Os primeiros casos de violência contra a mulher foram registrados na idade média entre os séculos V e XVI. Livros como Marriage Litigation in Medieval England, trazem esses relatos antigos, e, além disso, mostram como a violência contra a mulher na Inglaterra era tratada como normal e corriqueira. 倀愀爀愀 匀椀氀瘀椀愀 䘀攀搀攀爀椀挀挀椀 ⠀㈀ 㘀Ⰰ 瀀⸀㈀⤀Ⰰ 愀猀 愀最爀攀猀猀攀猀 挀漀渀琀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 猀攀 搀攀爀愀洀 渀愀 椀搀愀搀攀 洀搀椀愀Ⰰ 攀 愀昀攀琀愀洀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀琀 栀漀樀攀⸀ ᰀ䄠 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 渀漀 挀愀瀀椀琀愀氀椀猀洀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀氀 攀 挀漀洀攀漀甀 挀漀洀 漀 最爀愀渀搀攀 最攀渀漀挀搀椀漀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 渀愀 䔀甀爀漀瀀愀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀嘀䤀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀猀 ᰀ戠爀甀砀愀猀ᴀ†攀爀愀洀 瀀爀攀猀愀猀Ⰰ 琀漀爀琀甀爀愀搀愀猀 攀 焀甀攀椀洀愀搀愀猀ᴀ⸠
Só a partir do século XIX, os tribunais começaram a punir os maridos agressores. Porém, as mulheres continuaram a sofrer agressões e abusos por parte de seus companheiros. Mas foi na metade do século XX, quando o movimento feminista tomou conta dos Estados Unidos e Reino Unido, que começaram a surgir denúncias de violência sofrida pela mulher. 一漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀攀 最渀攀爀漀 昀漀椀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀愀 攀 瀀甀渀椀搀愀 挀漀洀 愀 䰀攀椀 渀먀 ⸀㌀㐀 ⼀ 㘀 䴀愀爀椀愀 搀愀 倀攀渀栀愀Ⰰ 猀愀渀挀椀漀渀愀搀愀 攀洀 ㈀ 㘀⸀ 䄀 愀搀瘀漀最愀搀愀 䄀洀愀渀搀愀 搀愀 刀漀挀栀愀 䰀椀洀愀 ⠀㈀ 㘀Ⰰ 瀀⸀㘀㐀⤀ 攀砀瀀氀椀挀愀 挀漀洀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀⸀ ᰀ줠 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 洀攀搀椀搀愀猀 瀀爀漀琀攀琀椀瘀愀猀 洀甀氀栀攀爀 瘀琀椀洀愀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀 攀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 攀 瀀爀漀戀攀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀愀猀 挀栀愀洀愀搀愀猀 瀀攀渀愀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 洀甀氀琀愀猀 焀甀攀 攀爀愀洀 挀漀渀瘀攀爀琀椀搀愀猀 攀洀 挀攀猀琀愀猀 戀猀椀挀愀猀ᴀ⸠
Porém, as medidas protetivas não foram suficientes para deter os agressores e, devido ao número de mortes crescente, em 2015 foi sancionada a Lei nº 13.104/2015, chamada Lei do Feminicídio, com objetivo de punir os assassinos com mais rigor, este complemento da Lei Maria da Penha é classificado entre os crimes hediondos, como estupro, genocídio e latrocínio. 伀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀 漀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 洀漀琀椀瘀愀搀漀 瀀漀爀 猀甀愀 挀漀渀搀椀漀 搀攀 最渀攀爀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 倀愀琀爀挀椀愀 䜀愀氀瘀漀Ⰰ 漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 瘀愀椀 愀氀洀 搀漀 愀戀甀猀漀 昀猀椀挀漀Ⰰ 猀攀砀甀愀氀 攀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀⸀ ᰀ传 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 昀椀渀愀氀 攀 昀愀琀愀氀 搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瘀椀漀氀渀挀椀愀猀 焀甀攀 愀琀椀渀最攀洀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 洀愀爀挀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀 搀攀 瀀漀搀攀爀 攀渀琀爀攀 漀猀 最渀攀爀漀猀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 攀 昀攀洀椀渀椀渀漀 攀 瀀漀爀 挀漀渀猀琀爀甀攀猀 栀椀猀琀爀椀挀愀猀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀愀猀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀愀猀 攀 猀漀挀椀愀椀猀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀琀爀椀愀猀ᴀ⸠ ⠀㈀ 㜀Ⰰ 瀀⸀ ⤀⸀
O propósito de abordar o tema feminicídio foi identificar suas causas e consequências, o contexto social no qual ele ocorre, bem como os caminhos legais para a garantia dos direitos das mulheres. Para isso, faz-se necessário entender a definição de violência e desigualdade de gênero. 倀漀爀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀 搀攀 最渀攀爀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀ⴀ猀攀 愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀漀 攀渀琀爀攀 栀漀洀攀渀猀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 挀愀甀猀愀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 搀攀猀瀀爀漀瀀漀爀漀 猀愀氀愀爀椀愀氀 攀 洀攀渀漀爀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 昀攀洀椀渀椀渀愀 渀愀 瀀漀氀琀椀挀愀⸀ 䔀洀 挀漀渀琀爀愀瀀愀爀琀椀搀愀Ⰰ 栀 猀漀戀爀攀挀愀爀最愀 渀漀猀 愀昀愀稀攀爀攀猀 搀漀洀猀琀椀挀漀猀 愀琀爀椀戀甀搀漀猀 愀漀 最渀攀爀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀
A violência contra mulher, acontece quando o sujeito ativo a enxerga como um objeto de posse, sob o qual possui direitos de manipulação. A Lei Maria da Penha foi instaurada para garantir proteção às vítimas de violência doméstica, seja ela física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial, e prevê punição aos agressores, além de ações públicas de prevenção à violência. 䄀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 瀀爀漀琀攀攀猀 氀攀最愀椀猀Ⰰ 漀猀 渀切洀攀爀漀猀 搀攀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀爀愀洀 挀爀攀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 攀 猀攀 昀攀稀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 䰀攀椀 搀漀 䘀攀洀椀渀椀挀搀椀漀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀椀猀琀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀攀挀椀猀漀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 焀甀愀椀猀 焀甀攀猀琀攀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀Ⰰ 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀愀猀 攀 椀搀攀漀氀最椀挀愀猀 爀攀愀昀椀爀洀愀洀 攀 挀漀渀琀爀椀戀甀攀洀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 攀 愀 愀挀攀椀琀愀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀愀挀栀椀猀琀愀Ⰰ 琀椀搀愀 挀漀洀漀 渀漀爀洀愀氀Ⰰ 焀甀攀 椀洀瀀攀 洀甀氀栀攀爀 愀 挀漀渀搀椀漀 搀攀 椀渀昀攀爀椀漀爀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀昀攀爀攀 愀漀 愀最爀攀猀猀漀爀 漀 搀椀爀攀椀琀漀 搀攀 挀漀渀琀爀漀氀愀爀 攀 愀琀 洀愀琀ⴀ氀愀⸀
Segundo o “Mapa da Violência: Homicídios de Mulheres no Brasil”, treze mulheres são assassinadas por dia no Brasil (WAISELFISZ, 2015). Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país ocupa a 5° posição no ranking mundial de feminicídio. 倀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 漀 琀攀洀愀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 搀攀瘀椀搀漀 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 猀甀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 搀攀戀愀琀攀⸀ 伀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 渀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 挀漀洀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀搀漀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 倀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 洀琀漀搀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀最爀攀最愀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 攀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䴀愀爀椀愀 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 搀攀 䄀渀搀爀愀搀攀 ⠀㈀ Ⰰ 瀀⸀㐀⤀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 攀渀瘀漀氀瘀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ ᰀ䌠漀洀瀀爀攀攀渀搀攀 瘀爀椀愀猀 昀愀猀攀猀Ⰰ 焀甀攀 瘀漀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀 爀攀搀愀漀 昀椀渀愀氀 攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 挀漀洀漀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 猀椀 洀攀猀洀漀 漀甀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀爀ⴀ猀攀 渀甀洀愀 攀琀愀瀀愀 搀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 洀漀渀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 搀椀猀猀攀爀琀愀攀猀 攀琀挀ᴀ⸠
Foi utilizado como referência o livro “Feminicídio: Invisibilidade Mata”, do Instituto Patrícia Galvão, que responde às frequentes perguntas que envolvem os casos de feminicídio. Além de outros textos como o livro “Até que a Morte nos Separe”, de Paulo Pavione, no qual o jornalista traz relatos da violência contra mulher e feminicídio, juntamente com a obra “Uma Análise Sociojurídica da Violência Contra a Mulher no Brasil”, escrita pela magistrada Adriana Ramos de Melo, que explica como a lei dos casos de feminicídio e violência doméstica são aplicadas no Brasil, abordando questões polêmicas e pouco discutidas como o machismo e a negação de direitos no âmbito jurídico. 倀愀爀愀 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 搀愀搀漀猀 攀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 爀攀昀漀爀愀洀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 昀漀椀 愀搀漀琀愀搀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀Ⰰ 挀漀渀猀琀椀琀甀搀愀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀 瀀愀爀愀 漀戀琀攀爀ⴀ猀攀 洀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 挀漀洀 昀漀渀琀攀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 一愀爀攀猀栀 䬀⸀ 䴀愀氀栀漀琀爀愀 ⠀㈀ 㔀Ⰰ 瀀⸀㔀㘀⤀Ⰰ 琀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 攀砀愀洀椀渀愀爀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀攀爀 洀攀氀栀漀爀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀攀 甀洀 昀愀琀漀⸀ 䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀 琀爀漀甀砀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 攀渀爀椀焀甀攀挀攀渀搀漀ⴀ漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 攀 瀀漀爀 猀攀爀 愀洀瀀氀愀 猀攀 琀漀爀渀愀 挀漀洀瀀愀琀瘀攀氀 愀漀 琀攀洀愀 焀甀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 瘀爀椀漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀攀 最渀攀爀漀⸀
Como sugere o nome, o objetivo da pesquisa exploratória é explorar ou examinar um problema ou situação para proporcionar conhecimento e compreensão. Ajuda a definir um problema com mais precisão, identificar cursos alternativos de ação, desenvolver hipóteses, para ter uma melhor percepção a fim de elaborar uma abordagem do problema. Malhotra (2005, p.56) 䄀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀猀 挀愀猀漀猀 昀漀爀愀洀 挀漀氀攀琀愀搀愀猀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 焀甀攀 猀攀最甀椀爀愀洀 漀 洀漀搀攀氀漀 搀攀猀瀀愀搀爀漀渀椀稀愀搀漀 漀甀 渀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 昀漀爀渀攀挀攀甀 挀攀爀琀愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 爀攀氀愀琀愀爀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀 漀瀀椀渀椀攀猀⸀
As questões foram respondidas por meio de conversas informais, não determinando ordem na distribuição das perguntas. 一攀猀猀攀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀攀猀瀀愀搀爀漀渀椀稀愀搀愀 攀 渀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀Ⰰ 攀渀琀爀愀爀愀洀 愀猀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 攀 渀漀 搀椀爀椀最椀搀愀Ⰰ 愀猀 焀甀愀椀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䴀愀爀椀愀 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 搀攀 䄀渀搀爀愀搀攀 ⠀㈀ Ⰰ 瀀⸀㌀⤀Ⰰ 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀挀愀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 琀攀爀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 琀瀀椀挀漀猀 搀漀 琀攀洀愀 攀 漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 琀攀爀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀爀 攀 猀漀渀搀愀爀 爀愀稀攀猀 攀 洀漀琀椀瘀漀猀Ⰰ 搀愀爀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 猀攀洀 瀀爀攀挀椀猀愀爀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 漀甀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀爀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀氀 昀漀爀洀愀氀Ⰰ 漀 焀甀攀 攀砀椀最攀 挀攀爀琀愀 瀀攀爀猀瀀椀挀挀椀愀 搀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 渀漀 搀椀爀椀最椀搀愀 猀攀爀瘀椀爀 瀀愀爀愀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀 椀渀昀漀爀洀愀渀琀攀 愀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 猀攀洀 昀漀爀ⴀ氀漀 愀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀⸀ ᰀ䠠 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 琀漀琀愀氀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀爀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 猀甀愀猀 漀瀀椀渀椀攀猀 攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀ᴀ†⠀䴀䄀刀䌀伀一䤀Ⰰ 㤀㤀㜀Ⰰ 瀀⸀㤀㘀⤀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 倀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀漀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 昀漀椀 洀漀琀椀瘀愀搀愀 瀀攀氀愀 昀漀爀愀 焀甀攀 愀琀爀椀戀甀搀愀 吀嘀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀愀爀愀 愀 最爀愀渀搀攀 洀愀猀猀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀昀椀爀洀愀 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀 䨀漀爀最攀 刀攀猀攀渀搀攀 ⠀㈀ ⤀ 渀漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ吠攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀㨀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀ᴀ⸠
A linguagem jornalística na televisão tem um traço específico que a distingue: a imagem. A força da mensagem icônica é tão grande que, para muitas pessoas, o que a tela mostra é o que acontece, é a realidade. Por isso, a TV ocupa um status tão elevado, o que faz com que os telespectadores, especialmente os poucos dotados de senso crítico, lhe deem crédito total considerando-a incapaz de mentir para milhões de pessoas. (RESENDE, 2000, p.76) 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 ᰀ䄠猀 䐀愀洀愀猀 搀攀 倀爀攀琀漀㨀 䴀甀氀栀攀爀攀猀 攀洀 氀甀琀愀ᴀ†猀攀 攀渀挀愀椀砀愀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 愀猀猀漀挀椀愀搀漀 愀漀 最渀攀爀漀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 焀甀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䄀氀戀攀爀琀椀渀漀 䄀漀爀 搀愀 䌀甀渀栀愀 ⠀㤀㤀 ⤀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 ᰀ吠攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀ᴀⰠ 攀猀琀 氀椀最愀搀漀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 渀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀漀 琀攀洀愀⸀
Reportagem é o levantamento em profundidade sobre fatos específicos determinados em forma abrangente e completa. É, portanto, o ato de pesquisar determinado assunto, de informar-se a seu respeito, a fim de transmiti-lo pelo noticiário de tevê. (CUNHA, 1990, p. 25) 伀 最爀甀瀀漀 甀猀漀甀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 ᰀ倠爀漀昀椀猀猀漀 刀攀瀀爀琀攀爀ᴀ†搀愀 吀嘀 䜀氀漀戀漀 攀 ᰀ䌠漀渀攀砀漀 刀攀瀀爀琀攀爀ᴀ†搀漀 匀䈀吀Ⰰ 攀砀椀戀椀搀漀猀 猀攀洀愀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀攀洀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀琀椀瘀漀⸀
Para desenvolver a produção, o grupo se deslocou entre sete cidades do estado de São Paulo, para gravações, participações em eventos e protestos que abordavam o tema. O custo aproximado foi de R$ 4.000 e levou cerca de quatro meses. 䘀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 瀀爀椀洀爀椀愀猀 攀 㐀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 洀愀猀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 挀漀洀 㜀 昀漀渀琀攀猀 瀀爀椀洀爀椀愀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 攀氀愀猀 甀洀 栀漀洀攀洀 挀漀渀搀攀渀愀搀漀 瀀攀氀愀 䰀攀椀 䴀愀爀椀愀 搀愀 倀攀渀栀愀Ⰰ 攀 ㌀ 昀漀渀琀攀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀⸀
A identidade visual do programa foi desenvolvida com o objetivo de transmitir doçura, por meio da silhueta do rosto feminino, e com a fonte remetendo a força feminina. O produto foi divido em dois blocos, para contar a história de famílias que tiveram suas vidas marcadas pelo feminicídio ou a tentativa, resultantes da violência contra a mulher. 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀 挀漀洀攀漀甀 挀漀洀 甀洀 挀漀洀瀀椀氀愀搀漀 搀攀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 愀洀漀爀 瀀愀爀愀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀Ⰰ 攀 昀漀椀 挀漀渀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀漀 挀椀挀氀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 爀攀琀爀愀琀愀渀搀漀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 昀猀椀挀愀Ⰰ 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀 攀 洀漀爀愀氀Ⰰ 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀愀 䰀攀椀 䴀愀爀椀愀 搀愀 倀攀渀栀愀 愀琀 挀栀攀最愀爀 渀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀⸀
No segundo bloco o feminicídio é o foco. Duas mulheres, que perderam parentes vítimas de feminicídio, contam suas histórias. Dados e especialistas no tema são inseridos para elucidar as questões abordadas e retratar a luta contra o delito. 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀椀渀搀愀 琀攀洀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 洀漀猀琀爀愀爀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀猀 攀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 氀椀最愀搀愀猀 愀 攀猀猀攀猀 挀爀椀洀攀猀Ⰰ 爀攀昀漀爀愀搀愀猀 挀漀洀 愀 昀愀氀愀 搀攀 甀洀 瀀猀椀挀漀瀀愀琀漀氀漀最椀猀琀愀 昀漀爀攀渀猀攀⸀ 䄀 猀甀瀀攀爀愀漀 搀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 攀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 椀洀瀀愀挀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 挀爀椀洀攀猀 搀攀琀愀氀栀愀搀漀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀 瀀愀爀琀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀 挀漀洀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 攀猀瀀攀爀愀渀愀 愀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀
O principal objetivo é gerar discussões sobre o tema, como a necessidade de intervenção em forma de políticas públicas mais abrangentes que as atuais, a longo prazo, fornecendo medidas protetivas mais eficientes e, nos casos em que essas não evitarem os crimes, apoio psicológico para os impactados. 倀愀爀愀 愀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 琀爀猀 挀洀攀爀愀猀Ⰰ 搀漀椀猀 琀爀椀瀀猀Ⰰ 搀漀椀猀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀猀 搀攀 氀愀瀀攀氀愀 攀 搀漀椀猀 最爀愀瘀愀搀漀爀攀猀 搀攀 甀搀椀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 甀洀愀 氀甀稀 搀攀 氀攀搀 愀瀀漀椀愀搀愀 攀洀 琀爀椀瀀⸀ 伀猀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀 瘀愀爀椀愀洀 攀渀琀爀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 搀攀琀愀氀栀攀Ⰰ 挀氀漀猀攀猀 攀 瀀氀愀渀漀猀 洀搀椀漀猀 瀀愀爀愀 搀椀渀愀洀椀稀愀爀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 瀀爀攀渀搀攀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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