INSCRIÇÃO: 00302
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT05
 
TÍTULO: Websérie - Regente
 
AUTORES: Matheus Araujo Callado Moraes (Universidade Metodista de São Paulo); Andrei Sitta dos Santos (Universidade Metodista de São Paulo); Beatriz Mayara Katzor de Campos (Universidade Metodista de São Paulo); Pedro Abrão Henriques Maluf (Universidade Metodista de São Paulo); Giordano Fabri Pasquetti (Universidade Metodista de São Paulo); Lenizeh do Carmo Shumiski (Universidade Metodista de São Paulo); Gustavo Barros Pinto (Universidade Metodista de São Paulo); Tayná Martins Fernandes da Costa (Universidade Metodista de São Paulo); Yasmin Fracchetta Suterio (Universidade Metodista de São Paulo); Giovani Pagliusi Lobato e Moura (Universidade Metodista de São Paulo); José Augusto Quartim De Blasiis (Universidade Metodista de São Paulo)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
No quarto semestre do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista de São Paulo, a proposta apresentada pelos professores como avaliação semestral é a criação de uma websérie, a produtora Auvidere recebeu o gênero policial através de sorteio no semestre anterior. O projeto realizado foi um conjunto de obras e produções audiovisuais para mídias digitais com referências estéticas baseadas em filmes e programas dos anos 80, atribuindo o gênero musical Synthwave(1). Com isso, a mescla entre a sonoridade do "futuro do passado" representados pelo movimento Synthwave formam a estética e a narrativa da obra em que dois policiais tentam combater o crime. A trama escolhida para iniciar a rota de produção foi baseada em "seitas suicidas", inspirados por eventos mundiais reais como Heaven's Gate e Jim Jones, a websérie nomeada "Regente" e seus demais produtos trarão Pedro e Marcos, dois policiais que entraram em um mundo obscuro de seitas religiosas com o intuito de desmantelar a organização. Com a base narrativa definida, tornou-se um objetivo utilizar os conhecimentos adquiridos em áreas como fotografia, áudio, escrita dramática, entre outras para realizar o produto condizente com o tema. O foco buscado enaltece conceitos de cor e iluminação para acrescentar emoções específicas a narrativa, uma linguagem que remete ao estilo neon-noir. Sendo o Synthwave o guia primordial para a execução, foram realizados estudos sobre esse gênero musical e como ele é transportado e traduzido para o visual, tendo exemplos dessa ação nas películas, sendo referências, Baby Driver (2017), Drive (2011), e Only God Forgives (2013). Foram utilizadas referências de jogos eletrônicos na concepção de estética visual e de trilha sonora sendo elas, Far Cry Blood Dragon (2013), Doom (1993), Tron (1982) e Trials of the Blood Dragon (2016). Decorrente disso, o desafio de manter a linha tênue entre a essência do gênero com a adição das características específicas citadas acima foram se tornando visíveis, os professores orientadores auxiliaram na mediação tanto do formato da história como na estética visual para não ultrapassar conceitos e assim, acabar perdendo a formalidade. Foram corrigidos problemas de iluminação, erros do roteiro e trilha sonora incompatível. A série entrega a mensagem sobre a influência facilmente inserida nas pessoas, "Regente" traz uma crítica a seitas e grupos que querem marcar seus ideais na humanidade, mesmo com conceitos que ferem totalmente a integridade humana. O resultado trouxe a satisfação com os as propostas requeridas e ajustados para uma obra concreta. (1) - Também chamado de outrun, retrowave e futuresynth, é um gênero de música eletrônica influenciado pelas trilhas sonoras dos filmes dos anos 80 e pelos videogames. A partir de meados dos anos 2000, o gênero se desenvolveu a partir de várias comunidades de nicho na Internet, alcançando uma maior popularidade no início de 2010. Em sua arte musical e de capa, o synthwave se engaja no retrofuturismo, imitando a ficção científica dos anos 80, a ação e a mídia de terror, às vezes comparada ao cyberpunk. Ele expressa a nostalgia pela cultura dos anos 80, tentando capturar a atmosfera da época e celebrá-la. https://observer.com/2015/07/the-nostalgic-allure-of-synthwave/
 
INTRODUÇÃO
Tanto o produto – uma websérie de curta duração – quanto seu plano de divulgação foram pensados para o cenário digital moderno, a fim de gerar o maior aproveitamento possível para todas as partes envolvidas. Além de assimilar o gênero e a estrutura que se compreende diante de uma construção audiovisual desse cunho, é de suma importância compreender aspectos que caminham além de sua produção, como por exemplo, seu público e a maneira da qual ele é visto e como é consumido um produto audiovisual no meio mercadológico. A websérie Regente teve sua pesquisa realizada em torno de todo o histórico policial do cinema internacional, prezando pela estética brasileira que representa a condição social do cidadão, sua vulnerabilidade, alienação e forma de escapar da tormenta de seus problemas diários, Bellini e a Esfinge (2001). Entretanto para alternar do formato já muito utilizado de polícia e ladrão, a produtora introduziu seitas religiosas e sua grande persuasão como tema principal, inspirado diretamente em cultos por todo o mundo, de atos como sacrifícios satânicos de crianças no Rio Grande do Sul até movimentos gigantes como Heaven's Gate. A pesquisa teve maior foco em seu episódio piloto e como seitas afetam diretamente a vida pessoal, representadas na personagem Laura, mãe de um filho raptado pela seita que sofre constantes ameaças do líder, interferindo na sua forma de viver – sem qualquer tecnologia – na forma de falar, se vestir e se afastar das pessoas, principalmente sua família representada pela irmã Bruna. Todas as informações vieram de depoimentos e notícias reais divulgados por grandes canais de informação, sendo G1, documentários do History e BBC. Foi desenvolvida uma pesquisa em formato de questionário através do Google Forms com o intuito de conhecer mais sobre o público. Partindo de um formulário que continha perguntas sobre idade, sexo, seriados preferidos e outras questões, quatro personas foram moldadas de acordo com os resultados obtidos. As devolutivas sobre o segmento cultural mostraram que a maioria do público pesquisado gosta de assistir séries policiais, procurando principalmente a qualidade da trama, seus mistérios e casos intrigantes que tornam a história mais envolvente. Com as ferramentas em mãos, refletiu-se sobre que mensagem passar com a obra, sendo um assunto delicado que fere ou já feriu muitas pessoas, não somente no sentido literal de seitas, mas no abuso psicológico de uma figura que se denomina "superior", desencadeando diversos outros problemas para a vítima. Laura, a vítima da seita, perdeu seu marido e se entregou a qualquer coisa que lhe fizesse sentir bem novamente, caindo na armadilha da organização ocultista. Como resultado da trama, a mensagem seria de superação, demonstrar que existem momentos difíceis, mas não devemos nos subjugar a qualquer coisa que nos diminua ou irá ferir nossa integridade. Simultâneo ao desenvolvimento da história, a estética foi estudada para gerar a melhor reação possível do público, primordialmente como opção pessoal dos desenvolvedores da websérie e posteriormente lapidada para a ficção. Sendo um estilo pouco visto no padrão hollywoodiano, foi desejado adotar essa estética Synthwave, vista em algumas obras citadas no texto anterior, como Drive, Baby Driver, Only God Forgives, entre outros, onde transparecemos situações e emoções através de luzes no estilo neon, seguindo o padrão vermelho para inimigos/raiva e azul para aliados/frieza. Além disso, não foi gerada estranheza por estarmos em um momento de alta dos anos 80 com as séries desenvolvidas pela Netflix, principalmente Stranger Things, que utiliza desse recurso. E com temas mais obscuros sendo tratados, como o próprio Stranger Things e Sabrina, além de diversos documentários sobre ocultismo e assassinatos, o roteiro não ficou para trás, sendo aceito e aguardado ansiosamente pelo público.
 
OBJETIVO
Cada departamento teve um procedimento específico para a realização e formatação da websérie, para no final conversarem entre si e entregarem o produto conforme sua estética primordial. No roteiro a premissa do cinema policial da década de oitenta foi adotada, o detetive amargurado que sofreu um trauma – geralmente familiar - em busca de fazer justiça por fora da lei, o anti-herói, em uma cidade caótica que está contra ele. ਀倀攀搀爀漀  攀猀猀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀漀洀 愀氀最甀洀愀猀 愀氀琀攀爀愀攀猀Ⰰ  漀 搀攀琀攀琀椀瘀攀 愀洀愀爀最甀爀愀搀漀 焀甀攀 挀漀渀琀椀渀甀愀 昀愀稀攀渀搀漀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 氀攀椀Ⰰ 瀀漀爀洀 猀攀 搀攀瀀愀爀愀 挀漀洀 漀 洀攀猀洀漀 挀愀猀漀 搀攀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 猀甀愀 昀椀氀栀愀 琀攀瘀攀 攀 渀甀渀挀愀 洀愀椀猀 瘀漀氀琀漀甀Ⰰ 搀攀猀瀀攀爀琀愀渀搀漀 最爀愀搀愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 猀攀甀 氀愀搀漀 栀漀猀琀椀氀 挀漀渀琀椀搀漀 攀洀 猀甀愀 搀攀瀀爀攀猀猀漀⸀ 䔀 挀漀洀漀 甀洀 氀攀最愀搀漀 搀漀 最渀攀爀漀 瀀漀氀椀挀椀愀氀Ⰰ 琀攀洀漀猀 漀 猀椀搀攀欀椀挀欀 搀攀琀攀琀椀瘀攀 䴀愀爀挀漀猀Ⰰ 愀渀琀愀最渀椀挀漀 愀漀 攀猀琀椀氀漀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀 搀攀 倀攀搀爀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 洀愀椀猀 愀最椀琀愀搀漀Ⰰ 瀀愀瘀椀漀 挀甀爀琀漀 焀甀攀 猀攀最甀攀 漀 攀猀琀椀氀漀 ᰀ愠琀椀爀愀爀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀 瀀攀爀最甀渀琀愀爀 搀攀瀀漀椀猀ᴀ⸠ 䌀漀洀 甀洀愀 搀甀瀀氀愀 挀氀猀猀椀挀愀Ⰰ 愀 椀渀琀爀椀最愀 搀攀瘀攀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 琀攀猀琀攀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 洀漀爀愀氀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 爀攀猀漀氀瘀攀爀攀洀 漀 挀愀猀漀 攀 渀漀 猀甀挀甀洀戀椀爀攀洀 愀漀 椀渀椀洀椀最漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀 瀀攀爀猀甀愀猀漀 搀愀猀 猀攀椀琀愀猀⸀  A Iluminação, difusa e direcionada na maioria das cenas, procurou manter uma coloração intercalada entre luzes azuis e vermelhas, com o objetivo de mostrar lados opostos da história narrada. O azul representa o lado frio e calculista dos policiais envolvidos, enquanto o vermelho era responsável por representar o perigo e o fanatismo da seita religiosa. ਀一漀猀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 焀甀攀 愀 猀椀洀攀琀爀椀愀 猀攀爀椀愀 愀 戀愀猀攀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀愀 愀 眀攀戀猀爀椀攀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 椀渀猀瀀椀爀愀攀猀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀猀 洀愀椀猀 昀漀爀琀攀猀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 搀漀 最爀甀瀀漀  漀 挀椀渀攀愀猀琀愀 匀琀愀渀氀攀礀 䬀甀戀爀椀挀欀Ⰰ 漀 焀甀愀氀 甀琀椀氀椀稀愀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 攀猀琀攀 爀攀挀甀爀猀漀 攀洀 猀甀愀猀 漀戀爀愀猀 䰀愀爀愀渀樀愀 䴀攀挀渀椀挀愀 ⠀㄀㤀㜀㄀⤀ 攀 伀 䤀氀甀洀椀渀愀搀漀 ⠀㄀㤀㠀 ⤀⸀ 伀甀琀爀漀 瀀漀渀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀 愀漀猀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀  洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 琀爀愀瘀攀氀氀椀渀最猀Ⰰ 猀琀攀愀搀礀挀愀洀猀 攀 挀爀愀渀攀猀 ⠀攀猀琀愀戀椀氀椀稀愀搀漀爀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀⤀ 瀀愀爀愀 洀愀渀琀攀爀 甀洀愀 搀椀渀洀椀挀愀 切渀椀挀愀 攀洀 瀀爀愀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀攀渀愀猀⸀ 伀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀  甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 椀洀攀爀最椀爀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 漀 洀砀椀洀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀  A websérie conta com oito cenários que compõe toda a história, tendo cada um seu papel importante. Com a influência do “technoir”, “retrowave” e “vaporwave”, toda a estética dos cenários, principalmente na paleta de cor, teve que ser pensada para que não houvesse conflito. Tanto no Cenário quanto no figurino foi utilizado a paleta de cores Triádica que é uma combinação da junção de cores que correspondem a um triângulo no círculo cromático, a utilizamos com seus tons mais escuros e claros para criar uma tensão maior em cada cena. Tons pastéis foram selecionados para o figurino já que se adaptam bem ao clima e a estética da web série. ਀䄀 漀戀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀愀洀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 猀甀愀 挀漀渀挀攀瀀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀 攀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 猀甀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 洀漀渀琀愀最攀洀⸀ 伀猀 挀漀爀琀攀猀 昀漀爀愀洀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 猀攀渀猀愀攀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 攀瀀椀猀搀椀漀Ⰰ 爀攀琀爀愀琀愀渀搀漀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀 琀攀渀猀漀Ⰰ 愀漀 攀 搀爀愀洀愀⸀ 一漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀爀琀攀Ⰰ 搀椀瘀攀爀猀漀猀 搀攀猀猀攀猀 瀀氀愀渀漀猀 昀漀爀愀洀 搀攀猀挀愀爀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 搀攀椀砀愀爀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀椀渀愀氀 洀愀椀猀 搀椀渀洀椀挀漀 攀 戀爀甀猀挀漀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 洀愀椀猀 愀最爀攀猀猀椀瘀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀漀 最渀攀爀漀Ⰰ 洀愀猀 猀攀洀 搀攀猀挀愀爀琀愀爀 琀漀搀漀 漀 挀氀椀洀愀 搀攀 洀椀猀琀爀椀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 氀切搀椀挀漀 搀愀 漀戀爀愀⸀  A websérie utiliza referências principalmente do gênero musical Synthwave, que apresenta nostalgia dos anos oitenta, usando principalmente sintetizadores. As principais inspirações foram filmes que já traziam uma atmosfera fotográfica em que o escuro predomina sobre o claro em combinação com uma trilha sonora eletrônica, como Blade Runner (1982) e Miami Vice (1984). ਀吀愀洀戀洀 搀攀瘀攀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀 攀 猀漀渀漀爀愀猀 搀攀 瘀椀搀攀漀最愀洀攀猀 搀攀 㠀Ⰰ ㄀㘀 攀 ㌀㈀ 戀椀琀猀⸀ 伀 挀漀渀挀攀椀琀漀 戀甀猀挀愀搀漀  搀攀 猀攀爀 洀攀渀漀猀 ᰀ戠愀爀甀氀栀攀渀琀漀ᴀ†攀 搀愀爀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 漀猀 猀椀渀琀攀琀椀稀愀搀漀爀攀猀 挀爀椀愀爀攀洀 甀洀 挀氀椀洀愀 猀漀洀戀爀椀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀