INSCRIÇÃO: 00282
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP11
 
TÍTULO: Pó Preto - Destruição
 
AUTORES: Rayane Silva Moreira (FAESA - Centro Universitário); Anna Carolina Rodrigues Santiago (Faesa - Centro Universitário ); Daniela Araújo Valadares (FAESA - Centro Universitário ); Felipe Maciel Tessarollo (FAESA - Centro Universitário )
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O presente projeto tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um trabalho acadêmico durante a disciplina de Direção de Arte, que teve como tema principal alertar a população capixaba sobre os impactos causados pelo Pó Preto, na cidade de Vitória/ES. O projeto foi realizado no segundo semestre de 2018, e foi orientado pelo professor Felipe Maciel Tessarolo, do curso de Publicidade e Propaganda, na instituição de ensino superior Centro Universitário Faesa. O trabalho tinha como proposta em seu briefing elaborar uma peça avulsa para outdoor, com objetivo de alertar os capixabas sobre os problemas causados pelos detritos gerados no processo de mineração, conhecidos popularmente como Pó Preto. A Samarco, ArcelorMittal e Vale são apontadas como as principais empresas poluidoras na Grande Vitória e este problema é responsável por uma série de danos à saúde pública e ao meio ambiente. Para este trabalho, escolhemos como foco a empresa Vale. A empresa é uma mineradora multinacional brasileira constituída em 11 de janeiro de 1943. De acordo com o site da instituição, atualmente, a empresa está presente em cerca de 30 países ao redor do mundo e ocupa o primeiro lugar em produção mundial de minério de ferro, pelotas e níquel (http://www.vale.com/brasil/PT/aboutvale/Paginas/default.aspx). No Espírito Santo, a empresa tornou o estado o maior polo exportador de minério de ferro do mundo, recebendo em torno de 1.200 navios por ano no Complexo de Tubarão (Balanço Vale ES, 3º Trimestre de 2018). Além disso, a estrada de Ferro de Vitória e Minas transportam diariamente 135 milhões de toneladas de produtos produzidos pela empresa. A empresa também possui um compromisso ambiental com a população de Vitória, firmado entre a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória, o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e os Ministérios Públicos Estaduais e Federais como forma de amenizar os impactos causados pela mineradora. E por isso, em 2004 criou o Parque Botânico Vale localizado no Complexo Industrial do Porto de Tubarão, em Vitória/ES, que conta com uma unidade de conservação da Mata Atlântica, que também são cultivadas aproximadamente 140 espécies de orquídeas e recebe por ano em torno de 230 mil pessoas. A Vale também conta com outros diversos parques de preservação da Mata Atlântica espalhados pelo Brasil. Além disso, a mineradora promove constantemente campanhas e parcerias para desenvolvimento de projetos sociais e ambientais, como é o caso do parque Atlântico Parque, que foi inaugurado em janeiro de 2019, localizado no bairro de Jardim Camburi, onde possui áreas para a prática de atividade física, pistas de bicicross, playground e espaço para os pets. Apesar dos diversos investimentos que a empresa realiza no estado, o capixaba vive com um grande problema causado pela empresa, o Pó Preto. Em 2016, o Iema divulgou as medições nas quais foram reveladas que a empresa ultrapassou os limites estabelecidos e dias depois, no dia 21 de janeiro do ano de 2016, a Polícia Federal suspendeu as atividades da mineradora por poluir o ar e o mar do estado. Pensando nisso, o presente trabalho tem como base a exposição e divulgação dos problemas causados ao meio ambiente e à população pela empresa de mineração em questão. Para a divulgação de tais problemas, foi utilizado o outdoor como veículo de comunicação, por se tratar de um meio que consegue atingir um grande número de pessoas de maneira instantânea, além de gerar um impacto maior na comunicação. Dessa forma, o outdoor será utilizado para expressar uma mensagem de alerta direcionada aos moradores da Grande Vitória e assim, contribuir positivamente para o objetivo do trabalho.
 
INTRODUÇÃO
Segundo, Ciribelli (2003), a metodologia é uma forma instrumental que estabelece procedimentos que foram utilizados em uma pesquisa. A metodologia é responsável por analisar e estudar quais serão as etapas e os métodos que serão seguidos para que consiga o resultado esperado. Desta forma, para responder ao problema proposto neste trabalho, que é alertar o impacto que o pó preto causa no meio ambiente e na vida dos moradores de Vitória/ES através de uma campanha de outdoor, foram realizadas duas pesquisas: a pesquisa exploratória e o método de observação. A pesquisa exploratória foi utilizada para familiarização com o tema escolhido para análise. Ela é aplicada de maneira que possamos nos aproximar do objeto estudado para oferecer informações de estudos e para a formulação de hipóteses da pesquisa. Para tal aproximação, utilizamos matérias publicadas em sites de notícias que são referências no estado, que mostram os males do pó preto para o meio ambiente, além da saúde dos moradores do entorno. A leitura da matéria com o tema Entenda o que é o pó preto que polui o ar e mar de Vitória há anos, elaborada por Juirana Nobres, Naiara Arpini, Rodrigo Rezende e Viviane Machado, para o portal G1, em 2016, (http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/01/entenda-o-que-e-o-po-preto-que-polui-o-ar-e-o-mar-de-vitoria-ha-anos.html) serviu de base para a compreensão da gravidade e os problemas que o pó preto traz para o a sociedade. Com base nesta pesquisa, constatamos que grande parte do pó preto que polui a cidade de Vitória/ES, vem da mistura de minério de ferro e carvão, que passam pelo Porto de Tubarão e acabam se espalhando e poluindo o ar e o mar da cidade. Além disso, encontramos relatos de pessoas afetadas com a poluição que informaram viver com as janelas fechadas para evitar a entrada dos poluentes em sua residência. Em outra matéria também publicada no portal G1, que teve como tema Moradores reclamam da poluição causada pelo pó preto em Vitória/ES, em 2016, elaborado por Michel Bermurdes Auer (http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/11/moradores-reclamam-da-poluicao-causada-pelo-po-preto-em-vitoria.html), moradores de Jardim Camburi relataram ter problemas respiratórios por conta do pó preto. Já para método de observação, estudamos a maneira que a Vale se manifesta em suas campanhas publicitárias com o foco institucional e também a posição social que ela ocupa, com isso, foi possível entender melhor o padrão utilizado pela empresa e a após essa análise iniciar o processo criativo para a peça apresentada.
 
OBJETIVO
O método utilizado para a criação da peça outdoor partiu da sequência considerada padrão para a criação de material publicitário: briefing, pesquisa, brainstorm, planejamento e criação. De acordo com Sampaio, no livro Propaganda de A a Z (Elsevier, 1996), o propósito do briefing pode ser estabelecido como uma forma de organizar a passagem da informação certa, das pessoas certas para outras pessoas certas, na hora certa, da maneira certa e pelo custo certo. Com isso, o processo teve início a partir do briefing disponibilizado pelo professor Felipe Tessarolo. A partir disso buscamos investigar as campanhas publicitárias realizadas pela empresa e foi identificado que as peças possuem uma grande presença de belas paisagens, além de mostrar os benefícios causados pelos seus projetos nesses locais. Após a realização da associação de ideias, que segundo Barreto, no livro Criatividade em Propaganda (Summus Editorial, 2004), quando estamos em um problema, os criativos apelam para uma combinação de ideias, por várias vezes até que ao final chegue a uma solução que resolva o problema. A solução encontrada foi a utilização da palavra “Destruição”, que aparece logo no centro da imagem, como referência ao impacto negativo.਀伀 瀀漀渀琀漀 琀甀爀猀琀椀挀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 愀 瀀攀愀 昀漀椀 愀 吀攀爀挀攀椀爀愀 倀漀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀  挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 挀愀爀琀攀猀ⴀ瀀漀猀琀愀椀猀 搀漀 攀猀琀愀搀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 氀椀最愀爀 愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 搀攀 嘀椀琀爀椀愀 攀 嘀椀氀愀 嘀攀氀栀愀⸀ 䔀猀琀攀 氀漀挀愀氀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀漀爀 猀攀爀 搀攀 昀挀椀氀 愀猀猀漀挀椀愀漀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀猀 挀愀瀀椀砀愀戀愀猀 攀 瀀漀爀 挀爀椀愀爀 甀洀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 昀漀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀  搀攀 愀甀琀漀爀椀愀 搀漀 昀漀琀最爀愀昀漀 挀愀瀀椀砀愀戀愀 夀甀爀椀 䈀愀爀椀挀栀椀瘀椀挀栀⸀ Do ponto de vista textual, a palavra “Destruição” presente no outdoor, possui um significado negativo, seguido da frase “O problema que você não vê” que ao se deparar com a peça, o receptor se sinta atraído e tenha curiosidade em saber qual é a destruição que ele não enxerga, já que a imagem não revela onde ela está. Além disso, é utilizado um logo da organização Juntos - SOS ES Ambiental e também a #VixDestruição para orientar o público-alvo na busca de mais informações.਀伀 猀漀昀琀眀愀爀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 瀀攀愀 昀漀椀 漀 倀栀漀琀漀匀栀漀瀀 䌀匀㘀 攀 漀 攀猀琀椀氀漀 搀愀 昀漀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 昀漀椀 愀 䜀氀漀猀猀 䄀渀搀 䈀氀漀漀洀Ⰰ 焀甀攀  甀洀愀 昀漀渀琀攀 搀攀 猀挀爀椀瀀琀 猀瀀攀爀漀 昀攀椀琀愀 挀漀洀 甀洀愀 挀愀渀攀琀愀 瀀椀渀挀攀氀Ⰰ 焀甀攀 愀氀甀搀攀 愀 甀洀愀 攀猀挀爀椀琀愀 渀愀琀甀爀愀氀⸀ 䄀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀  甀洀 搀漀猀 最爀愀渀搀攀猀 搀攀猀琀愀焀甀攀猀 搀愀 瀀攀愀Ⰰ 攀 琀攀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 漀 漀甀琀搀漀漀爀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䘀甀渀欀 ☀ 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 渀漀 愀爀琀椀最漀 䄀 䤀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 吀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 渀愀 䠀椀猀琀爀椀愀 攀 渀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 攀洀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 最爀昀椀挀漀 攀 猀攀 琀漀爀渀愀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 甀洀 攀洀椀猀猀漀爀 焀甀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀攀 洀攀渀猀愀最攀渀猀⸀ Com intuito de aplicar a mesma linguagem utilizada pela empresa, foi produzido uma peça com o formato outdoor (9m x 3m), pois apesar de termos apenas 3 segundos para buscar a atenção e gerar impacto, este veículo possui o benefício de fácil leitura. Segundo Pinto e Oliveira, no artigo A Importância do Outdoor como Meio de Comunicação de Massa e como Mídia Exterior, no ano de 2007, o outdoor devido ao seu tamanho, acaba sendo um dos maiores meios de exibição de produtos ou mensagens, além de possuir uma leitura rápida. ਀䌀漀洀 漀 攀猀琀甀搀漀 攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀 漀猀 洀愀氀攀昀挀椀漀猀 搀漀 瀀 瀀爀攀琀漀 瀀愀爀愀 漀 猀攀甀 攀渀琀漀爀渀漀Ⰰ 攀渀琀爀愀洀漀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀 漀甀琀搀漀漀爀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀攀氀漀猀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 氀愀礀漀甀琀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 攀 挀漀洀 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 搀攀氀椀渀攀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 漀 挀愀洀椀渀栀漀 愀 猀攀爀 猀攀最甀椀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀