ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00207</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Faesa Digital: modernidade e experimentação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;CAROLINA AILDEFONSO SALARINI (FAESA Centro Universitário); Matheus Metzker Vieira (FAESA Centro Universitário); Mylena Letícia Faria Valim (FAESA Centro Universitário); Felipe Maciel Tessarolo (FAESA Centro Universitário)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Faesa Digital (https://faesadigital.com) é uma agência de Jornalismo criada em 2008, que possui a proposta de ser um portal para as produções dos alunos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Faesa. À medida que os anos passaram, o projeto foi se adaptando e, hoje, atua como uma redação integrada, criando e veiculando produções jornalísticas voltadas para as mídias digitais. Sendo um laboratório dentro do curso de Jornalismo, o ambiente de trabalho é um espaço no qual os estudantes atuam como pauteiros, repórteres e editores, sob coordenação de um professor do colegiado do curso e em parceria com outros laboratórios do curso, como a Agência Integrada (Curso de Publicidade e Propaganda), o Núcleo de Criatividade Digital (Curso de Publicidade e Propaganda) e a TV Faesa (Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda). A equipe do projeto é composta por estagiários (4) e extensionistas (4) que atuam em diferentes vertentes de trabalho, como fotografia, vídeo, texto e direção de arte, todos trabalhando em conjunto e harmonia para que o conteúdo produzido seja de qualidade e se adeque às novas paisagens comunicacionais da sociedade contemporânea. Além disso, a convivência entre os estagiários e o coordenador no laboratório é de grande importância para os alunos, pois é um ambiente de trabalho em que podem ser discutidos vários assuntos de relevância regional ou nacional, criando ideias para novas pautas e passando a percepção de estarem em uma redação integrada de jornalismo. Os conteúdos produzidos para o Faesa Digital são divulgados no blog e nas redes sociais do projeto, além de alguns serem compartilhados pelos professores e pelas páginas oficiais (www.faesa.br) do Centro Universitário e dos outros projetos de extensão da instituição. Graças ao desenvolvimento tecnológico, é possível compreender, a partir do artigo Ciber-Cultura-Remix de André Lemos (São Paulo, 2005), que a cibercultura e a ciber-cultura-remix modificaram a produção e o consumo de notícias. Apesar disso, grande parte das empresas tradicionais de comunicação ainda enxergam as atividades dos jornalistas em hierarquias. Portanto, o principal objetivo do Faesa Digital é possibilitar que os alunos da agência de jornalismo possam praticar e aplicar os conhecimentos vistos em sala de aula no desenvolvimento de matérias para o laboratório. Todos os conteúdos produzidos são publicados no Wordpress (onde a agência possui domínio para abrigar sua página oficial) e compartilhados nas redes sociais, como o Facebook, o Instagram e o WhatsApp. Identificada por Pierre Lévy em seu livro Cibercultura (Editora 34, 1999), a liberação do pólo emissor permitiu que os veículos "alternativos" e os próprios indivíduos com uma conexão à internet pudessem produzir e compartilhar suas criações. Nesse cenário, os blogs começaram a apontar em uma nova plataforma, em que leitores podem comentar e acrescentar informações e/ou comentários. A proposta da agência, diante deste universo digital, é que os alunos desenvolvam, para além do texto jornalístico, conteúdos que complementam a informação, como vídeos, fotografias, postagens para as redes sociais etc. Além dos princípios que a agência segue, os universitários que participam são os personagens principais no objetivo de aprimorar o convívio entre estudantes de diferentes períodos do curso de Comunicação Social, fortalecendo as relações interpessoais e desenvolvendo também a relação entre jornalista e fonte na produção de conteúdo para o Faesa Digital.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Desde sua criação, o Faesa Digital é uma agência de jornalismo do curso de Comunicação Social que tem como proposta dar liberdade ao aluno, para que ele possa aplicar e praticar os conteúdos vistos em sala de aula. Assim, ao colocar em prática as teorias discutidas em classe, o universitário pode aprimorar esses conhecimentos, competências e habilidades com os recursos utilizados no laboratório. O espaço oferecido pela instituição para a produção de conteúdo permite que os alunos participantes do projeto estejam em constante troca de ideias e aprendizado sobre o curso e sobre a própria agência. Para que a troca seja satisfatória e eficaz, o local acomoda estudantes de diferentes períodos e de outros projetos de extensão do curso de Comunicação Social. Com um público que possui interesse em temas influentes na vida das pessoas da sociedade, definição trazida por C.W. Anderson, Emily Bell e Clay Shirky na Revista de Jornalismo ESPM em 2013, o Faesa Digital propõe aos alunos o desenvolvimento de conteúdos que possam aprimorar e preencher um portfólio próprio do universitário, ampliando ainda mais a chance de ele se inserir no mercado de trabalho. Desta forma, o aluno participante do projeto abre o leque de experiências no currículo com as tecnologias utilizadas diariamente no mercado de trabalho, aprendendo mais sobre elas na agência com a coordenação e supervisão do professor do corpo docente da instituição. Frequentemente, as inovações tecnológicas e ferramentas digitais são utilizadas e incorporadas na rotina de trabalho da agência, como o uso de máquinas fotográficas, filmadoras, GoPro, câmera 360 e ferramentas de gerenciamento de trabalho, como o Trello. O Faesa Digital é aberto para os estudantes dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda e todos os participantes recebem o auxílio e suporte do coordenador em toda a fase de aprendizado, em que o professor orienta sobre o desenvolvimento de estratégias de divulgação, criação de artes conceituais para as notícias, técnicas de SEO, mensuração dos resultados etc. Por ser um projeto que reúne estudantes de diversos períodos da Comunicação, eles aprendem todas as etapas de produção de uma matéria jornalística, a começar com as pautas. De acordo com Heródoto Barbeiro e Paulo Rodolfo de Lima no livro Manual de Radiojornalismo (Campus, 2003), uma boa matéria envolve uma boa pauta. Ou seja, um roteiro com os temas a serem produzidos nos conteúdos, seguindo critérios de noticiabilidade e que tenham relação com a linha editorial de cada veículo jornalístico, abordando notícias que chamam a atenção do público-alvo que ele quer alcançar. Também chamados de valores-notícia, eles funcionam como critérios de destaque e, segundo Mauro Wolf no livro Teorias da Comunicação (Presença, 2006), são difusos pelo processo de produção dessas notícias. Com a pauta definida sob supervisão do coordenador da agência, o aluno deve pensar em como trabalhar o tema para ser divulgado em diferentes redes sociais, como o Facebook e Instagram, na busca constante de aprimorar as publicações e alcance das postagens. Desta forma, os alunos praticam e aprimoram a construção de um texto que seja de fácil entendimento para os leitores e, para que seja compreendido por todos sem ruídos. O aluno do curso de Comunicação Social coloca em prática, nas produções das matérias, habilidades aprendidas nas disciplinas de Fotojornalismo e Linguagem Audiovisual, acrescentando fotos e vídeos ao conteúdo jornalístico, em alguns casos são testados outros elementos do ambiente virtual, como Gifs e notícias compartilhadas via Whatsapp com o auxílio dos encurtadores de links. Como afirma o autor Ramón Salaverría, no livro Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença (Livros LabCom, 2014), é necessário que os elementos estejam devidamente interligados. Assim, os alunos podem analisar as etapas de produção de uma matéria para o Faesa Digital, já pensando em novos recursos para a próxima reportagem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os alunos participantes do Faesa Digital contam com uma carga horária de vinte horas semanais, sendo que os alunos são selecionados por meio de processo seletivo. A produção de conteúdo para a página oficial do projeto ocorre de terça a sexta, das 13h às 18h. Para o desenvolvimento de uma reportagem os bolsistas seguem um processo: definem um assunto e discutem o tema com o coordenador antes de elaborar a pauta (criada e armazenada no Google Docs, assim todos os integrantes têm acesso ao conteúdo); criam um plano de trabalho no Trello com as etapas de produção da reportagem e mensuram os resultados, a partir do alcance que cada matéria teve após a publicação. Assim, consegue-se analisar os temas abordados nas reportagens e os assuntos mais lidos, para buscar vínculos, desdobrar esse conteúdo e alcançar um público cada vez maior. A produção do Faesa Digital é centrada em textos jornalísticos sobre o cotidiano do Centro Universitário Faesa, assuntos relacionados ao curso e o corpo docente/discente, como o evento cultural Culturalize, que acontece semestralmente no campus. Além disso, podem ser sugeridas pautas sobre as editorias de cultura, esporte, política, entretenimento, tecnologia, economia e ciência, sejam eles relacionados à Instituição ou não. Dentre eles podemos citar os Melhores Memes da Copa do Mundo, temas relevantes do esporte e da internet que serviram como pauta para uma matéria da agência, Internet Nossa de Cada Dia, matéria que traz a tecnologia como foco principal e como ela tem afetado o nosso dia a dia, 1968: A Moda é parte da Revolução, recorte de uma série de reportagens produzidas pela agência de jornalismo sobre a Revolução de 1968 em todo o mundo, e a criação de uma série de reportagens sobre os Egressos de Sucesso da Instituição, como Mike Sant Anna, fundador da página General Nerd. Assim, com um assunto definido para ser apurado, aluno e coordenador debatem sobre as fontes, os caminhos a seguir dentro do conteúdo e os melhores sites jornalísticos para servir de base para os argumentos que devem ser colocados no texto. Pelo fato de a agência ter site em uma plataforma online em formato de blog, os textos são redigidos com base em algumas expressões da internet, com clareza, utilização de gírias e expressões mais leves, mesmo em assunto sérios e polêmicos, para se aproximar mais do público do Faesa Digital. Outro objetivo que a agência deseja alcançar é a boa convivência entre os futuros jornalistas. Isso porque o laboratório simula uma redação de jornal online, em que os universitários aprendem a serem profissionais éticos e preparados para o mercado de trabalho, para onde grande maioria dos estudantes são direcionados após atuar no Faesa Digital. Além disso, durante o processo de produção, o aluno é o único responsável pelas informações que estarão no texto, além de ser ele quem decide sobre as fotos, vídeos, infográficos e áudios que vão auxiliar na melhor compreensão do conteúdo. Com técnicas de SEO em uma listagem criada pelo professor, o estudante precisa cumprir todas as etapas necessárias para a produção e divulgação do texto antes de a matéria ser publicada. Por isso, o Faesa Digital tenta sempre estar apto a disponibilizar para as mídias sociais conteúdos que gerem uma reflexão para a sociedade e que possam, de alguma forma, ajudar o crescimento pessoal dos alunos, já que grande parte do projeto é voltado para a formação do estudante enquanto cidadão. Nele, o aluno desenvolve habilidades relacionadas ao Jornalismo e também tem a oportunidade de entrar em contato com técnicas e processos de outras áreas como a publicidade, o audiovisual, fotografia, dentre outras. Além disso, faz com que o aluno tenha a possibilidade de experimentar e produzir conteúdo que fuja dos formatos tradicionais, tendo a inovação e a experimentação como pilares norteadores e até na elaboração de um portfólio como forma de ampliar suas chances de contratação no mercado de trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>