INSCRIÇÃO: 00330
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP14
 
TÍTULO: À luz do silêncio
 
AUTORES: Mário César de Pádua (Universidade de Franca); Fernando Carlos Joaquim (Universidade de Franca); Heloísa Lembi Barbim (Universidade de Franca); Rodrigo de Souza (Universidade de Franca); Igor José Siquieri Savenhago (Universidade de Franca)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O vídeo publicitário institucional foi elaborado e produzido em 2018, pelos estudantes Fernando Joaquim, Heloisa Barbim e Mário Pádua, do Curso de Publicidade e Propaganda da Unifran, como trabalho da disciplina Publicidade Digital Interativa, ministrada pelo professor Rodrigo de Souza. ਀伀 椀渀琀甀椀琀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 昀漀椀 愀戀漀爀搀愀爀 甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 瀀漀氀洀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀 洀愀椀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 渀漀猀猀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀漀 焀甀攀 椀洀愀最椀渀愀洀漀猀Ⰰ 搀椀爀攀挀椀漀渀愀渀搀漀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 愀 栀漀洀攀渀猀 焀甀攀 渀漀 猀漀 愀最爀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀樀愀洀 瘀漀稀攀猀 愀琀甀愀渀琀攀猀 渀愀 氀甀琀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 焀甀攀 洀愀琀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䔀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 攀猀琀 愀 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 甀洀愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 搀漀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 猀漀戀爀攀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 漀瀀爀攀猀猀漀 瘀椀瘀椀搀愀 瀀攀氀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀  O feminicídio, até pouco tempo, era praticamente desconhecido no país, mas, com o aumento no número de casos nos últimos anos, há um processo em curso de conhecer melhor suas características. O termo, segundo estudiosos do tema, designa perseguição seguida de morte intencional de pessoas do sexo feminino, sendo classificado, no Brasil, como hediondo. ਀䄀椀渀搀愀 猀攀最甀渀搀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 挀漀渀猀甀氀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 漀 琀攀洀愀 琀攀爀椀愀 猀攀 漀爀椀最椀渀愀搀漀 搀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 ∀最攀渀攀爀漀挀搀椀漀∀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀漀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀 洀愀猀猀椀瘀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀洀 漀甀 猀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀洀 攀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 最渀攀爀漀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 猀攀 挀漀渀昀椀最甀爀攀 漀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀爀 愀猀 挀愀甀猀愀猀 搀漀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀Ⰰ 搀攀瘀攀渀搀漀 昀椀挀愀爀 攀瘀椀搀攀渀琀攀 焀甀攀 猀攀樀愀 瀀漀爀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 最渀攀爀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀  洀漀爀琀愀 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 猀攀爀 洀甀氀栀攀爀⸀ 䐀攀 洀漀搀漀 最攀爀愀氀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 攀砀琀爀攀洀愀 搀攀 洀椀猀漀最椀渀椀愀 ጀ†搀椀漀 攀 爀攀瀀甀氀猀愀 猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 漀甀 挀漀渀琀爀愀 琀甀搀漀 漀 焀甀攀  氀椀最愀搀漀 愀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀ Segundo a legislação nacional, o feminicídio é classificado a partir de três situações: 1) Feminicídio íntimo: quando há uma relação de afeto ou de parentesco entre a vítima e o agressor. 2) Feminicídio não íntimo: quando não há uma relação de afeto ou de parentesco entre a vítima e o agressor, mas o crime é caracterizado por haver violência ou abuso sexual. 3) Feminicídio por conexão: quando uma mulher, na tentativa de intervir, é morta por um homem que desejava assassinar outra mulher. ਀䄀最爀攀猀猀攀猀 昀猀椀挀愀猀 攀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀戀甀猀漀 漀甀 愀猀猀搀椀漀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 攀猀琀甀瀀爀漀Ⰰ 攀猀挀爀愀瘀椀搀漀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 琀漀爀琀甀爀愀Ⰰ 洀甀琀椀氀愀漀 最攀渀椀琀愀氀Ⰰ 渀攀最愀漀 搀攀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀 攀 搀攀 洀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀猀瀀愀渀挀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀Ⰰ 瀀漀搀攀洀 爀攀猀甀氀琀愀爀 攀洀 洀漀爀琀攀 攀 琀愀洀戀洀 挀漀渀昀椀最甀爀愀爀 漀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀⸀  As mulheres estão em constante luta para conquistar espaço e respeito numa sociedade tradicionalmente machista. Nesse contexto, o cenário de violência vem crescendo. No estado de São Paulo, onde está Franca, por exemplo, a Secretaria de Segurança Pública aponta que os feminicídios cresceram 26,6% de janeiro a novembro de 2018. Foram 119 mortes, contra 94 casos no mesmo período do ano anterior. Especialistas acreditam, no entanto, que existe uma subnotificação nesse dado, tendo em vista que muitos casos ainda são lavrados como homicídio. Em muitos dos outros estados, nem existe uma separação na contagem dos casos, situação que prejudica mapear a realidade do feminicídio por região geográfica. ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀攀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀攀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 攀 搀攀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 愀氀攀爀琀愀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 搀漀 猀攀砀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 焀甀攀 猀攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀洀 挀漀洀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 挀漀渀瘀椀搀ⴀ氀漀猀 愀 猀攀 攀渀最愀樀愀爀 渀攀猀猀愀 氀甀琀愀Ⰰ 搀攀渀甀渀挀椀愀搀漀 挀愀猀漀猀 焀甀攀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀爀攀洀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 洀漀戀椀氀椀稀愀爀 愀瀀漀椀漀 愀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 瀀漀爀 猀椀琀甀愀攀猀 琀爀愀甀洀琀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 瘀椀搀愀 挀漀氀漀挀愀搀愀 攀洀 爀椀猀挀漀⸀ 䤀猀猀漀 瀀漀爀焀甀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 瀀爀漀瘀漀挀愀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 愀猀 洀愀爀挀愀猀 瘀椀猀瘀攀椀猀 搀攀 栀攀洀愀琀漀洀愀猀 攀 挀椀挀愀琀爀椀稀攀猀⸀ 䔀洀漀挀椀漀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ  搀攀瘀愀猀琀愀搀漀爀 猀漀昀爀攀爀 愀戀甀猀漀猀 搀攀 愀氀最甀洀 焀甀攀 猀攀 愀洀愀⸀ 
 
INTRODUÇÃO
Diante de um cotidiano que se mostra cada vez mais indiferente diante de questões sociais relevantes, o grupo de estudantes buscou, inicialmente, para atender a uma proposta do professor, que era produzir um vídeo sobre assuntos ligados aos direitos humanos, fazer um levantamento de dados sobre diversos temas, como violência no trânsito e na escola, pedofilia, suicídio e vício em internet. O feminicídio foi eleito por se tratar de um tema tabu, pouco falado nos meios sociais, apesar do aumento frequente no número de ocorrências. ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀漀 猀漀戀爀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 戀甀猀挀愀搀漀猀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀猀 渀愀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 匀攀最甀爀愀渀愀 倀切戀氀椀挀愀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀瘀愀洀 愀 琀攀洀琀椀挀愀⸀ 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 䌀氀愀爀愀 嘀攀氀愀猀挀漀Ⰰ 䜀愀戀爀椀攀氀愀 䌀愀攀猀愀爀 攀 吀栀椀愀最漀 刀攀椀猀Ⰰ 搀漀 倀漀爀琀愀氀 䜀㄀ ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最㄀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀洀漀渀椀琀漀爀ⴀ搀愀ⴀ瘀椀漀氀攀渀挀椀愀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀挀爀攀猀挀攀ⴀ渀ⴀ搀攀ⴀ洀甀氀栀攀爀攀猀ⴀ瘀椀琀椀洀愀猀ⴀ搀攀ⴀ栀漀洀椀挀椀搀椀漀ⴀ渀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀ⴀ搀愀搀漀猀ⴀ搀攀ⴀ昀攀洀椀渀椀挀椀搀椀漀ⴀ猀愀漀ⴀ猀甀戀渀漀琀椀昀椀挀愀搀漀猀⸀最栀琀洀氀⤀ 爀攀瘀攀氀漀甀 焀甀攀Ⰰ 愀 挀愀搀愀 搀甀愀猀 栀漀爀愀猀Ⰰ 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀  愀猀猀愀猀猀椀渀愀搀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 瀀漀爀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 最渀攀爀漀⸀  De 2016 para 2017, o crescimento do número de casos no país foi de 6,5%, totalizando 4.473 mortes. A informação é do próprio G1, por meio de uma parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, já que, como mencionado, muitas Secretarias de Segurança Pública não contabilizam os feminicídios de forma separada. Há, ainda, os casos de mulheres que conseguem se salvar, mas ficam com o psicológico abalado ou sequelas físicas permanentes. ਀匀攀最甀渀搀漀 甀洀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 䴀甀渀搀椀愀氀 搀愀 匀愀切搀攀 ⠀伀䴀匀⤀Ⰰ 洀攀渀挀椀漀渀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䨀攀昀昀攀爀猀漀渀 一愀猀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀漀甀琀漀爀 攀洀 䐀椀爀攀椀琀漀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 瀀攀氀愀 唀匀倀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⤀Ⰰ 搀攀 㠀㐀 瀀愀猀攀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀猀Ⰰ 漀 䈀爀愀猀椀氀  漀 焀甀椀渀琀漀 渀漀 爀愀渀欀椀渀最 搀漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀猀⸀  O homicídio qualificado como feminicídio foi definido pela Lei nº 13.104, de 2015, que estabelece penas maiores para os casos em que o assassinato é motivado pelo fato da vítima ser mulher. Desde que ela foi implantada, o número de feminicídios no país tem crescido. Para a promotora Valéria Scarance, que coordena o Núcleo de Gênero do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), embora seja um fator negativo o aumento da morte de mulheres, o enquadramento dessas mortes como feminicídio é um dado positivo, pois demonstra que a lei vem sendo incorporada pelos órgãos públicos.਀ᰀ丠攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀攀 洀漀爀琀攀 瘀椀漀氀攀渀琀愀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 昀愀琀漀猀 攀渀焀甀愀搀爀愀搀漀猀 挀漀洀漀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀 琀愀洀戀洀 愀甀洀攀渀琀漀甀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 洀漀爀琀攀猀  甀洀 渀切洀攀爀漀 愀戀猀漀氀甀琀漀Ⰰ 洀愀猀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀  瘀愀爀椀瘀攀氀 瀀漀爀焀甀攀 搀攀瀀攀渀搀攀 搀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 焀甀攀 猀攀 搀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀愀 漀挀漀爀爀渀挀椀愀⸀ 䄀甀洀攀渀琀愀爀 攀猀猀攀猀 渀切洀攀爀漀猀  甀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀 攀 焀甀攀 爀攀瘀攀氀愀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀猀ᴀⰠ 愀瘀愀氀椀漀甀 愀 瀀爀漀洀漀琀漀爀愀Ⰰ 攀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀  爀攀瀀爀琀攀爀 䌀愀洀椀氀愀 䴀愀挀椀攀氀Ⰰ 搀愀 䄀最渀挀椀愀 䈀爀愀猀椀氀 ⠀栀琀琀瀀㨀⼀⼀愀最攀渀挀椀愀戀爀愀猀椀氀⸀攀戀挀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀搀椀爀攀椀琀漀猀ⴀ栀甀洀愀渀漀猀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀㈀ ㄀㤀ⴀ ㈀⼀昀攀洀椀渀椀挀椀搀椀漀ⴀ攀ⴀ挀爀椀洀攀ⴀ搀攀ⴀ漀搀椀漀ⴀ渀愀漀ⴀ搀攀ⴀ愀洀漀爀ⴀ搀椀稀ⴀ瀀爀漀洀漀琀漀爀愀ⴀ搀攀ⴀ猀瀀⤀⸀  Com o levantamento de dados realizado, teve início a produção do vídeo para divulgação no Youtube e compartilhamento nas redes sociais, conforme será especificado no item a seguir. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瘀搀攀漀 昀漀椀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 愀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀ 一漀 椀渀挀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㤀Ⰰ 漀猀 搀愀搀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 瀀漀爀 甀洀愀 愀琀甀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀爀 猀甀愀 瀀漀猀琀愀最攀洀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀⸀  Para sua elaboração, foram usados recursos disponibilizados nos laboratórios da Universidade de Franca, como o estúdio de fotografia, sob coordenação do técnico Beto Assis, para gravação das cenas da aluna Heloísa Barbim, que aparece como personagem central no vídeo, primeiro de rosto limpo e, depois, maquiado, para simular a violência. Também foram utilizados os estúdios de áudio, para gravações das locuções, feitas pelo professor Igor Savenhago, convidado pelos estudantes, e de vídeo, onde o produto foi editado, com a colaboração do técnico Rafael Cavalcanti. ਀䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 挀愀瀀琀愀搀愀猀 渀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 甀猀愀爀愀洀 氀甀稀 搀攀 㔀   眀愀琀琀猀 瀀愀爀愀 搀攀猀琀愀挀愀爀 愀 昀愀挀攀 搀攀 䠀攀氀漀猀愀⸀ 伀 爀漀猀琀漀 氀椀洀瀀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 昀攀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀  洀愀渀琀椀搀漀 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 昀爀愀猀攀猀㨀 ᰀ⸠⸀⸀洀愀猀 攀氀攀 洀愀渀搀愀 昀氀漀爀攀猀ᴀⰠ ᰀ⸠⸀⸀洀愀猀 攀氀攀  琀漀 挀愀爀椀渀栀漀猀漀ᴀⰠ ᰀ⸠⸀⸀攀 攀氀攀 琀 猀攀洀瀀爀攀 瀀漀爀 瀀攀爀琀漀ᴀ⸠ 䐀攀瀀漀椀猀Ⰰ 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 愀瀀愀爀攀挀攀 挀漀洀 漀 爀漀猀琀漀 洀愀焀甀椀愀搀漀Ⰰ 愀瀀愀爀攀渀琀愀渀搀漀 攀猀琀愀爀 挀漀洀 栀攀洀愀琀漀洀愀猀 攀 猀愀渀最爀愀渀搀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 昀爀愀猀攀猀 挀漀洀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 攀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀 瘀漀 猀攀 愀氀琀攀爀渀愀渀搀漀 渀愀 琀攀氀愀 愀琀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 昀椀渀愀氀Ⰰ 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 愀 栀漀洀攀渀猀 猀攀渀猀瘀攀椀猀 愀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 搀攀渀甀渀挀椀攀洀Ⰰ 猀攀樀愀洀 愀 瘀漀稀 搀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 焀甀愀渀搀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 瘀椀漀氀攀渀琀漀猀 愀猀 猀椀氀攀渀挀椀愀洀⸀  Nesse caso, foi usado, apenas, um jogo de luz e uma câmera de vídeo focada no rosto da personagem, cabendo à luz salientar os lados da face oportunamente. Isso justifica o título do vídeo, “À luz do silêncio”, que carrega o sentido de que a luminosidade utilizada ajuda a trazer à tona, escancarar um problema que, muitas vezes, é mantido oculto justamente pelo medo das mulheres de falar e de uma cultura que impõe ao entorno a máxima de que “em briga de marido e mulher não se mete a colher”. ਀伀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀琀漀猀 瘀椀漀氀攀渀琀漀猀Ⰰ 渀攀猀猀攀 挀愀猀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀 猀攀 洀愀渀琀攀爀攀洀 挀愀氀愀搀愀猀⸀ 一漀 猀漀 爀愀爀愀猀 愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 攀洀 焀甀攀 洀漀爀琀攀猀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀愀洀 愀瀀猀 攀氀愀猀 琀攀爀攀洀 搀攀渀甀渀挀椀愀搀漀 猀攀甀猀 挀漀洀瀀愀渀栀攀椀爀漀猀⸀ 伀 甀猀漀 搀愀 氀甀稀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀挀愀戀愀 攀猀挀愀渀挀愀爀愀渀搀漀 焀甀攀 愀 洀甀氀栀攀爀 瀀漀搀攀 瀀攀爀搀攀爀 愀 瘀漀稀 攀洀 挀愀猀漀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 攀砀琀爀攀洀愀 攀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 椀猀猀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀Ⰰ  瀀爀攀挀椀猀漀 昀愀氀愀爀 瀀漀爀 攀氀愀⸀   O vídeo visa, então, convocar homens que não são agressores a se engajar na luta contra a violência, de forma que suas vozes entrem em ação quando mulheres violentadas estiveram amedrontadas, com receio de denunciar. Após a mensagem dirigida a eles, o vídeo termina com o número do Disque-Denúncia, o 180. ਀䄀瀀猀 琀漀搀愀 愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 洀愀焀甀椀愀最攀洀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 挀愀瀀琀愀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 最爀愀瘀愀漀 搀漀猀 甀搀椀漀猀 攀 愀氀最甀洀愀猀 栀漀爀愀猀 搀攀 攀搀椀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀椀 挀漀渀搀攀渀猀愀搀愀 攀洀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀 洀椀渀甀琀漀Ⰰ 渀漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 氀攀洀戀爀愀爀Ⰰ 愀 焀甀攀洀 愀猀猀椀猀琀攀 瀀愀猀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 愀 挀愀猀漀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 焀甀攀 挀愀搀愀 椀渀猀琀愀渀琀攀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 猀愀氀瘀愀爀 甀洀愀 瘀椀搀愀⸀ 匀攀 甀洀 洀椀渀甀琀漀  猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀猀猀椀猀琀椀爀 愀 甀洀 瘀搀攀漀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀攀爀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 甀洀愀 氀椀最愀漀 愀漀 䐀椀猀焀甀攀ⴀ䐀攀渀切渀挀椀愀⸀  Segundo Walter Benjamin, em “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, “o filme serve para exercitar o homem nas novas percepções e reações exigidas por um aparelho técnico cujo papel cresce cada vez mais em sua vida cotidiana”.਀䄀渀愀氀椀猀愀渀搀漀 漀猀 洀攀椀漀猀 甀猀甀愀椀猀Ⰰ 漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 琀攀洀 漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 攀渀最愀樀愀爀 瀀愀爀愀 甀洀愀 挀愀甀猀愀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀⸀ 伀 攀猀琀甀搀漀 嘀椀搀攀漀嘀椀攀眀攀爀猀 ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀搀爀椀瘀攀⸀最漀漀最氀攀⸀挀漀洀⼀昀椀氀攀⼀搀⼀ 䈀㜀儀欀㄀䔀 眀樀瘀ⴀ䄀匀唀一猀一圀䨀渀唀䔀琀圀一䘀䔀⼀瘀椀攀眀⤀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 搀漀 䜀漀漀最氀攀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 攀洀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 愀瀀漀渀琀愀 焀甀攀 㠀㘀─ 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 漀甀瘀椀搀愀猀 瘀攀攀洀 瘀搀攀漀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 漀 焀甀攀 漀 猀椀琀攀 洀愀椀猀 甀猀愀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀猀猀愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ  漀 夀漀甀琀甀戀攀⸀  Por isso, a opção pelo vídeo, que, no nosso caso específico, pode chamar a atenção para um problema que, quando ignorado, contribui para aumentar as estatísticas e diminuir esperanças. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀