INSCRIÇÃO: 00317
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO04
 
TÍTULO: Primeira Mão
 
AUTORES: Alice Soares do Valle (Universidade Federal do Espírito Santo); Vinícius Viana Gonçalves Roza (Universidade Federal do Espírito Santo); Artur Serafim Meireles (Universidade Federal do Espírito Santo); Matheus Galvão da Silva (Universidade Federal do Espírito Santo); Lucas Santos Pinto (Universidade Federal do Espírito Santo); Yvena Plotegher Pelisson (Universidade Federal do Espírito Santo); Ruth de Cassia dos Reis (Universidade Federal do Espírito Santo)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O presente trabalho trata da atividade laboratorial Primeira Mão, parte do processo de formação dos estudantes de Jornalismo, que começou sua jornada há quase 30 anos, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Serão apresentadas aqui as edições correspondentes ao segundo período letivo de 2018 de uma publicação que vem construindo sua história pelas mãos e narrativas de centenas de estudantes de Jornalismo e se coloca como espaço de aprendizado e de prática da profissão.਀ O desafio que se apresentou para a turma de estudantes que assumiu essa missão foi agregar a uma publicação, que já tem uma marca editorial e um público definido, a preservação da sua qualidade e avanços no seu projeto editorial. Também encontram-se nesse escopo de questões o melhor posicionamento da publicação, em linha editorial e circulação, num ecossistema de comunicação plural e múltiplo, que nos interpela a todo momento sobre o papel do jornalismo como narrativa de referência para a sociedade. O objetivo, então, era tanto de sustentar a qualidade quanto inovar um produto jornalístico em formato de revista destinada ao público jovem no atual ambiente comunicacional.਀ Surgido como um jornal impresso em 1989, por iniciativa de um grupo de estudantes, em meio a uma crise de infraestrutura no curso de Jornalismo, a hoje revista Primeira Mão vem sobrevivendo ao longo dos anos e passando pelas transformações que são comuns aos demais empreendimentos de jornalismo.਀ Até 2004, era produzido pelos alunos do sétimo período. A partir de então, com a entrada em vigor de um novo currículo, um novo jornal foi criado no terceiro período, o No Entanto. Dois anos depois, no momento em que se extinguiria a disciplina do velho currículo em que abrigava o Primeira Mão, os estudantes reivindicaram sua continuidade, devido ao seu histórico, projeto editorial e oportunidade de praticar jornalismo em vários momentos no curso.਀ Em 2011, uma vez que o No Entanto se consolidara como jornal laboratório, decidiu-se pela mudança do Primeira Mão para revista. O título foi mantido para preservar sua história e por já ser familiar para a comunidade universitária.਀ Uma conquista importante foi o prêmio EXPOCOM no ano de 1999. Hoje, a Primeira Mão constitui-se como patrimônio material e simbólico para o Curso de Jornalismo da Ufes, sendo parte fundamental da formação e uma das primeiras experiências de redação vivenciada por muitos jornalistas do Espírito Santo e alguns dos principais jornais do Brasil.਀ As situações problemas com as quais os alunos se depararam foram referentes, num primeiro momento, ao projeto editorial, e em seguida, às rotinas de produção. Outra questão foi a falta de verba para impressão do material que, por esse motivo foi disponibilizado online. No final do período, após um longo processo, foram viabilizados recursos para imprimir uma edição especial, que reuniu reportagens de todas as edições produzidas anteriormente.਀ Todas as decisões foram tomadas pela turma, em reuniões de planejamento, com orientação da professora da disciplina que abriga a revista, prática essa que já está consolidada e que atribui à publicação uma característica singular a cada período letivo.਀ As demais situações problemas se inscrevem nas rotinas de produção e referem-se desde o acesso às fontes de informação à escritura do texto, escolha de imagens, diagramação e posicionamento nas mídias digitais. A finalidade era, mesmo na condição de estudantes de jornalismo, conseguir conteúdos relevantes para sociedade na forma de notícias e reportagens. ਀ Os deadlines comprovaram que é essencial a existência de uma comunicação direta entre os participantes da publicação. Ao longo do processo de produção, foi possível perceber que a integração entre as equipes de redação e diagramação era primordial para a construção de um material coerente com os objetivos propostos e com a realidade do público-alvo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 愀渀漀猀 搀攀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀愀 刀攀瘀椀猀琀愀 倀爀椀洀攀椀爀愀 䴀漀 瀀攀爀洀椀琀椀爀愀洀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 猀氀椀搀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 瀀愀甀琀愀 攀洀 琀攀洀愀猀 搀攀 最爀愀渀搀攀 搀椀猀挀甀猀猀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀渀搀漀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 氀攀椀琀漀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 瀀氀甀爀愀椀猀 攀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀⸀   ਀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㠀 猀攀 椀渀椀挀椀漀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀 猀甀最攀爀椀搀愀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 愀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 ⴀ 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀⸀ 䄀瀀猀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀攀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀⸀ 䄀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀洀 焀甀攀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 猀攀 椀渀猀攀爀攀Ⰰ 昀愀挀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 愀渀猀攀椀漀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀⸀  ਀倀愀爀愀 愀 氀椀渀栀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀 琀攀洀愀猀 焀甀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀猀猀攀洀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀氀 搀愀焀甀攀氀攀 洀漀洀攀渀琀漀⸀ 䄀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀戀漀爀搀愀爀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瘀愀爀椀愀搀漀猀 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀爀 攀搀椀攀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 攀洀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 倀漀氀琀椀挀愀 攀 䔀挀漀渀漀洀椀愀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀 攀 䔀猀瀀漀爀琀攀⸀ ਀伀 昀攀攀搀戀愀挀欀 猀漀戀爀攀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 琀愀洀戀洀 猀攀 搀攀甀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 渀漀 漀渀氀椀渀攀⸀ 䌀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 愀渀氀椀猀攀 搀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀 昀漀椀 昀愀挀椀氀椀琀愀搀漀⸀ ਀倀愀爀愀 愀瀀甀爀愀爀 漀猀 昀愀琀漀猀Ⰰ 漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀瘀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀氀洀攀渀琀攀 漀甀 瀀漀爀 琀攀氀攀昀漀渀攀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀渀焀甀攀琀攀猀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 挀漀洀 樀漀瘀攀渀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀Ⰰ 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䜀漀漀最氀攀 䘀漀爀洀猀Ⰰ 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 䜀漀漀最氀攀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀 攀爀愀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 愀焀甀攀氀攀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀攀渀猀愀Ⰰ 昀愀氀愀 漀甀 愀最攀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀 瀀攀氀愀 刀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 瀀愀爀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀爀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 
 
OBJETIVO
Todos os estudantes participaram do processo inteiro de produção da revista, desenvolvida entre agosto e dezembro de 2018. Após reunião de pautas, os alunos tinham duas semanas para apurar, com base no referencial teórico aprendido em disciplinas anteriores do curso, na bagagem cultural e informações coletadas durante a apuração. Sob a ótica de um jornalismo munido de obrigações e funções sociais, o produto busca apresentar um olhar crítico e que diverge da cobertura da mídia convencional do estado do Espírito Santo e, também, da nacional.਀ A pautas eram escolhidas com base no que cada aluno ou grupo se identificasse, de acordo com os temas propostos. Em cada reportagem, eram entrevistadas fontes oficiais e jovens para falarem sobre o assunto, com o objetivo de aproximar o conteúdo com o público-alvo escolhido, o jovem universitário. ਀ A primeira edição tratou as eleições de 2018 de maneira distinta, mostrando a posição das mulheres dentro do cenário político, as propostas dos candidatos para os jovens e a influência das redes sociais nos resultados. Também foram pautas temas como empreendedorismo e cooperativismo, representados com uma abordagem diferente do tradicional.਀ Na edição 152 foram discutidos os diferentes tipos de esporte, incluindo aqueles do universo virtual. A publicação também focou na cultura capixaba, discutindo o cinema, o futebol , a diversidade no campo, os modelos de investimento cultural e o sotaque espiritossantense.਀䌀漀洀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀Ⰰ 洀愀猀 猀攀 愀搀漀琀愀渀搀漀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 攀 琀攀爀洀漀猀 甀猀愀搀漀猀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 攀渀琀爀攀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀Ⰰ 愀 爀攀瘀椀猀琀愀  瀀爀漀瀀猀  甀洀愀 昀甀最愀 搀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 渀愀 洀搀椀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 攀洀瀀爀攀最愀渀搀漀 琀攀爀洀漀猀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 搀椀搀琀椀挀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀漀洀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀⸀  ਀一漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 攀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀 刀甀琀栀 刀攀椀猀 愀甀砀椀氀椀漀甀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 瀀爀ⴀ攀搀椀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀漀氀攀琀愀搀漀⸀ 䔀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀漀渀琀愀瘀愀 挀漀洀 椀渀搀椀挀愀攀猀 搀攀 渀漀瘀愀猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 攀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀搀漀琀愀搀愀⸀ 一愀猀 搀甀愀猀 攀搀椀攀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 搀攀 洀愀瀀愀猀Ⰰ 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀椀猀瀀漀猀琀漀 攀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀⸀ 䄀猀 挀愀瀀愀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 挀愀搀愀 攀搀椀漀⸀  Além da versão impressa, também é possível acessar uma versão digitalizada da publicação na plataforma online Issuu. Com o intuito de aumentar o alcance das matérias e divulgar o produto final, a plataforma Medium e redes sociais como Instagram e Twitter foram utilizadas como grande aliadas, a fim de construir uma relação consolidada com o público. Foram produzidas imagens e textos introdutórios para aumentar as visualizações nas plataformas. No Instagram, os seguidores eram convidados a lerem as reportagens por meio de curtos vídeos, produzidos pela função de Stories da rede social.਀ O processo de diagramação da Primeira Mão também foi feito pelos alunos. A equipe encarregada pela criação visual foi orientada pela professora Ruth Reis, que acompanhou o processo de desenvolvimento estético da Revista. Toda a diagramação utilizou o pacote Adobe e, preferencialmente, os programas InDesign e Illustrator, nas versões CS6 e CC, respectivamente. A edição das imagens foi feita no Photoshop, na versão CS6, enquanto os vetores e ilustrações utilizadas nas matérias foram retirados do site Freepik, um banco de imagens aberto. ਀ Os alunos também produziram o material visual de cada reportagem. As imagens, em sua maioria, foram fotografadas pelos estudantes e a montagem visual das matérias foi uma colaboração entre repórteres e diagramadores. Após a conclusão do projeto, a revista passava por uma correção gráfica da orientadora e uma edição final dos editores-chefes. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀