ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00308</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;#ComunicaOdonto: Projeto de Comunicação Integrada entre diferentes graduações para assessoria de imprensa e responsabilidade social</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bárbara Eliza Caldeiras Silva (FAESA Centro Universitário); Mirella Bravo de Souza Bonella (FAESA Centro Universitário); Maylla Martins Pereira Nascimento (FAESA Centro Universitário)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O #ComunicaOdonto é um projeto que promover a experiência prática de integração dos cursos de Jornalismo e Odontologia do Centro Universitário Faesa durante três semestres e chegamos à conclusão dele no final de 2018. No primeiro momento foi trabalhada a comunicação interna; no segundo a comunicação externa; e no último a comunicação comunitária e cidadã. Trata-se aqui das partes desenvolvidas no ano de 2018. No primeiro semestre de 2018, o planejamento integrado de comunicação externa e assessoria de imprensa foi desenvolvida na disciplina de Comunicação Organizacional II do curso de Jornalismo, com 30 alunos, e deu visibilidade ao curso e ao corpo docente de Odontologia, formado por 35 professores, que foram os clientes dos alunos do curso de Jornalismo. Já no segundo semestre de 2018, dando continuidade, foram desenvolvidas ações de comunicação e cidadania para a produção de conteúdo sobre saúde bucal, envolvendo 30 alunos de Jornalismo, 40 alunos de Odontologia, 5 professores de Jornalismo, 5 professores de Odontologia e 50 crianças de uma ONG de Vitória em situação de vulnerabilidade social. Tratou-se de uma ação de responsabilidade social de oferta de atendimento odontológico na Clínica Odontológica da Faesa, por alunos e professores do curso de Odontologia, integrados com alunos de Jornalismo da disciplina de Comunicação e Cidadania. Como ponto de partida do planejamento, no primeiro semestre de 2018, foi realizado o diagnóstico inicial com o cliente, a coordenadora e professores do curso de Odontologia. A partir disso, várias ideias foram pensadas e distribuídas em um plano de ações estratégicas, tendo cada uma delas produtos de comunicação. O objetivo do projeto de 2018/01 era dar visibilidade ao curso e ao corpo docente de Odontologia promovendo o entendimento da importância da relação com a imprensa e, assim, se tornassem fontes qualificadas e queridas dos meios de comunicação. As assessorias são apenas um dos instrumentos de comunicação que estão à disposição de órgãos, empresas e instituições que, por sua vez, não operam sozinhas. Antes de produção e lançamento de relises ou contatos para entrevistas, foi realizado media training, fotos e definida mensagem-chave de cada professor do curso de Odontologia. De acordo com Jorge Duarte e Armando Medeiros de Faria no livro Assessoria de imprensa e relacionamento com a Mídia (Atlas, 2011), o treinamento de porta-vozes faz com que se apresentem de forma adequada, prestando o melhor serviço de informação. Para dar conta do desenvolvimento do planejamento, os alunos foram divididos em grupos, vivenciaram, ao mesmo ponto que estudavam e produziam as cinco fases do planejamento estratégico divididas em nível tático e operacional. Todo o trabalho foi norteado pela mensagem-chave "A excelência do corpo docente traduzida no sorriso do aluno protagonista". No segundo semestre, chegou a vez de ampliar o projeto para uma ação de comunicação e cidadania, com 35 alunos de Jornalismo, atrelada com as ações de educação em saúde bucal e atendimento pelos 5 professores e 40 alunos de Odontologia. O diagnóstico inicial foi feito com a presidente da Ong Pequeninos do Morro, Patrícia Neitzl, responsável por apresentar as crianças que foram atendidas no projeto. Cicilia Peruzzo no artigo "Revisitando os Conceitos de Comunicação Popular, Alternativa Comunitária" (Intercom, 2006) conceitua o que é entendido como o exercício de comunicação e cidadania: comunicação do povo feita por ele e para ele. As produções de vídeos, programas de rádio, fotografias e mensagens em cartazes foram feitas pelas crianças a partir das informações sobre saúde bucal, dados pelos alunos e professores do curso de Odontologia; e o suporte nos laboratórios de Comunicação (TV, rádio, web foto) dos alunos de Jornalismo. Trata-se de projeto interdisciplinar do ponto de vista da Comunicação, capaz de relacionar os diversos campos de conhecimento e habilidades de produção de mídias e discursos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na primeira fase do projeto #ComunicaOdonto, que se tratou do planejamento estratégico em assessoria de imprensa, no primeiro semestre de 2018, foram estudadas e realizadas as cinco fases do planejamento estratégico, como método de definição da estratégia, a saber: pesquisa e diagnóstico, análise e interpretação de dados, planejamento de relações com a imprensa, execução e estipulação de métricas de medição de resultados. Na primeira fase, foram feitas entrevistas em profundidade com professores e coordenadora do curso, assim como pesquisa de concorrência e de mercado da área do cliente. Todos os dados foram analisados, na segunda fase, utilizando a técnica da tabela SWOT. Após a realização das duas primeiras fases, veio o planejamento de relações com a imprensa, norteada por ações estratégicas. Eduardo Ribeiro e Gisele Lorenzetti no livro Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia (Atlas, 2011) ressaltam a importância do planejamento como o conceito-chave do sucesso em qualquer atividade, que esse se cria, se atualiza e se recria para atingir objetivos definidos. Depois de realizar o diagnóstico e a análise de dados, é possível pontuar os objetivos do cliente, o corpo docente de Odontologia da Faesa Centro Universitário: dar visibilidade a excelência de seu corpo docente e estrutura do curso de Odontologia via meios de comunicação, destacando métodos de ensino capazes de levar o aluno a se entender como protagonista em seu processo de formação profissional. A fase do planejamento deve conter as definições de mensagem-chave; veículos estratégicos; e preparação de porta-vozes, o que foi realizado. Assim como o assessorado, a assessoria possui valores que quer repassar ao cliente. São eles: criar e fortalecer a cultura de comunicação na relação corpo docente e imprensa; passar conhecimentos em relação aos veículos de comunicação para o profissional para que este esteja apto para ser fonte; e conscientizar da importância dos meios de comunicação, imprensa e mídia para a imagem e carreira de um profissional. A mensagem-chave é de suma importância em um projeto de assessoria de Imprensa. Jorge Duarte e Armando Medeiros no livro Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia (Atlas, 2011) dizem que: são conceitos ou afirmações determinadas previamente e que a fonte buscará enfatizar durante a entrevista. A partir dessa entrevista em profundidade com a coordenadora do curso de Odontologia, foi pensada a mensagem-chave que nortearia todo o projeto do primeiro semestre de 2018: "A excelência do corpo docente traduzida no sorriso do aluno protagonista". No segundo momento do projeto, no segundo semestre de 2018, ocorreram, ao todo, quatro encontros entre alunos de Jornalismo e de Odontologia, com orientação dos professores. No primeiro, os alunos de Jornalismo foram à turma de Odontologia para explicar os projetos e formar com eles grupos de trabalho integrados. Iniciou-se na sequência a construção dos encontros em que estariam presentes as crianças, selecionadas conforme critério da ONG responsável por elas. No segundo encontro, foram ofertadas oficinas de formação em Comunicação Comunitária, nas quais as crianças aprenderam noções introdutórias do fazer jornalístico nos diversos meios. Em paralelo, com os pequenos divididos em grupos e circulando pelas oficinas, aconteciam os atendimentos na Clínica do Odontologia, com os alunos de Odontologia dando noções gerais de saúde bucal e realizando atendimentos diagnóstico. Notou-se a grande carência por informações quanto ao tema e a necessidade real de conscientização e informação. Seguindo índice internacional, constatou-se que as crianças apresentavam mais que o dobro da média nacional de dentes cariados. No terceiro encontro, as crianças foram aos laboratórios de Comunicação e produziram mensagens para diversos meios, entrevistando como fontes alunos do curso de Odontologia. O último encontro foi da entrega das as diversas produções de vídeo, podcasts, cartazes e fotos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após todo o semestre de estudos da disciplina de Comunicação Organizacional II, em que foram aprofundados conceitos relacionados à assessoria de imprensa, com foco na comunicação externa e construção de imagem pública positiva de empresas e organizações em geral, desenvolveu-se como projeto final o Planejamento Estratégico em Assessoria de Imprensa, intitulado #ComunicaOdonto. O projeto teve como cliente o curso de Odontologia da Faesa Centro Universitário e seus 35 professores. Ao ser questionada sobre como descreveria o corpo docente, a coordenadora do curso de Odontologia, Carla Letícia Leite, foi objetiva ao citar a necessidade de destacar a formação diferenciada e focada no protagonismo do aluno. A partir dessa fala, foi criada a mensagem-chave que nortearia todo o projeto: A excelência do corpo docente traduzida no sorriso do aluno protagonista. A entrega do planejamento com os produtos anexados e disponíveis em versão digital para os clientes, foi feita em um evento onde foi apresentado todo o processo de produção. Foram desenvolvidos releases, que são textos jornalísticos para sugestão de pautas; e áudio-releases com o mesmo conceito, porém voltado para rádios; manual de media training com dicas de como se preparar e se portar durante entrevistas, apresentação de cada professor com mensagem-chave individualizada para construção de um guia de fontes para a imprensa, onde possam recorrer em busca de especialistas; e fotos com indicação de uso nas redes sociais e como envio aos jornais e outros meios para criação de banco de imagens de uso dos veículos jornalísticos. Por fim, na segunda fase do projeto, conforme apresentado anteriormente, já iniciou-se tendo como base o material da primeira fase, de conhecimento da área de Odontologia, como o diagnóstico inicial do curso e dos professores, sendo necessário conhecer melhor agora as crianças. Foram convidadas a participar do projeto 50 crianças registradas na ONG Pequeninos do Morro, que atende menores de zero a 13 anos da região da Grande Santo Antônio que estejam em vulnerabilidade social. Ao todo, o projeto tem o cadastro de mais de 400 crianças. Para muitos, foi a primeira vez que entraram em estúdios de TV e rádio, tiveram suas mensagens consideradas importantes e receberam um atendimento Odontológico. A partir das informações dos alunos de Odontologia, sempre acompanhados pelos professores, e com o auxílio dos alunos de Jornalismo, também orientados por professores, foram produzidos podcasts (programas de rádio que podem ser transmitidos pela internet); spots de rádio, que são pequenos áudios para divulgação, que no caso dizem respeito a dicas de higiene bucal; fotos para cartazes de conscientização por meio dos registros feitos pelas crianças e frases de incentivo a saúde bucal; e vídeos educativos sobre os cuidados dentais básicos. Todos com conteúdo voltado à promoção da saúde bucal e da conscientização da importância de atitudes corretas no cuidado com os dentes. Os produtos foram todos desenvolvidos nos estúdios de rádio, foto e TV da Faesa Centro Universitário e produzidos nos laboratórios da instituição. Os alunos de Jornalismo foram os responsáveis por dar tratamento final os produtos desenvolvidos pelas crianças. Ao final, tudo foi entregue a eles, para ser reproduzido nas escolas e outros ambientes da comunidade onde vivem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>