ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00309</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Doenças da vida moderna</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Maylla Martins Pereira Nascimento (Faesa Centro Universitário); Carolina Aildefonso Salarini (Faesa Centro Universitário); Valmir Matiazzi (Faesa Centro Universitário )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Considerados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o mal do século, os transtornos e doenças da mente atingem milhões de pessoas em todo o mundo. A ansiedade, a depressão, o cansaço excessivo, o déficit de atenção e as crises de pânico têm se tornado problemas recorrentes devido ao ritmo de vida acelerado do dia a dia. A reportagem  Doenças da vida Moderna produzida durante o mês de junho/2018 para a disciplina de Laboratório de Jornalismo Impresso, presente na grade curricular do curso de Comunicação Social - Jornalismo do Centro Universitário Faesa, e publicada no Jornal-Laboratório do curso Tendências, na edição 116, páginas 4,5 (editoria de saúde) e manchete da capa, retrata o tema abordando as principais causas dos problemas. O autor Nelson Traquina, no livro Teorias do Jornalismo: porque as notícias são como são (Insular, 2005), afirma que existem várias formas de descrever o Jornalismo, mas, de maneira precisa, é possível dizer que Jornalismo é vida e realidade. Essa afirmação está pautada no interesse da população de saber mais detalhes sobre o que acontece ao redor do mundo, mas, também, ao seu lado. As pessoas recorrem ao Jornalismo como fonte base de conhecimento e, dentro desse contexto de informar, existem diversas maneiras de comunicar ao público um fato. Sendo assim, chegar ao tema da reportagem é um trabalho na qual deve observar os critérios de noticiabilidade e assim ter a certeza que o material produzido terá o impacto proposto na sociedade. Critérios de noticiabilidade que são definidos também por Traquina (2005) como o conjunto de valores-notícia que determinam se um assunto é susceptível de ser tornar notícia. Na base teórica, os critérios de proximidade, interesse humano, atualidade, significância, atualidade e interesse público foram os norteadores para escolha do tema para a produção da reportagem. O presente trabalho, então, é apresentado em formato de reportagem, sendo que, muitas vezes, a caracterização da reportagem é construída em comparação com a notícia. O professor João de Deus, citado por Felipe Pena no livro Teoria do Jornalismo (Contexto, 2005), aponta as principais diferenças entre as duas: enquanto a notícia apura fatos, de maneira imediata e retrata os dados essenciais, a reportagem lida com assuntos sobre os fatos e traz a repercussão e o desdobramento do caso de maneira aprofundada. No mesmo livro, Felipe Pena afirma que a reportagem trabalha com pauta mais complexa, pois aponta para causas, contextos, consequências, novas fontes. Sabendo do compromisso que o Jornalismo tem com a população de colocar em pauta tópicos e, além disso, enquadrar esses tópicos como um recurso de discussão pública, como traz Traquina (2005), o trabalho em questão busca promover, além de conhecimento, o debate e a reflexão sobre o tema abordado, pois, além de noticiar informações básicas, a reportagem busca traçar relações entre acontecimentos e explicar melhor os fatos, objetivo apresentado por Glória Marina de Oliveira Baltazar e Cíntia Charlene da Silva no artigo A Grande Reportagem (2013). Ao trazer a reportagem com tema tão atual para a sociedade, as universitárias definiram como objetivo principal da produção utilizar todos os recursos disponíveis (boa apuração, uso de fontes de informação, imagens fotográficas e boa editoração) para trazer a importância de se discutir cada vez mais sobre as doenças psicológicas, já que o número de pessoas que sofrem diariamente com os transtornos mentais continua crescendo. O impacto gerado sobre as atividades rotineiras dos indivíduos atingidos é significativo e precisa estar sob olhar atento da sociedade para que medidas de prevenção possam ser eficazes para esse tipo de situação. Além de ser um tema de extrema relevância mundial, as doenças psicológicas foram pensadas como assunto central desta reportagem em questão por ser um tema delicado, ainda tratado como um grande tabu pela sociedade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As aulas da disciplina de Laboratório de Jornalismo Impresso são ministradas nos laboratórios de informática disponibilizados pelo Centro Universitário Faesa para que, além de aprender os conceitos teóricos, os alunos também possam colocá-los em prática. Vale ressaltar que, para o desenvolvimento da reportagem "Doenças da vida Moderna", aconteceu uma interdisciplinaridade, pois foi necessário utilizar os conhecimentos das aulas de "Técnica, Apuração, Entrevista e Pesquisa", "Redação Jornalística" , "Fotojornalismo", "Planejamento Visual para Jornal Impresso" e conhecimentos básicos da disciplina de "Psicologia Social" para entender o tema e elaborar o produto como um todo. Para construir uma boa reportagem, a primeira decisão a ser tomada é em relação ao tema da reportagem proposta pelo professor. O assunto escolhido do presente trabalho partiu do pressuposto da importância que traz para a sociedade atual, sendo levados em consideração os critérios de noticiabilidade. Após a definição do tema, debatido com o professor em sala de aula, para desenvolver uma boa reportagem foi necessário desenvolver boas pautas, pois o conjunto de matérias formaram a reportagem. Assim, antes da escrita final da reportagem, foi possível realizar uma pesquisa aprofundada sobre cada doença escolhida (1- Ansiedade; 2- Depressão; 3- Fadiga Adrenal; 4- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; 5- Crise de Pânico; 6- Síndrome do Pensamento Acelerado). Essa busca por detalhes possibilitou a descrição com precisão das características dos temas, dados, sintomas, diagnóstico e possíveis tratamentos. Além disso, por meio da apuração jornalística, foram identificadas fontes, entre elas pacientes, professores, médicos e demais profissionais do mercado de trabalho que contribuíram para uma reportagem mais completa. Aproximando a rotina jornalística do conhecimento científico, na coleta de dados foi utilizada a pesquisa em profundidade que, segundo Jorge Duarte e Antônio Barros, no livro Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação (Atlas, 2009), é um recurso metodológico que busca, com base em teorias e pressupostos definidos pelo investigador, recolher respostas a partir da experiência subjetiva de uma fonte, selecionada por deter informações que se deseja conhecer. É um encontro entre repórter e fonte de informação. Para essa reportagem, então, Mario Erbolato, no livro Técnicas em decodificação em jornalismo (Atlas, 1981), classifica as entrevistas realizadas como de "Rotina", pertencente ao grupo de geradores de matéria, e "Informativo", pertencente ao grupo do conteúdo. Após coletar todas as informações necessárias para a produção do produto jornalístico, foram selecionadas as melhores palavras para apresentar, com detalhes, os transtornos mentais para os leitores, já que é um tema delicado e ainda considerado um tabu pela sociedade em geral. Dessa forma, teve-se o cuidado profissional de retratar, da forma mais fiel possível, o sofrimento vivido pelas fontes entrevistadas e as formas de tratamento, explicadas por psicólogos entrevistados no período de execução da pauta. Além do texto construído, foram utilizados alguns recursos para a construção e dinamização desta reportagem, como fotografias reais e ilustrativas (conceituais). Algumas fotografias têm como cenário as casas das fontes, enquanto outras foram tiradas no Estúdio de Fotografia disponibilizado pela Instituição. Ao todo, mais de 50 fotografias foram tiradas para esta reportagem e, com base nos critérios de qualidade da imagem e proximidade com o texto, foram selecionadas seis imagens reais e ilustrativas na etapa final da produção desta reportagem. De acordo com Nilton Hernandes, no livro A Mídia e Seus Truques (Contexto, 2006), a fotografia deve ser uma das principais armas utilizadas para atrair o olhar do leitor para uma determinada página. Desta forma, a união de texto e fotografia possibilita para o espectador uma reportagem completa e mais dinâmica.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A decisão sobre abordar como assunto central as doenças psicológicas da vida moderna partiu da conversa de pauta entre alunos e o professor responsável pela disciplina. A proposta foi escolher um tema atual e que de certa maneira afeta a sociedade como um todo e que pudesse gerar uma reportagem. Nilson Lage, na obra A Reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística (Record, 2002), aponta a reportagem como uma narrativa ampla, que traz detalhes e profundidade e, principalmente, desperta o interesse do público. Desta maneira, a escolha sobre doenças da vida moderna, fazendo um recorte sobre as doenças psicológicas, foi proposta, pois afetam milhões de pessoas ao redor do mundo. Os assuntos que envolveram o tema central também foram pensados de acordo com os critérios de noticiabilidade. Transtornos como a Depressão, Ansiedade, Fadiga Adrenal, Crise de Pânico, Síndrome do Pensamento Acelerado e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que impactam o psicológico dos indivíduos, afetam as mais simples tarefas diárias e ainda são tratados como tabu pela sociedade. Para a produção desta reportagem, cerca de dez personagens que sofrem diariamente com essas doenças foram procurados e foram base para a construção dos textos das matérias jornalísticas. Ainda segundo Lage (2002), a fonte de informação é um dos elementos básicos e constituintes de uma boa reportagem. Para a construção textual da reportagem foram usadas fontes primárias e fontes secundárias. E, ainda, as perguntas semiabertas foram fundamentais, pois permitiram que as fontes de informação opinassem sobre as questões pertinentes para a elaboração do material. Sendo assim, as fontes reforçam ou confirmam a verdade no relato dos fatos. As fontes, para dar voz a essa reportagem, foram indicadas por colegas da instituição ou eram pessoas conhecidas. As entrevistas foram realizadas frente a frente e com os recursos de redes sociais e WhatsApp. Além dos personagens entrevistados para a reportagem, psicólogos foram fundamentais para explicar e respaldar as informações. O texto jornalístico seguiu o padrão dos gêneros informativo e interpretativo, sendo redigido na 3º pessoa do singular para trazer a isenção e sempre com fontes de informação. Luiz Beltrão, na obra Teoria e prática do Jornalismo (Ommia, 2006), explica que o gênero informativo trabalha a informação jornalística e propõem informar a partir da descrição da realidade e daquilo que é considerado importante dentro dos critérios de noticiabilidade estabelecidos. Já o interpretativo procura passar para o leitor uma visão mais ampla e possibilita ao leitor analisar de forma crítica a realidade contemporânea. As fotografias também tiveram papel importante para ilustrar os textos e chamar a atenção do leitor. Marilia Scalzo, no livro Jornalismo de Revista (Contexto, 2008), explica que as fotos provocam reações emocionais, convidam a mergulhar num assunto, a entrar numa matéria. Por isso a escolha de usar seis imagens fotográficas ao longo das duas páginas da reportagem. Já no processo final, na Editoração, foi selecionado, para dar mais dinamismo à página 4, três matérias jornalísticas, sendo que uma delas dentro de um Box. E a página 5 ficou com um texto mais extenso e com 4 intertítulos para dar respiro ou a mudança de assunto dentro do texto. Para finalizar a edição, os dois títulos principais seguiram a linha da aproximação, pois fala diretamente sobre o brasileiro: "Brasileiro é o mais ansioso do planeta" e "Brasil do carnaval e da Depressão". Duas linhas-finas também compõem as matérias principais e servem como um resumo para o leitor. Com todas as etapas prontas da reportagem e o material veiculado no Jornal Tendências, foi possível provocar reflexões e perceber o Jornalismo como ferramenta essencial como difusor que aprofunda e divulga importantes temas para debate na sociedade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>