ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00314</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Profissão: Diretor de Arte</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Darly Gonçalves de Souza Júnior (Centro Univeristário FAESA); Awdsley Rangel dos Reis (Centro Universitário FAESA); Tathiane Mendes da Costa (Centro Universitário FAESA); Felipe Maciel Tessarolo (Centro Universitário FAESA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Mas, afinal, o que faz um Diretor de Arte (DA)? Esse é um dos diversos questionamentos que passam na mente de alunos do ensino médio que procurando se informar sobre as mais variadas profissões, e também em pessoas interessadas em trabalhar no mercado publicitário. O presente projeto foi desenvolvido com o objetivo de trabalhar os conceitos e definições da profissão de DA, de forma simples e objetiva, para poder esclarecer aos interessados sobre as suas atribuições dentro de uma agência de publicidade e no mercado criativo em geral. A partir deste cenário foi planejada uma campanha publicitária cujo objetivo era informar o público sobre o que é e o que faz um Diretor de Arte, utilizando para isso uma comunicação simples, direta e informativa. Segundo Rafael SAMPAIO no livro Propaganda de A a Z, (Elsevier, 2013, pág. 248) o Diretor de Arte é o  profissional de criação especializado em desenvolver a parte visual e gráfica das peças publicitárias. Em produção, profissional responsável pelo projeto e execução da parte visual do comercial, incluindo cenografia, figurino, objeto de cena . O desafio foi apresentando pela Agência Experimental Junior do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA, criada em 2002 na forma de laboratório. A Agência Integrada procurou os alunos de publicidade e lançou o desafio sobre a profissão de Diretor de Arte e suas funções para os alunos do 4º período que cursavam a disciplina Direção de Arte, do Centro Universitário Faesa, sob orientação do professor Felipe Tessarolo. O projeto foi apresentado com a ideia de explicar função do Diretor de Arte, para alunos do ensino médio que estão procurando informações sobre a profissões dentro do mercado publicitário. A campanha foi elaborada para ser veiculada através das redes sociais. Foram criadas 06 (seis) peças ilustrativas sobre o Diretor de Arte. Durante o processo de criatividade foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre ilustrações e conceitos de redação publicitárias e direção de arte. Utilizamos alguns autores consagrados na área como: Armando Sant anna no livro Propaganda, Teoria, Técnica e Prática, Newton Cesar em Direção de Arte em Propaganda e entre outros teóricos como base para construção da campanha. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Realizamos uma pesquisa com os alunos do ensino médio que tinham interesse sobre a função de Diretor de Arte. A partir das entrevistas identificamos as principais dúvidas em relação à profissão. Com os questionamentos apresentadas pelos alunos, direcionamos a criação e a elaboração do conceito que seria utilizado na campanha informativa. Nos reunimos e fizemos um briefing pontuando os conceitos que precisariam entrar na campanha, qual a forma e formato que iríamos trabalhar e as técnicas que poderíamos utilizar para a criação. O processo de criação normalmente é composto por um Diretor de Arte e um Redator, que são responsáveis pelo conceito e soluções criativas para uma campanha publicitária. O redator fica responsável pela a parte textual (ou texto) da campanha. Já o diretor de arte fica responsável pela a parte visual (imagem) da campanha. Segundo autor Newton CESAR, Direção de Arte (Futura, 2001) as funções exercidas por um DA são: diagramação, fotos, ilustrações, tipografia logotipos, entres os projetos visuais.  A única coisa capaz de atrair o leitor e fazê-lo ler é uma informação transmitida de maneira clara, pertinente e envolvente. A ilustração e o título e o título atraem sua atenção se trabalharem em conjunto (...) . Armando, SANTA ANNA, Propaganda teoria, técnica e prática (Pioneira Thomson Learning, 2001,pág. 182). A ideia de trabalharmos o rabisco na ilustração veio da discussão do grupo na busca por uma forma de desenhar utilizando traços simples e leves, que remetesse à criatividade, espontaneidade e dinamismo. Isso tudo seria possível através da técnica do rabisco. Segundo o autor Edith Derdyk, no livro O Desenho da Figura Humana (Scipione, 1990), o homem sempre desenhou, sempre deixou registros gráficos, índices de sua existência, comunicados íntimos destinados à posteridade. O desenho, linguagem tão antiga e tão permanente, sempre esteve presente, desde que o homem inventou o homem. A campanha também vem acompanhada de outra técnica publicitária que é o texto, foi trabalhado o conceito da Redação Publicitária, nos baseamos no que aborda Zeca MARTINS, no livro Propaganda é isso! (Futura, 2003), é preciso conhecer bastante o público-alvo para falar diretamente com ele. Sendo assim, usamos frases mais curtas, escrita mais simples e direta, haja vista, nosso target ser de adolescentes escolhendo uma profissão a seguir, focamos no indispensável. Utilizamos algumas perguntas que são as dúvidas mais recorrentes sobre a profissão e utilizamos nos posts, sendo o básico para que o público-alvo tenha noção da carreira. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo Sant anna (2016), a ilustração é, assim como o texto, uma forma de expressão de uma mensagem, e por se tratar de uma das características da profissão, em que as ideias são, por muitas vezes colocadas no papel, esboçadas à mão e depois e depois amadurecidas, para melhor compreensão e visualização da peça ou projeto em questão. O autor ainda afirma que o uso da ilustração contribui para facilitar o entendimento de um texto e é um  fixador-de-vista . Para chegar a esse conceito, uma associação de ideias foi realizada no início do projeto, como um brainstorm, para que um caminho fosse traçado. Então levantamos tudo aquilo que remetesse a profissão com palavras chave. Assim, chegamos na ideia de utilizar ilustrações, mas não qualquer tipo de ilustração, mas sim a esboçada, que é uma característica da área, que tem relação com o processo de criação, que ocorre inicialmente com um esboço em um papel. E para toda a composição da peça, foi feita essa associação, para que todo o trabalho tivesse relação com a profissão em questão. Para o desenvolvimento das ilustrações, foi utilizado o programa Photoshop, da Adobe, que para o tipo de trabalho realizado permite com suas ferramentas um resultado mais satisfatório. Para o auxílio da criação, uma mesa digitalizadora da linha Intuos Manga, da Wacon, que permitiu um detalhamento maior, pois a mesa possui um sistema de pressão da caneta, possibilitando traços finos e mais grossos, dando mais veracidade para os traços, fazendo com que lembrasse traços de lápis, algo mais descomprometido. Com os esboços prontos, partimos para o CorelDraw, que que trabalha com vetores, o que facilita a criação de layouts para as peças. A partir disso, uma pesquisa foi realizada para a utilização das cores. O amarelo por exemplo, cor escolhida para ter destaque nas peças, segundo Sant Anna (2016), o amarelo sugere luminosidade, alegria, além de claridade e desenvoltura. Na publicidade, o amarelo faz referência a criatividade e pelo seu conjunto de significados, algo que é fundamental na área exposta nas peças. E junto com a cor cinza, que além do contraste com o amarelo, é uma cor que passa tranquilidade e segurança. O fundo da peça, foi texturizado com pattern que lembrasse pinceladas em um quadro, para dar um toque mais artístico para as peças, e para destacar os textos do fundo claro. Tentando sempre trazer nas peças a sensação de algo mais artístico, recorremos para o título o uso de uma tipografia mais grossa que ganhasse mais destaque referente as outras trazendo a ideia de uma escrita com um pincel, mais manuscrita, por isso escolhemos a  Robusta Demo . E para o texto, a fonte  Letter Gothic foi usada, por ser leve, fina, e contrastar com a  Robusta Demo , se assemelha-se à letras das antigas máquinas de escrever. Finalizadas, as peças foram salvas em Joint Photographics Experts Group (JPEG ou JPG) no formato de 900x900 pixels, para serem exibidas de forma digital. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>