Com o objetivo de informar a população, o jornalismo atua em vários segmentos dentre eles, o esportivo. Esta área, que por muito tempo foi exclusivamente masculina, apresentou nos últimos anos um aumento no número de mulheres interessadas em realizar tais coberturas, a comprovação disso se dá no surgimento de grandes nomes, como o de Glenda Kozlowski, Fernanda Gentil e Renata Fan.䰀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 攀猀猀攀 愀甀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀椀爀椀漀猀 焀甀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 搀愀搀漀猀Ⰰ 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 攀渀琀爀攀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 栀漀洀攀渀猀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀愀 爀攀愀⸀
Historicamente, até o início dos anos de 1970, as mulheres não tinham espaço no jornalismo esportivo, considerando que a área era de domínio masculino. Na editoria de esportes, por exemplo, as mulheres eram minoria comparada aos homens e ainda ganhavam menos do que eles. Segundo Coelho (2006), as mulheres correspondiam a 10% nas redações esportivas e muitas vezes eram encaminhadas para a editoria de esportes amadores.䄀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 攀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀愀猀 攀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀猀 挀漀洀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 猀愀甀渀愀 戀爀攀最愀㨀 猀 瀀愀爀愀 栀漀洀攀洀⸀ 一攀洀 栀愀瘀椀愀 戀愀渀栀攀椀爀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀ 一漀 䔀猀琀愀搀漀Ⰰ 渀漀椀琀攀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 昀攀爀瘀椀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀漀 攀爀愀洀 愀挀攀椀琀愀猀 渀攀洀 渀愀 洀攀猀愀 琀攀氀攀昀渀椀挀愀⸀ 䠀愀瘀椀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀 挀漀洀漀 琀攀氀攀昀漀渀椀猀琀愀猀Ⰰ 洀愀猀 猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 搀椀愀⸀ 쀀 渀漀椀琀攀Ⰰ 甀洀 栀漀洀攀洀 焀甀攀 漀瀀攀爀愀瘀愀⸀ 䴀甀氀栀攀爀 瀀漀搀椀愀 猀攀爀 琀攀氀攀昀漀渀椀猀琀愀Ⰰ 昀愀砀椀渀攀椀爀愀 漀甀 猀攀爀瘀椀愀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 漀 挀愀昀㨀 挀椀爀挀甀氀愀瘀愀 渀愀 爀攀愀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀⸀ ⠀刀䤀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 㤀㤀㠀Ⰰ 瀀⸀㌀⤀⸀
Dados da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), afirmam que as mulheres jornalistas ganham menos que os homens, sendo maioria em todas as faixas até 5 salários mínimos e minoria em todas as faixas superiores a 5 salários mínimos. “São minoritárias nos cargos de chefia nos veículos e órgãos de comunicação”. (FENAJ, 2018).䄀氀洀 搀愀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀 猀愀氀愀爀椀愀氀Ⰰ 漀甀琀爀愀猀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀猀 昀漀爀愀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 挀漀洀漀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀 攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 焀甀攀 搀椀昀椀挀甀氀琀愀洀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀⸀ 唀洀 搀漀猀 挀愀猀漀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 挀漀洀 愀 爀攀瀀爀琀攀爀 䈀爀甀渀愀 䐀攀愀氀琀爀礀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 戀攀椀樀愀搀愀 愀漀 瘀椀瘀漀 搀甀爀愀渀琀攀 甀洀愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀漀 挀愀渀愀氀 䔀猀瀀漀爀琀攀 䤀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀⸀ 伀 漀挀漀爀爀椀搀漀 搀攀猀攀渀挀愀搀攀漀甀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 ᰀ䐠攀椀砀愀 䔀氀愀 吀爀愀戀愀氀栀愀爀ᴀⰠ 焀甀攀 琀愀洀戀洀 猀攀爀瘀椀甀 瀀愀爀愀 搀攀渀甀渀挀椀愀爀 漀甀琀爀漀猀 愀猀猀搀椀漀猀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀漀猀 瀀漀爀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 爀攀愀⸀
Segundo a pesquisa “Mulheres no Jornalismo”, realizada pela Gênero e Número e pela Abraji, 70,4% das jornalistas já receberam cantadas que as deixaram desconfortáveis nos locais de trabalho e 70,2% dos entrevistados presenciaram assédios de colegas ou tomaram conhecimento de algum caso. 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 爀攀猀猀愀氀琀愀 愀椀渀搀愀 焀甀攀Ⰰ 甀洀愀 攀洀 挀愀搀愀 搀攀稀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 樀 爀攀挀攀戀攀爀愀洀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 漀甀 搀攀洀愀渀搀愀猀 瀀漀爀 昀愀瘀漀爀攀猀 猀攀砀甀愀椀猀 攀洀 琀爀漀挀愀 搀攀 戀攀渀攀昀挀椀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 漀甀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀⸀
Apesar das dificuldades enfrentadas pelas jornalistas, houve resistência de mulheres que mostraram profissionalismo dentro e fora de campo, como em 2018, ano de Copa do Mundo sediada na Rússia, que contou com a participação de jornalistas na cobertura esportiva, e também em narrações.䐀椀愀渀琀攀 搀愀猀 挀椀爀挀甀渀猀琀渀挀椀愀猀 攀 搀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀Ⰰ 猀甀爀最椀甀 漀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 焀甀攀 氀甀琀愀 瀀攀氀愀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 攀 漀 洀攀猀洀漀 搀椀爀攀椀琀漀 焀甀攀 漀猀 栀漀洀攀渀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 攀洀 爀攀搀愀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 攀 渀愀 爀攀愀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀戀漀爀搀愀 漀 琀攀洀愀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀
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2- DESCRIÇÃO DA PESQUISA REALIZADA䌀漀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀 渀愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 搀攀 攀猀瀀愀漀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀 攀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 搀愀搀漀猀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀甀琀漀爀攀猀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 焀甀攀 渀漀猀 愀甀砀椀氀椀愀爀愀洀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀 搀漀 攀猀琀甀搀漀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 挀攀渀琀爀愀氀 昀漀椀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 愀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 瀀漀搀攀洀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 愀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 搀攀 最渀攀爀漀 攀 愀挀愀戀愀爀 挀漀洀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀⸀
Para aprimorar o conteúdo do projeto, foram utilizadas pesquisas bibliográficas, aplicação de questionários e entrevistas voltados para o público em geral, abordando o tema proposto. A pesquisa bibliográfica consiste na etapa inicial do trabalho acadêmico. Com isso, foi necessário inserir informações que serviram de base durante a proposta do tema. 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䌀攀爀瘀漀 ⠀㈀ 㐀⤀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 愀爀琀椀最漀猀Ⰰ 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 搀椀猀猀攀爀琀愀攀猀 攀 琀攀猀攀猀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 瀀漀搀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀爀 漀甀 渀漀Ⰰ 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀 漀甀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀⸀ ᰀ䄠 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 洀攀椀漀 搀攀 昀漀爀洀愀漀 瀀漀爀 攀砀挀攀氀渀挀椀愀 攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 漀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀 戀猀椀挀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀甀搀漀猀 洀漀渀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 瀀攀氀漀猀 焀甀愀椀猀 猀攀 戀甀猀挀愀 漀 搀漀洀渀椀漀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 搀愀 愀爀琀攀 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 琀攀洀愀ᴀ⸠ ⠀䌀䔀刀嘀伀Ⰰ ㈀ 㜀Ⰰ 瀀⸀ 㘀 ⤀⸀
Na pesquisa foram utilizados autores como Paulo Vinicius Coelho e Heródoto Barbeiro, que nortearam todo o universo do jornalismo esportivo fundamentando o histórico da profissão e a inserção das mulheres na área. Além disso, livros e artigos científicos deram base para a análise do tema, como o de Giulia Prata Baesso, que escreveu para a 40ª Intercom, e o de Hilva Nathana Costa D’Amico que abordou a participação feminina, principalmente no estado do Paraná. Outro método utilizado neste trabalho foi a aplicação de um questionário, a fim de computar respostas dos entrevistados sobre a inserção de mulheres na área. Os resultados contribuíram para a percepção da relevância do tema.䔀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 爀攀昀攀爀攀ⴀ猀攀 愀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 漀戀琀攀爀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 猀 焀甀攀猀琀攀猀 瀀漀爀 甀洀愀 昀爀洀甀氀愀 焀甀攀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 椀渀昀漀爀洀愀渀琀攀 瀀爀攀攀渀挀栀攀⸀ 嬀⸀⸀⸀崀 䔀氀攀 挀漀渀琀洀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 焀甀攀猀琀攀猀Ⰰ 琀漀搀愀猀 氀漀最椀挀愀洀攀渀琀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 挀漀洀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 挀攀渀琀爀愀氀⸀ ⠀䌀䔀刀嘀伀Ⰰ ㈀ 㜀Ⰰ 瀀⸀㔀㌀⤀⸀
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A entrevista, nas suas diferentes aplicações, é uma técnica de interação social, de interpenetração informativa, quebrando assim isolamentos grupais, individuais, sociais; pode também servir à pluralização de vozes e à distribuição democrática da informação (MEDINA, 2000, p. 8).
Por fim, para que as ações do Trabalho de Conclusão de Curso fossem seguidas sem atraso, criamos um cronograma de atividades que nos auxiliaram durante o desenvolvimento da grande reportagem. O cronograma é composto pelas etapas do projeto e os meses em que elas foram realizadas. Todos esses métodos utilizados auxiliaram na finalização e entendimento do assunto aplicado, bem como na organização e comprometimento com os entrevistados e o público-alvo.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㌀ⴀऀ䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀
A reportagem nasce de uma boa pauta. Assim, a primeira etapa da produção As Craques da Vez: O espaço das mulheres no jornalismo esportivo foi escolher um tema de relevância social e cultural. Após sua definição, estabelecemos o público-alvo, que seriam mulheres, homens e jovens, de faixa etária entre 16 e 65 anos interessados em esportes ou que acompanham coberturas jornalísticas relacionadas ao futebol.䄀瀀猀 愀 搀攀挀椀猀漀 搀漀 琀攀洀愀 攀 搀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀猀挀爀椀琀漀Ⰰ 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀⸀ 倀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 挀漀洀漀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 愀猀 愀氀甀渀愀猀 䄀洀愀渀搀愀 䴀漀爀攀椀爀愀 攀 䰀愀爀椀猀猀愀 䴀愀爀琀椀渀猀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 瀀愀猀猀愀最攀渀猀Ⰰ 氀椀最愀渀搀漀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 渀漀 漀甀琀爀漀⸀ 䄀 搀椀渀洀椀挀愀 攀渀琀爀攀 愀猀 愀氀甀渀愀猀 攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀琀爀愀椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 愀琀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀
Como meio de apresentar as entrevistadas da grande reportagem, (exceto a representante do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Priscilla Chandretti), inserimos as jornalistas em uma tela dividida falando o tema da grande reportagem, porém em primeira pessoa. O som “Nós Somos As Craques da Vez”, foi uma ideia do grupo pensada em dar ênfase e embasamento de que as entrevistadas são as verdadeiras craques do jornalismo esportivo.䐀愀渀搀漀 猀攀焀甀渀挀椀愀 渀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀 瘀椀渀栀攀琀愀 挀漀洀 愀 氀漀最漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀Ⰰ 挀漀洀 戀愀挀欀最爀漀甀渀搀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀攀氀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀ 䄀瀀猀 漀 琀爀洀椀渀漀 搀愀 瘀椀渀栀攀琀愀Ⰰ 愀瀀愀爀攀挀攀洀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 最爀愀渀搀攀猀 渀漀洀攀猀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀Ⰰ 挀漀洀漀 䜀愀氀瘀漀 䈀甀攀渀漀Ⰰ 䴀椀氀琀漀渀 一攀瘀攀猀 攀 䌀氀戀攀爀 䴀愀挀栀愀搀漀Ⰰ 渀愀爀爀愀渀搀漀 樀漀最漀猀 搀攀 昀甀琀攀戀漀氀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀漀挀愀猀⸀ 䄀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 甀洀 漀昀昀 椀渀琀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 焀甀攀 愀瀀攀猀愀爀 搀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 猀攀爀攀洀 愀挀漀猀琀甀洀愀搀漀猀 挀漀洀 攀猀猀愀猀 昀椀最甀爀愀猀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀Ⰰ 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 最愀渀栀愀爀 漀 猀攀甀 攀猀瀀愀漀⸀
Ao fim do off, a primeira entrevistada foi a comunicadora e radialista Regiani Ritter, pioneira do jornalismo esportivo e apresentadora do programa “Disparada no Esporte”, na rádio Gazeta AM, em São Paulo. Além dela, outras mulheres participaram do trabalho, como Luciana Mariano, narradora da ESPN Brasil, Elaine Trevisan e Viviane Falconi, narradora e comentarista da Rede Vida, Renata Mendonça e Roberta Cardoso (Nina), do blog Dibradoras do portal Uol, Fabíola Andrade, repórter da Rede Globo e a Priscilla Chandretti, do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 焀甀愀琀爀漀 最爀愀渀搀攀猀 ᰀ戠氀漀挀漀猀ᴀ㨠 䐀攀猀愀昀椀漀猀Ⰰ 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 愀猀猀搀椀漀Ⰰ 搀攀猀瀀爀漀瀀漀爀漀 猀愀氀愀爀椀愀氀 攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀猀 攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䌀愀搀愀 戀氀漀挀漀 椀渀琀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀漀爀 瀀愀猀猀愀最攀渀猀 攀 漀昀昀猀Ⰰ 挀漀渀琀攀渀搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 焀甀攀猀琀漀 猀愀氀愀爀椀愀氀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀愀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 琀愀洀戀洀 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 樀愀爀最攀猀 搀漀 昀甀琀攀戀漀氀 焀甀攀 搀攀爀愀洀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 攀 氀攀瘀攀稀愀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀渀琀攀猀 搀漀 攀渀挀攀爀爀愀洀攀渀琀漀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 攀砀椀戀椀搀愀 甀洀愀 瀀愀猀猀愀最攀洀 搀愀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 挀愀洀瀀漀 搀攀 昀甀琀攀戀漀氀 搀漀 䔀猀琀搀椀漀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 䴀愀爀焀甀攀猀 䘀椀最甀攀椀爀愀Ⰰ 漀 匀甀稀愀渀漀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 匀甀稀愀渀漀ⴀ匀倀⸀
Por fim, as entrevistadas deixam uma mensagem final incentivando outras mulheres a não desistirem de buscar a igualdade de gênero e a tomada de espaço no mercado de trabalho, seja ela, no jornalismo esportivo ou em qualquer outra área de atuação. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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