ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00267</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Reflexos na Realidade: campanha para o Detran-ES</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Igor Gonçalves Ribeiro (FAESA Centro Universitário); Victor Reis Mazzei (FAESA Centro Universitário)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho é resultado da elaboração de uma proposta de campanha publicitária para o DETRAN-ES. A campanha  Reflexos na Realidade foi criada durante o 8º período de Publicidade e Propaganda, para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na FAESA Centro Universitário. Acidentes de trânsito geram diversas consequências negativas para a sociedade: do sofrimento da vítima e de sua família à sobrecarga no sistema saúde. Os acidentes podem ser causados por diversos fatores, desde negligência dos condutores à má conservação da pista. No entanto, os motoristas são os maiores responsáveis, pois segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, na matéria jornalística  90% dos acidentes são causados por falhas humanas, alerta Observatório (ONSV, 2017), 90% dos acidentes de trânsito são causados por imprudência. Além de providenciar melhores condições de tráfego e maior fiscalização quanto ao cumprimento da legislação de trânsito, é necessário que órgãos públicos invistam em maneiras de conscientizar os motoristas para que evitem atitudes que possam colocar sua vida e a de outros em risco. Por isso, cremos que a comunicação é uma importante ferramenta de combate ao problema. Diante desse exposto, o objetivo deste trabalho é utilizar, por meio da criação de uma campanha publicitária, o potencial persuasivo da publicidade para auxiliar na conscientização de motoristas. Entre diversos fatores que causam acidentes de trânsito, a utilização do celular ao volante está entre os mais recorrentes. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET), na matéria jornalística  Usar celular na direção é terceira causa de mortes no trânsito do Brasil. (G1 Globo, 2017), essa atitude é a terceira maior causa de mortes no trânsito. A utilização do celular ao volante é perigosa e causa acidentes, pois segundo Dirceu Rodrigues, médico especializado em medicina do tráfego e diretor da ABRAMET, ao utilizar o aparelho, o motorista se desconcentra e, a partir daí, passa a correr um alto risco no trânsito. Essa ação é apontada como a distração que se observa com maior recorrência pelos motoristas, em pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), realizada pelo instituto Alternativa Pesquisa de Mercado e divulgada na matéria jornalística  Celular é principal causa de distração ao volante, aponta pesquisa. (Estadão, 2011). A partir desse cenário, a problemática do uso do celular ao volante foi escolhida como a causa de acidente de trânsito a ser abordada pela campanha publicitária de conscientização fruto deste trabalho. O DETRAN-ES, Departamento de Trânsito do Espírito Santo, é um órgão público que tem como foco a ordem no trânsito, cujo intuito é cuidar da segurança dos agentes envolvidos no trânsito capixaba, sejam eles motoristas, motociclistas ou pedestres. Esse órgão, em parceria com o governo estadual, veicula diversas campanhas educativas com o propósito de colaborar com um trânsito mais seguro. Nesse relatório para o Expocom, apresentamos uma proposta de campanha que possa ser utilizada pelo Detran-ES, com a temática específica da utilização do celular ao volante. Durante o processo de criação da campanha, o desafio foi buscar apresentar uma abordagem criativa que se alinhasse com os objetivos pretendidos e colaborasse para resultar em um material de divulgação que conscientizasse os motoristas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a elaboração do trabalho, foram utilizadas as pesquisas exploratória e explicativa. A pesquisa exploratória foi o ponto de partida, já que esse método representa uma primeira aproximação dos temas abordados. Essa pesquisa é de suma importância, pois pode ser considerada a base do estudo, uma vez que  oferece dados elementares que dão suporte para a realização de estudos mais aprofundados sobre o tema , segundo Gonsalves, em Conversas Sobre Iniciação à Pesquisa Científica (Alínea, 2011). A familiarização com os temas campanha publicitária, acidentes de trânsito e uso do celular ao volante foi essencial para o presente trabalho, uma vez que embasaram a criação de uma campanha que visa a conscientizar os motoristas a não utilizarem o celular enquanto estão na direção de um veículo. No processo de pesquisa, procuramos compreender a conceituação de campanha publicitária e como se dá sua criação: do briefing ao conceito criativo. Para isso, recorremos a autores como: Tânia Hoff, em Redação Publicitária (Elsevier, 2004); Celso Figueiredo, em Redação Publicitária  Sedução pela Palavra (Pioneira Thomson Learning, 2005) e (Cengage Learning, 2014) e A Última Impressão é a Que Fica (Pioneira Thomson Learning, 2007); Vinícius Mano, em Conceito criativo: notas sobre o processo de criação na publicidade (EDIPUCRS, 2014) e João Vicente Cegato Bertomeu, em Criação na Propaganda Impressa (Futura, 2002). Para a elaboração das peças dessa campanha publicitária, a pesquisa explicativa também se fez necessária. Segundo Gil, em Como Elaborar Projetos de Pesquisa (Atlas,1995), essa modalidade de pesquisa  tem como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência de fenômenos. [...] explica a razão, o porquê das coisas . Esse método se apresentou como importante, uma vez que compreender os motivos pelos quais o ato de utilizar o celular ao volante é perigoso se mostrou extremamente útil durante o processo de criação. Benchmarking é um método de coleta de dados que possam vir a contribuir na definição de estratégias benéficas a um modelo de negócio. A metodologia de observação de elementos que fazem parte do mesmo universo no qual está inserido o objeto de análise pode ser utilizada como pesquisa e como uma forma de conhecer o campo a que se estuda. Analisar campanhas a partir do mesmo objetivo pode ser um caminho que auxilia no processo de criação. Por isso, realizamos esse procedimento, no qual foram analisadas campanhas que abordam a temática da utilização do celular ao volante, e, a partir delas, foi possível apontar alguns aspectos que vieram a colaborar no processo de criação da campanha. Observamos que em alguns anúncios que apresentam a temática em questão, o aspecto visual possui grande importância, colaborando decisivamente no processo de persuasão. Foi possível notar que alguns anúncios adotam o mesmo ponto de partida criativo. Esforçamos-nos durante o processo de criação no intuito de apresentar originalidade na ideia, buscando fugir do Círculo da Obviedade, definido por Figueiredo, em A Última Impressão é a que Fica (Thomson Learning, 2007), como  [...] o conjunto de ideias mais comuns como o caminho natural a se pensar determinado produto para um público-alvo definido. Assim, procuramos apresentar uma abordagem diferenciada das campanhas já veiculadas, buscando utilizar outro ponto de partida.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo de criação se iniciou com a compreensão das informações contidas no briefing. Após isso, realizamos um brainstorming, no qual foi praticada a associação de ideias a partir do tema proposto: celular e direção. A associação de ideias, segundo Carrascoza em Processo criativo em propaganda e intertextualidade (Intercom, 2007), é o processo pelo qual  [...] uma ideia é ligada, mesclada, ou amalgamada, à outra, gerando uma nova informação  a resposta dos profissionais que elaboram os materiais publicitários ao desafio proposto em briefing. Essa associação é realizada durante o brainstorming, processo que, segundo Carrascoza, em Processo criativo em propaganda e intertextualidade (Intercom, 2007), consiste na  [...] prática em que o redator e o diretor de arte lançam livremente ideias para depois aperfeiçoá-las, adequando-as ao pedido de trabalho. Relacionando as funcionalidades de um smartphone com possíveis consequências de sua utilização no trânsito, criou-se o conceito criativo. Para planejar a representação gráfica do anúncio, se mostrou fundamental a elaboração de um Raf, que, segundo Sampaio, em Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso (Elsevier, 2013),  são os primeiros rascunhos, ou o primeiro, de um anúncio ou de qualquer outra peça publicitária. Após o planejamento e organização dos elementos visuais e textuais, partiu-se para a produção dos anúncios. Para alertar e conscientizar o público de que a utilização do celular ao volante é uma atitude perigosa, optamos por abordar variadas situações de uso do aparelho como, por exemplo, digitação de mensagens. A seguir, procuramos demonstrar o que uma pessoa faz em um celular nas mais variadas situações e as possíveis consequências imediatas na vida real. Para comunicar essa afirmação de uma maneira diferenciada, criamos e definimos o tema de campanha, que segundo Hoff, em Redação Publicitária (Elsevier, 2004), é  [...] uma forma de abordar um valor ou qualidade notável  o diferencial ou promessa básica  atribuída a um produto/serviço, com a escolha de uma linha criativa e de um apelo básico. O tema foi comunicado nos anúncios da campanha por meio da exibição das possíveis consequências geradas pelo uso dos aplicativos de celular no trânsito, buscando estabelecer aproximações entre o que acontece na vida virtual e na presencial. No campo visual utilizamos imagens que representam possíveis efeitos negativos causados pela utilização do celular, por meio da representação minimalista do que seria um smartphone e de balões de mensagens, típicos de redes sociais e aplicativos de mensagem. No campo verbal apresentamos a assinatura de campanha  O que você faz em uma tela pode refletir na realidade e a chamada para a ação  Não use o celular ao volante. Em todas as peças buscamos manter uma unidade, tanto visual, quanto textual, com o objetivo de que toda a campanha comunique a mesma ideia, através de um conceito guarda-chuva, como recomenda Hoff, em Redação Publicitária (Elsevier, 2004). Os elementos visuais representando celular e aplicativos estão presentes em todas as peças gráficas. Selecionamos como mídia: revista, jornal, rádio, displays de elevador, redes sociais e painel digital indoor. Essa escolha se deu a partir do objetivo de comunicar a mensagem da campanha a um número expressivo de motoristas. Segundo Crescitelli, em Comunicação de Marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação (Cengage Learning, 2012),  [...] quanto maior for a quantidade de opções de mídia usada, maiores são as chances de que a mensagem entre em contato com pessoas cujos hábitos de mídia são diferentes . Por isso, mídias de diferentes características foram utilizadas. Por fim, desejamos que a nossa ideia para a campanha promova a reflexão na realidade e colabore para um trânsito mais seguro, por meio da conscientização dos motoristas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>