INSCRIÇÃO: 00210
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT03
 
TÍTULO: Radionovela Sob Máscaras
 
AUTORES: FERNANDO NOGUEIRA DA SILVA (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); RONE FABIO CARVALHO JUNIOR (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); NATHALIA GONFINETE KITAOKA (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); MARCELO TOBIAS MACHADO (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); DJALMA APARECIDO COLA (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A radionovela Sob Máscaras foi um projeto elaborado durante a disciplina de Radiojornalismo II, pelos alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP). O elenco é formado por dez integrantes, entre personagens, narrador e roteirista. O trabalho foi criado com o propósito de mostrar a importância do rádio no processo de construção de identidades. ਀䄀氀洀 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 琀愀洀戀洀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀漀椀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀洀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 琀攀洀愀猀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 攀 猀甀椀挀搀椀漀 猀漀 愀焀甀椀 琀爀愀琀愀搀漀猀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀愀甀猀愀猀⸀ A ideia original de criação partiu do professor Djalma Cola, que reuniu os alunos da faculdade, dividiu-os em grupo e os selecionou para as gravações no estúdio de rádio da própria instituição. Escalado cada equipe numa data previamente elaborada pelo professor, e de acordo disponibilidade do local, era hora de colocar o plano em prática. Meses pós-gravação, os alunos Fernando Silva e Rone Carvalho resolveram editar o material, a fim de enviá-lo ao congresso ao qual este artigo faz parte. ਀䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 焀甀愀椀猀焀甀攀爀 漀甀琀爀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 漀 爀搀椀漀Ⰰ 瀀漀爀 椀渀琀攀爀洀搀椀漀 搀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 琀漀爀渀漀甀 漀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 昀漀爀琀攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 搀攀琀爀椀洀攀渀琀漀  最爀愀渀搀攀 愀猀挀攀渀猀漀 焀甀攀 琀攀爀椀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䄀瀀猀 愀 椀渀猀琀愀氀愀漀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 琀漀爀爀攀 搀攀 爀愀搀椀漀搀椀昀甀猀漀 渀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 瀀漀爀 刀漀焀甀攀琀攀 倀椀渀琀漀Ⰰ 漀 瘀攀挀甀氀漀 琀漀爀渀漀甀ⴀ猀攀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 ㄀㤀㌀  攀 椀渀挀椀漀 搀攀 ㄀㤀㐀 ⸀ 준 漀 焀甀攀 娀甀挀甀氀漀琀漀 ⠀㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀  㐀⤀ 愀昀椀爀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀渀搀漀 愀 ᰀ䘠愀猀攀 搀攀 伀甀爀漀ᴀ†搀漀 爀搀椀漀⸀ ᰀ䘠漀椀 愀 攀爀愀 搀漀 爀搀椀漀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀Ⰰ 搀愀猀 最爀愀渀搀攀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀猀 ጀ†搀攀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀猀 愀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 愀甀搀椀琀爀椀漀 攀 洀甀猀椀挀愀椀猀Ⰰ 搀愀猀 漀爀焀甀攀猀琀爀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀Ⰰ 挀愀渀琀漀爀攀猀 攀 挀漀渀樀甀渀琀漀猀 攀砀挀氀甀猀椀瘀漀猀 搀愀猀 攀猀琀愀攀猀⸀ 䄀猀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 搀攀椀砀愀爀愀洀 搀攀 猀攀爀 挀氀甀戀攀猀Ⰰ 琀漀爀渀愀爀愀洀ⴀ猀攀 攀洀瀀爀攀猀愀猀Ⰰ 昀甀渀挀椀漀渀愀渀搀漀 渀漀 瀀愀搀爀漀 ᰀ戠爀漀愀搀挀愀猀琀椀渀最ᴀ†挀漀洀漀 愀猀 爀搀椀漀猀 渀漀爀琀攀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀愀猀ᴀ†⠀娀唀䌀唀䰀伀吀伀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀  㐀⤀⸀ O presente trabalho não apenas contribuiu para a nota final na disciplina de Radiojornalismo II, mas fez levar um questionamento sobre o ambiente dos que trabalhavam nas produções em rádio, em especial, numa radionovela. “A primeira radionovela transmitida no Brasil, Em busca da felicidade, foi ao ar em 5 de junho de 1941, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Era uma adaptação de Gilberto Martins do original cubano de Leandro Blanco. Isso não quer dizer que as emissoras brasileiras não realizassem radiodramatizações. Eram comuns os “teatros em casa”, os “radiatros”, os inúmeros esquetes teatrais presentes nos mais variados programas das emissoras de rádio de diversas regiões do país ou ainda algumas dramatizações em dois ou três capítulos” (CALABRE, 2007, p.68).਀䜀爀愀瘀愀搀愀 愀猀 昀愀氀愀猀Ⰰ 愀 攀搀椀漀 攀渀琀爀愀瘀愀 攀洀 挀攀渀愀⸀ 伀猀 爀甀搀漀猀Ⰰ 漀甀 瀀愀爀琀攀猀 渀漀 甀猀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀愀 昀椀渀愀氀 昀漀爀愀洀 搀攀猀挀愀爀琀愀搀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 挀漀爀琀攀猀 渀漀 匀漀甀渀搀 䘀漀爀最攀 ㄀ Ⰰ 漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀爀愀洀 猀愀氀瘀漀猀 攀 猀攀瀀愀爀愀搀漀猀 瀀漀爀 挀愀瀀琀甀氀漀猀⸀ 䐀愀 攀洀 搀椀愀渀琀攀Ⰰ 漀 攀昀攀椀琀漀 攀 琀爀椀氀栀愀猀Ⰰ 挀漀渀搀椀稀攀渀琀攀猀 挀漀洀 挀愀搀愀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 琀爀愀洀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 愀瀀猀 攀猀琀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀⸀ 䔀猀琀攀猀 昀漀爀愀洀 戀愀椀砀愀搀漀猀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀 攀 愀猀 琀爀椀氀栀愀猀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 琀攀瘀攀 漀爀椀最攀洀 搀漀 猀椀琀攀 愀氀攀洀漀Ⰰ 䤀渀琀攀爀瘀漀砀⸀ O título Sob Máscaras reflete a acontecimentos cotidianos. Um relacionamento mal terminado, por exemplo, pode ser uma agravante para a vítima cometer um suicídio. Desta forma, a radionovela tem o cunho social de levar um conteúdo que faça o público compreender a vida de forma mais crítica e fundamental para uma vivencia mais harmônica e completa.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 最爀愀渀搀攀猀 愀瘀愀渀漀猀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 漀 爀搀椀漀 昀漀椀 甀洀 搀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 猀攀 爀攀椀渀瘀攀渀琀漀甀⸀ ᰀ嘠爀椀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 搀攀 爀搀椀漀 昀漀爀愀 搀漀 搀椀愀氀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀 猀甀爀最椀爀愀洀 瀀愀爀愀 愀琀爀愀椀爀 漀猀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀⸀ 䐀攀猀搀攀 愀猀 猀椀洀瀀氀攀猀 氀椀猀琀愀猀 搀攀 洀切猀椀挀愀猀 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 攀洀 最渀攀爀漀猀 漀甀 愀爀琀椀猀琀愀猀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀攀氀愀 洀攀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀攀 甀搀椀漀 搀攀 甀洀愀 爀搀椀漀 搀漀 搀椀愀氀 挀漀洀甀洀Ⰰ 愀琀 爀搀椀漀猀 挀爀椀愀搀愀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 挀漀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 攀 氀漀挀甀琀漀爀攀猀ᴀ†⠀倀刀䄀䐀伀Ⰰ ㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㔀㜀⤀⸀  O meio de comunicação transpôs a dificuldade de garantir audiência com a chegada da televisão. O rádio acompanhou a modernidade, visto que é possível se inteirar de tudo que acontece através de um simples aplicativo de celular. Hoje, a programação do rádio se reinventou graças a uma programação jovem, adulta e diversificada.਀倀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀挀栀漀甀ⴀ猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 愀戀漀爀搀愀爀 甀洀愀 昀椀挀漀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 愀挀椀洀愀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 愀氀最漀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 琀愀洀戀洀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀戀漀爀搀愀爀 搀攀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 昀愀琀漀爀 搀攀猀攀渀挀愀搀攀愀渀琀攀 搀攀 甀洀 猀甀椀挀搀椀漀Ⰰ 攀 琀爀愀稀攀爀 愀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 洀愀椀猀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀愀 攀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀Ⰰ 昀漀椀 甀洀愀 漀瀀漀 瀀氀愀甀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 漀猀 搀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀猀 猀漀 焀甀攀戀爀愀搀漀猀⸀ 伀 攀猀琀爀攀猀猀攀 搀椀爀椀漀Ⰰ 愀 爀漀琀椀渀愀 挀愀渀猀愀琀椀瘀愀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 愀挀甀洀甀氀漀 搀攀 昀甀渀攀猀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 攀洀 挀愀猀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 瀀爀漀瀀挀椀漀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀猀琀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀  Um dos motivos para abordar homossexualidade e depressão são as dificuldades que pais e sociedade civil encontram na hora de procurar ajuda, por não saber quais medidas tomar ou a quem procurar. Além do mais, o suicídio é um tema também abordado nesta radionovela. Dados do Ministério da Saúde, em setembro de 2018, reforça a importância da prevenção. ਀ᴀ传 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 愀瀀漀渀琀愀 焀甀攀 愀 椀渀琀漀砀椀挀愀漀 攀砀最攀渀愀  漀 洀攀椀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 洀愀椀猀 搀愀 洀攀琀愀搀攀 搀愀猀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 猀甀椀挀搀椀漀 渀漀琀椀昀椀挀愀搀愀猀 渀漀 瀀愀猀⸀ 䌀漀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 戀椀琀漀猀Ⰰ 愀 椀渀琀漀砀椀挀愀漀  愀 猀攀最甀渀搀愀 挀愀甀猀愀Ⰰ 挀漀洀 ㄀㠀─Ⰰ 昀椀挀愀渀搀漀 愀琀爀猀 搀愀猀 洀漀爀琀攀猀 瀀漀爀 攀渀昀漀爀挀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 愀琀椀渀最攀洀 㘀 ─ 搀漀 琀漀琀愀氀ᴀ†⠀䴀䄀䌀䤀䔀䰀Ⰰ ㈀ ㄀㠀Ⰰ 瀀⸀  ㄀⤀⸀ A leviandade diante o ato de beber e dirigir também veio à tona na radionovela Sob Máscaras. A preocupação por parte dos integrantes deste trabalho em questão foi também de extrema relevância coletivamente, pois todas as observações tem o objetivo de tornar o cidadão mais crítico e responsável por suas ações.਀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 愀氀洀 搀攀 爀攀猀最愀琀愀爀 攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀 瀀漀爀 洀甀椀琀漀猀 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀搀愀Ⰰ 琀攀洀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 甀洀愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀漀  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 洀攀椀漀猀 琀漀 洀漀搀攀爀渀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀  爀攀猀最愀琀愀爀 挀愀搀愀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 攀 琀爀椀氀栀愀猀⸀
 
OBJETIVO
Para a elaboração de Sob Máscaras, dez alunos foram escalados para interpretar os personagens, bem antes da escrita da trama. A construção da história e esquematização das falas ficou à cargo do diretor, que se absteve do personagem devido se identificar com a função de escrever e organizar a produção. ਀䌀漀洀 漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀猀 猀攀洀愀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 攀爀愀 攀猀挀愀氀愀搀愀 挀漀渀昀漀爀洀攀 漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 攀洀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀挀椀愀洀 攀洀 挀愀搀愀 攀瀀椀猀搀椀漀Ⰰ 攀砀挀攀琀漀 漀 渀愀爀爀愀搀漀爀 攀 漀 搀椀爀攀琀漀爀⸀ 伀 切氀琀椀洀漀Ⰰ 瀀漀爀 猀椀渀愀氀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 搀攀甀 搀椀挀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 瀀漀猀琀甀爀愀 搀攀 瘀漀稀 攀洀 挀攀爀琀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 昀愀瘀漀爀攀挀攀爀 攀洀 洀愀椀猀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀  爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀⸀  No primeiro capítulo, a simulação de um acidente numa movimentada avenida de São José do Rio Preto (SP) dá início a uma história de drama, tensão e tristezas. Depois de curtir uma festa regada a muita bebida e diversão, o personagem de Théo Boa Ventura, interpretado por Rone Carvalho, sai em disparada pelas ruas da cidade, ocasionando um acidente. ਀䔀洀 挀漀渀昀氀椀琀漀 挀漀洀 猀攀甀 瀀愀椀Ⰰ 漀 攀洀瀀爀攀猀爀椀漀 䨀漀漀 伀琀瘀椀漀 䈀漀愀 嘀攀渀琀甀爀愀Ⰰ 吀栀漀  氀攀瘀愀搀漀Ⰰ 挀漀渀琀爀愀 愀 猀甀愀 瘀漀渀琀愀搀攀Ⰰ 愀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀爀 漀 嘀愀氀漀爀椀稀愀渀搀漀 嘀椀搀愀猀Ⰰ 攀猀瀀愀漀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀 愀 氀椀最愀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 愀樀甀搀愀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀⸀ 一漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 漀 樀漀瘀攀洀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 渀漀瘀漀猀 挀漀氀攀最愀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀攀 䠀攀氀攀渀愀Ⰰ 甀洀愀 洀漀愀 搀攀 漀爀椀最攀洀 栀甀洀椀氀搀攀Ⰰ 猀椀洀瀀琀椀挀愀Ⰰ 攀 焀甀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀瘀愀 漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 吀栀漀⸀  Na visita inaugural de Théo ao Valorizando Vidas, é pego de surpresa com o desabafo de Helena à Dr. Márcia, interpretada por Natália Gonfinete em sua sala de pessoal. O filho do empresário não acreditava ser o autor do acidente o qual quase matará o pai da moça ao qual tinha uma forte ligação.਀䐀愀 攀洀 搀椀愀渀琀攀 愀 琀爀愀洀愀  搀攀猀攀渀栀愀搀愀 瀀漀爀 愀洀漀爀 攀渀琀爀攀 搀漀椀猀 樀漀瘀攀渀猀Ⰰ 愀最漀爀愀 挀漀氀攀最愀猀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀漀⸀ 䄀椀渀搀愀 爀攀瀀爀漀搀甀稀 猀椀洀甀氀愀攀猀 氀椀最愀搀愀猀 愀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 爀攀挀漀爀搀愀漀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀愀椀 搀攀 吀栀漀 愀漀 爀攀氀攀洀戀爀愀爀 搀愀 攀猀瀀漀猀愀Ⰰ 洀漀爀琀愀 愀渀漀猀 愀渀琀攀猀 渀愀 戀愀渀栀攀椀爀愀 搀攀 猀甀愀 挀愀猀愀⸀ 준 琀愀洀戀洀 洀愀爀挀愀搀漀 瀀漀爀 挀椀切洀攀猀 攀 瀀攀氀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 䠀攀氀攀渀愀  搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀 搀漀 渀漀瘀漀 愀洀椀最漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 猀攀甀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 渀漀 愀挀椀搀攀渀琀攀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀愀椀⸀ O terceiro capítulo é também construído por dois grandes tabus. A homossexualidade de Maicon, interpretado por Vítor Garcez, e a depressão da irmã, Patrícia, mais nova em detrimento a uma latente depressão.਀䨀 漀 瀀攀渀切氀琀椀洀漀 挀愀瀀琀甀氀漀 猀攀最甀攀 愀 氀椀渀栀愀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 搀漀 瀀愀爀愀搀攀椀爀漀 搀攀 倀愀琀礀 攀 猀甀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀 瀀漀爀 愀洀椀最漀猀⸀ 䄀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 倀愀琀爀挀椀愀 猀攀最甀攀 搀攀瀀漀椀猀 搀愀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀 搀攀 甀洀愀 瀀椀猀琀愀 愀琀爀愀瘀猀 瀀漀爀 甀洀愀 挀愀爀琀愀 搀攀椀砀愀搀愀 瀀攀氀愀 最愀爀漀琀愀 洀漀洀攀渀琀漀猀 愀渀琀攀猀 搀漀 猀甀洀椀漀⸀ 䌀漀洀 椀搀攀椀愀 搀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀 搀愀 洀漀愀 搀攀 愀瀀攀渀愀猀 ㄀㜀 愀渀漀猀Ⰰ 吀栀漀 攀 猀攀甀 瀀愀椀 瘀漀 愀 挀愀洀椀渀栀漀 搀攀 甀洀愀 琀漀爀爀攀 漀渀搀攀 倀愀琀礀 攀猀琀愀瘀愀 瀀爀攀猀琀攀猀 愀 挀漀洀攀琀攀爀 猀甀椀挀搀椀漀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀攀猀琀愀 挀攀渀愀Ⰰ 漀 搀椀氀漀最漀  爀攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 洀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀甀 焀甀攀 甀洀 搀漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 琀愀氀 愀漀 搀愀 昀椀氀栀愀 昀漀椀 愀 猀甀愀 洀愀椀漀爀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀 戀愀爀爀攀椀爀愀 焀甀攀 漀猀 椀洀瀀攀搀椀愀 搀攀 搀椀愀氀漀最愀爀 猀攀爀椀愀洀攀渀琀攀 愀最漀爀愀 昀漀椀 爀漀洀瀀椀搀愀Ⰰ 攀 倀愀琀爀挀椀愀 昀漀椀 猀愀氀瘀愀 搀攀 甀洀 猀甀椀挀搀椀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀渀琀漀Ⰰ 挀漀渀瘀椀瘀攀爀椀愀 椀渀琀攀渀猀愀 攀 栀愀爀洀漀渀椀挀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀洀戀漀猀 攀 猀攀爀椀愀 甀洀愀 洀攀 洀愀椀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀 愀戀攀爀琀愀 愀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 愀氀最漀 焀甀攀 昀愀氀琀漀甀 攀洀 愀渀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀⸀  O lado B da trama ainda mostra a volta às pazes de Helena e Théo, após a mulher saber quem realmente acidentou seu pai. O garoto ainda mostra sua satisfação em fazer parte do Projeto Valorizando Vidas, além de notar o quão foi relevante o seu trabalho na construção de uma nova identidade.਀䄀 攀搀椀漀 昀椀挀漀甀 愀 挀愀爀最漀 搀漀 愀氀甀渀漀 䘀攀爀渀愀渀搀漀 匀椀氀瘀愀⸀ 嘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 愀椀渀搀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀 愀猀 琀爀椀氀栀愀猀 攀 攀昀攀椀琀漀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 渀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀攀猀琀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 琀漀爀渀ⴀ氀漀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀  “Assim como a música, os efeitos ou, na verdade, os ruídos de um programa de variedades podem constituir um enorme acréscimo àquilo que de outra maneira seria um sucessão de matérias faladas. Eles avivam a memória e criam imagens” (MCLEISH, 2001, p. 146).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀