ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00325</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento de Campanha: Paçoquita</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Diego Barbosa Rossi (Universidade Santa Cecília - UNISANTA); Thamyres Silva (Universidade Santa Cecília - UNISANTA); Ana Paula Menezes Santos (Universidade Santa Cecília - UNISANTA); Caio Perez y Perez Grilo (Universidade Santa Cecília - UNISANTA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A linha de produtos Paçoquita pertence à empresa alimentícia Santa Helena, indústria brasileira de produtos à base de amendoim. Fundada no ano de 1942, em Ribeirão Preto, São Paulo, por José Marques Telles e auxílio de seus três filhos, a fábrica se iniciou com a produção de doces para venda ambulante, mantendo o foco em pequenas lojas da cidade do interior de São Paulo. Decorrente do crescimento das vendas e o passar dos anos, José Marques negociou a venda da empresa para o seu genro, Paschoal Fechino, que deu continuidade ao trabalho e ampliou a estrutura da Santa Helena. No ano de 1986 é lançado o produto que se tornou a grande marca da Santa Helena: a Paçoquita, símbolo de tradição brasileira, que se destacava diante da concorrência pela alta qualidade. Com os seus 75 anos de existência a Santa Helena é reconhecida por ser a maior empresa derivados de amendoim do Brasil. Possui produtos de diferentes categorias e tem como seus dois produtos mais apreciados a Paçoquita e o Mendorato. Está presente na América do Sul, América do Norte, Ásia e Europa. Também é apreciada a qualidade de sua matéria prima e seus produtos, através do selo Pró-Amendoim, que certifica a boa procedência e armazenamento do produto. Em 2016 entrou para a lista das 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, de acordo com a pesquisa da revista Você S/A. Também entre as 20 melhores empresas de Ribeirão Preto, Araraquara e Região, de acordo com o ranking Great Places to Work. Após o seu lançamento, em 1986, a Paçoquita agradou rapidamente o consumidor brasileiro, e assim, ganharam novas embalagens que começaram a ser vendidas em outros estados e exportadas para outros países. Com tanto sucesso, a Paçoquita passou a ser o principal produto da empresa Santa Helena, que além de ser comercializada na forma de retângulos, foi lançada também em formato de rolha, como até hoje é reconhecida. Em 2014 a Paçoquita ganhou 2 novas versões: Paçoquita Zero com Aveia, e infiltrando-se em novos mercados e alcançando ainda mais públicos, e a Paçoquita Cremosa, criando uma nova forma do público ingerir amendoim: em forma de pasta cremosa, sendo utilizada para diversos fins. Com base em pesquisas realizadas pela equipe, atualmente, a extensa linha de produtos da marca Paçoquita, que faz parte do portfólio Santa Helena, empresa de alimentos à base de amendoim, não é conhecida pelos seus consumidores, e sim, apenas lembrada por produzir a tradicional paçoca rolha. Além disso, pode-se constatar que o consumo desse tipo de alimento é muito mais frequente em um único período do ano no Brasil: festas juninas. Pensando nisso, a agência optou por desenvolver uma campanha publicitária que levasse o consumidor a conhecer os demais itens do portfólio da Paçoquita, e, a consumir doces a base de amendoim em um período diferente do que já é de costume. A partir destas informações, a campanha tem como objetivo divulgar a linha de produtos da marca e incentivar o consumo em diferentes épocas do ano.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo FONSECA (p. 20), no texto METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA (Fortaleza: UEC, 2002), a pesquisa quantitativa se centra na objetividade. Influenciada pelo positivismo, considera que a realidade só pode ser compreendida com base na análise de dados brutos, recolhidos com o auxílio de instrumentos padronizados e neutros. A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc. Como as amostras geralmente são grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se constituíssem um retrato real de toda a população alvo da pesquisa. Em relação à pesquisa quantitativa, esta foi realizada nas principais regiões do estado de São Paulo, incluindo a Baixada Santista, a Região Metropolitana de São Paulo, a região do ABC paulista, e o interior do estado. Em paralelo, também foi realizada a análise SWOT da Paçoquita, onde identificadas oportunidades, forças, fraquezas e ameaças da marca e do produto. De acordo com pesquisadora do Instituto de Economia Agrícola (IEA) Renata Martins Sampaio, o mercado mundial de amendoim é caracterizado pela concentração da produção e do consumo. As variações entre a expansão da oferta e o comportamento da demanda dos principais produtores ditam o comportamento do mercado. Os principais produtores de amendoim  China, Índia e Estados Unidos  também são os principais consumidores. Já o mercado europeu, se destaca como importador, assim como países das Américas, da África e do Oriente. O mercado interno, embora em expansão, vem sendo trabalhado, principalmente, pela indústria confeiteira, num esforço a partir do desenvolvimento de novos produtos e novas embalagens e da busca por qualidade com o apoio de selo de qualidade. O consumo de doces e guloseimas no Brasil tem tido um crescimento significativo segundo o site O Estado, que constatou que o mercado em questão chega a alcançar cerca de 12 milhões de reais ao ano. Uma pesquisa realizada pela EuroMonitor, no ano de 2016, afirma que há uma projeção de crescimento para o consumo de doces e guloseimas mundial de 2%, enquanto, no Brasil, essa projeção é de 3,6%, o que reflete no consumo médio por pessoa, onde 18% da população brasileira consome doces por no mínimo 5 vezes na semana, deixando o Brasil como o 4º maior consumidor de açúcar no mundo, ficando atrás da Índia, União Europeia e China.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A palavra paçoca vem do tupi-guarani e significa esmigalhar. Isso porque em seu preparo os ingredientes são amassados no pilão. Com grande influência dos antigos indígenas, a paçoca de amendoim é um doce tradicional brasileiro, típico da comida caipira dos estados de Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo (Site G1, 18/04/2018). Como exemplo de influência religiosa, podemos citar a tradição no preparo e consumo da paçoca na quaresma em Paraibuna, no Vale do Ribeira/SP. De acordo com a matéria veiculada no G1, a iguaria doce - preparada à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar - tem uma tradição de mais de 100 anos na região e é mantida não só por famílias da zona rural, mas também pelas pessoas que vivem nos centros urbanos (Site G1, 18/04/2018). Em relação a sazonalidade, importante tema abordado na campanha, verificamos que a palavra sazonal é um adjetivo que se refere a algo que é temporário, ou seja, que acontece em uma determinada época. Ela é bastante utilizada para se referir a produtos que são produzidos em uma determinada época do ano, sejam eles alimentos ou bens materiais, e também para outras coisas, tais como festas ou eventos que acontecem entre dias e meses específicos. Muitos produtos ou serviços sofrem com a sazonalidade, um dos principais motivos que levam a diminuição da procura é sua aplicação, para o consumidor a empresa entrega o produto e final, mas o mercado exige muito mais que isso (Site Marketing de Conteúdo, 01/04/2018). A marca Paçoquita, diferente da sua concorrente Yoki, não elabora uma comunicação específica (em mídias digitais e pontos de venda) para a época de festas juninas, onde a procura por essa classe de produtos é maior, conforme as projeções da APAS (Associação Paulista de Supermercados), que afirmam que os produtos do cardápio junino, principalmente os produtos a base de amendoim apresentam um crescimento de vendas de 10% a 15% entre os meses de junho e julho. Em decorrência da alta do consumo desses produtos, o faturamento das marcas é ainda maior, segundo o vice-presidente da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) Renato Fechino, os meses de junho de julho, que englobam as festas juninas representam uma parcela de 30% do faturamento total do setor no ano. Porém, a sazonalidade de produtos à base de amendoim não se restringe somente as festas juninas, como por exemplo, no ano de 2018, empresas do setor investiram em produtos temáticos e novos formatos para o período de Copa do Mundo, que serviu como um impulso adicional para o consumo, aumentando as vendas e gerando um maior lucro. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>