ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00344</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Whisper pop: quando os sussurros falaram mais alto no rádio</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Vinicius Viana Gonçalves Roza (Universidade Federal do Espírito Santo); Lucas Santos Pinto (Universidade Federal do Espírito Santo); Pedro Silva Marra (Universidade Federal do Espírito Santo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o advento dos novos meios de consumo de música, é possível observar a popularização de novos estilos musicais nas plataformas de streaming, assim como o resgate de antigas tendências que não encontravam mais espaço no rádio. A reportagem  Whisperpop, os novos rumos da música mainstream foi elaborada durante a disciplina de práticas de radiojornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com a finalidade de desempenhar a prática jornalística na área de rádio. O objetivo da reportagem foi explorar uma nova tendência das músicas pop no rádio. Entretanto, as principais influências para esse novo estilo musical não nasceram agora. No chamado  whisperpop , os vocais agudos dão lugar a vozes com maior disposição de ar para construir um som mais orgânico, autêntico e desarranjado. Por meio da disposição de exemplos sonoros com trechos de músicas conhecidas do público jovem, a reportagem investiga como os artistas atuais têm renovado o cenário musical e inserido um novo estilo no rádio. O resultado final consiste em uma cápsula do tempo que indica de onde foram retiradas referências para o surgimento de uma nova tendência na música pop mundial. Além disso, também é investigado como as transformações empregadas pela tecnologia podem influenciar na renovação dos produtos artísticos na sociedade. A forte contribuição da cultura de streaming e o dinâmico processo de renovação de materiais culturais incentiva os artistas a se reinventarem para atrair a atenção de um público que perde a atenção muito rápido.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir de uma reunião de pauta com o professor e orientador Pedro Marra foi sugerida a adaptação de uma reportagem do jornal The Guardian que discutia os novos rumos da música pop mainstream. A matéria indicava a substituição de vocais mais altos por vozes com maior disposição de ar, denominando esse movimento musical como  whisperpop . A execução da pauta começou a partir de uma entrevista com a professora de canto ngela Volpato. O objetivo era discutir com a fonte as técnicas vocais utilizadas por artistas que possuem o  whisperpop como estilo principal. ngela também explicou um pouco mais dos problemas que uma má utilização da voz pode causar e como o emprego de ar no canto pode ser um diferencial no mundo da música. Após entrevista, foi apurado como o estilo cresceu dentro do rádio e foi capaz de se popularizar diante as tabelas musicais ao redor do mundo e do Brasil. Dessa forma, as músicas que mais se destacaram diante o grande público foram escolhidas para ilustrar a matéria. Artistas como Selena Gomez, Julia Michaels e Lana Del Rey foram as representações internacionais e a drag queen Pabllo Vittar foi a representação nacional do gênero. Foram citados alguns artistas que transformaram os sussurros em hits e ajudaram a consolidar essa nova forma de produzir música. As pesquisas continuaram com o professor e orientador. A partir de encontros para discutir o andamento da matéria, foram indicadas algumas referências de músicos que iniciaram o movimento de substituição dos vocais agudos nas músicas, produzindo um som mais experimental. Na matéria os artistas citados são Serge Gainsbourg e o grupo Mini Mansions. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A reportagem foi gravada no laboratório de áudio da Universidade Federal do Espírito Santo, sendo uma produção realizada durante a disciplina  Laboratório de Jornalismo Eletrônico - Radiojornalismo com objetivo de proporcionar aos alunos a experiência na produção jornalística de rádio. A edição e tratamento do áudio ficou por conta da estação de trabalho de áudio digital Adobe Audition, em sua versão CS6. Foram utilizadas as técnicas de mixagem e produção de som para rádio e as normas de sonorização aprendidas em sala de aula. A edição da reportagem foi realizada pelos alunos e o processo final de masterização foi acompanhado pelo professor e orientador Pedro Marra. Após a finalização da matéria, a veiculação foi feita na rádio Universitária da Ufes, dentro do programa  Bandejão , como parte de uma série especial de reportagens produzidas pelos alunos do curso de Comunicação Social - Jornalismo. A utilização de músicas foi uma alternativa para exemplificar na reportagem como alguns artistas usam a técnica do  whisperpop . Foram utilizados fragmentos das músicas Pink - Julia Michaels; Good for You - Selena Gomez ft. A$AP Rocky; Radio - Lana del Rey; Tara, Pabllo Vittar; Je t aime - Serge Gainsbourg; Heart of Glass - Mini Mansion e Bad Liar - Selena Gomez. Os trechos escolhidos são de partes específicas das músicas onde a presença do sussurro é mais evidente, tornando, assim, o som mais suave. O recurso da utilização musical durante a matéria serve também para criar/dar ritmo ao conteúdo veiculado e, com isso, tornando mais interessante e confortável para o ouvinte. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>