagramador e distribuidor. Em todas as etapas de produção, os docentes responsáveis pelas disciplinas englobadas no jornal supervisionaram e orientaram a prática discente. Os estudantes, por meio de sorteio e rodízio, participaram de todos os momentos da produção e executaram todas as funções. Para tanto, os alunos foram divididos em três grupos: i) grupo de pauteiros e editores; ii) grupo de repórteres, repórteres fotográficos e diagramadores; iii) grupo de repórteres, repórteres fotográficos e distribuidores. Os integrantes permaneceram em um mesmo grupo durante todo o semestre, realizando um rodízio de funções em cada edição do jornal. Para simular um ambiente de redação e facilitar o uso de computadores, as aulas eram desenvolvidas nos laboratórios de informática, em que cada aluno tinha um computador a sua disposição para efetuar os textos, as edições e para a diagramação. A diagramação do jornal foi totalmente feita por meio do software Scribus, onde foi criado um template base para ser seguido em todas as páginas do Senso. Já para todo o processo fotográfico que foi demandado, foram utilizadas as câmeras Nikon D3100 disponibilizadas pela Faculdade de Educação (Faced) da UFU. A impressão dos jornais é financiada pela Faced e sua distribuição fica a cargo do grupo distribuidor de cada edição, que montam uma estratégia de distribuição física e virtual para garantir a visibilidade do periódico entre seu público-alvo. Partindo do lema da instituição em que o curso está inserido, "UFU: um bem público a serviço do país", compreendeu-se a necessidade do jornal servir a toda comunidade que subsidia a formação universitária. Essa nova função do jornal cooperou na nova estratégia de divulgação, que optou pela durabilidade do contato, em que possa ser explicado a proposta do periódico ao leitor em sua distribuição.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornal-laboratório Senso InComum tem periodicidade bimestral. Possui a tiragem de 2000 exemplares por edição e cada uma com 12 páginas, sendo a capa e a contracapa colorida e as demais preto e branco. O formato escolhido foi o tabloide, na dimensão 30cm x 30cm, para facilitar o manuseio do jornal e deixá-lo mais atraente. A estrutura editorial do Senso InComum é composta por 11 editorias: Editorial, Crônica, Políticas, Economias, Esportes, Vida na universidade, Especial, Cultura, Ciência & Tecnologia, Saúde e Diversidade. O editorial apresenta a opinião do jornal acerca dos temas tratados na edição. Nesta página contém ainda um box de expediente. Além disso, a página tem a editoria Crônica, que trata sobre algum tema relevante no momento. Na editoria Políticas, propõe-se matérias de política e políticas públicas que afetem diretamente a vida dos alunos. A editoria Economias (atribuindo uma visão menos tradicional da Economia) é ocupada por matérias que envolvam micro e macro economia. A Esportes é uma editoria que reúne matérias sobre competições que acontecem entre os atletas das UFU e eventos esportivos. A editoria Vida na Universidade é aberta para uma linguagem e estilo mais descontraído ou mais sério, dependendo do assunto abordado. A matéria de capa ocupa as folhas centrais, na editoria Especial, conferindo maior destaque em relação às outras matérias. A editoria Ciência & Tecnologia destaca projetos científicos tecnológicos e de pesquisas na UFU. Na editoria Saúde traz temas que contribuem para a qualidade de vida da comunidade UFU. Na contracapa do jornal, a editoria Diversidade, tem uma fotorreportagem. Além do jornal impresso, o Senso Incomum tem um site utilizado para estender conteúdos e colocar matérias que não entraram no jornal. Para cada edição do Senso foi produzido um encarte chamado de "Sensinho" que aproveita as sobras de papel do Jornal (10cmx30cm), oferecendo conteúdo independente e exclusivo aos leitores. Além da versão impressa, o jornal é distribuído em PDF na íntegra pelo Issuu. A divulgação do Senso é feita na página do Facebook. A seguir detalhamos o conteúdo das edições 41, 42 e 43. A ed. 41, composta de notícias variadas, trouxe conteúdos de interesse geral dos estudantes da Universidade e da própria comunidade da região. O jornal foi acompanhado por um encarte sobre desafios para uma alimentação saudável. Já a ed. 42, edição temática, tratou dos 40 anos de federalização da UFU, completados no ano de 2018. Além das histórias marcantes, o Senso buscou acontecimentos e sujeitos que fizeram a UFU, em uma narrativa jornalística sempre centrada no ponto de vista dos personagens. Para organizar as histórias, o grupo escolheu dividir a edição em três temas principais, que correspondem às diferentes temporalidades: passado, presente e futuro. O exemplar também foi acompanhado por um encarte sobre a importância da checagem de informações e o papel do jornalismo na sociedade, fazendo referência às comemorações dos dez anos do curso na UFU. Na ed.43, Caderno Especial, a ideia central da proposta foi contemplar uma narrativa que foi marginalizada nos tempos do regime militar. Composto por uma grande reportagem, o caderno especial abordou o contexto da promulgação do AI-5 e os impactos nas pesquisas acadêmicas e na imprensa da região, perpassando por histórias vivas com lições para que o passado não se repita. O encarte por meio ilustrações recontou a história da Ditadura Militar. Considera-se, portanto, que a produção das edições 41, 42 e 43 contribuiu para a vivência e ambientação dos estudantes do quarto período de Jornalismo da UFU, de modo que a execução metódica e criteriosa, além da supervisão dos docentes, possibilitou a experiências por todas as funções de uma redação e também o senso de responsabilidade sobre cada atividade. Para a construção das edições, foram imprescindíveis a sensibilidade e humanização como ferramentos do jornalismo impresso que baseiam o projeto pedagógico do curso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>