ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00239</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Jornal Tendências</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Matheus Metzker Vieira (Faesa Centro Universitário); Valmir Matiazzi (Faesa Centro Universitário )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Apesar do grande aglomerado de informações no cotidiano e o advento das novas tecnologias, o jornal impresso ainda vigora na sociedade. E essa realidade pode ser observada até no próprio ambiente acadêmico. O jornal-laboratório impresso Tendências é uma prova disso. Produzido pelos estudantes do 4º período do curso de Comunicação Social  Jornalismo do Centro Universitário Faesa, em Vitória, ES, o jornal está inserido no Projeto Pedagógico do curso desde de 2003, ano de criação. Mas, desde do 2º período o aluno já produz conteúdo para o jornal. O Tendências é fruto de uma junção de disciplinas: Redação Jornalística, Fotojornalismo, Laboratório de Jornalismo Impresso e Produção visual para impresso. Como já vem da própria denominação, o jornal reflete aquilo que é atual, merece destaque e holofotes da sociedade. Ainda, baseia-se na ideia de que colocar em prática todos os conceitos que se aprende na sala de aula é necessário para a assimilação de ideias, informações e até na construção de um profissional mais preparado para os desafios constantes que acompanham o jornalista ao longo da trajetória em uma redação. Com uma interdisciplinaridade na produção, o aluno desenvolve todas etapas na construção e veiculação de uma notícia no segmento impresso, saindo preparado desde da preparação da pauta, passando pelo registro fotográfico, pelas entrevistas com as fontes de informação, a redação e, por fim, a editoração. O Tendências possui oito páginas coloridas, é mensal e contempla oito edições por ano, de forma que a veiculação é para os próprios alunos da instituição pelos espaços do Campus e enviado para jornalistas de alguns veículos de comunicação pelos professores. O conteúdo se define pela pluralidade de assuntos e temáticas, transitando pelas várias editorias que um jornal pode possuir, acompanhado sempre das regras éticas da profissão e seguindo os critérios de noticiabilidade. O Tendências não tem caráter mercadológico e funciona com plena liberdade em todo desenvolvimento. Os objetivos se pautam principalmente em construir matérias que sejam úteis, informativas e de interesse daqueles que acompanham as publicações do jornal; ademais priorizar sobretudo a qualidade técnica em cada texto com uma linguagem baseada na ética e na simplicidade. Por fim, o que move a produção é o ato de provocar sentimentos de pertencimento em que o aluno leitor possa se ver representado no jornal nas diversas temáticas que ele pode oferecer. Temáticas que atingem patamares significativos no que tange a sociedade. A multiplicidade e objetividade na construção textual são os principais diferenciais do Tendências. Com essas especificidades, o mesmo consegue ser necessário ao passo que se torna importante no ambiente acadêmico para promover reflexões de assuntos por vezes pouco debatidos e que não recebem a devida notoriedade nos veículos comerciais de jornalismo impresso. Desse modo, é perceptível até reconhecer o Tendências como um artefato comunicacional inserido em um contexto pedagógico, ou seja, a junção de comunicação com educação: a Educomunicação. Essa junção proporciona que a experimentação seja o principal caminho a seguir e também o que norteia resultados proveitosos em diferentes estilos de aprendizagem: de professor para aluno, aluno para professor ou aluno para aluno. Todo o reconhecimento e a duração por 15 anos são justificados pela forma que esse instrumento pedagógico consegue evoluir ao longo do tempo, atendendo demandas e diretrizes da atualidade e que norteiam os comunicadores. Isso proporciona que uma constante que move o jornalismo seja cumprida: de atualizar-se para que haja acessibilidade e praticidade em levar informação. Por isso, esse jornal-laboratório atua para que o aluno vá além, seja pela diversidade de pautas que podem ser veiculadas ou de modo estratégico como treinamento para que o mesmo construa a própria personalidade profissional. É o pleno exercício e prática de ser jornalista enquanto estudante de graduação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A imprensa universitária é de fundamental importância para a transformação de teorias fundamentadas em práticas acessíveis. O jornalista Felipe Pena, no livro Teoria do Jornalismo (Contexto, 2005), defende a ideia de que a convergência entre faculdade e imprensa se faz necessária para viabilizar o funcionamento de veículos de comunicação próprios do mundo acadêmico. O jornal-laboratório é um dos instrumentos utilizados nas universidades dentro do curso de Jornalismo para que o aluno pratique a teorização da sala de aula. Esse instrumento pedagógico, segundo Antônio Vieira Junior, no livro Manual de Jornal-laboratório: conceitos, regras e definições (Do Autor, 1998), propicia que o futuro profissional ganhe uma visão universal dos acontecimentos, interprete com seriedade a coletividade (não se faz jornal sem cooperação), consolide uma produção ética durante toda a produção e compreenda a importância do jornalismo para uma sociedade igualitária. Todos esses quesitos são norteadores nos laboratórios de aplicações tecnológicas da Centro Universitário Faesa, onde, com orientações dos professores, acontece as produções das edições do Tendências. Neles, há o programa da Adobe necessário para tornar possível todo o processo de elaboração, o InDesign. Tal programa possibilita que o aluno edite, diagrame e organize todo o conteúdo produzido para a matéria ou reportagem jornalística. O conteúdo é feito com a liberdade necessária para o exercício do jornalismo e segue critérios de noticiabilidade desde a concepção da pauta. Para Jorge Pedro Sousa, no livro Elementos de Jornalismo Impresso (Letras Contemporâneas, 2005), a função de transformar acontecimentos em notícias por meio de critérios é uma das principais tarefas do jornalista. Ainda, explica que os valores-notícia não são universais e dependem da forma de operar da organização noticiosa, da sua hierarquia interna e da maneira como ela confere ordem ao aparente caos da realidade. Por isso, no Tendências, os valores mais norteadores de todo processo são os seguintes: proximidade (aquilo que está internamente na instituição ou na região capixaba); interesse público e importância (aquilo que tem relevância) e ineditismo (aquilo que é novo). Desde o 4º período, especificamente voltado para o Tendências, é produzido um jornal gratuito e sem tendências mercadológicas. Sendo assim, o estudante de Jornalismo na Faesa consegue ser múltiplo: pauteiro, repórter, editor e diagramador. Quanto ao design, em todas edições do ano de 2018, houve a decisão de permanecer um padrão que caracteriza o Tendências. A cor azul e o formato da logo é chamativo para atrair o público leitor. Além disso, a formatação no que tange a capa, local do editorial, matérias principais (4 e 5) e quantidade de páginas fortalecem uma identidade, ou seja, cria-se um vínculo e fidelidade com quem o lê. O jornal-laboratório impresso deve ser sempre de fácil entendimento e dialogar com o leitor. Ademais, no processo de gatekeeper  selecionador que sairá na edição - os estudantes atuam de forma planejada como difusores de ideias centrais do jornal: valorização da cultura regional e temáticas sociais pertinentes. As imagens presentes em cada matéria do jornal também são imprescindíveis para se transpassar um bom conteúdo. Regina Souza Gomes, no livro Relações entre linguagem no jornal: fotografia e linguagem verbal (EdUFF, 2008), afirma que a fotografia pode acrescentar sentidos não expressados pelo enunciado verbal e vice-versa. Dessa forma, ambos elementos são dependentes em um jornal impresso para que se possibilite a compreensão e o sentido por parte do leitor. Impresso por uma gráfica parceira, com a utilização da verba destinada ao curso de jornalismo, o jornal é distribuído em lugares estratégicos pela instituição e levado a algumas redações e assessorias da região da Grande Vitória. Assim, consegue se perpetuar além do campo acadêmico e atingir espaços com grande relevância no mercado de trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Tendências é veiculado mensalmente. Em 15 anos, 120 edições foram realizadas. A cada edição, uma tiragem de 1000 exemplares é feita. É colorido em todas oito páginas, como forma de valorizar as imagens das matérias ou ensaios e todo o layout. Com formato tabloide, bem utilizado no Brasil pelas empresas jornalísticas, o Tendências não tem uma padronização de editorias, ou seja, nem toda publicação contempla as mesmas divisões temáticas que a anterior possuía. Isso porque depende do  espelho , artifício que dita os assuntos que serão abordados. Se uma matéria segue critérios de noticiabilidade, ela será publicada independente da editoria. Ana Estela de Sousa Pinto, no livro Jornalismo diário: reflexões, recomendações, dicas e exercícios (Publifolha, 2014), explica que um fato atraíra mais o leitor quando tiver dois quesitos aliados: importância e interesse. Por isso, tem-se como base e não como regra, as seguintes editorias no jornal: Saúde, Comportamento, Economia, Tecnologia, Relacionamentos, Tradição, Religião, Cultura, Campus, Mulher, Política, Perfil, Ensaio e Esporte. Mas, se um evento tem grande significância, vira uma editoria, como a Festa da Penha. Os alunos na produção do Tendências são influenciados para saírem da zona de conforto e irem atrás de assuntos relevantes desde da concepção da pauta. O estudante pensa em um tema, delimita, cria um mote, discute com o professor para aprovação e recebe dicas pontuais sobre fontes e fotografias. Em seguida, vai a campo para a apuração. Após essa fase, ocorre a decupagem e elaboração de todos componentes de um texto jornalístico impresso. Editoração - a junção de edição (adequação da matéria na página) e diagramação (criação de um layout) - finaliza o processo de produção. As matérias que saem no jornal são de alunos de períodos diversos. Os professores, desde o 2º período, incentivam a produzirem um conteúdo que já é pensado para possível veiculação. Além disso, pela limitação de páginas, por vezes, os docentes selecionam os textos em uma época para serem colocados apenas futuramente. O caráter interdisciplinar do jornal-laboratório, com cada área do jornalismo (texto, fotografia e editoração) atuando de forma integrada, confere uma maior qualidade do produto final. Dentro do Tendências, há um editorial que apresenta resumidamente o conteúdo de cada matéria de forma opinativa e as nuances que precisam ser mais observadas pelo leitor. Ainda, um expediente com as principais informações técnicas, como orientadores e o local de encontrar o jornal online (portal Faesa Digital). Para concorrer ao Expocom Sudeste, na categoria de Jornal Laboratório Impresso, foram selecionadas quatro edições de 2018, sendo as que geraram mais impacto social e possibilidade de debates e reflexões. O Tendências 113, é marcado principalmente pelo carnaval capixaba, contempla um ensaio pelo projeto Rede de Memórias (alunos e professores registrando os desfiles), um perfil de um sambista e a tradição das paneleiras. A edição 114, se pauta pela demonstração da fé, com alunos contando histórias da Festa da Penha. Além disso, há um perfil de um jovem que era usuário de drogas e histórias de casais que escolheram adotar. A publicação 116, se caracteriza por retratar as doenças da vida moderna do século XXI, os benefícios de sorrir para o ser humano e um ensaio fotográfico de um dono de mercearia. Por fim, a edição 118, retrata sobretudo a educação. Nela, há abordagens sobre as variadas vertentes educacionais e da Escola sem partido. A representatividade negra nas universidades e um perfil sobre uma sobrevivente da Segunda Guerra Mundial são as matérias também presentes nessa edição. Todo processo de produção dos jornais pelos alunos de jornalismo se baseou na experimentação. Pela pluralidade, o Tendências é eficaz em promover transformações sociais. Além de ser um lugar que o aluno tem voz e fala diretamente para aluno. Por isso, se firma na materialização da liberdade de expressão no ambiente acadêmico. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>